Não há como fugir da realidade: se você está pretendendo morar em um apartamento, já espere encontrar metragens reduzidas. Segundo dados da Embraesp deste ano, 76% dos lançamentos em São Paulo têm até 45 m². Nesse caso, fazer a decoração da sala pequena e dos outros ambientes se mostra como um desafio a ser encarado.
As acomodações pequenas são verdadeiras tendências no mercado imobiliário. Entre aqueles que desejam morar nos grandes Centros, as acomodações podem ser ainda menores – segundo o Sindicato de Habitação (Secovi-SP), 6 em cada 10 apartamentos no Centro de São Paulo possuem menos do que os 45 m² mencionados anteriormente.
Neste cenário, parece muito difícil pensar em formas de fazer a decoração, em especial, das salas de estar e jantar. Esses dois espaços precisam ser os mais receptivos possível, já que é neles que o morador vai passar a maior parte do tempo e também receber amigos e familiares.
A seguir, separamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre decoração de salas pequenas. Confira!
Como decorar uma sala pequena
As salas decoradas têm seu charme próprio, mas para isso, é importante que cada espaço seja bem pensado para não haver excessos que comprometam a circulação dos moradores.
Um apartamento pequeno pode ter tudo que um imóvel maior tem, mas precisa ser planejado. A marcenaria se torna uma grande aliada para fazer a decoração de sala pequena.
A marcenaria planejada tem soluções valiosas que podem ajudar o morador a otimizar o espaço. É possível criar móveis multiusos e de tamanhos personalizadas para caber perfeitamente no espaço disponível.
Algumas reformas podem ser necessárias também. Os novos imóveis são entregues com um layout que já prevê a integração de ambientes, mas muitos apartamentos antigos são bastante setorizados. O quebra-quebra nesse caso pode ser inevitável, mas ajuda a melhorar a circulação e liberar mais espaço para a sala.
Geralmente, as integrações são feitas entre sala de estar, jantar e cozinha – tornando os três ambientes verdadeiras áreas sociais.
A junção dos ambientes precisa fazer sentido para os moradores. É necessário também ter uma padronização dos revestimentos, em especial do piso entre todos os cômodos integrados para criar uma conexão.
Como começar a decorar a sala pequena?
Se o apartamento é novo, você pode começar tirando as medidas para posicionar melhor os elementos. O sofá, tapete, rack, televisão e outros itens do lar precisam ficar bem distribuídos para dar visão e ao mesmo tempo ter um espaço bom para o morador circular. Recomenda-se deixar, pelo menos, 60 cm de distância entre a TV e o rack + painel.
Depois disso, você pode pensar também em alguns elementos que componham o décor:
- Quadros na parede
- Adesivos ou papel de parede
- Adornos para decorar o rack
- Almofadas ou capas coloridas para o sofá
- Luminárias criativas para trazer mais elegância.
É importante comprar elementos que se conversem e seguir uma linha harmoniosa de decoração. Dessa forma, os riscos de errar na hora de juntar tudo são bem menores.
Decoração de sala pequena simples e barata
Com algumas pequenas mudanças é possível garantir um visual novo para a sala (e não é preciso gastar muito). Comprar um vaso bonito, incluir plantas no apartamento, um quadro diferente ou espelhos já ajudam a criar uma composição mais moderna.
Os quadros podem ficar tanto na parede como no chão se tiver um espacinho sobrando – a vantagem do segundo é não furar a parede.
Outra ideia simples e barata para decorar as salas (e ajudar a criar uma conexão entre os espaços) é apostar em um papel de parede que se encaixe bem em ambos os espaços.
Decoração de sala de estar pequena
A sala de estar costuma ser um dos espaços mais importantes da casa, pois é um espaço de descompressão para o morador, bem como o lugar onde ele pode desempenhar várias atividades: assistir televisão, ler um livro, ficar no celular, conversar, entre outras.
Além de pensar em elementos bonitos, o conforto deve guiar todas as escolhas decorativas da sala de estar – e, no caso de ser um espaço pequeno, também é necessário manter o espaço mais amplo possível. A seguir, confira algumas ideias de decoração para sala pequena:
Escolha do sofá
O sofá é a peça-chave de qualquer sala de estar, e é um objeto de desejo de qualquer pessoa que está decorando a casa.
