Ribeirão da Ilha: como é morar nesse charmoso bairro de Floripa?

Compartilhar a notícia

Quer saber como é morar em Ribeirão da Ilha? Confira detalhes do bairro de Florianópolis que chama a atenção por sua tranquilidade e beleza!

20 de abril de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de abril de 2023 11 min de leitura
Ribeirão da Ilha - como é morar nesse charmoso bairro de Floripa

Há pessoas que preferem morar em grandes centros por conta das oportunidades de trabalho e opções de lazer e entretenimento. Contudo, existe quem prefira os lugares mais pacatos para ter mais qualidade de vida.

Mas e se o indivíduo gosta da tranquilidade e quer ter mais possibilidades para o dia a dia? Então, Ribeirão da Ilha pode ser o local ideal. Isso porque, apesar de ser um bairro bucólico, ele pertence à Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

Se interessou por esse lugar? Continue a leitura e saiba mais sobre Ribeirão da Ilha e entenda como é morar nesse bairro!

O que é preciso saber sobre Florianópolis?

Antes de saber sobre o bairro, é interessante entender mais sobre Florianópolis. Popularmente chamada de Floripa, a capital de Santa Catarina é situada em uma ilha com 54 km de extensão, sendo ligada ao continente por 3 pontes — onde também há uma parte da cidade.

Ela é famosa por misturar a modernidade com a preservação da história e belezas naturais. Assim, durante o dia é possível aproveitar os locais históricos e as praias que rodeiam a cidade. Já à noite, você pode aproveitar a vida noturna agitada da região.

Quais são as principais características de Ribeirão da Ilha?

Agora que você sabe mais sobre Floripa, é o momento de descobrir as principais características do bairro de Ribeirão da Ilha. Dessa forma, você pode começar a entender como é morar nesse local tão charmoso.

A seguir, conheça as peculiaridades de Ribeirão da Ilha!

Anúncios

Localização e transporte

Como você viu, Ribeirão é um bairro de Florianópolis, localizado no sudoeste da ilha, a pouco mais de 20 km do centro da cidade. Para chegar até lá, é necessário seguir a direção sul, passando pela Praia do Campeche e seguindo as placas indicativas para o local.

Quem deseja ir de ônibus pode pegar o transporte no terminal urbano do centro — e a viagem tem duração de 50 minutos, aproximadamente. Além disso, há a possibilidade de se locomover por meio de carros de aplicativo ou táxis, por exemplo.

Arquitetura

Por causa da distância do grande centro de Floripa, Ribeirão da Ilha preserva a arquitetura com características simples da época colonial — é herança da colonização açoriana. Ademais, como é considerado um bairro-dormitório, não existem prédios e a maioria das residências fica próxima ao centro histórico.

Comércio

Por conta da simplicidade e tranquilidade do local, o comércio é limitado às necessidades essenciais, como mercados, padarias, farmácias e lojas de material de construção. Dessa maneira, não é possível encontrar grande variedade de produtos e serviços, mas ainda assim há bastante praticidade e comodidade no dia a dia. 

Gastronomia

Se o comércio de Ribeirão da Ilha é mais restrito, a gastronomia é ampla, sendo um dos principais destaques do bairro. Na via principal, você pode encontrar uma grande variedade de bares e restaurantes. 

Nesse sentido, vale a pena destacar que ostras e mariscos são os ingredientes mais populares da gastronomia local. Afinal, eles são uns dos principais alimentos produzidos na região.

Lazer

De modo geral, o lazer encontrado em Ribeirão da Ilha está concentrado em suas praias, o que é um programa interessante para quem deseja contato com a natureza. Também é possível realizar trilhas, sendo a mais famosa a que liga Caieira da Barra do Sul à Praia dos Naufragados.

Qual é a história desse bairro?

Você viu que a arquitetura do bairro é da época colonial e que ele teve grande influência das origens açorianas. Desse modo, é possível que você tenha curiosidade para saber mais sobre a história da região, não é mesmo?

A verdade é que, em 1506, Ribeirão da Ilha foi um local de desembarque das expedições europeias. No entanto, a sua colonização se deu mais de 200 anos depois, entre 1748 e 1746, quando os açorianos e espanhóis chegaram à região.

