A construção civil segue em constante evolução: todos os dias surgem novas tecnologias que atendem a diferentes objetivos. A parede de gesso é uma alternativa que promete agilizar e facilitar reformas e obras.
Também conhecida como drywall, essa solução pode oferecer um bom custo-benefício aos interessados. Entretanto, antes de decidir pela aplicação, é essencial conhecer o material, suas vantagens e desvantagens na construção.
A partir desse conteúdo, você poderá conhecer e avaliar se a parede de gesso faz sentido para o seu imóvel. Confira!
O que é uma parede de gesso?
A parede de gesso faz parte de um método construtivo que utiliza estruturas de aço e chapas de gesso acartonado. Dessa forma, ela permite uma construção “limpa” e “seca”, visto que não utiliza cimento — como acontece na alvenaria.
Inclusive, ao considerar a alvenaria, é comum pensar que os reparos e construções podem gerar dor de cabeça ao proprietário, não é mesmo? Desse modo, a parede de gesso pode ser uma alternativa para planejar e criar ambientes de forma mais rápida, prática e acessível.
Um dos motivos para isso é que o drywall permite a chamada construção inteligente. É possível personalizar ambientes de maneira mais versátil, produzir menos ruídos no decorrer da obra e obter isolamento térmico e acústico de maneira bastante eficaz.
O processo também facilita as eventuais reformas: por possuir menos espessura e seu material ser acartonado, instalações e modificações podem ser feitas com bastante rapidez. Dessa maneira, é possível conquistar mais praticidade ao customizar seu lar.
Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de parede?
Você permanece em dúvida entre alvenaria tradicional e drywall? Além de entender o que é a parede de gesso e suas principais aplicações, vale a pena avaliar as vantagens e desvantagens da aplicação deste material.
Tal porque, apesar de possuir um interessante custo-benefício e ser ágil, a parede de gesso apresenta desvantagens como os demais materiais de construção. É essencial avaliar seu imóvel e os materiais disponíveis no momento da escolha.
Entre os diferentes benefícios do drywall, vale destacar:
- material leve e com espessura fina: ele não sobrecarrega a estrutura do imóvel e economiza espaço em imóveis pequenos;
- aplicação agilizada e facilitada: por ser um produto leve que dispensa a construção de base, os profissionais gastam menos tempo na obra. Logo, os custos são reduzidos;
- construção limpa e sustentável: é um produto que gera menos sujeira, reduzindo os resíduos produzidos;
- facilidade de manutenção: por serem paredes menos rígidas quando comparada ao resultado das construções de alvenaria, a restauração de instalações internas é facilitada;
- isolamento acústico e térmico: devido à vedação que pode ser feita nas paredes de gesso, é possível atingir isolamentos semelhantes e até superiores a outras opções construtivas.
Entretanto, é necessário estar atento às desvantagens. Algumas delas são:
- material menos resistente: por possuir espessura limitada, é preciso evitar impactos para não danificar a estrutura;
- suportar cargas limitadas: apesar de ser um material resistente, é essencial ter cuidado ao pendurar objetos nas paredes, visto que ela tem uma estrutura menos robusta que a alvenaria.
Como instalar uma parede de gesso?
Após avaliar as vantagens e desvantagens, você percebeu que esta técnica faz sentido para seu imóvel? Então é relevante entender como instalar o drywall da melhor forma. Apesar de ser um processo prático, a instalação da parede de gesso requer alguns cuidados.
O ideal é contratar mão de obra qualificada para garantir que todas as etapas sejam feitas corretamente, evitando problemas na construção ou reforma. Porém, entender o processo também ajudará a acompanhar a evolução das atividades e a garantir que elas sejam realizadas sem erros.
Confira o passo a passo da instalação:
Defina as placas
Busque por placas que se adéquem a suas necessidade e meça o local de aplicação. A medida permite definir a quantidade necessária e evitar o desperdício de recursos;
Prepare o local de instalação
Seu imóvel deve estar limpo, seco e nivelado para receber as paredes de gesso. Os pontos de instalação devem ser marcados e, a partir disso, as placas serão cortadas seguindo as dimensões definidas;
Instale as placas
O material é fixo no local de interesse com ferramentas especiais. A partir deste momento, é possível aplicar diferentes revestimentos internos para aumentar o isolamento acústico e térmico;
Realize o acabamento
Com o material já fixado, é necessário realizar a cobertura com massa específica. Além disso, é fundamental lixar o material para um melhor acabamento;
Aplique o revestimento
Defina a pintura ou revestimento que será aplicado. Há, no mercado, diferentes possibilidades de finalização, como papel de parede, finalização texturizada e até adesivos. Escolha aquele que mais reflita sua personalidade!
Além da instalação, é fundamental adotar alguns cuidados especiais no dia a dia. Para garantir a durabilidade das paredes, é preciso realizar a manutenção regular. Ou seja, limpar as paredes cuidadosamente e verificar áreas que necessitem reparos.
Como você viu anteriormente, também é necessário ter atenção para evitar impactos e cargas elevadas nas paredes. Caso seja preciso realizar cortes ou pendurar objetos, utilize ferramentas específicas para o drywall, como parafusos resistentes.
Também vale consultar um profissional, caso tenha dúvidas sobre quais medidas serão mais seguras nesse momento. Dessa maneira, você tomará melhores decisões e preservará o material.
Afinal, vale a pena ter esse tipo de parede?
Agora que você já tem uma visão geral sobre o que é parede de gesso, suas vantagens e aplicações, é interessante avaliar se essa possibilidade realmente vale a pena para você.
Antes de tudo, é preciso traçar objetivos claros e entender suas prioridades. Compreender a personalidade dos futuros moradores, as condições climáticas e acústicas do local e o orçamento da obra são bons pontos de partida.
Por exemplo, as paredes drywall podem ser uma opção para aqueles que buscam personalizar ambientes ao utilizá-las como divisórias de espaços em uma reforma. Portanto, moradores que buscam uma renovação estética constante podem recorrer a essa estrutura de gesso.
Entretanto, se as exigências forem uma estrutura mais rígida e resistente, que suporte pesos elevados, a parede de gesso pode não fazer sentido. A utilização do drywall para suportar móveis, televisões e outras decorações mais pesadas podem resultar em danos.
O contexto em que a obra está inserida também influencia nas escolhas. Locais com invernos rígidos ou barulhos externos elevados podem requerer outras formas de construção, com isolamentos superiores.
Além disso, a avaliação do orçamento financeiro e a comparação com outras alternativas para encontrar aquela mais vantajosa, considerando o custo-benefício, também é um fator relevante. Diante disso, o drywall pode ser atrativo por geralmente apresentar valores acessíveis.
Após conhecer as vantagens e aplicações da parede de gesso na construção civil, você está mais preparado para utilizar este material de maneira inteligente e prática. Como você viu, com a solução as obras podem ser mais rápidas e práticas, desde que o material faça sentido para as suas necessidades.
Buscando imóveis para comprar para aplicar parede de gesso? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário