Apartamentos pequenos: 11 soluções para otimizar o espaço em imóveis de até 40 m²

Compartilhar a notícia

Seja com marcenaria sob medida, móveis multifuncionais ou ambientes completamente integrados: soluções criativas para otimizar a área de apartamentos pequenos de até 40 m² não faltam no portfólio de arquitetos e designers de interiores

13 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 23 de junho de 2022 10 min de leitura
apartamento integrado sala varanda cozinha estilo industrial

Imóveis com metragens pequenas são cada vez mais comuns no mercado imobiliário brasileiro. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), unidades com áreas entre 30 e 45 m² despontam no ranking de vendas e, em março de 2022, 3193 novos apartamentos desse tipo foram lançados e outros 3568 foram comercializados só na capital paulista.

Geralmente localizados em regiões centralizadas das cidades, os apartamentos pequenos têm como público-alvo jovens casais ou moradores solteiros que buscam praticidade e são mais receptivos à mudanças, como ambientes compartilhados e espaços multifuncionais. No entanto, para otimizar a qualidade de vida em imóveis compactos, é primordial ter um bom planejamento no uso do espaço disponível.

Confira abaixo 11 soluções onde arquitetos e designers tiram proveito de móveis multifuncionais, marcenaria sob medida e ambientes integrados para criar projetos bem resolvidos.

Base da cama vira armário

quarto parede tijolinho cama bau
Piso com textura de cimento queimado e trilhos pretos de iluminação dão um ar industrial ao projeto. Foto: Mariana Orsi

A jovem moradora deste apartamento de 30 m² do bairro de Santa Cecília, em São Paulo, queria ter um armário todo aberto, clean e sem portas no quarto. Mas, ao mesmo tempo, também precisava de espaço para armazenar itens como roupas de cama, sapatos e outros objetos de pouco uso.

quarto cama bau madeira parede tijolo apartamento pequeno
Itens grandes e de pouco uso são armazenados no grande nicho central da cama. No dia a dia, gavetas nas laterais do móvel facilitam o acesso aos objetos. Foto: Mariana Orsi

A solução adotada pelo escritório Studio 92 Arquitetura foi projetar uma cama com uma base que também guarda - e esconde! -  objetos: aqui há uma sapateira na parte frontal, gavetas na lateral esquerda e nas dimensões do rebaixo do colchão, e um grande nicho com duas portas para armazenamento de itens maiores, como roupa de cama e malas de viagem. A porta de vidro na lateral do quarto dá acesso ao banheiro e também permite a entrada de luz natural.

Lavanderia camuflada na varanda

varanda sala tv lavanderia sofa verde tapete
Após o fechamento do vão da varanda com vidro, o espaço une estar, home theater e lavanderia. Foto: Mariana Orsi

No mesmo apartamento de 30 m² assinado pelo escritório Studio 92, a solução usual de transformar a varanda em sala de estar ganhou um toque inusitado: o espaço também abriga a lavanderia! A marcenaria sob medida foi essencial para esconder os eletrodomésticos e o aparador atrás do sofá camufla a condensadora do ar-condicionado e armazena acessórios de limpeza, como rodo, vassouras, balde e varal de piso.

lavanderia varanda movel escondido
Além de esconder a lava-e-seca, o móvel de madeira também serve de apoio para a bandeja do bar. Foto: Mariana Orsi

O móvel ao lado da parede onde se localiza a televisão esconde a lava-e-seca e serve de apoio para a bandeja do bar e todos os seus acessórios. Para atender ao pedido da cliente por uma adega, uma peça em serralheria com pintura eletrostática armazena garrafas e taças (na vertical e horizontal) e também emoldura a TV.

tanque escondido varanda ducha marcenaria
Uma ducha faz o papel de torneira e pode ser guardada quando o tanque não está em uso. Foto: Mariana Orsi

Ao lado do sofá, o móvel de madeira esconde um tanque: para usá-lo é só levantar a tampa. Como a opção foi por não instalar uma torneira convencional (pois a mesma ficaria aparente no ambiente), uma ducha se faz as vezes de torneira e fica escondida quando o móvel está fechado. Na parte inferior da peça, há também espaço de armazenamento para produtos de limpeza e para a tábua de passar roupas retrátil.

