O que é DIY e o que é a decoração faça você mesmo?

Compartilhar a notícia

A decoração ao estilo faça você mesmo traz economia, criatividade e personalização em projetos únicos para transformar sua casa. Saiba mais sobre o DIY!

16 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de setembro de 2023 6 min de leitura
Do it Yourself (DIY) - o que é a decoração faça você mesmo

A decoração conhecida como DIY é uma tendência inspiradora que conquista cada vez mais adeptos que gostam de ter espaços bem decorados e personalizados, sem pagar muito por isso. Afinal, ela permite imprimir o estilo de quem a faz — e é mais econômica.

Desde a escolha dos materiais até a execução dos projetos, a abordagem DIY costuma oferecer uma experiência gratificante. Por essa razão, ela também ganha visibilidade na internet, como fóruns, canais e redes sociais.

Quer saber mais sobre o que é DIY e como utilizá-la? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda sobre essa técnica na decoração!

O que é DIY? 

DIY é a abreviação de “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Trata-se de um conceito que envolve a realização de tarefas, projetos ou atividades de forma independente, sem precisar da ajuda de profissionais especializados ou produtos prontos.

Na decoração, o DIY se refere à prática de decorar ambientes de maneira personalizada, criativa e única. Para tanto, são utilizados materiais acessíveis e objetos já sem uso para criar projetos customizados e originais.

A filosofia por trás do DIY é encorajar as pessoas a colocarem suas habilidades em prática e desenvolverem soluções para suas necessidades e preferências. Consequentemente, essa abordagem permite que os indivíduos tenham maior controle sobre o resultado obtido. 

Por essa razão, o DIY ganha mais adeptos ao longo dos anos. Na internet e com as redes sociais, onde as pessoas podem compartilhar ideias, tutoriais e inspirações, é possível reunir milhares de usuários para discutir o tema.

Como esse tipo de decoração surgiu?

Uma dúvida comum em relação ao DIY é como surgiu esse conceito. Afinal, ele se popularizou no meio digital, mas esse formato não é uma novidade.

Antes da era tecnológica, o faça você mesmo era mais comum em comunidades nas quais as pessoas não tinham acesso fácil a produtos industrializados ou serviços especializados. Nessas circunstâncias, as habilidades manuais eram valorizadas.

Por esse motivo, as pessoas precisavam aprender a fazer diversas tarefas por conta própria, incluindo a decoração de suas casas. Com o crescimento do uso da internet na década de 1990, houve uma revolução na forma como as pessoas compartilham informações e ideias. 

Então blogs e fóruns online começaram a surgir, oferecendo plataformas para que entusiastas da abordagem DIY mostrassem suas habilidades e conhecimentos ao mundo. Já na década de 2000, o faça você mesmo teve mais visibilidade, especialmente na decoração. 

Dessa maneira, o acesso à informação e o compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais permitiram que pessoas se inspirassem e aprendessem a criar seus próprios projetos decorativos.

Anúncios

Quais as vantagens de aplicar esse tipo de decoração em casa? 

Agora que você já sabe o que é e como surgiu o DIY, é preciso entender se há vantagens em aplicar esse conceito, certo? Na prática, a decoração faça você mesmo proporciona uma série de benefícios.

Um dos principais pontos positivos é a economia financeira, já que criar suas próprias peças decorativas e projetos evita os altos custos de itens prontos e contratações profissionais. Por essa razão, muitas vezes, essa é a primeira motivação para aderir ao conceito DIY.

Além disso, o faça você mesmo oferece uma forma de expressar a criatividade e personalizar os ambientes de acordo com seus gostos e preferências individuais. Essa liberdade torna cada espaço exclusivo — e muitas pessoas gostam da ideia de ter uma casa que expresse a sua personalidade.

Outra vantagem do conceito é a sustentabilidade. Ao reutilizar materiais e objetos, você contribui para a redução do desperdício e a preservação do meio ambiente, tornando sua decoração mais ecológica.

Ademais, ao se envolver em projetos DIY, você tem a oportunidade de desenvolver habilidades manuais e aprender novas técnicas. Conforme você ganha experiência, é possível realizar projetos mais complexos, promovendo um aprendizado contínuo.

Como fazer uma decoração DIY? 

O interesse na decoração DIY é crescente, em especial, porque é uma área em que as pessoas costumam compartilhar seus conhecimentos, como você viu. Embora pareça difícil, é importante saber que existem diversas técnicas, desde as mais simples até as mais complexas, ensinadas por criadores de conteúdo sobre o tema na internet.

Logo, mesmo que você não tenha muita habilidade manual a princípio, pode fazer um projeto DIY. Siga o passo a passo e comece a se preparar para mudar a decoração em seu espaço!

Inspiração 

Para começar, busque inspiração em blogs, sites e redes sociais de produtores de conteúdo do nicho DIY. Existem diversas fontes disponíveis com tutoriais, dicas e ideias criativas para decoração. Aproveite para explorar diferentes estilos e projetos que combinem com suas preferências.

Escolha do projeto

Com base na sua inspiração, escolha um projeto DIY que esteja de acordo com as suas necessidades,  habilidades e nível de experiência. Para quem está começando, é interessante partir de uma atividade mais simples.

Lista de materiais e ferramentas

Faça uma lista dos materiais e ferramentas necessárias para o projeto escolhido. Então verifique se você já possui itens em casa ou se precisará comprá-los.Ademais, considere aproveitar materiais reciclados ou reaproveitados. Para a decoração DIY, é possível usar paletes de madeira, por exemplo, para uma abordagem mais sustentável.

Execução

Siga as instruções dos produtores de conteúdo que você acompanha. Eles geralmente fornecem imagens detalhadas, tanto em fotos quanto em vídeos, que facilitam a compreensão do processo.

Outro ponto a se considerar é que o DIY pode exigir prática e paciência. Dessa forma, seja persistente e não se preocupe se não ficar perfeito logo de início. Com o tempo, suas habilidades se aprimorarão.

Compartilhe suas conquistas

Após concluir o projeto, compartilhe suas conquistas nas redes sociais ou em comunidades DIY. Desse modo, além de inspirar outras pessoas, você pode receber feedbacks valiosos e ideias para futuros projetos.

Você aprendeu o que é DIY e como ele pode ajudar a fazer uma decoração personalizada, criativa e de baixo custo. Se a sua intenção é decorar a casa no conceito faça você mesmo, não deixe de conferir as inspirações e usar as dicas deste post!

Procurando imóveis para comprar para fazer sua decoração DIY? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Como solicitar e calcular restituição do imposto de renda

Mercado imobiliário

30 de novembro de 2023

O que é Restituição do Imposto de Renda e como consultar

Como é morar no Bairro Sé_ - Guia Completo

Bairros

29 de novembro de 2023

Como é morar na Sé - SP? Guia Completo!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.