Descubra todos os passos de como aumentar o score

Compartilhar a notícia

Pergunta mais comum entre os brasileiros é como aumentar o score. Isso ocorre pois é um dos mecanismos mais utilizados na análise de crédito.

07 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de dezembro de 2023 9 min de leitura
certidao-de-onus-reais

Como aumentar o Score? Está aí uma das perguntas mais corriqueiras entre os consumidores brasileiros. 

Isso ocorre pois o Score é um dos mecanismos mais utilizados pelo mercado para ajudar na análise de concessão (ou não) de crédito às pessoas. Logo, quem possui Score alto tem mais chance de conseguir cartão de crédito, empréstimo, financiamento imobiliário, além de juros menores. 

Por outro lado, se o Score da pessoa é baixo, o mercado atribui maior risco de crédito ao perfil. Muitas vezes o crédito é até concedido, mas com taxas de juros mais altas. 

Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão interessadas em descobrir como aumentar o Score.

Continue na leitura do artigo e descubra agora como acessar essa pontuação e geri-la em seu benefício. Acompanhe!

O que é o Score?

Antes de saber como aumentar o Score, é preciso entender do que realmente se trata esse serviço, não é mesmo?

Essa é uma ferramenta adotada pelo mercado que é vista como um dos mais críveis indicadores sobre a saúde financeira de uma pessoa. A ideia por trás do Score é a mesma utilizada pelas pessoas interessadas em aportar os seus recursos comprando ações de empresas listadas na bolsa de valores. 

Ou seja, é de praxe assim como as agências de rating criam classificações de risco, da mesma forma os bureaus de crédito (Serasa, Boa Vista) dispõem de sistemas de pontuação do CPF para atestar a capacidade de pagamento de um indivíduo.

Como você pode notar, o modo como você é visto pelo mercado pode influenciar no aceite do crédito imobiliário, por exemplo.

Como funciona o Score?

Não são poucas as pessoas que querem saber como aumentar Score rápido, contudo, não são todas que sabem como é o real funcionamento dessa ferramenta.

Resumindo, o Score elabora uma escala que vai de 0 a 1.000 pontos, avaliando os hábitos de pagamento e o relacionamento do consumidor com o crédito. Assim, ele é influenciado por alguns fatores, como:

  • As contas serem pagas em dia;
  • A pessoa estar endividada ou não;
  • Os dados cadastrais estarem corretamente registrados.

É bom salientar que é possível consultar sua nota gratuitamente por meio do site do Serasa. Mas caso ainda haja uma dúvida sobre qual é a importância de ter um score alto, o motivo é simples: 

Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de a pessoa honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses. Por isso, ela tem acesso facilitado ao empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, além de financiamentos de outras naturezas com mais facilidade.

Agora que você já entendeu como funciona, vamos a algumas dicas práticas e rápidas de como aumentar o Score do seu CPF!

Anúncios

Dicas práticas para aumentar Score

Ainda há quem acredite em uma fórmula mágica que ensina como aumentar Score rápido e caso alguém lhe ofereça isso, tome cuidado. Isso não existe e pode se tratar de um golpe.

A única maneira de aumentar Score é tendo uma vida financeira organizada. Não existe fórmula mágica para isso! 

Veja algumas práticas que você pode adotar na sua rotina para otimizar sua vida financeira e consequentemente aumentar Score de modo seguro e eficaz

Pague suas contas em dia

Como você já deve ter percebido, pagar todos os compromissos em dia ajuda muito no planejamento financeiro – consequentemente, auxilia na manutenção de um Score alto.

Uma dica para não atrasar é utilizar o débito automático para pagar contas cotidianas, como energia elétrica, telefonia e internet. Dessa maneira, não há o risco de se esquecer de determinado pagamento e ter o nome negativado como consequência.

Atualize constantemente seus dados cadastrais

Manter os seus dados constantemente atualizados é fundamental para aumentar o Score de crédito do seu CPF! 

E essa missão não é nada difícil de se realizar; Quanto mais exatas e precisas forem suas informações pessoais — a exemplo de idade, telefone e endereço —, mais confiável será o cadastro. Lembre-se de comunicar as alterações dessas informações, quando elas ocorrerem, para as instituições.

Assim, mantendo o nome limpo e seguindo essas dicas, aumentar o seu Score de crédito fica muito mais fácil! 

Limpe seu nome

Caso você esteja realmente interessado em saber como aumentar o Score, sem dúvida nenhuma um dos passos fundamentais para alcançar o objetivo é ‘limpar o nome’.

Se você possui dívidas pendentes, procure negociá-las o quanto antes com os credores e pague todas. Após regularizar a situação, seja rigoroso com os vencimentos nos próximos meses.