Adega na escrivaninha

adega escrivaninha home office sala parede tijolo
Apesar de cada parede possuir uma cor e uma textura diferente, os tons claros harmonizam e aumentam a sensação de amplitude. Foto: Julia Ribeiro

Neste apartamento de 35 m², as arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, conseguiram inserir uma adega mesmo com a limitação de espaço. O truque foi aproveitar a lateral da bancada do home office para desenvolver o espaço de armazenamento das bebidas. A mesa também abriga a cafeteira.

parede madeira divisoria quarto sala
A parede atrás do sofá é, na verdade, o fundo do armário do quarto. Foto: Julia Ribeiro

Armário como divisor de ambientes

marcenaria divisoria quarto sala madeira apartamento pequeno
A marcenaria do armário tem também a função de parede e divide a sala do quarto. Foto: Júlia Ribeiro

Neste mesmo apartamento de 35 m², as profissionais do Oliva Arquitetura criaram uma marcenaria onde os armários servem para a organização dos pertences, apoio para o espelho e também como divisão com a sala de estar - a solução tira a necessidade de executar uma parede. A madeira traz aconchego ao quarto, que é complementado por uma paleta de cores neutras, composta por tons de cinza e azul.

Estante multiuso

estante multifuncional cozinha armario
A estante ocupa toda a lateral do apartamento e une a função de cozinha, armário e painel de TV. Foto: Maura Mello

Com interiores assinados pelo escritório Macro Arquitetos, este studio de 29 m² localizado no bairro da Consolação, em São Paulo, teve como proposta integrar os ambientes e criar móveis de forma prática e compacta. O projeto foi desenvolvido a partir da estante multiuso de serralheria, que segue toda a lateral do apartamento. Nela, foram dispostos a área da cozinha, nicho para vassoura, escada, TV, armário de roupas, além de compartimentos para armazenar itens gerais.

estante multifuncional cozinha quarto tv
Louças, roupas e produtos de limpeza: há espaço para guardar tudo nesta estante. Foto: Maura Mello

A bancada da cozinha já existia e foi reaproveitada e ajustada ao novo layout. A área do frontão foi refeita, seguindo a paginação da estante. A peça foi feita em serralheria preta fosca e possui marcenaria acoplada em compensado naval tratado.

quarto estante cozinha integrada apartamento pequeno
A estante ocupa toda a parede lateral e norteou o projeto do apartamento de 29 m². Foto: Maura Mello

Bancada como mesa de refeições

sala cozinha escritorio lavanderia integrados
Sala de estar, home office, cozinha, lavanderia e jantar ocupam o mesmo espaço. Foto: Mariana Orsi

Com apenas 34 m², este apê é o primeiro lar de um jovem casal, que buscava um espaço funcional e aconchegante para o dia a dia e para o trabalho. Para isso, o escritório Studio 92 Arquitetura aproveitou a extensão da maior parede do imóvel para instalar a cozinha e a área de serviço: armários altos, tanque e lava e seca integrados à bancada otimizam a área reduzida.

ilha quartzo branco bancada mulituso
A bancada multiuso possui 3 m de comprimento e abriga microondas, espaço de armazenamento, mesa e espaço de trabalho. Foto: Mariana Orsi

A solução criativa das profissionais foi criar uma ilha de quartzo branco de 3 m com o mesmo material da bancada da pia - o novo móvel possui nicho para microondas, serve de apoio para o preparo de alimentos, ocupa o espaço atrás do sofá e ainda funciona como mesa de jantar com quatro cadeiras. A ilha foi toda projetada com altura de 75 cm para manter a área acima da cintura livre, causando sensação de amplitude no ambiente. 

sala integrada estar mesa refeicao apartamento pequeno
Com extensão de 3 m, a ilha serve de bancada, mesa de jantar e ainda abriga o microondas. Foto: Mariana Orsi

TV giratória

quarto sala painel tv giratorio
O painel de madeira de correr isola ou integra os ambientes neste apê de 26 m². Foto: Kadu Lopes

O apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, tem apenas 26 m². Para otimizar o espaço enxuto, a designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, tirou proveito da marcenaria sob medida para criar o painel de correr que pode integrar ou separar a sala do quarto. 

