O revestimento de pedra natural está ganhando força na decoração de ambientes, especialmente entre aqueles que buscam uma atmosfera de equilíbrio com a natureza refletida no lar.
As pedras já eram amplamente utilizadas para as áreas externas, mas, com a constante procura das pessoas em trazer elementos da natureza para dentro de casa, isso foi virando uma tendência.
Como usar revestimento de pedra
O lar é o lugar para recarregar as energias e viver bons momentos ao lado de pessoas queridas e, por isso, deixar os ambientes mais acolhedores é uma busca constante. “A pedra é um elemento da natureza, trás portanto esta essência do natural e do aconchego. Como diz a filosofia Wabi Sabi, a natureza sempre nos acolhe sem julgamento algum e isto é muito relaxante”, analisa a arquiteta Angela Castilho.
No projeto de Angela Castilho, a sala de estar ganhou uma atmosfera mais rústica com o uso da pedra no piso e em destaque em uma das paredes. O clima rupestre foi reforçado com a presença de plantas abundantes.
Não há como negar que a pandemia trouxe momentos de grande introspecção e reflexão em relação ao “morar”. Especialmente “morar bem”. É comum que em momentos de apreensão, as pessoas busquem acolhimento no passado, e é assim que o arquiteto Quintino Facci justifica esse desejo por elementos mais primitivos: “os revestimentos de pedra estão sendo muito desejados de um tempo pra cá pelo fato das pessoas estarem cada vez mais querendo voltar às origens do contato com a natureza”.
No passado, as pedras naturais dominavam áreas externas. Hoje, elas são usadas em ambientes internos e se tornam as estrelas do espaço.
A percepção dos arquitetos não fica restrita apenas às pedras: revestimento com fibras naturais (palha, bambu, etc.), o uso de plantas dentro de casa e até os famosos tons terrosos são provas de que as pessoas querem uma essência maior nos lares que tragam mais equilíbrio e calmaria nas composições.
Tipos de pedras para revestimento externo
O uso de pedras naturais em ambientes externos entrou para o gosto dos brasileiros (e isso não é de hoje). Angela Castilho enxerga o revestimento como uma oportunidade de trazer um toque mais humano para as fachadas, que costumam contar com materiais mais “apáticos”, como é o caso do concreto. Além disso, a especialista destaca que as pedras são capazes de trazer mais frescor ao ambiente por serem “barreiras naturais contra o calor” – exceto algumas pedras térmicas como ardósia, que aquecem muito ao sol).
O uso de pedra em áreas externas traz benefícios que vão além da estética, como conforto térmico, já que criam uma barreira contra o sol e deixam o local mais fresco.
As pedras que são usadas em áreas externas, contudo, estão entrando em cena nos ambientes internos e fazendo bonito também. “Pedra é igual planta, foi criação divina do Universo. Não tem como ser feia , só é necessário saber usar”, aconselha a arquiteta.
Especialmente para trazer um ar mais natural e um pouco rústico, o uso de pedras pode ser um verdadeiro sucesso para criar um painel na parede.
Angela Castilho e Quintino Facci revelaram quais pedras costumam usar em seus projetos – sejam áreas externas ou não:
- Pedra madeira;
- Quartzito;
- Moledo;
- Mármores (sempre levigados e sem brilho);
- Ardósias para bancadas;
- Seixos;
- Limestones – combina bem com piscina, spa e decks.
- Granito rústico.
Cuidados necessários para preservar o revestimento de pedra natural
Por se tratar de um elemento da natureza, manter as pedras bonitas pode apresentar alguns desafios. “Devemos tomar cuidado com a manutenção delas e entender onde serão aplicadas e para qual finalidade”, destaca Quintino Facci.
A manutenção dos revestimentos de pedra costuma ser simples de fazer a limpeza. As pedras lisas, como mármore, quartzo e granito possuem uma superfície que quase não acumula pó, enquanto as mais rugosas, apesar de acumularem mais sujeiras, não têm muita restrição quanto à rotina de limpeza. Muito resistentes, o segredo está na simplicidade: não usar produtos químicos. Um pano úmido com água já resolve o problema!
No projeto de Quintino Facci, o uso da pedra vai do exterior ao interior criando uma atmosfera elegante e que acolhe o morador.
Buscar um bom profissional que saiba trabalhar com o revestimento, escolher bem o assentamento e o lugar que irá colocar a pedra (pedras que absorvem calor, por exemplo, são ótimas para ambientes externos, enquanto pedras mais “frias” como quartzo e mármore são perfeitas para ambientes internos) são passos iniciais que precisam ser priorizados para garantir uma durabilidade da pedra por bastante tempo.
Como decorar usando pedra natural na parede
A pedra pode entrar na decoração de maneira sutil e delicada. Para este apartamento, Quintino Facci criou um painel de pedra na cozinha e sala de jantar.
A pedra é um elemento que representa força e robustez, e precisa estar em harmonia com outros itens que compõem o décor. Angela Castilho recomenda buscar por locais mais amplos para não causar estranheza ou desconforto visual.
“ É importante lembrar que a pedra tem força volumétrica e textura forte, e isso nos pede para ter sensibilidade e evitar competir com mais elementos de igual destaque”, recomenda a arquiteta.
Quintino Facci orienta seguir a alma do projeto e colocar o conceito desejado em pauta para equilibrar o uso da pedra com outros revestimentos ou acessórios. Até mesmo com o piso. Assim como na natureza, o arquiteto contou que costuma utilizar uma pedra na parede e outra no piso com o objetivo de trazer mais harmonia entre os revestimentos e suavizar a decoração.
Deixe seu comentário