A cozinha foi parar na varanda e a lavanderia – acreditem – em um canto na sala de estar. Esse foi o layout que a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, fez para o jovem casal de advogados aproveitar melhor a área de 68 m² deste apartamento em São Paulo.
“Camuflada pelo armário, a área de serviço ficou logo na entrada do apê e, dessa forma, ganhamos mais espaço e um ambiente cheio de personalidade”, explica a profissional. Em um primeiro olhar, parece apenas um móvel azul com acabamento brilhante, mas basta abrir as portas para acessar a máquina lava e seca e o tanque.
Cozinha na varanda gourmet
O mobiliário azul se estende até a varanda integrada e se transforma em cozinha, abrigando torre de forno, cooktop, pia e geladeira. Ali, uma mesa oval cria o espaço do jantar que, segundo a profissional, entrou com o objetivo de quebrar as formas originais, tirando a visão de simetria e adicionando descontração.
Na parede oposta, os móveis planejados azuis armazenam rótulos de vinho, uma cristaleira e camuflam a condensadora do ar condicionado. O projeto considerou a substituição de boa parte da elétrica e hidráulica para uma divisão funcional.
Para trazer leveza aos ambientes, há dois pisos na área social: um amadeirado na sala de estar e um hexagonal branco instalado na cozinha e na área de serviço – escolha que simplifica os processos de limpeza e higienização. “Nós escolhemos os revestimentos e os materiais que incorporam ares modernos e diferenciados”, explica Ana.
Cores e Feng Shui
A pedido dos moradores, Ana aplicou conceitos do Feng Shui na decoração do imóvel, principalmente na escolha das cores. “Optamos por deixar predominante o amarelo e o azul na parte da sala e cozinha. No teto do banheiro, usamos o laranja”, relembra Ana.
Segundo a prática chinesa, os tons de amarelo, vermelho e turquesa aceleram a energia, enquanto o laranja e azuis vibrantes estimulam a criatividade. As cores vivas também foram escolhidas como forma de externar a personalidade da moradora – uma pessoa super comunicativa e extrovertida. “Há um mix entre o amarelo Illuminating e o cinza Ultimate Gray, que foram os tons eleitos pela Pantone para 2021”, explica a arquiteta.
Mobiliário assimétrico
Para quebrar a ideia do ângulo 90° e deixar o ambiente com formas mais orgânicas, Ana inseriu um sofá curvo próximo à porta de entrada. O espelho na parede contribui para o aumento da sensação de amplitude.
Já na suíte do casal, o painel de laca com frisos acompanha o armário camuflado e reveste a parede onde foi instalada a TV. Com desenho assimétrico, a cabeceira estofada segue a paleta de tons neutros, pensada com a proposta de deixar o ambiente tranquilo e romântico.
Veja também:
- Feng Shui: a arte de trazer boas energias para sua casa
- Inspiração: sala de apartamento vira galeria de arte com parede de tijolinhos
- Dicas de como fazer uma área de serviço decorada e funcional