Como conseguir empréstimo para comprar um imóvel? Veja 16 dicas!

Compartilhar a notícia

Comprar uma casa ou apartamento é possível sem ter todo o valor à vista. Descubra 16 dicas sobre como conseguir empréstimo imobiliário!

11 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 06 de fevereiro de 2024 6 min de leitura
Como conseguir empréstimo para comprar um imóvel - Veja 17 dicas

Ao pensar em comprar um imóvel, muitos se depararam com a realidade de não ter disponível o montante total para a aquisição. Afinal, pagar à vista nem sempre é uma opção. É nesse contexto que se torna relevante saber como funciona e como conseguir um empréstimo.

Tecnicamente, o empréstimo pode ser usado para quaisquer finalidades, com o compromisso de devolução com juros em um prazo estipulado. Já o financiamento é destinado a um propósito específico, como comprar um apartamento ou uma casa.

Porém, os termos muitas vezes são usados como sinônimos — e ambos podem facilitar a realização do sonho de ter uma casa própria. Então, confira 16 dicas de como conseguir empréstimo e comprar um imóvel!

1. Organize suas finanças

Antes de solicitar um empréstimo ou financiamento de imóvel, é crucial ter uma compreensão clara da sua situação financeira. Para tanto, comece anotando todas as suas despesas e rendimentos. Dessa forma, você entenderá quanto pode comprometer por mês sem afetar seu orçamento.

2. Aumente seu score de crédito

Seu histórico de crédito reflete seu comportamento financeiro. Portanto, pagar suas contas em dia, evitar dívidas e manter um bom histórico são essenciais para ter um bom score. Como consequência, ele aumenta suas chances de conseguir um empréstimo com condições mais favoráveis.

Anúncios

3. Fique atualizado sobre as tendências do mercado

O mercado imobiliário é dinâmico, assim como as taxas de juros que o influenciam. Por esse motivo, é essencial se manter informado sobre as tendências. Desse modo, você poderá saber qual o melhor momento para solicitar um empréstimo.

Em um cenário de taxas altas, por exemplo, pode ser interessante acumular e investir para aproveitar um momento mais oportuno. Essa prática, inclusive, ajudará a reduzir o montante que precisará tomar emprestado mais tarde.

4. Conheça os tipos de empréstimos disponíveis

Existem diversos tipos de empréstimos, cada um com suas características específicas. Por exemplo, o financiamento imobiliário utiliza o imóvel como garantia por meio da alienação fiduciária, o que tende a gerar melhores condições. Conhecer suas opções poderá ajudá-lo a escolher a mais adequada para sua situação.

5. Visite imóveis dentro do seu orçamento

Não se deixe levar por casas ou apartamentos que estão fora do seu orçamento. Por essa razão, foque e visite propriedades que você sabe que pode pagar. Assim, será possível evitar a decepção e a tentação de assumir um compromisso maior do que você pode sustentar.

6. Faça simulações online

Muitos bancos e instituições financeiras oferecem ferramentas online que permitem fazer simulações de empréstimos e financiamentos. Ao usar esses instrumentos, será possível ter uma ideia melhor de quanto pagará no total, considerando juros e demais taxas.

7. Compare ofertas

Assim como você compara preços ao fazer compras, faça o mesmo ao procurar soluções de crédito. Isso porque diferentes bancos podem oferecer taxas e condições variadas. Então, pesquisar e comparar pode resultar em economias significativas a longo prazo.

8. Considere o custo total do crédito

Não olhe apenas para os juros ou para a parcela mensal — certifique-se de calcular o custo total do empréstimo. Imagine um com taxa baixa, mas com prazo longo. Em algumas situações, ele pode custar mais do que um empréstimo com taxa mais alta, mas com prazo menor.

9. Entenda todos os custos associados

Além dos juros, existem diversos outros custos associados ao financiamento, como taxas de avaliação e administração, bem como custos de seguros. Tenha certeza de que você compreende todas essas despesas para não ter surpresas desagradáveis no futuro, combinado?

10. Verifique a reputação da instituição financeira

Não se comprometa sem antes pesquisar sobre a reputação da instituição financeira que você estiver considerando. Também vale verificar avaliações e comentários de outros clientes e se certificar de que você está lidando com uma empresa confiável.

11. Garanta um bom relacionamento com o banco

Você já ouviu falar que é mais fácil obter um empréstimo se provar que não precisa dele? Saiba que manter um bom relacionamento com o banco, mesmo quando não se está buscando um financiamento, pode ser benéfico.

Se você já é um cliente valioso, as chances são maiores de conseguir melhores condições de empréstimo, como em relação aos juros. Portanto, é fundamental cultivar essa relação ao longo do tempo, demonstrando responsabilidade e confiabilidade em suas transações financeiras.

12. Ofereça uma entrada maior

Quanto maior a entrada que você puder oferecer, menores tendem a ser as parcelas e os juros do financiamento. Isso demonstra ao banco que você tem um compromisso financeiro significativo com a compra. Logo, é menos provável que você não honre a dívida.

13. Evite múltiplas solicitações em um curto período

Cada empréstimo que você solicita fica registrado no seu histórico de crédito. Múltiplos pedidos em um curto período podem fazer você parecer um risco para os credores. Portanto, pesquise e decida onde você quer solicitar o crédito antes de iniciar o processo.

14. Deixe a documentação em ordem

Para que um empréstimo seja aprovado, será preciso fornecer uma série de documentos. Eles servirão para comprovar sua renda, seu histórico de crédito e outros aspectos financeiros. Ter essa documentação preparada e organizada pode acelerar o processo e evitar atrasos.

15. Sempre leia o contrato

Quando você for assinar qualquer contrato, leia-o com cuidado e se certifique de entender todos os termos e condições. Se alguma cláusula não estiver clara, pergunte ou considere a possibilidade de consultar um advogado especializado em direito imobiliário.

16. Mantenha-se flexível

Às vezes, o mercado imobiliário pode ser imprevisível. Se você não conseguir o empréstimo ou o imóvel que desejava de início, lembre-se de que haverá outras oportunidades. Portanto, mantenha-se flexível e continue pesquisando.

A solicitação de crédito para adquirir um imóvel pode parecer complexa à primeira vista. No entanto, com essas 16 dicas de como conseguir empréstimo você pode encontrar a solução ideal para suas necessidades.

Faça uma simulação de empréstimo com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.