Home office e aprendizados durante a pandemia impulsionam a vontade de sair da cidade. Como saber se faz sentido para você?
Muitas pessoas que vivem em cidades enormes como São Paulo têm um sonho: morar no interior, onde tem mais calma e mais espaço. Aí chegou a quarentena e intensificou esse desejo. E o que dá para aprender com isso? Leia neste post!
- Da capital para o campo: por que há esse movimento para o interior?
-
Morar no interior vs. viver na cidade: vantagens e desvantagens
- Vantagem do interior: Mais espaço e ar puro, especialmente para as crianças
- Desvantagem do interior: A infraestrutura varia bastante
- Vantagem da cidade: Fartura de lazer, cultura e serviços
- Desvantagem da cidade: Espaços menores
- Vantagem do interior: Olha a natureza!
- Desvantagem do interior: Geralmente é preciso ter carro
- Vantagem da cidade: Mobilidade no transporte público
- Desvantagem da cidade: Tá trânsito, né?
- Quer morar em lugares mais tranquilos da cidade de São Paulo? A Loft te ajuda!
Da capital para o campo: por que há esse movimento para o interior?
Com a pandemia de COVID-19, muita coisa mudou. De repente, as pessoas passaram a manter distanciamento social, ficar mais em casa e aqueles que podiam começaram a trabalhar remotamente.
A experiência fez com que muitas pessoas olhassem ao seu redor e tivessem reações negativas: se sentiam ansiosos, entediados, em espaços muito pequenos ou com pouco verde, por exemplo. E aí vieram os testes: aquela semana de home office na praia, outra na chácara alugada e por aí vai.
Na volta ao apê urbano, ficaram com a dúvida na cabeça: valia a pena continuar na cidade nessa situação se dava para trabalhar de qualquer lugar?
Quem já queria se mudar para o interior simplesmente adiantou os próprios planos e fez as malas. E teve quem descobriu ao longo dos últimos meses que as facilidades e vantagens da cidade, quando postas na balança, não ganhavam da qualidade de vida que eles tinham experimentado em outro lugar.
Seja qual for a motivação, os números mostram que essa tendência existe. A imobiliária Bossa Nova Sotheby’s, por exemplo, registrou aumento de 600% nas buscas por casas de campo e no litoral e um aumento de até 40% nos preços durante a quarentena.
Uma parcela desses interessados quer adquirir uma segunda casa para lazer e continuar morando em seu apê na cidade. Para quem trabalha no ramo imobiliária, porém, essa aparenta ser a minoria na pandemia. “Os clientes que planejam morar na nova casa representam cerca de 60%”, disse Fabio Almeida, proprietário da Imobiliária Rural SP, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo em maio de 2021.
Trabalhar em SP e morar no interior: é possível?
Sim! Primeiro porque, de forma geral, as pessoas não estão indo tão longe assim: costumam preferir algo a até 100 quilômetros de São Paulo e perto de boas vias de acesso, como a Rodovia Castello Branco. Então dá para chegar na capital (relativamente) rápido.
E segundo porque o trabalho remoto chegou para ficar: vai ter gente trabalhando 100% online e outros trabalhando de forma híbrida, com 2 dias presenciais no escritório, por exemplo. Aí é possível conciliar as duas coisas: morar no interior e trabalhar em SP.
Morar no interior vs. viver na cidade: vantagens e desvantagens
Como praticamente tudo na vida, decidir morar no interior ou na capital tem prós e contras. E eles variam bastante de acordo com o perfil do morador, seu momento de vida e as necessidades da família. Então as comparações abaixo são só um comecinho para essa reflexão, ok?
Vantagem do interior: Mais espaço e ar puro, especialmente para as crianças
Um perfil que os corretores de imóveis já identificaram entre quem foi morar no interior de SP é o seguinte: casal jovem (em home office) com filhos pequenos. Já que as crianças estão em uma idade em que as vivências e brincadeiras são mais importantes que a sala de aula, é uma oportunidade muito atraente de torná-las mais felizes. E mais saudáveis também, porque o ar é mais puro do que na capital.
Desvantagem do interior: A infraestrutura varia bastante
É lógico que, num estado do tamanho de São Paulo, o tal “interior” não é homogêneo: são váaaarios interiores. E mesmo em uma única cidade a oferta de infraestrutura (alternativa de acesso, asfalto, distância até vilarejo, internet, sinal de telefone) pode variar bastante. Então é preciso ter bastante foco e atenção.
Vantagem da cidade: Fartura de lazer, cultura e serviços
Viver numa cidade como São Paulo significa que sempre tem alguma coisa para fazer: restaurantes, cinemas, bares, museus, festas, shoppings, parques, praças, shows, peças… Tem de tudo e para todos os gostos.
Desvantagem da cidade: Espaços menores
São Paulo tem cerca de 12 milhões de pessoas, uma população maior do que a de muitos países. As moradias variam muito de tamanho, entre casas e apês, mas são poucas as pessoas que podem dizer que realmente tem muito espaço para viver.
Vantagem do interior: Olha a natureza!
Um dos motivos mais frequentes para a troca de cenário é a vontade de sair da selva de pedra que as cidades se tornaram. Casas no interior, mesmo aquelas em terrenos menores, trazem muitas possibilidades de interação com o verde todos os dias.
Desvantagem do interior: Geralmente é preciso ter carro
Nas cidades, um serviço importante (escola, hospital, banco, farmácia, mercado) raramente fica a mais de 20 minutos de distância. Já em sítios, chácaras e casas mais afastadas no interior, esse tempo de deslocamento é maior – e não tem metrô, ônibus ou táxi passando na rua. Ter um carro acaba sendo importante.
Vantagem da cidade: Mobilidade no transporte público
Morando na capital, quem quiser abrir mão do carro para usar só a malha de transporte público, consegue. As vias asfaltadas e as ciclovias e ciclofaixas também permitem pedalar por aí. A mobilidade, então, é maior nesse território.
Desvantagem da cidade: Tá trânsito, né?
Por outro lado… Tantos veículos nas ruas causam muito trânsito e isso impacta no dia a dia. Em 2020, o tempo médio diário de deslocamento em São Paulo foi 1h37. Para quem usa carro, foram alguns minutos a menos nessa média. Para quem usa transporte público, quase meia hora a mais.
Quer morar em lugares mais tranquilos da cidade de São Paulo? A Loft te ajuda!
Para quem quer encontrar um meio termo entre a calma de morar no interior e as facilidades da cidade, vale a pena conhecer imóveis em áreas mais tranquilas de São Paulo. E a Loft tem apês para te mostrar!
Alto de Pinheiros
É majoritariamente residencial, espaçoso, pertinho do Parque Villa Lobos, da Universidade de São Paulo e de várias escolas. Saiba mais sobre o bairro aqui.
Butantã
Natureza e facilidade de deslocamento são algumas das qualidades do Butantã. Saiba mais sobre o bairro aqui.
Brooklin Paulista
Em franca valorização, esse pedaço bem situado da cidade oferece espaço e tranquilidade. Saiba mais sobre o bairro aqui.