Prazos longos e juros baixos, conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Compartilhar a notícia

Um imóvel pode ser a solução para ter acesso ao Home Equity, que tem juros baixos e mais tempo para pagar

13 de junho de 2022

Autor Bruno Gama
Atualizado: 23 de junho de 2022 5 min de leitura
ilustração de família em frente a uma casa de madeira com moedas empilhadas em volta

Vamos falar de um tema muito interessante quando se trata de educação financeira e modelos de empréstimo no Brasil. Cada vez mais os brasileiros têm se familiarizado com o Home Equity — ou o Empréstimo com Garantia de Imóvel ou Crédito com Garantia Imobiliária.

Essa é uma modalidade de empréstimo já bastante utilizada no exterior – Estados Unidos e Ásia, principalmente – em que o solicitante coloca seu imóvel como garantia, em regime de alienação fiduciária, tendo entre as principais vantagens uma menor taxa de juros em comparação com outras categorias de crédito e um prazo mais longo de contratação.

A procura pelo Empréstimo com Garantia de Imóvel tem crescido muito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a demanda pelo Home Equity teve um crescimento de 36% em 2021, comparado a 2020, em volume de contratos emitidos.

Entendo que o aumento da procura pela modalidade no Brasil é motivado principalmente pelo fato de o Home Equity permitir a reorganização da vida financeira.

ilustracao com uma porta e contas enfiadas na entrada de correio, uma delas diz home equity
Empréstimo com garantia de imóvel, opção com juros baixos e prazos longos. Imagem: Shutterstock

Empréstimo com juros baixos

Com taxa de juros anuais na faixa de 12% a 18%, o Empréstimo com Garantia de Imóvel se firmou como a maneira mais barata de se alavancar financeiramente, se comparado a outras linhas de crédito de curto prazo, como o cheque especial ou o cartão de crédito, que giram na faixa de três dígitos – isto é, acima de 100% ao ano.

O Home Equity facilita a reorganização da vida financeira justamente por causa das menores taxas de juros. E, como o imóvel serve de garantia para a instituição financeira, mesmo as pessoas com dívidas na praça podem solicitar essa linha de crédito. Nesse caso, é vantajoso trocar um financiamento com taxas de juros maiores pelo do Crédito com Garantia Imobiliária, facilitando a quitação de débitos por parte do contratante.

Crédito para trocar ou reformar um imóvel

Há outros cenários em que o Empréstimo com Garantia de Imóvel é útil, como na reforma ou aquisição de outros imóveis. Nos casos em que a pessoa já tem um apartamento na mesma cidade e não pode fazer um novo financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), é possível conseguir taxas de juros mais interessantes com o Home Equity.

Dinheiro para começar o próprio negócio

O Empréstimo com Garantia de Imóvel também pode ser uma saída para os empreendedores, já que começar um novo negócio exige, muitas vezes, um investimento alto.

Como o valor do empréstimo pode chegar até 60% do preço do imóvel em garantia, o cliente tem mais opções para conseguir se organizar e fazer planejamentos mais ambiciosos.

Além do potencial de crédito maior, a linha com garantia imobiliária tem um prazo de pagamento de até 20 anos. Esse tempo permite que o cliente controle suas finanças sem comprometer a sua renda no período da quitação.

renda-minima-para-financiar-imovel
Crédito com Garantia Imobiliária pode ajudar a alavancar uma empresa. Foto: Shutterstock

Empréstimo com menos burocracia

O que tem chamado a atenção é a maneira como o processo de contratação tem se simplificado com o uso de tecnologia e a redução da burocracia. Temos visto a liberação de valores com prazos inferiores a 30 dias, o que deixa a modalidade atraente para quem precisa de dinheiro rápido.

Importante ressaltar que os interessados em solicitar o empréstimo via Home Equity precisam fazer uma simulação de valores e uma aprovação de crédito e do imóvel que será usado como garantia e, caso seja aprovado, entregar os documentos solicitados pela instituição financeira para formalizar o contrato.

A CrediHome by Loft oferece esse serviço de consultoria gratuitamente. E tem visto a demanda por esse serviço aumentar. Nos últimos meses, centenas de pessoas decidiram contratar essa modalidade.

Educação financeira

O pano de fundo desta opção de crédito que colocamos no mercado é mudar o perfil de crédito no país, permitindo que o brasileiro busque formas mais saudáveis de se alavancar. Assim, poderá sair de ciclos de empréstimos caríssimos de curto prazo – como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial – e escolher o Crédito com Garantia Imobiliária, com patamares de parcelas muito inferiores e taxas de juros muito mais atrativas.

Isso permite a organização e o planejamento financeiro de longo prazo na vida financeira de muitos brasileiros e também é o início de um caminho em direção a uma sociedade que tem mais informações sobre os produtos de crédito e pode parar, analisar e decidir qual a melhor opção e não simplesmente lamentar que a conta não fechou no fim do mês e se conformar com juros em patamares exorbitantes.

CEO da CrediHome by Loft. Engenheiro de Produção formado pela Poli-USP, com mestrado em administração pela FGV-SP e especialização em Marketing Digital pelo Esade e pelo MIT (EUA). Tem mais de 20 anos de experiência, com passagens pela Credicard, Citibank, Telefônica e CrediPronto (JV da Lopes e Banco Itaú).

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.