A Consolação é um bairro localizado na região central da cidade de São Paulo (SP), sendo conhecida por sua importância cultural e histórica. O local chama a atenção por ser um dos bairros de São Paulo mais antigos e abrigar uma diversidade de museus e centros culturais.
Além disso, o bairro é famoso por sua noite agitada, com bares, restaurantes e boates que atendem diversos tipos de público. Apesar disso, a Consolação também abriga instituições de ensino e hospitais renomados, bem como casas e apartamentos residenciais.
Ficou curioso para saber mais sobre esse bairro no coração de São Paulo? Continue a leitura e entenda como é morar na Consolação!
- O que é preciso saber sobre a cidade de São Paulo?
- Qual é a história da Consolação?
- Como é a estrutura da Consolação em SP?
- Quais são as opções de cultura e lazer do bairro?
- Quais são os pontos turísticos presentes na Consolação?
- Como é morar na Consolação em SP?
- Como se preparar para morar nesse bairro?
O que é preciso saber sobre a cidade de São Paulo?
Antes de saber como é ser um morador do bairro Consolação, é fundamental aprender mais sobre a cidade de São Paulo. Ela foi fundada em 1554 pelos jesuítas, que eram padres pertencentes a uma ordem religiosa vinculada à igreja católica.
Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta escolheram um planalto cercado por rios e colinas com objetivo de facilitar a defesa contra os invasores. Na época, São Paulo era uma pequena vila que servia como ponto de encontro para as expedições bandeirantes.
A cidade começou a crescer no início do século XIX, com o desenvolvimento da cultura do café, que se tornou a principal atividade econômica da região. Já no final do mesmo século, o local passou por uma transformação urbanística, acentuada com o processo de industrialização iniciado no começo da década de 1900.
Assim, a cidade se tornou um grande centro econômico, atraindo imigrantes de diversas partes do mundo. Com o desenvolvimento da região, já na década de 1940, São Paulo passou a ser a maior cidade do Brasil, superando o Rio de Janeiro em número de habitantes.
Atualmente, a capital conta com mais de 12 milhões de moradores, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2021. A cidade também se tornou um grande centro financeiro, gastronômico, cultural e educacional, sediando algumas das principais universidades e instituições culturais do país.
Vale destacar que São Paulo tem diversas atrações turísticas, que recebem milhares de visitantes todos os anos. Entre os lugares mais famosos para conhecer na região estão:
- Avenida Paulista;
- Museu de Arte de São Paulo (MASP);
- Parque do Ibirapuera;
- Teatro Municipal;
- Mercado Municipal;
- Pinacoteca do Estado;
- Catedral da Sé;
- Rua 25 de Março;
- Beco do Batman.
Qual é a história da Consolação?
Depois de entender mais a história da cidade de São Paulo, é o momento de descobrir sobre o bairro da Consolação. Para começar, vale a pena saber qual é exatamente a sua localização.
Como você viu, a Consolação fica na região central de São Paulo, sendo rodeada por importantes vias da cidade, como as avenidas Nove de Julho, São Luís e Paulista. O bairro ainda abrange partes das ruas Augusta e Frei Caneca, e é vizinho dos bairros Bela Vista, Pacaembu e Higienópolis.
A história da região começa no final do século XVIII, quando ela ainda era uma área rural, com plantação de frutas e hortaliças. Nessa época, um pequeno vilarejo se formou junto à construção de uma capela para Nossa Senhora da Consolação, a qual o povoado era devoto.
Com o passar do tempo, a igreja atraiu mais moradores e a atenção do poder público, que passou a construir ruas e vielas para o acesso ao local. Já no final do século XIX, a cidade começou a se expandir e, junto disso, iniciou a urbanização do bairro da Consolação.
Nesse período, diversas mansões foram construídas na região e a população cresceu rapidamente. Mas foi com a construção da Avenida Paulista que o bairro ganhou a relevância que tem até hoje. Com o passar do tempo, um centro cultural e artístico foi levantado, com a presença de teatros, cinemas e casas de espetáculos.
Atualmente, o bairro da Consolação também concentra bares e restaurantes, além de um comércio variado e diversos serviços essenciais, como escolas, bancos e hospitais. O local oferece espaços de lazer e uma rede de hotéis que atende até os hóspedes mais exigentes. Interessante, não é mesmo?
Como é a estrutura da Consolação em SP?
Agora que você já sabe mais sobre a história do bairro da Consolação, é o momento de descobrir a estrutura do local. Dessa maneira, é possível começar a formar uma concepção geral de como é morar na região, certo?
A seguir, confira os principais aspectos desse bairro!
