Saber como cuidar de plantas pode ser uma atividade muito prazerosa e gratificante, além de trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar. No entanto, é importante lembrar que cada espécie de planta tem suas próprias necessidades de cuidados, então é preciso se informar para saber como cuidar de plantas pensando em suas especificidades antes de adquiri-las.
Alguns cuidados básicos comuns a muitas plantas incluem regar regularmente, expô-las à luz solar adequada e adubá-las periodicamente, mas esses cuidados podem ir além dependendo do tipo de planta que você tem em casa.
Dessa forma, se você quer aprender como cuidar de plantas para manter suas plantas bonitas e saudáveis durante o ano todo, continue acompanhando nossas dicas.
9 dicas de como cuidar de plantas
Antes de começarmos a falar sobre as dicas de como cuidar de plantas é importante ter na cabeça que não existe planta de interior, na verdade, existem plantas de sombra, que tem uma resistência maior para viver no interior como plantas para apartamento.
Assim sendo, uma das principais dicas de como cuidar de plantas é saber escolher a planta adequada para o ambiente em que você deseja deixá-la, ou seja, ficará dentro de casa ou fora de casa, terá uma janela próxima, o apartamento é arejado, tem ar condicionado.
Dito isso, se você quer ter plantas para decorar sua casa em São Paulo, por exemplo, e purificar o ar, veja a seguir nossas dicas de como cuidar de plantas de maneira fácil.
1. Escolha o local adequado
É muito importante levar em conta a quantidade de luz solar, umidade e temperatura que a planta precisa para se desenvolver bem, pois algumas plantas precisam de mais luz solar enquanto outras precisam de menos.
Também há tipos de plantas que toleram melhor temperaturas mais frias enquanto outras não. Logo, certifique-se de ler as etiquetas ou de pesquisar bem sobre as necessidades de cada planta antes de adquiri-la. E também escolher bem o cômodo que ela vai ficar. E por mais diferente que seja, existem plantas para quase todos os locais de casa, inclusive plantas de banheiro.
2. Use o vaso apropriado
O tamanho do vaso é importante para garantir que a planta tenha espaço suficiente para crescer e que o solo seja mantido úmido por tempo adequado.
O tipo de vaso também é importante, pois alguns materiais como cerâmica ou madeira podem afetar o nível de umidade do solo. Então, tenha atenção ao tipo de vaso que a planta vem plantada, para assim decidir se será necessário fazer o replantio ou se ela pode permanecer no mesmo.
3. Tenha o solo mais adequado
Cada espécie de planta tem suas próprias necessidades de solo, então é preciso verificar as recomendações específicas de como cuidar de plantas para cada espécie que você tem em casa.
No entanto, comumente um solo bem drenado é importante para evitar o excesso de água e evitar também que apareçam algumas doenças nas plantas. Outra dica é adicionar composto orgânicos, pois pode ajudar a fornecer nutrientes para o pleno desenvolvimento da planta.
4. Atenção a necessidade de luz solar
A luz solar é importante para a maioria das plantas, mas a quantidade e a qualidade da luz variam entre as espécies.
Algumas plantas precisam de mais luz direta enquanto outras precisam de menos, então é importante verificar as recomendações para cada tipo de planta.
5. Regularidade da rega
Todo mundo sabe que é preciso regar as plantas regularmente para mantê-las saudáveis, entretanto, é importante não exagerar na água.
Verifique o solo antes de regar e só adicione água se o solo estiver seco a uma certa profundidade. Também é importante lembrar de levar em conta o tipo de planta e o clima do local, pois há tipos de plantas que precisam de mais água do que de outras, além disso, lugares muito quentes e mais secos, também podem exigir mais regas do que em um lugar com o clima mais úmido ou frio.
6. Remova folhas e galhos secos
Remover as folhas e galhos secos periodicamente pode ajudar a melhorar a aparência da planta e também a promover o crescimento saudável da mesma.
Além disso, fazer a remoção das folhas e galhos secos pode ajudar a prevenir doenças, pois esses materiais podem se tornar um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos.
7. Controle de pragas e doenças
Por falar em doenças, é importante ter atenção a sinais de doenças ou infestações de pragas nas plantas, como manchas nas folhas ou insetos no solo ou também nas folhas. Tratar esses problemas rapidamente pode ajudar a evitar que eles piorem e danifiquem a planta.
No entanto, quando falamos sobre pragas e doenças é preciso dizer que há maneiras diferentes de como cuidar de plantas nesses casos, pois há problemas que podem ser tratados com produtos químicos, no entanto, há outros que podem ser tratados de maneira natural, como remover manualmente os insetos, por exemplo.
8. Adubação
Adubar periodicamente suas plantas com fertilizantes específicos pode ajudar a fornecer nutrientes extras e promover o crescimento saudável. Mas é importante seguir as instruções de dosagem do fabricante e nunca exagerar, pois isso pode fazer mal à planta.
