Como fazer empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Compartilhar a notícia

Você sabia que a moradia própria pode facilitar a concessão de um empréstimo com garantia de imóvel para negativado? Confira o conteúdo!

09 de janeiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 09 de janeiro de 2024 5 min de leitura
diferenca-emprestimo-financiamento

A moradia própria é o sonho de grande parte dos brasileiros, com ela você consegue tranquilidade e melhora sua qualidade de vida, e até a saúde financeira. Mas você sabia que a moradia própria pode facilitar a concessão de um empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Essa modalidade de empréstimo é chamada home equity fora do Brasil, e aqui é conhecida como empréstimo com garantia de imóvel.

Quando enfrentamos uma crise financeira, podemos buscar por um empréstimo para resolver a situação, contudo, poucas instituições financeiras oferecem crédito para negativados. Nesse caso, usar o imóvel como garantia é uma opção interessante, pois ele dá segurança ao banco para conceder o crédito.

O que é o empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo é um tipo de contrato realizado entre uma pessoa e uma instituição financeira, em que há a concessão de valores ao cliente, sob algumas condições. A quantia vai ser devolvida a longo prazo, em prestações acrescidas de juros.

Para conseguir a aprovação da maioria dos empréstimos, você não pode ter limitações no seu CPF, como a listagem em órgãos de proteção ao crédito – SPC ou Serasa, por exemplo.

Mas o empréstimo com garantia de imóvel para negativado é super funcional, pois quem pede o crédito oferece um imóvel – residencial ou empresarial – como garantia para assegurar aos bancos a devolução do valor emprestado. Como consequência, o negativado consegue algumas vantagens para pagamento das prestações.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Quando o empréstimo for aprovado, caso ele atenda as exigências da instituição financeira, você passará seu imóvel para o “nome” do banco. Isso significa que o banco se tornará o proprietário do imóvel até que as prestações sejam quitadas. Isso é feito através de um processo chamado alienação fiduciária.

O pedido de empréstimo passará por uma análise jurídica que avaliará sua situação financeira para conceder o valor. O banco vai pesquisar sobre o imóvel, confirmando que ele está na sua propriedade e realizará uma vistoria no local.

Ao optar pelo empréstimo com garantia de imóvel para negativado, tome alguns cuidados:

Anúncios

Procure uma assessoria especializada

Para fazer a contratação, você deve procurar por uma assessoria para desenvolver um planejamento financeiro adequado ao seu perfil, pois você precisa ter certeza que vai conseguir arcar com as prestações em dia.

Faça uma simulação 

Na hora de pesquisar as instituições financeiras para fazer empréstimo, experimente o simulador da Loft. Nele, você vai poder comparar as propostas de  empréstimo com garantia de imóvel para negativado em um único lugar, podendo optar pelo melhor e fazendo isso de forma rápida. 

Tenha os documentos em mãos para o empréstimo com garantia de imóvel para negativado

É importante selecionar toda a documentação necessária, para facilitar o processo de contratação. Por isso, leve ao banco banco os seguintes documentos:

  • carteira de identidade e CPF do requerente e seu cônjuge, se tiver;
  • certidão de casamento ou escritura de união estável;
  • comprovante de residência;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • extrato bancário;
  • carteira do conselho de classe;
  • carteira de trabalho e contracheque, se assalariado;
  • escritura do imóvel;
  • certidão negativa de tributos municipais;
  • guias de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia.

Tudo regularizado? O contrato de empréstimo com garantia de imóvel é assinado e levado ao cartório, para que seja anotado na matrícula a existência do débito. Depois retorne ao banco, com uma certidão de matrícula atualizada, para que o valor pedido seja liberado.

Quais as vantagens de contar com esse tipo de empréstimo?

Além de ser uma boa opção, o empréstimo com garantia de imóvel para negativado apresenta outras vantagens, como a cobrança de taxas menores.

Em média, um empréstimo sem garantia cobra cerca de 6,3% ao mês, enquanto que, no empréstimo pessoal com imóvel de garantia as taxas podem ser inferiores a 2% ao mês.

O prazo também é mais vantajoso, pois essa modalidade permite que o valor seja quitado em até 180 meses, conforme política do banco. 

Essas são apenas algumas das vantagens. Existem outras que valem a pena ser analisadas como o empréstimo ser livre de destinação e o valor do empréstimo ser calculado de acordo com o valor do imóvel. 

Existem riscos no empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Apesar de ter muitas vantagens, o empréstimo com garantia de imóvel para negativado também apresenta riscos que merecem sua atenção.

O mais importante deles é não conseguir arcar com as parcelas do empréstimo, pois o banco terá o direito de tomar posse do imóvel, nesse caso, para não ficar com prejuízo – se não for quitado, o banco pode leiloar seu imóvel, a fim de receber o valor devido.

Por isso uma dica valiosa é jamais comprometer mais de 30% do seu orçamento mensal com as  parcelas, pois o pagamento a longo prazo vai se estender por um bom tempo.

Se a instituição financeira levar o imóvel a leilão, você terá direito ao valor remanescente. A questão é que sempre o imóvel sempre será vendido por um preço baixo. Assim, você receberia um valor bem pequeno.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.