É preciso demonstrar que o seu comportamento mudou, além do fato de sua pontualidade ser constante e permanente. Quanto mais tempo conseguir manter esse novo hábito, melhor. Dessa forma, a pontuação se elevará e aumentará as possibilidades de os credores concederem crédito a você.

Utilize o cadastro positivo

O uso do Cadastro Positivo também pode impactar a pontuação de crédito. Essa é uma ferramenta que reúne informações de como foram pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. 

Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet, criando um histórico de informações positivas ao mercado, e não só de dívidas e pendências.

Invista pensando no futuro

Você deve estar pensando: ‘como um investimento vai me ajudar a aumentar o Score do meu CPF?’. Calma, vamos te explicar!

Os investimentos ajudam as pessoas a alcançarem seus objetivos e a realizarem sonhos. Inicialmente, deve-se ter disciplina, pois é necessário separar uma quantia mensal e destiná-la às aplicações financeiras. 

Essa tarefa pode até ser trabalhosa, no entanto, você colherá bons frutos no futuro.

Vale destacar que existem vários tipos de aplicações financeiras no mercado. Entre elas estão os ativos de renda fixa, que apresentam rentabilidade fixa em um mês e cuja maior parte dos investimentos rende de acordo com a Selic — que está a 5,5% ao ano.

Há ainda aquelas que utilizam a taxa de juros da economia como base para definir os rendimentos e as de renda variável. Neste último caso, trata-se dos ativos que apresentam alta oscilação nos rendimentos e, por isso, podem se valorizar rapidamente.

Qual é a importância de ter um Score positivo?

Não restam dúvidas que ter um Score positivo é importante. Isso ocorre pois se trata de um demonstrativo de que o indivíduo em questão paga as contas em dia e não está com dívidas. 

Quem apresenta uma boa pontuação do CPF tem mais facilidades para fazer compras a prazo, pedir empréstimos e conseguir financiamentos. 

Desse modo, ficará mais prático realizar sonhos como a compra da casa própria ou do carro e entrar em uma universidade por meio do financiamento estudantil, por exemplo.

Quanto tempo demora para aumentar o Score?

Depois de ter o entendimento de como funciona o Score, dá pra notar que a pontuação não aumenta instantaneamente. Essa crescente leva algum tempo para acontecer, mas o interessante é que a mudança no Score será consistente se os bons hábitos financeiros forem mantidos. 

O Serasa Score considera os bons hábitos financeiros, como pagar contas em dia e buscar crédito com moderação. Pegar muitos empréstimos ou cartões de crédito simultaneamente, por exemplo, pode afetar negativamente a pontuação, uma vez que esse tipo de atitude “soa” no mercado como uma tentativa emergencial de se conseguir crédito, situação em que o risco de inadimplência é considerado maior. 

Lembre-se, porém, que a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa. Ela é tomada apenas pela instituição financeira. 

O Serasa Score considera em seu cálculo estes critérios: 

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;
  • Crédito contratado;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito. 

Qual o Score para financiamento imobiliário?

Se você está procurando por um financiamento imobiliário ou pesquisando sobre home equity, chegou num ponto super importante. A influência do Score nessa adesão de crédito.

Aumentar o Score tem um peso no financiamento imobiliário facilitando ou dificultando o crédito para determinado indivíduo, de acordo com sua pontuação no cadastro. 

Não há um critério definido sobre qual o Score para financiamento imobiliário. Nesse caso, os bancos avaliam essa pontuação na hora de empreender a análise do seu perfil. 

Mas a autorização para o financiamento leva em conta também outros fatores, como relacionamento com o banco, sua renda mensal e eventuais pendências jurídicas. 

Um histórico de crédito negativo, visível por uma baixa pontuação, pode limitar o valor que o banco libera para um determinado cliente e as condições de pagamento de um financiamento. Em último caso, a análise de crédito pode fazer essa pessoa não ser aprovada para o financiamento imobiliário.

Quer financiar seu próximo imóvel? Conte com a assessoria da Loft!

Ter o número mais alto de pontuação auxilia na aprovação do crédito, isso é um fato.. No entanto, como mostramos ao longo deste artigo, um score a partir de 700 pontos já revela um bom pagador e garante um financiamento sem transtornos. 

Também é possível aumentar o Score apostando em algumas estratégias: pagar contas em dia, renegociar suas dívidas, atualizar seus dados pessoais nos cadastros de crédito. 

Se você ainda se pergunta com quanto de score consegue fazer um financiamento imobiliário, saiba que ter um serviço de assessoria como a Loft na hora de fazer um financiamento aumenta suas chances juntos às instituições credoras.

Conheça nossos serviços! Simule as parcelas do seu home equity agora mesmo!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.