Como funciona o empréstimo do saque-aniversário FGTS?

Compartilhar a notícia

Saber como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS pode abrir oportunidades para quem deseja comprar um imóvel, pagar dívidas e mais. Veja!

24 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de fevereiro de 2024 6 min de leitura
Como funciona o empréstimo do saque-aniversário FGTS

A compra de uma casa ou apartamento é um objetivo compartilhado por muitas pessoas. Porém, nem todos conseguem reunir os recursos necessários para uma aquisição à vista. Nesse contexto, é comum buscar uma linha de crédito que permita a realização do seu sonho.

Logo, saber como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é interessante. Afinal, por meio dele, você poderá levantar recursos para dar entrada em um financiamento, pagar parcelas semestrais ou anuais, quitar dívidas, entre outros. 

No entanto, antes de se valer dessa modalidade de crédito, é pertinente entender como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS. Confira!

O que é saque-aniversário do FGTS?

Todo trabalhador formal que possui carteira assinada tem direito ao FGTS. Esse fundo é composto por um valor calculado a partir de um percentual do salário e depositado em uma conta vinculada ao trabalhador na CEF (Caixa Econômica Federal). 

O FGTS surgiu para trazer segurança ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Ele também pode ser sacado em outras situações previstas em lei, como aposentadoria, doenças graves ou compra de imóvel. Essa é a regra conhecida como saque-rescisão.

Contudo, em 2019, o Governo trouxe uma nova forma de acessar o benefício, permitindo o saque de parte do valor do FGTS todo ano, no mês do seu aniversário. Assim, você não precisa mais esperar os casos previstos na lei ou o saque-rescisão para usar o seu dinheiro.

Para participar da modalidade, basta fazer a adesão ao saque-aniversário, por meio do aplicativo do FGTS. No entanto, é importante destacar que ao fazer essa escolha, você perde o direito de sacar os valores guardados no fundo quando houver rescisão do contrato de trabalho, ok?

Como funciona o empréstimo do saque-aniversário do FGTS?

Agora que você sabe o que é o saque-aniversário do FGTS, chegou o momento de aprender o que é empréstimo ligado ao programa. Esse tipo de crédito surgiu logo após a mudança de regras no saque do fundo de garantia.

Por meio dele, o interessado consegue antecipar os recursos do FGTS, usando o saque-aniversário como garantia. Ele funciona da seguinte maneira: a pessoa que deseja acessar esse crédito precisa antes aderir ao saque-aniversário.

Com isso, a cada ano, ela poderá levantar um percentual específico do montante no mês do seu nascimento. Ao contratar o empréstimo do saque-aniversário do FGTS, a instituição financeira adianta o valor anual a que o cliente tem direito, que deverá ser devolvido com juros em um prazo combinado.

Por exemplo, imagine que o dinheiro que você já acumulou de FGTS permita a realização de um saque-aniversário de R$ 5 mil ao ano, mas você precisa dele agora. A partir do empréstimo, você receberá a quantia imediatamente.

O montante deverá ser devolvido com acréscimo de juros no prazo combinado. Essa modalidade permite antecipar até 7 anos do benefício — o que, no exemplo, ficaria em torno de R$ 35 mil, no exemplo.

Porém, existem algumas regras que precisam ser observadas. São elas:

  • o valor do empréstimo não deve ser maior do que 30% da renda mensal;
  • a taxa de juros do empréstimo não pode ultrapassar 3,5% ao mês;
  • o prazo para quitar o empréstimo é de até 48 meses;
  • a garantia do empréstimo é de até 10% do saldo do FGTS, mais a multa de 40% sobre o saldo do fundo, em caso de demissão sem justa causa.
Anúncios

Quais são os requisitos para solicitar e obter esse saque? 

Atualmente, existem diferentes instituições financeiras que oferecem o empréstimo do saque-aniversário do FGTS, inclusive fintechs. Nesse sentido, cada uma delas pode contar com taxa de juros, condições e exigências específicas para a sua contratação. 

Em geral, o interessado precisa:

  • ser maior de idade (18 anos ou mais) ou ser emancipado;
  • estar com o CPF em situação regular perante a Receita Federal;
  • abrir conta na instituição que fornecerá o empréstimo;
  • ser optante do saque-aniversário de FGTS;
  • permitir que a instituição consulte informações acerca do seu FGTS;
  • possuir saldo de FGTS suficiente para garantir a operação.

O crédito por meio do FGTS apresenta uma vantagem competitiva notável quando comparado a outras modalidades. Isso porque as suas taxas de juros estão entre as mais baixas disponíveis no mercado. 

Outra vantagem é a praticidade e rapidez associadas à contratação do serviço, que pode ser feita de forma 100% online, eliminando burocracias. O dinheiro cai na sua conta em poucos dias e você não precisa informar a sua destinação, como pode acontecer em outras linhas de crédito.

Quando vale a pena realizar o empréstimo do saque-aniversário?

Depois de aprender mais sobre o empréstimo do saque-aniversário do FGTS, é comum se perguntar quando vale a pena utilizá-lo. Na realidade, essa é uma resposta que dependerá da situação de cada um, cabendo a você avaliar as suas necessidades.

Por exemplo, a linha de crédito pode ser usada para que você não perca uma oportunidade de compra. Muitas pessoas perdem bons negócios no setor imobiliário por não terem o dinheiro necessário para dar de entrada ou como sinal da compra e venda — e nem sempre os requisitos de saque para aquisição de imóvel foram cumpridos.

Logo, contar com uma solução que oferece crédito rápido e seguro é capaz de superar essa questão facilmente. O mesmo vale em relação ao atraso no pagamento de uma parcela de um financiamento do seu apartamento ou casa dos sonhos.

Ademais, deixar de pagar suas contas gera prejuízos em razão das taxas de juros e multa aplicáveis, além da possibilidade de perder o bem. Então o empréstimo do saque-aniversário do FGTS pode ser um recurso usado para sair de um momento financeiro ruim, certo?

Existem inúmeras outras situações que tendem a fazer da modalidade de crédito uma solução financeira capaz de levantar recursos rapidamente. Dessa maneira, é pertinente verificar as suas necessidades para identificar se ela faz sentido no seu caso.

Com esse conhecimento, agora você sabe como funciona e a quem recorrer quando precisar fazer o empréstimo do saque-aniversário do FGTS. De todo modo, não deixe de verificar qual é a instituição que oferece as melhores condições e que seja de sua confiança, combinado?Além de servir como garantia de empréstimos, o FGTS pode ser usado para comprar imóveis. Saiba como usar o fundo de garantia para adquirir a casa própria!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.