Conheça o bairro de Santana: o mais notável da Zona Norte paulistana

Compartilhar a notícia

Região tradicional da zona norte, Santana é um dos bairros mais antigos da capital paulista e une tranquilidade, ruas arborizadas e ótimo comércio

06 de novembro de 2021

Atualizado: 23 de junho de 2022 5 min de leitura
morar-em-santana

Um oásis de tranquilidade na agitação de uma grande metrópole. Esse é o bairro de Santana, na zona norte de São Paulo. A região é uma das mais antigas da capital paulista e atrai moradores por conta de suas ruas arborizadas, seus parques, bons restaurantes e ciclovias, por exemplo.

O bairro de Santana, em SP, é uma excelente opção para quem busca um espaço maior e com mais qualidade de vida para a família. Há quem diga que é possível se sentir como se estivesse numa cidade do interior, ao mesmo tempo em que se está perto de todas as facilidades de uma cidade grande como São Paulo.

Bairro de Santana em SP
O Bairro de Santana-SP

Conheça o melhor do bairro Santana

A história de Santana, na Zona Norte paulistana, começou há séculos atrás, quando a área ainda se chamava Fazenda Sant’Anna. Nesta reportagem, o jornal O Estado de São Paulo conta que a área começou a se tornar um bairro entre os séculos XVII e XVIII. A construção de um aterro na várzea do rio Tietê - na área que hoje corresponde à rua Voluntários da Pátria - transformou a área. O melhor do bairro Santana estava por vir nos anos seguintes.

Com o passar do tempo, a região foi acumulando características que a tornaram uma das mais procuradas de São Paulo. O bairro reúne um ótimo comércio, bons restaurantes, diversão, transporte e um ótimo complexo de saúde - tudo para viver com mais conforto e tranquilidade. 

Nesta reportagem, o Estadão mostra que a rua Voluntários da Pátria é muito conhecida pelo  seu comércio varejista. Há mais de 600 estabelecimentos ao longo da via. Ou seja, quem mora em Santana não precisa sair do bairro para ir comprar algo. É possível resolver tudo por lá.

A região conta com uma unidade do Sesc, na avenida Luiz Dumont Villares, que tem acessibilidade. O Sesc Santana tem espaço de leitura, de tecnologia, de artes, ginásio poliesportivo, piscina e solário, por exemplo.
Para quem gosta de carnaval, a boa notícia é que o Sambódromo do Anhembi fica em Santana. O local recebe anualmente os desfiles das escolas de samba. Mas não é só. O sambódromo também tem shows de diversos estilos de música durante o ano.

Parque da Juventude

O Parque da Juventude é um dos grandes destaques da região de Santana desde 2003. A área de lazer e de entretenimento substituiu o Complexo Penitenciário do Carandiru e deu à região um espaço verde ao ar livre com instalações esportivas, quadras e pistas de skate. 

O local também tem um espaço dedicado aos cachorros e uma área para shows e eventos. O Parque da Juventude abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, um programa de inclusão digital do Governo paulista. Os visitantes podem conhecer, no parque, referências históricas da época do Carandiru.

O parque fica próximo à estação Carandiru, da linha 1-Azul do Metrô de SP. Os passageiros saem da estação, na avenida Cruzeiro do Sul, uma das vias de acesso ao bairro, e andam cerca de 1 minuto até chegar a este parque em Santana, São Paulo.

Parque Da Juventude em Santana SP
O Parque da Juventude tem uma biblioteca com mais de 35 mil títulos

Mobilidade e amplo acesso a transporte

O bairro é uma região fácil de ser acessada. Além da estação Carandiru, há também a estação Santana, na linha azul do metrô, que deixa os passageiros em outro ponto da avenida Cruzeiro do Sul. E há diversas linhas de ônibus que atendem a região.

Também é possível chegar a Santana pela Marginal Tietê ou pelas avenidas Braz Leme, Engenheiro Caetano Álvares ou General Ataliba Leonel. Fazem fronteira com a região os bairros de Jardim São Paulo, do Imirim e da Vila Guilherme.

Santana abriga também o aeroporto Campo de Marte. O tráfego do terminal é de helicópteros e de aviões de pequeno porte.

Onde comer e beber em Santana

O bairro tem excelentes opções gastronômicas. Quem gosta de unir uma boa refeição com uma vista da cidade vai se encantar com o Lassù. O restaurante de culinária italiana fica na rua Conselheiro Saraiva e tem vista panorâmica da região.

O restaurante La Mordida, na rua Professor Lourival Gomes Machado, serve a famosa parrilla argentina. O local tem um rooftop com espaço ao ar livre. Para curtir um drink com os amigos, o pub Spot Urbano é uma ótima opção. O bar fica na avenida Imirim e vai render boas fotos para sua rede social.

Na hora de comprar um presente (ou de se presentear), a Gallette Chocolates tem bombons deliciosos e personalizados, além de barras de chocolate bean-to-bar premiadas internacionalmente. A loja fica na rua Augusto Tolle.

A Loft te ajuda a encontrar um apartamento em Santana

Interessou-se por este mar de tranquilidade em São Paulo? Seja qual for sua decisão -  morar ou investir -, a Loft tem apartamentos à venda no bairro e te ajuda a encontrar o apartamento em Santana.

E veja a taxa de condomínio nos bairros de São Paulo.

Veja mais bairros em São Paulo:

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.