Financiamento imobiliário entra na isenção de imposto na venda de imóveis

Compartilhar a notícia

Receita Federal inclui benefício para quem comprar nova casa antes de vender atual

04 de abril de 2022

Atualizado: 03 de junho de 2022 2 min de leitura
receita amplia isencao imposto venda de imóveis

A Receita Federal ampliou a isenção de pagamento de Imposto de Renda sobre Ganhos de Capital para quem vende imóveis. De acordo com uma nova norma, em vigor desde que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17 de março, o contribuinte que vender um imóvel para quitar, total ou parcialmente, um financiamento imobiliário vai ficar livre do pagamento do imposto sobre o lucro do negócio.

Na regra anterior, válida desde 2005, eram isentas somente as operações de venda realizadas antes da compra de um outro imóvel. Agora, o contribuinte pode adquirir a casa nova antes de se desfazer da antiga. E usar o dinheiro do negócio para pagar um financiamento imobiliário residencial. Para ter direito à isenção, tanto a compra quanto a quitação precisam ser feitas até seis meses depois da venda.

O Imposto de Renda sobre Ganhos de Capital é calculado sobre o lucro da negociação de um imóvel. A alíquota vai de 15% a 22,5%, dependendo do valor. O pagamento tem que ser feito até o último dia do mês seguinte à venda, sob pena de multa de 0,33% do imposto devido sobre dia de atraso.

A mudança na regra acontece depois que o Superior Tribunal de Justiça considerou ilegal a restrição de uso do dinheiro da venda de um imóvel para pagar o financiamento de outro.

Repórter de Economia do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP com passagens pela TV Globo, Record, Band, SBT (onde trabalhou por nove anos como repórter) e CNN Brasil. Fez especialização em Jornalismo Literário pela ABJL e em Roteiro pela EICTV-Cuba. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em 2012.

Veja também

Comunicados

05 de julho de 2022

Grupo Loft reorganiza sua operação

bancada-varanda-gourmet-luminaria

Morar com estilo

05 de julho de 2022

Decoração de varanda: aprenda 7 ideias de inspiração

Fachada da estação Faria Lima, uma das 11 da linha amarela do metrô

Mercado imobiliário

04 de julho de 2022

Proximidade com metrô valoriza imóveis em São Paulo

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.