Um dos momentos mais deliciosos da gestação é a montagem do quarto do bebê. Se você está à espera de um menino, prepare-se para um mundo de descobertas inesperadas e surpreendentes.
Como fazer decoração de quarto de bebê menino
O primeiro passo na montagem do quarto do bebê é escolher o estilo de decoração. E aqui há muitas possibilidades. Há o estilo clássico, provençal, minimalista, colorido ou com algum tema.
O estilo clássico remete aos quartos com tons pastel, cores neutras, listras e móveis retos. O estilo provençal tem origem na Provença, no sul da França. Ele ficou caracterizado por móveis com detalhes entalhados mais simples e apliques em madeira. Muitos deles são tratados inclusive com técnicas de decoupage e pátina (técnica de pintura responsável por dar um ar vintage aos objetos). O estilo provençal une romantismo, delicadeza, móveis mais rústicos, a beleza das flores e de peças em tons mais claros.Já a decoração minimalista vai na linha de menos é mais. A busca é por espaços mais amplos, poucos adereços, móveis com linhas retas e enxoval sem tantos detalhes. O colorido, no entanto, vai no sentido oposto. Traz a possibilidade de paredes coloridas, estampas na roupa de cama e tapetes, adesivos e enfeites de diferentes materiais e texturas. Por fim, a escolha de um tema aparece como uma maneira prática e objetiva de decorar o ambiente.
A decisão é difícil, mas você pode fazer um exercício para facilitar essa escolha. Procure pensar lá na frente quando você já estiver com seu filho nos braços, sentado na poltrona do quarto dele. Como você enxerga esse ambiente? Por aqui, vamos ajudar você com muitas ideias de decoração e um passo a passo completo para que nenhum item seja esquecido. Vamos lá?
Temas para quarto de bebê menino
Muitas famílias optam por seguir um tema para nortear a decoração do quarto do bebê. Safári, universo e montanhas são algumas das opções que mais fazem sucesso entre os meninos.
Tema de quarto de bebê menino: Safári
O tema escolhido para o quarto do Gael foi safári. Esse tema também fica ótimo em quartos de bebê menina. As arquitetas Milena Estrela e Stephanie Tarraf, do escritório Show Kids, escolheram um tom claro de madeira para revestir o teto com direito a pontos de luz que imitam estrelas. O painel feito de laca fendi cobre metade da parede e destaca o mobiliário. O papel de parede de animais chama a atenção. Ele faz a composição perfeita com o xadrez na parede ao lado.
Outra inspiração de quarto de bebê com tema safári foi feita pelo estúdio Milkshake.co para o bebê Victorio. O desafio de criar um projeto inspirado na viagem dos pais a Tanzânia coube à arquiteta Renata Dutra. Ela revestiu as paredes com boiseries de madeira sobre o papel de parede estampado com animais como elefantes e girafas, criado pela Betsy Décor. Dentre os detalhes, chama a atenção o berço de bambu.
Ainda no tema safári, dessa vez em uma versão bem chique. O projeto executado pelo escritório Arq Express, no Rio de Janeiro, tem boiseries na parede verde que é a protagonista e se torna um nicho ao avançar em uma parte do teto. Perto dela, os móveis de madeira clara e palhinha se destacam. Repare na sobreposição de tapetes e na luminária de palha. Tudo foge do óbvio para um quarto de bebê, mas imprime personalidade e muita elegância.
Tema de quarto de bebê menino: Espacial
Outro tema que está na lista dos mais pedidos para as famílias de bebês meninos é o espacial. Foguetes, astronautas, planetas e estrelas fazem parte desse cenário que pode ser construído de diferentes formas, cores e materiais.
Esse projeto foi feito à distância para o pequeno Enzo pela arquiteta Fernanda Costa, do escritório Kids Architecture. Ela projetou uma cabeceira ripada no tom de azul. Usou papel de parede estrelado e painéis iluminados com desenhos espaciais. Ao lado da cama, que também faz as vezes de berço, o painel pegboard tem prateleiras removíveis, onde estão expostos elementos decorativos. A cama com escorregador oferece independência em uma proposta parecida com os quartos montessorianos. Veja outro
Uma proposta completamente diferente ainda no tema espacial é esse quarto extremamente colorido. A composição dos papéis de parede da Mooui – na parede o painel Cosmos e no teto o papel Estrelas – preenche de cor o espaço.
Tema de quarto de bebê menino: Montanhas
A arquiteta Camila Mastrini criou montanhas feitas de MDF para nortear a decoração deste quarto de bebê. O papel de parede com nuvens faz as vezes de céu acima das montanhas. Repare como ela aproveitou o espaço com um móvel multifuncional. Berço e cômoda juntos com direito a nichos para dispor os objetos decorativos.
Chamado de quarto das montanhas, os arquitetos do escritório ARQINBOX, de Porto Alegre, explicam que o efeito pode ser feito com pintura ou papel de parede nas cores que a família quiser.
Para o pequeno Nicolas, uma proposta diferente com montanhas também foi criada pelo escritório ARQINBOX. Dessa vez, o efeito foi criado com tinta em tons de verde.
Papel de parede quarto de bebê menino
Além do tema, outra forma de nortear a decoração do quarto do seu bebê é por meio da escolha de um papel de parede.