Os modelos de sofá retrátil costumam ser bastante visados, mas, a depender da metragem da sala, pode comprometer a circulação do espaço entre o estofado e o rack.
Se você não abre mão de ter um sofá retrátil por causa do conforto oferecido, é possível buscar opções feitas sob medida por empresas fabricantes. Deixar uma distância de pelo menos 110 cm entre o sofá e o rack já ajuda.
Poltrona decorativa para sala pequena
Uma forma de trazer conforto e elegância para a sala é apostar em uma poltrona. Existem diversas opções no mercado atualmente que não ocupam muito espaço e podem ser posicionadas bem próximas do sofá.
Se você é uma pessoa que não abre mão de um bom livro, é possível incluir prateleiras na parede e ainda transformar o espaço em um cantinho de leitura aconchegante e prático.
Outra vantagem é que, caso receba visitas, é um assento extra para acomodar todos.
Quadro decorativo para sala pequena
Os quadros são formas de trazer a arte para o lar e se adequam a diferentes ambientes, mas, especialmente na sala de estar e jantar, que são áreas de convívio social. A arquiteta Sabrina Salles é uma grande entusiasta do uso desse elemento para ajudar na decoração da sala pequena.
A arquiteta aconselha a escolher a arte que tenha o estilo do morador, bem como as características do décor. “Ambientes clássicos pedem quadros e molduras mais tradicionais, complementando a decoração com elegância. Espaços neutros ou modernos combinam com quadros de estilo geométrico e abstrato. Se quiser um estilo mais monocromático ou minimalista, leve em consideração traços suaves ou obras que tenham os mesmos tons da decoração”, explica.
A arquiteta também aconselha a deixar o quadro posicionado a uma altura que dê vista para todos: 160 cm do chão é o bastante, segundo ela.
Decoração de sala de jantar pequena
A sala de jantar, por sua vez, é um lugar bastante especial para muitos, especialmente entre aqueles que gostam de receber a família e os amigos. Quando o espaço é pequeno, bate um pouco de insegurança em relação à escolha da mesa e como acomodar confortavelmente.
A seguir, separamos algumas dicas para este tipo de sala também:
Escolha uma mesa apropriada
Não adianta querer colocar uma mesa de oito lugares se a sala de jantar não comporta. Apesar de ser uma decisão difícil, é necessário tirar as medidas para escolher o modelo que melhor se encaixa.
Antes de comprar a mesa, é importante tirar as medidas tanto do local onde ela ficará, como também dos ambientes que estão integrados. É importante levar em conta a abertura das cadeiras para prezar o conforto.
Em geral, mesas de jantares para 4 pessoas possuem largura entre 120 cm e 160 cm. Já para 6 pessoas, a metragem aumenta para, pelo menos, 180 cm, chegando a 200 cm para acolher 8 pessoas. Em todas as opções, existem cadeiras que variam e é sempre preciso prever um espaço mínimo de 15 cm para a abertura e conforto dos seus convidados.
Hoje em dia existem as mesas de jantar “pizza”. São modelos em que as cadeiras entram dentro da mesa e ficam totalmente escondidas. Dessa forma, quando estão inutilizadas, liberam um espaço maior no ambiente. Na imagem acima, a mesa possui 100 cm – menor do que a média das mesas de 4 lugares convencionais.
Cozinha americana
A cozinha americana é uma tendência na decoração de ambientes, especialmente em espaços pequenos. Ela dispõe de uma bancada que fica responsável por setorizar o espaço, sem abrir mão da integração total.
A decoração de sala pequena com cozinha americana é uma ótima aposta, pois a bancada da cozinha pode receber até 4 banquetas (a depender do tamanho da ilha), e, dessa forma, ajuda a criar mais lugares para acomodar os visitantes além da mesa.
Espelhos
Já virou senso comum: os espelhos são ótimos aliados dos espaços pequenos. Isso porque eles refletem o ambiente e ajudam a passar uma sensação de mais amplitude no cômodo.
A decoração com espelhos pode ainda ajudar a trazer mais inovação para a sala de jantar. Formatos arredondados e orgânicos vêm ganhando destaque em vários projetos e podem ser facilmente encontrados em lojas de decoração ou comprados na internet.
Colaboração Yeska Coelho
Deixe seu comentário