Como consultar meu FGTS?

Compartilhar a notícia

“Como consultar meu FGTS?” Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros. Aprenda a verificar seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço!

07 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de dezembro de 2023 6 min de leitura
CONSULTAR FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma proteção financeira oferecida aos trabalhadores brasileiros. Embora ele seja amplamente conhecido, muitas pessoas ainda têm a dúvida: como consultar o meu FGTS?

Saiba que existem diferentes opções disponíveis para acompanhar e verificar o saldo do fundo, como site e aplicativo. Por meio dessas plataformas, os trabalhadores também podem ter acesso a outras informações relevantes. 

Quer entender como consultar o valor do seu FGTS? Então continue a leitura e descubra o passo a passo!

O que é o FGTS? 

O FGTS é um mecanismo de proteção aos trabalhadores, sendo previsto pela legislação trabalhista do Brasil. Ele foi criado em 1966 como uma alternativa ao antigo sistema de estabilidade no emprego, que previa que os funcionários não poderiam ser demitidos sem justa causa após 10 anos de vínculo.

Com o FGTS, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a sacar os valores acumulados em sua conta do fundo. Esse mecanismo proporciona uma segurança financeira diante da perda de renda pelo trabalho.

Como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço funciona?

Além de saber o que é o FGTS, é fundamental entender como ele funciona. Na prática, o fundo é composto por contribuições mensais obrigatórias feitas pelos empregadores em nome dos trabalhadores, correspondendo a 8% da remuneração paga ao funcionário.

É importante ressaltar que o valor depositado no FGTS pela empresa não é descontado do salário do profissional. Essas contribuições são depositadas em contas vinculadas individuais, abertas em nome de cada trabalhador na Caixa Econômica Federal — que é o agente operador do FGTS.

O montante acumulado é corrigido monetariamente e recebe juros ao longo do tempo. Dessa forma, ele funciona como uma reserva financeira para o trabalhador, proporcionando segurança em momentos de dificuldade — como a perda do emprego ou doença grave.

Anúncios

Como consultar meu FGTS?

Como você viu, o FGTS funciona como uma proteção financeira ao trabalhador. Assim, a sua consulta é fundamental para que o funcionário tenha conhecimento do valor acumulado e possa fazer uso adequado dos recursos disponíveis quando necessário.

Durante a verificação, além do saldo disponível, é possível conferir os depósitos mensais, correções monetárias e juros. Ademais, para consultar o seu fundo de garantia, a principal opção é pelo aplicativo FGTS:

A seguir, entenda como acompanhar as movimentações na sua conta do fundo no app:

  • baixe o aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para dispositivos Android e IOS;
  • abra o aplicativo e selecione a opção “Cadastre-se”, se for o seu primeiro acesso;
  • preencha os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
  • crie uma senha de acesso numérica, com seis dígitos, e anote-a para não esquecer;
  • verifique a caixa de entrada do e-mail fornecido durante o cadastro e clique no link de confirmação enviado pela Caixa Econômica Federal;
  • volte para o aplicativo e informe seu CPF e a senha cadastrada;
  • responda às perguntas adicionais e aceite os termos e condições de uso do aplicativo;
  • agora você terá acesso às informações da sua conta do FGTS, incluindo o saldo disponível, extrato detalhado e outras funcionalidades.

A navegação no aplicativo é bastante intuitiva, apresentando também os rendimentos obtidos mensalmente. Vale lembrar que é necessário manter os dados de acesso em sigilo, garantindo a segurança das informações da sua conta. 

Caso você seja correntista da Caixa, também é possível acessar as informações no Internet Banking. Outra possibilidade é utilizar o cartão cidadão e senha, se tiver, em um terminal de autoatendimento. 

Se surgirem dificuldades no processo, vá até uma agência Caixa com seu documento de identificação e solicite o extrato do seu FGTS.

É possível sacar os valores do fundo de garantia? 

Ao consultar o saldo do FGTS, é comum que os beneficiários tenham dúvidas se é possível sacar o montante acumulado. Na prática, existem situações específicas que permitem ao trabalhador ter acesso aos recursos depositados em sua conta. 

Alguns dos principais casos em que é possível efetuar o saque são:

  • demissão sem justa causa: há possibilidade de sacar o saldo total do FGTS, incluindo o valor depositado pelo empregador, a multa de 40% e os rendimentos obtidos;
  • rescisão por comum acordo: é possível receber 80% do saldo da conta. Aqui, a multa será de 20% do saldo para fins rescisórios. 
  • aposentadoria: o trabalhador pode sacar o saldo integral do FGTS, independentemente da modalidade de aposentadoria;
  • compra de imóvel: o FGTS pode ser utilizado como parte do pagamento para a compra de um imóvel, desde que o trabalhador cumpra os requisitos;
  • doenças graves: nos casos listados, tanto do trabalhador quanto de seus dependentes, é possível solicitar o saque do FGTS;
  • rescisão do contrato por término de prazo determinado: ao final do contrato de trabalho temporário, o profissional pode efetuar o saque do saldo disponível no FGTS;
  • situações de desastre natural: em caso de ocorrências desse tipo que tenham sido reconhecidas pelo Governo Federal, é possível solicitar o saque do FGTS para auxiliar na recuperação.

Além desses cenários, existem outras hipóteses específicas em que é permitido o saque do FGTS, como o falecimento do titular da conta, na idade de 70 anos ou mais, entre outras. Em cada uma dessas situações, podem existir regras adicionais e documentação específica a ser apresentada.

Como usar o seu FGTS?

Você percebeu que o FGTS também possibilita a realização de objetivos, como a aquisição de um imóvel, não é? Nesse contexto, a decisão sobre como direcionar os recursos depende das suas necessidades e objetivos. Entretanto, a compra da casa própria costuma ser um objetivo comum. Aqui, o trabalhador pode aproveitar o saldo do FGTS para ajudar no financiamento de uma casa ou apartamento para moradia própria.

Ao utilizar o montante para a aquisição de um imóvel, é necessário cumprir requisitos. Essas condições podem variar conforme o tipo de utilização do saldo do fundo, a localização do imóvel, o valor do bem, entre outros aspectos. 

É importante também considerar que o uso do FGTS na compra de uma propriedade para investimento pode ser analisado como uma estratégia financeira de longo prazo. Porém, no momento da compra, o objetivo precisa ser a moradia do titular.

Neste post, você descobriu a resposta para a pergunta: como consultar o meu FGTS? Além disso, foi possível aprender em quais situações é possível sacar o saldo e como usar esse dinheiro para comprar um imóvel, construindo o seu patrimônio.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam entender como consultar o FGTS!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.