No quarto da Cora, projetado pela arquiteta Tatiana Machado, à frente do Elefante Design, por exemplo, quem dá o tom no décor é o papel de parede – da Uáuá Baby, inspirado nas pedras da região da Patagônia chilena. O ambiente recebeu elementos de algodão, madeira, linho, palha, rattan e muito verde. O bercinho de rattan fica no centro do ambiente, com uma tenda de linho, ambos da Coelho na Lua.
Neste projeto do escritório Oka Arquitetura, o ponto inicial da decoração neutra foi o papel de parede de floresta usado em formato de arco na marcenaria. Para aquecer o ambiente, a arquiteta Mariana Maran escolheu móveis em tom de madeira claro e um tapete.
Mesmo em projetos mais neutros, como o quarto do Rafael, criado pela arquiteta Chris Schiavoni, o papel de parede com listras azuis e brancas foi a primeira escolha. A partir dele, os pais do Rafael, Cristiane e Adilson, escolheram o enxoval e o berço no mesmo tom.
Quarto de bebê menino simples
Se você mora em uma casa ou apartamento alugado e busca uma ideia simples e aconchegante, a proposta do quarto do JP, criada pelo escritório Apto 41, pode inspirar.
Toda a mobília do quarto do JP foi herdada do quarto da irmã mais velha, a Mabi. Os únicos adicionais foram o tapete e o céu estrelado. Os arquitetos criaram um barrado na parede da mesma cor do teto e enveloparam o aparelho de ar-condicionado que estava muito amarelado. Outro efeito simples é pintar meia-parede. Esse recurso substitui a marcenaria e é muito mais barato.
Se você gosta de quartos minimalistas, essa inspiração é para você. A parede cinza ganhou boiseries em formato de arco. São elas, e apenas elas, o destaque na parede. A mobília mistura madeira com o verde musgo. Simples, minimalista e muito elegante.
Jogo de quarto de bebê menino
Os especialistas alertam: após a escolha do estilo de decoração, o projeto do quarto do bebê deve seguir pela posição do mobiliário. “Hoje em dia, os ambientes estão cada vez menores. E em quartos de bebê, a maior parte dos móveis é solto, não tem marcenaria. A distribuição desse mobiliário é fundamental para garantir uma boa circulação”, alerta Monike Lafuente e Claudia Yamada, arquitetas do Studio Tan-gram
Por isso, a escolha do trio berço + poltrona + trocador é fundamental. Esse é o trio que compõe a base do quarto de bebê. Há muitas opções de cores, tamanhos, materiais e preços. Há opções que custam a partir de R$ 200 em sites e grupos de desapegos a R$ 50 mil ou mais em lojas de design.
Analise a posição dos móveis levando em conta a rotina do bebê. A cômoda, por exemplo, tem gavetas para guardar as roupinhas da bebê e na parte superior, em geral, se apoia o trocador e a bandeja com água morna e algodão, ou seja, os produtos que são usados na troca de fraldas.
É importante incluir ao lado da poltrona de amamentação uma mesa de apoio com uma luminária ou abajur com luz fraca para a amamentação noturna.
A poltrona de amamentação, aliás, vai ser a sua melhor amiga. É importante que ela tenha um encosto alto para encostar a cabeça nas longas mamadas, especialmente as noturnas. Não se esqueça da almofada de amamentação. Ela é imprescindível para tornar esse momento mais confortável.
Cortina para quarto de bebê menino
Como o quarto de bebê tem muitas cores, texturas e adereços, em geral, a cortina não chama a atenção. Não foi o caso desse projeto elaborado pelo escritório CastelloCambraia Arquitetura. A mãe do pequeno Romeu pediu um quarto sem tema. A cor azul divide espaço com detalhes em madeira e palha. A cortina de tecido vai até o chão e ganhou um barrado xadrez, mesma estampa das almofadas que ficam na cama auxiliar.
Outra opção muito usada em quartos de bebê menino são as persianas. Neste projeto, do Studio Tan-gram, as arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, optaram pela persiana romana. Esse modelo de persiana é feito de painéis de tecido, em fibra natural, que quando suspensos horizontalmente forma dobras no material. Esta é mais indicada para quem gosta de ter um maior controle da luminosidade.
Já no quarto do Miguel, a arquiteta Tatiana Macho, do escritório Elefante Design, usou a persiana rolô. Trata-se de painéis confeccionados em material flexível, tecido ou tela solar que se recolhem horizontalmente formando um rolo. Tem o melhor custo x benefício.
Para criar aconchego neste quarto minimalista, a arquiteta Nicole Moas escolheu uma cortina de linho. O berço de madeira tem o mesmo tom dos enfeites e de parte do enxoval.
Passo a passo da montagem do quarto de bebê menino
- Meça o ambiente;
- Escolha o estilo de decoração;
- Escolha o jogo de quarto da bebê composto por berço, cômoda e poltrona de amamentação de acordo com o estilo escolhido;
- Veja se é possível incluir uma cama auxiliar para facilitar à noite;
- Defina o papel de parede, pintura ou adesivo;
- Posicione os móveis complementares, como nichos e mesa auxiliar;
- Escolha o enxoval do bebê;
- Compre os elementos para iluminar o quarto;
- Decida sobre o uso de cortina e tapete;
- Divirta-se escolhendo os enfeites de decoração.
Colaboração de Bruna Menegueço
Deixe seu comentário