Vai negociar aluguel? Veja 8 argumentos para usar nesse momento

Compartilhar a notícia

03 de novembro de 2021

Atualizado: 03 de novembro de 2021 6 min de leitura
negociar-aluguel

Ter bons argumentos e contra propostas é o básico. E o que mais te ajuda a negociar aluguel? Confira!

Que o aluguel subiu vertiginosamente em 2021, você já sabe (e os motivos a gente explicou neste outro post do blog). Mas e agora, como negociar o aluguel daqui para a frente? Confira as dicas e prepare-se para aumentar suas chances.

8 argumentos para ter sucesso na hora de negociar aluguel

Conheça os valores no mercado

Ninguém gosta de aumento de preço, mas para negociar aluguel só "não gostar" não é justificativa. Um jeito de aprimorar seu pedido de negociação é dar uma pesquisada (online, dando uma volta a pé) nos aluguéis de apês parecidos com o seu e na mesma região. Se o valor proposto pelo locador estiver fora de linha, você pode apontar essa diferença e pedir desconto.

Lembre o locador de que você é um bom locatário

Uma das maiores preocupações do locador é se a pessoa para quem ele vai alugar o imóvel vai cuidar bem dele e pagar as coisas em dia. Se esse for seu caso, isso conta muitos pontos a seu favor em uma negociação de aluguel. Lembre a pessoa do seu histórico como bom inquilino. 

Não blefe que vai sair

Essa é simples: se você disser ao locador que vai sair do apê caso o aluguel não seja negociado, esteja pronto para sair mesmo – o que, por si só, já acarreta em vários gastos, então faça essa conta com calma e não no calor do momento.

Precisa de um tempinho sem pagar? Use o caução

Alguns contratos de aluguel pedem caução de cerca de 3 meses lá no começo da locação e o dinheiro é devolvido quando o contrato acaba. Se você precisa de uma folga de uns meses no aluguel, pode sugerir que o locador use o dinheiro do caução mesmo. Só não se esqueça de formalizar esses acordos em algum lugar, por escrito ou por e-mail.

Como negociar aluguel? Veja outras dicas no vídeo acima

Pense de forma criativa: quais são as outras maneiras de acrescentar ao valor do aluguel?

Ao invés de aceitar um reajuste que vai vir todos os meses, você pode propor ao proprietário bancar algumas melhorias no apê, por exemplo. (E essas dá para parcelar!)

Vai pedir desconto por motivos financeiros? Tenha provas

Um dos grandes problemas do aumento do aluguel em 2021 foi que a renda dos inquilinos não aumentou junto com o IGP-M, então, de repente, elas tinham rendas parecidas e uma proporção maior estava indo para pagar moradia. 

A sua renda mensal pode ser utilizada como justificativa para negociar o aluguel – seja quando ela cai ou mesmo quando ela sobe, mas sobe menos do que o reajuste proposto. Use sua renda como referência, mas esteja disposto a apresentar provas caso o locador peça para conferir. 

Para fazer sua defesa, entenda o lado do locador

A maioria dos proprietários que aluga um imóvel depende desse aluguel para compor ou complementar a própria renda e essas pessoas vivem no mesmo país que você. Então é bom se lembrar que esse aumento também pode ser importante para eles. Exatamente por isso a negociação, quando feita com calma e de cabeça fria, pode tranquilamente chegar a um reajuste que seja bom para as duas partes.

Use a economia a seu favor

Por convenção, muitos contratos de aluguel são ajustados ao IGP-M, que subiu muito mais do que a inflação. Para tornar esse aumento realista e mais justo, uma dica é propor que o reajuste seja pelo IPCA e não pelo IGP-M. Assim o locador não perde em valores reais e você não paga um reajuste puramente baseado em uma convenção antiga do mercado.

Tem como negociar aluguel atrasado?

Tem! E a dica de ouro é: quanto mais cedo, melhor. Então entre em contato direto com o proprietário ou a imobiliária e abra o jogo, explicando o que causou o atraso, o que você espera dos próximos meses e como pode pagar a conta que já acumulou – talvez uma fração dela primeiro ou dividindo o valor nas parcelas dos próximos 6 meses, por exemplo. Ser honesto e claro vai te ajudar a construir uma relação de confiança e o locador vai ficar mais disposto a te ajudar a quitar o débito.

O que a Lei do Inquilinato diz sobre reajuste de aluguel?

A Lei do Inquilinato deixa para as partes decidirem sobre essa parte de reajuste, uma negociação que acontece antes do contrato ser assinado e que pode resultar em troca ou alteração de cláusulas. 

A legislação veda algumas coisas, como indexar o aluguel à outra moeda que não a brasileira ou ao salário mínimo, mas de resto libera as pessoas para reajustar o aluguel como concordarem entre si.

No caso da pandemia de COVID-19, o Congresso Nacional chegou a apresentar propostas que limitassem esse reajuste, desde impedir que eles acontecessem durante a pandemia a listar o IPCA como indexador obrigatório. Mas, por enquanto, as coisas seguem como antes.

Leia também: Vai se mudar de apartamento e continuar no mesmo bairro? Veja essas dicas

Quais são suas opções na hora do reajuste de aluguel?

Como o proprietário tem direito de reajustar o aluguel na data prevista, você não pode impedi-lo de exercer essa opção. Mas ele sabe que aquele apê não fica flutuando no espaço, pelo contrário: que está aqui no Brasil, onde tem todo um cenário socioeconômico rolando.

No fim, as opções do locatário na hora do reajuste de aluguel são as seguintes: não aceitar (e consequentemente terminar o contrato) ou partir para a negociação (e aí renovar com esse novo acordo no contrato). 

Caso você goste do imóvel, sempre vale tentar a negociação primeiro. Afinal, é aquela coisa né: o "não" você já tem, então parta em busca do "sim". Pode ser que funcione!

E caso você esteja considerando comprar um apê, a Loft tem o melhor lugar para você!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.