Mobilidade
A mobilidade é uma questão que influencia no dia a dia dos moradores, pois é ela que viabiliza o acesso aos pontos da cidade com segurança e rapidez. Na Consolação, a infraestrutura da região e a localização do bairro permitem um deslocamento tranquilo entre os principais pontos de São Paulo.
Além disso, o bairro conta com diversas opções de transporte público, como linhas de ônibus e estações de metrô das linhas verde e amarela. E se você prefere meios de locomoção alternativos, como a bicicleta, o local conta com diversas ciclovias e, até mesmo, pontos para o aluguel do equipamento.
Instituições de ensino
Quem tem filhos ou deseja continuar os seus próprios estudos deve se preocupar com a rede de ensino da região em que mora. Afinal, pode ser desgastante e estressante enfrentar horas de trânsito e de estrada para estudar todos os dias, não é mesmo?
Na Consolação, ou bem perto dela, há diversas opções de escolas, faculdades e universidades, incluindo algumas das melhores instituições de ensino do país. No que se refere à educação regular, é possível encontrar os colégios tradicionais, como o Mackenzie e o Dante Alighieri.
Já no ensino superior, existem a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Faculdade de Ciências da Saúde IGESP (Instituto de Gastroenterologia de São Paulo).
Rede de saúde
Outra preocupação que você deve ter ao se mudar é a rede de saúde da região escolhida. Quanto mais variedade de serviços médicos e hospitais o bairro oferece, melhor. Na consolação, há uma boa proximidade com clínicas e hospitais de referência, como o Hospital Nove de Julho e o Hospital Sírio-Libanês.
Ademais, na região há uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades, mantido pelo Governo de São Paulo. Portanto, os moradores do bairro têm acesso a uma rede de saúde completa nas proximidades.
Cultura e Lazer
Conhecer as opções de cultura e lazer é fundamental para entender como aproveitar as oportunidades da região. Isso porque morar mais próximo de centros culturais e de diversão permite um acesso facilitado ao entretenimento. Consequentemente, você terá uma rotina mais leve e mais qualidade de vida, concorda?
No bairro da Consolação, há diversas opções de lazer, cultura e entretenimento. Para começar, a região abriga o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, que é um dos museus mais famosos do Brasil.
Aliás, a própria Avenida Paulista oferece atrações que valem a pena visitar, como o Mirante 9 de Julho, o Cine Petra Belas Artes e o Instituto Moreira Salles. Já entre a região das ruas Frei Caneca e Augusta há o Shopping Frei Caneca, com lojas variadas e opções de entretenimento, como o Espaço Itaú de Cinema.
Gastronomia
Outra questão importante são as opções de gastronomia na região em que deseja morar. Muitas pessoas gostam ou têm a necessidade de ir a restaurantes com bastante frequência.
No bairro, existe uma grande rede de gastronomia, com restaurantes, lanchonetes, cafeterias e bares com variedade de estilos e cozinhas, como mexicana e indiana. Então você pode encontrar desde hamburguerias até estabelecimentos especializados na culinária japonesa, por exemplo.
Quais são as opções de cultura e lazer do bairro?
Como foi possível entender, na Consolação existem diversas opções de lazer e cultura. Por esse motivo, é interessante saber mais sobre os locais de entretenimento para que você possa ter uma noção mais aprofundada do assunto.
A seguir, confira mais informações sobre as opções de lazer e cultura da Consolação!
Museu de Arte de São Paulo
O MASP é um centro cultural e museológico idealizado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Bardi. Desde 1968, ele está localizado na Avenida Paulista, em uma construção projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e tombada pelas 3 instâncias de proteção ao patrimônio.
O edifício chama atenção por ser um exemplar da arquitetura brutalista, cujo preceito é demonstrar os elementos estruturais da construção. Dessa maneira, o prédio é elevado, com um vão sobre 4 grandes pilares.
Ele apresenta 3 espaços, sendo que o primeiro deles é composto por espelhos d’água e é aberto ao público. No andar superior, construído de concreto armado e fachadas de vidro, estão expostos o acervo permanente com as obras tradicionais.
Por fim, no andar subterrâneo são realizadas exposições contemporâneas. O local ainda conta com teatro, salas para atividades — que podem ser culturais, oficinas e workshops —, e restaurantes.
No que se refere ao seu acervo, o MASP apresenta uma importante coleção de arte da América Latina e América do Sul, incluindo uma seção de arte brasileira. O museu também exibe peças arqueológicas, arte decorativa e exemplares de arte africana e asiática.