Nessa época (e durante décadas), a principal atividade econômica foi a agricultura, como plantações de café, mandioca e cana-de-açúcar. Entretanto, com o passar dos anos, o bairro passou a ter os mariscos e ostras como produção principal, sendo conhecido pela maior concentração de produtores do Brasil.

Quais são os principais atrativos desse bairro de Florianópolis?

Até o momento, você conheceu brevemente alguns dos principais atrativos de Ribeirão da ilha, que são a gastronomia e as praias. No entanto, para entender como é morar nesse bairro, é importante saber mais detalhes sobre ele.

Conheça as atrações principais de Ribeirão da Ilha!

Rota gastronômica

A rota gastronômica de Ribeirão da Ilha inclui bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem comida de renome internacional. Assim, o bairro ganha destaque por ser um local para quem deseja viver uma experiência de boa comida e ambiente agradável.

Entre as opções de restaurantes mais conhecidas estão:

  • Ostradamus;
  • Bombordo;
  • Porto do Contrato;
  • Rancho Açoriano;
  • Amoriko.

História

As pessoas que se interessam por história do Brasil colônia podem aproveitar um grande acervo em Ribeirão da Ilha. O local, que conta com influência dos indígenas carijós, negros escravizados, espanhóis e açorianos, tem muito a revelar sobre essa época.

A começar pela sua arquitetura, onde, além das casas antigas, há a igreja Nossa Senhora da Lapa. Ela foi construída por escravos com pedra, azeite de baleia e cal.

Também é possível visitar o Ecomuseu, que demonstra a atividade rural e a vida dos açorianos em Santa Catarina. Assim, você pode observar objetos utilizados naquela época para entender como era viver no período colonial.

Belezas naturais

As belezas naturais são uma das atrações que encantam não somente os visitantes, mas também os moradores. Afinal, quem não gostaria de vislumbrar um mar calmo e bonito todos os dias, não é mesmo?

Ainda, quem gosta de esportes como canoagem, pesca e stand up paddle pode praticá-los, pois o mar é propício para essas práticas. Já as famílias com crianças podem aproveitar a orla para fazer passeios e brincadeiras.

Afinal, como é morar em Ribeirão da Ilha?

Após conhecer as características do bairro de Ribeirão da Ilha, é o momento de descobrir como é morar nessa região. Com esse conhecimento, você pode analisar melhor a possibilidade de ser mais um morador desse lugar.

Confira mais detalhes!

Estrutura

Como você viu, a estrutura comercial do bairro é mais limitada, mas isso não significa que não há boas opções de lojas, lazer, escolas, centros de saúde etc. Há alguns anos, os moradores tinham maior dificuldade para realizar suas atividades no local, tendo que se deslocar para outras áreas da cidade.

Porém, atualmente, o bairro atende à maioria das necessidades dos seus habitantes, que não precisam mais ir para outras regiões para estudar ou se consultar com um médico, por exemplo. Parte dessa mudança aconteceu por conta dos investimentos realizados em infraestrutura.

Emprego

Por ser um bairro pacato e histórico, as oportunidades de emprego são mais restritas ao comércio, ao turismo e à produção de ostras e mariscos. Por esse motivo, é comum que pessoas que atuam em outras áreas de atuação procurem trabalho em locais diferentes.

No entanto, quem gosta de empreendedorismo pode aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo na região. Entre as modalidades de negócio que podem ser desenvolvidas estão a hotelaria, a gastronomia e o artesanato.

Qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos principais motivos que fazem uma pessoa se mudar para Ribeirão da Ilha. Afinal, a tranquilidade e a natureza encontrados na região contribuem para a saúde física e mental.

Além disso, a proximidade com o centro permite ter acesso às facilidades que uma capital oferece, como oportunidades de emprego e de estudos. Desse modo, o bairro reúne as características essenciais para quem deseja ter mais qualidade de vida.

Quais são as vantagens e desvantagens de morar na praia?