tv painel giratorio quarto sala
Tanto na sala como no quarto: a TV gira 180º graças à marcenaria. Foto: Kadu Lopes

A divisória também esconde um truque: a TV é giratória e, por meio de uma abertura na madeira, pode ser girada em 180º e atender aos dois cômodos. O piso vinílico amadeirado aplicado em todo o imóvel cria unidade entre os ambientes.

sala tv giratoria espelho parede
Um espelho ao lado da bancada de refeições aumenta a sensação de amplitude. Foto: Kadu Lopes

Do lado social, a TV pode ser assistida do sofá do estar, da varanda ou dos bancos da cozinha. A decoração tem o cimento queimado como base e toques de azul, a cor preferida do cliente.

adesivo tv giratoria apartamento pequeno
Foto: Kadu Lopes

Banco-baú cria espaço de armazenamento

banco bau armazenamento varanda
Foto: Kadu Lopes

“Com o prolongamento da sala, criamos um canto alemão no terraço, com um banco-baú que serve como mesinha de apoio para o sofá e garante mais espaço de armazenamento. Sobre a caixa que esconde a condensadora do ar-condicionado, instalamos um bar”, explica a designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting. A varanda também recebeu vasos de plantas e um espelho na lateral.

cimento queimado azul madeira
Cimento queimado, tons de azul e madeira compõem a paleta deste apê de 26 m². Foto: Kadu Lopes

Armários em pequenos espaços

cozinha compacta armario planejado
O espelho na parede duplica a mesa e aumenta a sensação de amplitude. Luminárias diferentes no teto criam efeitos de iluminação. Foto: Kadu Lopes

Na cozinha deste apartamento de 26 m², um armário do piso ao teto soma diversas funções: prateleiras decorativas, nicho para microondas, armazenamento de produtos de limpeza e despensa de alimentos. “Na lateral, inserimos uma bancada em L para refeições rápidas, com um espelho para aumentar a amplitude”, conta a designer de interiores Camila Cordista.

armario trilho correr cozinha
O armário estreito corre por um trilho e guarda produtos de limpeza. Foto: Kadu Lopes

O espaço ao lado da parede abriga um armário estreito e alto, ideal para guardar vassouras e rodos. A estrutura corre por um trilho e se camufla na marcenaria quando fechada.

Área social em uma única parede

parede unica area social
Uma única parede compõe a cozinha, sala de estar, TV e escritório neste apartamento de 26 m². Foto: Manuel Sá

Para o projeto localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, a arquiteta Cecilia Hoe, do escritório Hoearquitetura, criou espaços de trabalho, descanso e lazer em apenas 26 m². “Espaços compactos ‘vazios’ transmitem a sensação de serem menores. A ocupação inteligente com mobiliário, equipamentos e elementos de composição adequados às suas dimensões espaciais acaba por transmitir uma sensação de amplitude maior”, explica a profissional. A área social do apartamento (cozinha, sala e área de trabalho) foi toda instalada em uma parede só, tirando proveito da extensão da área e não atrapalhando a circulação do imóvel.

tv varanda madeira ambiente integrado
Madeira e preto compõem a base da decoração, enquanto tons de verde e terracota aparecem em detalhes. Foto: Manuel Sá

Com estilo urbano, o projeto tem marcenaria com linhas retas combinada com serralheria, tons cimentícios, paleta de cores neutra (preto e cinza) complementada por tons terrosos (verde e terracota) e couro ecológico tom caramelo. Um contraponto foi criado ao inserir elementos étnicos, que trazem cor, textura e interesse visual.

Cozinha americana sem mesa de jantar

cozinha americana bancada madeira
O frontão da pia ganhou subway tiles em duas cores paginados no padrão espinha de peixe. Foto: Luciano Sessa

As arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do escritório Lene Arquitetos, dão a dica: apartamentos menores com sala integrada e cozinha americana não precisam ter mesa de jantar. “Usar o balcão ou criar um outro nível nele com altura padrão de 75 cm pode ser uma maneira criativa para formar um local conveniente para as refeições, mesmo sem a mesa em si. Assim, eliminamos um móvel que ocuparia uma área significativa no cômodo”, explica Nathalia.

Repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.