Teatro Frei Caneca
O Teatro Frei Caneca foi inaugurado em 2005, dentro do Shopping Frei Caneca. Ele é conhecido por ser um dos maiores palcos de teatro brasileiro e uma estrutura que viabiliza a apresentação de diversos espetáculos ao mesmo tempo.
Isso porque o edifício tem um projeto sonoro de alta qualidade, que permite um isolamento acústico eficiente. Logo, o local é utilizado para diversos tipos de apresentações e atividades, como óperas, musicais, dança e gravações, não somente o teatro.
Petra Belas Artes
O Petra Belas Artes é um cinema que, a princípio, se chamava Cine Belas Artes. Ele teve sua inauguração em 1967, com uma programação realizada pela Sociedade Amigos da Cinemateca.
Em 1980, o ambiente foi dividido em 6 salas, sendo que cada uma recebeu o nome de uma personalidade brasileira. Olha só:
- Villa-Lobos;
- Candido Portinari;
- Oscar Niemeyer;
- Aleijadinho;
- Mário de Andrade;
- Carmen Miranda.
Já em 1982, o local foi incendiado, destruindo parte da sua estrutura. Embora haja suspeita de incêndio criminoso, o inquérito não foi conclusivo.
No ano de 2002, o cinema quase foi fechado, mas em 2003 passou por reformas, sendo reinaugurado em 2004. Decorridos alguns anos, em 2011, o estabelecimento teve suas atividades encerradas, mesmo com um abaixo assinado realizado pela população contra o fechamento do local.
Em 2013, o Cine Belas Artes passou a ser considerado patrimônio histórico do estado de São Paulo. A reabertura ocorreu em 2014, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Essa parceria durou até 2019, quando um acordo cedeu os direitos de nome à cervejaria Petra.
Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles foi inaugurado em 2017, com objetivo de ser um local para desenvolvimento de programas culturais e formação de acervos. Entre as áreas das artes que ele contempla estão a fotografia, literatura, música, artes plásticas e cinema.
O prédio, projetado pelo escritório de arquitetura Andrade Morettin, possui 9 andares que abrigam cineteatro, espaço para estudos, salas de aula (para palestras e cursos) e salas de exposição. Ainda, é possível fazer refeições em um café ou no restaurante do chef Rodrigo Oliveira.
Vale saber que o instituto é uma organização sem fins lucrativos e possui sedes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
La Guapa
Entre as diversas opções de gastronomia, vale destacar o La Guapa, que é o restaurante da chef e apresentadora Paola Carosella. O prato principal, as empanadas, são um tipo de pastel assado em alta temperatura para manter a sua suculência.
Vale dizer que o La Guapa é famoso, principalmente, porque a chef e proprietária do restaurante já foi jurada do reality show Masterchef. Assim como os restaurantes dos demais jurados do programa, ele se torna uma atração relevante da região.
Quais são os pontos turísticos presentes na Consolação?
Mais do que conhecer as principais opções de lazer e entretenimento do bairro, é fundamental saber quais são os pontos turísticos da Consolação. Esse conhecimento ajudará a identificar como a região tem valor agregado, trazendo benefícios para moradores e visitantes.
Na sequência, conheça de modo mais profundo essas atrações!
Avenida Paulista
Embora tenha sido construída como melhoria para a mobilidade urbana do centro da cidade, a Avenida Paulista se tornou um ponto turístico. Assim, ela atrai visitantes o ano todo para os seus museus, espaços culturais, lojas e restaurantes.
Para conhecer melhor essa avenida, é interessante percorrê-la de ponta a ponta, sendo possível caminhar ou pedalar, já que há ciclovias pelo percurso. Se quiser ter uma visão completa do lugar, você pode subir ao Mirante do SESC, que permite entender a grandeza e a movimentação da Avenida Paulista.
Parque Augusta
O Parque Augusta foi inaugurado em 2021 e está localizado entre as ruas Caio Prado, Marquês de Paranaguá e Augusta. No local, o visitante pode desfrutar de um bosque com árvores, gramados, brinquedos para crianças, espaço para caminhadas e áreas sombreadas.
Por esse motivo, o Parque Augusta é uma opção diferente de outras encontradas na região, já que privilegia o contato direto com a natureza.
Praça Roosevelt
A Praça Roosevelt foi construída ainda na década de 1960 e está localizada entre as ruas Consolação e Augusta. Ela recebe esse nome como homenagem do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, ao presidente norte-americano Franklin Roosevelt.
Essa praça é uma importante área de lazer no centro da cidade, especialmente após a sua revitalização e reestruturação, em 2012. A partir da reforma realizada, o local passou a atrair skatistas e patinadores, por conta do piso mais liso que favorece as práticas dos esportes.
