Qual a melhor opção de empréstimo para negativado?

Compartilhar a notícia

O empréstimo para negativado é uma das alternativas mais confiáveis para quem quer limpar o nome com urgência. Saiba mais do assunto no Blog!

10 de janeiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 10 de janeiro de 2024 7 min de leitura
negativado-financiamento-imobiliario

O empréstimo para negativado é uma das modalidades que surgem como uma opção para quem está com o “nome sujo” e precisa de dinheiro para solucionar algum problema emergencial.

Aliás, quem já passou por uma situação como essa sabe da dificuldade que é para conseguir acesso a alguns serviços financeiros. No cenário atual onde mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes, muitas dessas pessoas buscam um empréstimo para quitar dívidas ou fazer um investimento, mas nem sempre é possível.

Por isso, continue lendo esse texto e saiba como funciona o empréstimo para negativado e quais os tipos que existem.

Como funciona o empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado funciona como todos os outros dessa modalidade de crédito. Ou seja, na instituição financeira escolhida, o cliente recebe um valor em conta e precisa devolvê-lo em um prazo previamente definido e com juros.

Caso haja a preferência do cliente, existe a possibilidade de fazer um empréstimo online para negativados, sem sair de casa.

Porém, é necessário destacar que as garantias exigidas (quando se tratar de um empréstimo com garantia), o valor disponibilizado para empréstimo e as taxas de juros cobradas costumam ser um pouco diferentes para esse público, já que possuem um perfil considerado mais arriscado.

Quais são as implicações de ter um perfil negativado?

Você já deve ter escutado algo sobre o Serasa Score. Essa é a métrica responsável por determinar o perfil do consumidor perante ao mercado, uma balança fiel da situação financeira das pessoas.

Por exemplo, quando você está negativado o mercado olha de um modo diferente para o seu perfil, redes de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral – todas essas companhias fazem uma consulta prévia para entender se o perfil se adequa ao serviço requerido.

Aliás, caso você esteja pensando em adquirir um imóvel novo, conheça o simulador de crédito da Loft! Com ele, você consegue ter a percepção do seu nível de Score, caso esteja em um bom patamar,  já tem meio caminho andado para a realização do seu sonho da casa própria!

Anúncios

Tipos de empréstimo para negativado

As modalidades mais comuns de empréstimo para negativado não são muitas, mas são ajustadas exatamente para o perfil que está requerendo essa linha de crédito. 

Saiba mais sobre eles a seguir:

Microcrédito

Uma das principais modalidades de crédito para negativado é o microcrédito. Esse é um empréstimo de pequeno valor, como o próprio nome sugere, voltado a empreendedores formais – pessoa jurídica ou MEI, por exemplo – e informais que não conseguem acessar empréstimos ou créditos convencionais (principalmente por estarem como o “nome sujo”).

O microcrédito e suas regras são geridos pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), mas quem o oferece são instituições financeiras do país. 

Empréstimo consignado

Já o empréstimo consignado é uma das linhas de crédito para negativado que costuma ser mais fácil de contratar. Ele pode ser uma boa opção para quem está com o nome negativado porque, nele, o valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento ou do benefício pago pela previdência.  

Muitas vezes, os juros do empréstimo consignado são mais baixos e, por isso, bastante tentadores. Isso acontece porque, para as instituições que estão emprestando o dinheiro, o consignado oferece poucos riscos: as parcelas já são descontadas automaticamente todo mês, o cliente não precisa efetuar manualmente o pagamento e, consequentemente, não atrasa.

Bens como garantia

Optando por essa linha de crédito, bens como casas, apartamento ou ponto comercial de quem pega dinheiro emprestado são utilizados como garantia para liberação do valor pela instituição. 

A propriedade passa a estar sob responsabilidade do banco durante o período de pagamento. Mas não se preocupe, é possível continuar usufruindo do imóvel normalmente, seja para alugar ou morar. Só não é permitido vendê-lo ou trocá-lo enquanto a dívida não é quitada.

De modo geral, as taxas de juros ficam próximas de 1% ao mês (ou 12% ao ano) e os bancos emprestam até 60% do valor do imóvel. 

Vale dizer também que existem modalidades em que a garantia não é um bem e, sim, um dinheiro que a pessoa deixa guardado ou investido no banco.

Penhor

Para quem possui dívidas em aberto e está com dificuldades para pagá-las, uma possibilidade é considerar a opção de penhorar um bem.

Penhor é um termo jurídico regulamentado pelo Código Civil que define a transferência de um bem como garantia de um débito. Ou seja, quando há um acordo de obrigação de pagamento (uma dívida, por exemplo), uma garantia material é oferecida pelo devedor ao credor. Se o acordo não for cumprido, este credor tem direito ao bem empenhado.

Quando alguém decide dar um bem como garantia, a instituição credora assume um risco menor. Isso significa que ela pode praticar juros mais baixos e não exigir a checagem nos órgãos de proteção ao crédito. 

Ou seja, o penhor garante crédito mais acessível para pessoas negativadas ou que não têm condições de arcar com juros altos.

Cuidados necessários antes de contratar um empréstimo para negativado

Conhecer e aproveitar as oportunidades de mercado proporcionam um grande alívio, mas também é fundamental que você esteja atento a todos os detalhes do empréstimo para negativado que está sendo oferecido.

Preste atenção nas taxas e condições!

A maioria das instituições financeiras entende que as pessoas que têm o nome sujo são maus pagadores e, na maioria das vezes, para dificultar colocam taxas e condições ruins.

Normalmente, as taxas de juros são bem altas e o prazo para pagar é muito curto. Por considerarem o risco de não pagamento, por conta do perfil de crédito negativado, as instituições acabam dificultando a vida do consumidor.

Por isso, é sempre importante ficar de olho nas taxas de juros dos empréstimos e condições aplicadas na hora de realizar um empréstimo.

Busque uma instituição de sua confiança!

Não faltam empresas, bancos e instituições financeiras confiáveis no mercado que oferecem o empréstimo para negativado, porém, é fundamental se atentar a alguns detalhes antes de solicitar, como citamos no tópico anterior.

Além disso, é preciso ter muito cuidado com os golpes. Muita gente mal intencionada se aproveita da falta de conhecimento de algumas pessoas sobre o assunto para aplicarem golpes e ganharem dinheiro.

Então, se você está em dúvida sobre esse funcionamento, converse com quem é familiarizado sobre o assunto.

Caso você tenha dúvidas e queira uma assessoria financeira, converse com especialistas da Loft para conhecer o home equity! Aqui você terá o apoio de especialistas em tempo integral. Nós cuidamos de todas as etapas de assuntos como empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, e muitas outras facilidades financeiras. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.