O que é CDC? Saiba tudo sobre essa modalidade de crédito!

Compartilhar a notícia

Sabe o que é CDC? Preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o crédito direto ao consumidor. Confira!

01 de janeiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de dezembro de 2023 7 min de leitura
Crédito imobiliário aprenda o que é e se vale a pena contratar

Já ouviu falar em CDC e o que é? Boa parte dos brasileiros já conhecem o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), mas ainda não tem pleno entendimento de como essa categoria de empréstimo funciona.

Muito conhecido pela sigla, o CDC oferece um valor em crédito ao consumidor. Essa quantia vai variando de acordo com o caso e alguns fatores em específico podem influenciar na hora de obter esse crédito ou não.

Se você está procurando por uma linha de crédito ou auxílio para financiamento imobiliário, siga por aqui e leia o artigo! Vamos lhe mostrar todos os detalhes desse modelo de empréstimo e mais sobre o CDC e o que é.

O que é um empréstimo CDC?

Vamos lá, agora é a hora de você entender tudo o que precisa sobre o CDC e o que é

Trata-se de um modelo de empréstimo oferecido ao consumidor voltado para a aquisição de bens duráveis, de serviços a longo prazo e também sem destino específico do valor. 

Em certas situações, o CDC é oferecido por instituições financeiras e até mesmo lojas de departamento que emprestam valores para o consumo de itens que não contam com um financiamento específico.

Por isso, o CDC está mais presente no cotidiano do que se imagina. Quer ver um exemplo? Caso o consumidor adquira um aparelho eletrônico de forma parcelada, seja por cartão de crédito ou por carnê de prestações, terá utilizado o CDC.

Resumindo o que é CDC, é um crédito que tem como objetivo disponibilizar ao consumidor meios de comprar bens ou de pagar por serviços que, a princípio, não teria condições de pagar à vista.

É uma modalidade de crédito mais simples e direta. Além de mais ágil. Se você pretende fazer compras maiores, como uma casa, por exemplo, é preciso buscar um simulador de financiamento imobiliário, analisar diversas opções e encontrar a melhor. No caso do CDC, você tem um processo mais simplificado, mas com juros mais altos.

Como funciona o CDC?

Com esse breve resumo já dá pra entender o CDC e o que é, certo? Você já deve ter notado que essa é uma das linhas de crédito mais simples de se obter, e por isso, uma das mais contratadas.

Contudo, mesmo podendo ser utilizada em diversas situações, costuma ser mais comum para aquisição de bens, como veículos.

Se o CDC for solicitado em instituições financeiras ou bancos, o empréstimo é obtido em espécie, em dinheiro. Assim, o cliente recebe o valor de modo direto, mas a quantia  deve estar dentro de um limite pré-aprovado pelo banco ou pela financeira.

Porém, nas lojas de departamento, o crédito é oferecido ao consumidor para compras até o limite do valor pré-aprovado pela própria loja. 

Esse limite de crédito pré-aprovado, seja na loja ou nos bancos e financeiras, é definido por meio de uma análise de crédito, como em qualquer outra modalidade de empréstimo.

Inclusive, existem bancos que facilitam esse empréstimo e oferecem crédito até mesmo para negativados.

Anúncios

Quando posso solicitar o CDC?

Não há uma regra para a solicitação do CDC. Nesse caso, há uma consonância entre cliente e instituição. 

Conforme o perfil de crédito for alinhado à análise e critério da instituição, é liberada a solicitação.

Qual a diferença entre CDC e crédito pessoal?

Pelo andamento do artigo até aqui você já deve ter notado que há muita semelhança entre o CDC e o crédito pessoal. E é isso mesmo!

O crédito pessoal trata-se de uma modalidade de empréstimo amplamente praticada pelos bancos e mantém muitas similaridades com o Crédito Direto ao Consumidor.

Ao contrário do home equity ou outros empréstimos com garantia, no CDC o tomador do crédito pode utilizar o dinheiro como quiser. Quando o contrato é aprovado pela instituição financeira, o valor cai direto na conta.

Um dos diferenciais entre eles são as taxas de juros praticadas. Essas vão variando bastante, pois têm valores diferentes conforme a instituição financeira e o perfil do cliente.

Quais bancos oferecem o CDC?

As principais instituições financeiras do país oferecem o CDC em suas ofertas de crédito. Além deles, algumas lojas de departamento também dispõem desse serviço.

Confira a lista de alguns dos bancos que contam com o Crédito Direto ao Consumidor:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Itaú
  • Banco Mercedes-Benz
  • Banco Bradesco
  • Banco Komatsu

Quais são os benefícios do CDC?

Após ter o entendimento do CDC e o que é, não é menos importante analisar quais são as principais vantagens dessa linha de crédito, e assim, compreender se ela se adequa às suas pretensões de empréstimo. 

Confira alguns dos benefícios que o CDC traz ao consumidor:

  • Facilidade para contratar o empréstimo;
  • Flexibilidade nas condições de pagamento;
  • Juros mais baixos quando comparados aos do cheque especial e do cartão de crédito;
  • Modalidades diferenciadas para interesses específicos, como educação, saúde e mobilidade,
  • Possibilidade de antecipação das parcelas.

Compreender o CDC o que é e suas vantagens facilita a vida dos consumidores que desejam emitir um crédito prático e facilitado, mas também é importante analisar as taxas embutidas pelos bancos ou lojas. 

Uma das principais desvantagens dessa modalidade é a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que pode acabar deixando a parcela mais alta do que deveria. 

Como contratar o CDC?

Não são poucos os bancos, financiadoras de crédito e até mesmo lojas de departamento que oferecem o Crédito Direto ao Consumidor. Logo, não é difícil contratar esse serviço.

A maior parte dos bancos pode oferecer ainda uma segunda opção de CDC aos seus correntistas mais antigos, funcionando como uma espécie de empréstimo pessoal pré-aprovado comum. Dessa forma, o crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade, e não apenas para compras parceladas ou com destinação certa, como um crédito imobiliário.

Porém, é importante se atentar a alguns fatores: além dos juros, como em todos os outros tipos de empréstimo, existe a incidência do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras. Assim, por conta dos juros, de outras possíveis taxas de financiamento e do IOF, o valor pago pelo empréstimo acaba sendo maior do que o valor do bem financiado.

É importante ressaltar que, assim como em um financiamento imobiliário, no ato do financiamento o próprio bem adquirido é dado como garantia do empréstimo. 

Logo, é possível que seja retomado pela empresa bancária ou loja de departamentos caso haja inadimplência. 

Todavia, é possível que as instituições financeiras ou as lojas peçam ainda outros tipos de garantia para conceder o crédito, como a presença de um fiador com boas condições financeiras. Porém, isso varia do local onde o Crédito Direto ao Consumidor será solicitado, não sendo uma regra.

E então, gostou do conteúdo? Conseguiu entender mais sobre CDC e o que é? Esperamos que sim!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.