Saiba que há diversas opções de lazer no entorno da praça, com restaurantes, lanchonetes e bares, que tornam a localidade ainda mais animada, especialmente à noite. Contudo, também existem opções de entretenimento para o dia, como casas de teatro e atividades culturais.
Como é morar na Consolação em SP?
Durante a leitura, você aprendeu mais sobre os aspectos do bairro da Consolação, incluindo sua estrutura, atrações turísticas e opções de lazer. Agora, é o momento de saber como é morar nesse lugar, descobrindo os pontos positivos e negativos de ser um morador da região.
Na sequência, confira as vantagens e desvantagens de morar na Consolação em SP!
Pontos positivos
Como você viu, a Consolação é um bairro central, o que facilita o acesso a outras partes da cidade, seja de carro, transporte público ou, até mesmo, caminhando. Portanto, é possível chegar rapidamente às principais regiões da capital paulista.
Além disso, por ser um bairro com grande movimento, a Consolação conta com uma boa infraestrutura. Os moradores têm muitas opções de mercados, padarias, farmácias, escolas, hospitais, entre outros serviços essenciais.
Por fim, o bairro da Consolação é conhecido pela variedade de atividades de cultura, lazer e gastronomia, com teatros, cinemas, museus, galerias de arte, bares e restaurantes. Então os moradores não precisam se deslocar para se divertirem.
Pontos negativos
Já os pontos negativos são vinculados ao fato de o bairro ser central e movimentado, tanto no período diurno quanto no noturno. Nesse caso, o barulho pode ser um problema para algumas pessoas, principalmente durante a noite.
Outro ponto é que, apesar de uma estrutura que facilita a mobilidade, o trânsito pode ser bastante intenso em algumas vias, principalmente em horários de pico. Por isso, é preciso ter paciência e, se possível, evitar transitar nos períodos em que há mais probabilidade de engarrafamento.
Ademais, por ser um bairro bem localizado e com muitas opções de comércio e serviços, o custo de vida na Consolação costuma ser mais alto em comparação a outras regiões da cidade. Porém, ele é compensado por mais tempo livre e qualidade na rotina por conta do menor deslocamento e outras facilidades.
Como se preparar para morar nesse bairro?
Após entender como é morar na Consolação em SP, você decidiu se mudar para o bairro? Então você deve compreender como se preparar para ser mais um morador dele. Ou seja, é preciso saber como encontrar o imóvel ideal para as suas necessidades e de sua família.
Descubra as principais dicas que podem ajudar nesse processo!
Defina o local ideal
Embora a Consolação seja um local mais movimentado, existem algumas ruas mais tranquilas e residenciais. Por isso, o primeiro passo é entender em qual parte do bairro você gostaria de morar — se mais perto da agitação ou da tranquilidade.
Também é preciso considerar a proximidade com escolas, transporte público e trabalho. Essa definição ajuda a filtrar os imóveis disponíveis, facilitando a escolha do seu novo lar.
Escolha o tipo de imóvel
O segundo passo para se preparar para morar na Consolação é escolher o tipo de imóvel. No bairro, você encontra desde kitnets, lofts e apartamentos de luxo até casas com quintal, especialmente aquelas de vila.
Se você ainda não definiu essa questão, é essencial analisar as suas necessidades antes de procurar pelo imóvel, pois isso ajuda na sua decisão. Portanto, inicie avaliando o que é mais relevante para você e sua família, como:
- número de quartos;
- tamanho da cozinha;
- presença de quintal ou área gourmet;
- segurança;
- facilidades no condomínio, como academia e área de lazer para crianças.
Veja lista de imóveis da Loft
Você já decidiu o tipo de imóvel que deseja, mas não sabe por onde começar a procurar e não tem tempo ou disposição para realizar os trâmites convencionais? Então você precisa conhecer a Loft — a melhor plataforma online de compra e venda de imóveis.
Com ela, você utiliza a tecnologia ao seu favor e pode comprar apartamento em São Paulo, na Consolação de forma simples, segura e sem burocracia. Desse modo, o processo de preparação para morar no bairro e busca de imóveis se torna muito mais tranquilo e prazeroso.
Neste post, você descobriu que morar na Consolação pode ser interessante, principalmente para quem deseja ficar no coração de SP. Com essas informações, é possível analisar melhor a possibilidade de se mudar para esse bairro tão completo.
Quer saber como a Loft pode ajudar a encontrar o imóvel ideal para morar na Consolação ou em outro lugar do país? Acesse o site e confira as opções disponíveis!
Deixe seu comentário