9. Transplante quando necessário
À medida que a planta cresce, pode ser necessário transplantá-la para um vaso maior ou para um local com condições mais adequadas. Isso pode ajudar a garantir que a planta tenha espaço suficiente para crescer e que esteja recebendo as condições adequadas de luz, umidade e temperatura.
LEIA TAMBÉM: Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar.
Como cuidar de plantas quando viajar
Quem ama ter suas plantinhas em casa sempre se vê no dilema: como cuidar das plantas quando precisar viajar? Pois bem, existem algumas soluções que você pode buscar para manter a saúde de suas plantas mesmo quando fizer aquela merecida viagem de férias ou fazer uma viagem a trabalho, por exemplo.
Por isso, confira algumas dicas de como cuidar de plantas quando viajar que vão te ajudar a solucionar esse problema.
- Regue as plantas com antecedência: Antes de sair para sua viagem, certifique-se de que suas plantas estejam bem regadas. Isso vai ajudar a garantir que elas tenham água suficiente até que você volte.
- Use um regador automático: Se você tem algumas plantas que precisam de muita água, é interessante investir em um modelo de regador automático para ajudar a mantê-las sempre bem hidratadas, uma alternativa seria usar os sistemas com garrafas PET acopladas a um espeto com gotejamento.
- Coloque as plantas em um lugar mais fresco e iluminado: Se você for viajar durante o verão, é interessante deixar as plantas em um lugar mais fresco da casa, como próximo a uma janela, por exemplo. Além disso, é importante deixá-las em um local bem iluminado, mas não necessariamente que tenham sol batendo diretamente sobre elas.
- Peça para alguém cuidar das plantas: Se você tiver um amigo ou vizinho confiável, peça para ele verificar as plantas periodicamente enquanto você estiver fora, principalmente se a viagem for mais longa.
LEIA TAMBÉM: Como fazer uma horta em apartamento
Como cuidar de plantas se elas ficarem secas?
Não precisa se desesperar se mesmo tomando todos os cuidados, quando você voltar de viagem a planta estiver seca, ainda há salvação.
Se a planta começou a murchar, além da poda, você pode hidratá-la aos pouquinhos, colocando pequenas doses de água.
Lembre-se que a planta ficou muito tempo – uma ou duas semanas – sem água, e se colocar água em excesso de uma vez, vai lavar os nutrientes que estão na terra como nitrogênio, fósforo, potássio. Nutrientes esses que ela precisa para voltar a ficar bonita.
Outra dica legal de como cuidar de plantas caso elas fiquem secas é que existem alguns adubos líquidos que fazem efeito mais rápido, numa situação de emergência. Assim como nós, humanos, quando vamos ao hospital ficamos no soro, existem “soros” para plantas. São alimentos líquidos que, seguindo as instruções do fornecedor, vão ajudar a nutrir a planta para que ela reviva.
A poda de renovação também pode ser feita nesta situação. Muitas vezes a planta não morreu, mas está bem desidratada e desnutrida. Então, as folhas vão cair. Nesse caso, melhor que você faça um corte dos galhos e folhagens para que ela adquira força. Fazendo isso, a planta vai logo soltar novas folhas para poder fazer a fotossíntese e se renovar.
Outra possibilidade para recuperar a planta após uma viagem, é replantar a muda num vaso maior. Ela vai se recuperar mais rápido já que haverá uma acomodação maior das raízes. Às vezes, precisamos tirar as raízes mortas, para que as novas raízes consigam retirar do solo o máximo de nutrientes que ela pode.
O que é bom para o crescimento das plantas?
As plantas, assim como todos os seres vivos, precisam de alimentos para que consigam se desenvolver de maneira saudável, e no caso das plantas esses alimentos são garantidos através do solo e eles são divididos entre macronutrientes e micronutrientes.
A seguir você pode conferir quais são esses nutrientes que são essenciais em como cuidar de plantas e ajudá-las a crescer bonitas e saudáveis.
- Cobre
- Cloro
- Zinco
- Manganês
- Fósforo
- Nitrogênio
- Enxofre
- Potássio
- Cálcio
- Boro
- Magnésio
Como você pode observar, como cuidar de plantas e deixá-las mais bonitas não é tão difícil assim, mas é sempre importante lembrar que cada planta é única e pode precisar de cuidados específicos, então verifique as instruções de como cuidar de plantas para a espécie que você tem em casa e siga-as cuidadosamente para garantir que ela cresça forte e saudável.
Colaboração de Natália Santos
Comentários
Ceci
Muito boa as suas dicas de plantas gostei e gostaria de receber outras dicas pois moro em apt e gosto muito de plantas
Deixe seu comentário