Fiador profissional x seguro fiança: entenda a diferença

Compartilhar a notícia

Quem deseja alugar um imóvel precisa entender tudo sobre as garantias e documentações, sobretudo, em relação ao seguro fiança e fiador profissional.

22 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 22 de março de 2024 5 min de leitura
fiador profissional, assinatura de contrato

Ao entrar em contato com uma imobiliária para alugar um imóvel, os corretores apresentam diferentes formas de garantia para concretizar o negócio. Dentre as principais possibilidades disponibilizadas ao locatário, estão o fiador profissional ou o seguro fiança.

Trata-se de um processo inevitável e o cliente tem a liberdade de escolher qual a alternativa é mais prática para a sua situação. Por esse motivo, entender melhor sobre cada opção é imprescindível para ter tranquilidade e realizar negociações seguras.

Quer saber quais as diferenças entre fiador profissional e seguro fiança? Continue a leitura deste post e veja tudo sobre esse importante assunto, além das vantagens e desvantagens de cada alternativa para ter clareza e facilitar as suas decisões!

O que é o fiador profissional?

O fiador profissional é uma pessoa que oferece serviços de fiança para terceiros, ou seja, vende o serviço de fiança. Com esse apoio, é possível ter todas as documentações necessárias para realizar uma transação de aluguel de um imóvel.

Nesse sentido, o fiador profissional cobra um valor pelo serviço, que pode variar de acordo com diversos fatores — como o risco, valor do imóvel e aluguel, tipo de contrato, operação financeira e outros fatores relacionados à locação e perfil do locatário.

Quais as vantagens e desvantagens do fiador?

A contratação de um fiador profissional oferece vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas para uma decisão adequada. Sendo assim, o primeiro passo é avaliar a reputação do fiador e certificar que é confiável e após isso, verificar os pontos positivos e negativos. Saiba quais são eles!

Anúncios

Principais vantagens

Uma das principais vantagens de contratar um fiador profissional é o ganho de agilidade no processo para a locação de um imóvel. Além de evitar desgastes ao procurar pessoas conhecidas para assumir o risco e assinar o contrato como fiador pessoal.

Principais desvantagens

Por outro lado, o risco de golpes é uma desvantagem do fiador profissional, que pode utilizar o mesmo imóvel com garantia para diversos contratos. Com isso, em caso de inadimplência, você pode ter dificuldade para ter o apoio da garantia locatícia e criar situações extremamente desagradáveis.

O que é o seguro fiança?

O seguro fiança é um produto oferecido por seguradoras, específico para oferecer segurança locatícia ao proprietário do imóvel. Dessa forma, o inquilino contrata a apólice de seguro pagando uma porcentagem inserida no aluguel, e em caso de necessidade, é pago a indenização.

Quais as vantagens e desvantagens do seguro?

O seguro fiança está ganhando espaço no mercado, por ser uma opção segura e oferecida por empresas reconhecidas. Assim como o fiador profissional, o seguro oferece vantagens e desvantagens ao locatário, veja quais são a seguir!

Principais vantagens

Uma das principais vantagens de ter o seguro fiança é a confiabilidade, pois o processo é contratado em empresas sérias e com intermediação d a imobiliária. Diante disso, em caso de inadimplência, o seguro assume as responsabilidades, de acordo com os termos do contrato — além da possibilidade de aluguel sem fiador.

Principais desvantagens

Embora seja uma opção vantajosa para todos, locatário, proprietário e imobiliária, o seguro fiança também tem suas desvantagens. Por isso, a análise deve acontecer de uma forma criteriosa, avaliando todas as cláusulas contratuais e os valores.

Alguns pontos considerados desvantagens do seguro fiança são:

  • possibilidade de ter um custo maior;
  • não há reembolso após o término do período da locação;
  • possibilidade de renovação antes do prazo;
  • exige a comprovação de renda;
  • análise é feita pela seguradora.

Como escolher a melhor opção para alugar?

O processo de locação de um imóvel é importante e você deve ter atenção a todos os fatores relacionados a documentações e questões financeiras. É o ponto chave para faze bons negócios e ter toda tranquilidade para morar onde quiser sem passar por transtornos.

Nesse contexto, a escolha da garantia locatícia é primordial, por isso, avalie as suas condições e situação para encontrar a alternativa ideal. Sobretudo, leia todas as particularidades propostas tanto pelo seguro fiança, quanto pelo fiador profissional.

De toda forma, alugar um imóvel em uma imobiliária confiável e que atua com foco em oferecer soluções para você alugar o imóvel ideal é indispensável.  Dessa maneira, é possível fazer negócios com toda segurança e o apoio dos corretores para ter contratos justos.

Além disso, alugar sem fiador também é uma excelente opção para evitar riscos e agilizar o processo de locação. Afinal, contar com recursos próprios é sempre importante e contribui para controlar melhor as suas ações, eliminando a possibilidade de ter complicações.

Como pode notar, as diferenças entre o fiador profissional e o seguro fiança são intensas e avaliar cada opção é indispensável. Gostou do post? Descubra também qual é a diferença entre seguro fiança e carta fiança.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.