Após saber mais sobre Ribeirão da Ilha, a sua vontade de morar na praia aumentou? Então é preciso saber as vantagens e as desvantagens de ser um morador de um lugar praiano. Tenha em mente que todas as regiões têm seus prós e contras e é preciso avaliar essas questões antes de decidir.

A principal vantagem de morar na praia é o maior contato com a natureza, o que, como você viu, melhora a qualidade de vida. Isso porque o local ajuda a reduzir o estresse e, consequentemente, as comorbidades dessa condição, como hipertensão e ansiedade.

Ademais, a praia apresenta muitas opções de lazer e esportes para todas as idades e ao ar livre. Enquanto as crianças podem brincar na areia, os adultos e idosos podem fazer caminhadas e jogar vôlei, por exemplo.

Outro ponto de destaque é a parte cultural, já que as regiões litorâneas costumam valorizar a sua cultura local. Como você aprendeu, em Ribeirão da Ilha, a história tem forte presença em suas atividades.

Mais uma vantagem das cidades litorâneas é a oportunidade de empreendedorismo, que pode ser aproveitada mesmo sem muito dinheiro para investir. É possível começar com pequenos negócios, mas que geram alta lucratividade, como a venda de artesanatos e comida.

Em contrapartida, morar na praia traz desvantagens que devem ser consideradas na hora da decisão. Uma delas é a maresia, que são gotículas de água do mar que se espalham com o vento e atingem a região da costa.

Ela costuma danificar móveis e objetos de metal, como eletrodomésticos. Aliás, até mesmo os carros podem ser afetados pela maresia. Contudo, é possível reduzir os danos desse fenômeno ao adotar cuidados específicos, como ao aplicar ceras e óleos nesses itens.

Como encontrar um imóvel em Ribeirão da Ilha?

Se você considerou todos os prós e contras de morar em uma região praiana e decidiu se mudar para Ribeirão da Ilha, é hora de saber como encontrar um imóvel no bairro. Isso permitirá que você faça uma escolha mais acertada e garantir os benefícios de ser um morador do local.

Descubra como encontrar o seu imóvel dos sonhos em Ribeirão da Ilha!

Busque o local

O que você prefere: morar mais perto da praia, do centro histórico ou do comércio? Esses fatores devem ser considerados ao se mudar para Ribeirão da Ilha, pois eles podem ajudar na hora de buscar o imóvel ideal.

Nesse sentido, outras questões devem ser observadas. Por exemplo, se você tem filhos, morar perto da escola pode facilitar o dia a dia. No entanto, se a sua intenção é ficar mais em contato com a natureza e observar a bela paisagem, um imóvel próximo à orla pode ser mais adequado.

Ainda, vale conhecer a vizinhança para entender como a região se comporta em determinadas épocas do ano. Se você se incomoda com agitação e barulho, pode ser melhor buscar localizações mais distantes dos pontos turísticos, por exemplo.

Escolha o tipo de imóvel

Para filtrar a sua busca pelo imóvel ideal, é importante escolher entre apartamento ou casa. Com isso, você reduz as possibilidades, facilitando a sua decisão. Se você ainda não tem uma predileção, é válido observar alguns pontos.

Os apartamentos costumam ter a segurança a seu favor, já que muitos deles contam com portaria e outras medidas de proteção. Nesse caso, eles chamam atenção das pessoas que passam a maior parte do tempo fora de casa ou têm o hábito de viajar constantemente.

Já as casas, especialmente as com quintal, oferecem mais espaço, o que atrai as pessoas com filhos e animais de estimação ou que gostam de receber muitos amigos, por exemplo.

Conte com a Loft

A Loft é uma plataforma de compra e venda de imóveis que utiliza a tecnologia para facilitar essas negociações no mercado imobiliário. Por meio dela, é possível comprar a sua casa ou apartamento em Ribeirão da Ilha, de forma simples, segura e sem burocracia. 

Então vale a pena acessar o site da Loft para comprar o seu imóvel em Ribeirão da Ilha. Assim, a sua experiência de mudança para o bairro pode ser ainda melhor.

Neste artigo, você conferiu mais detalhes sobre Ribeirão da Ilha e entendeu como é morar nesse bairro de Florianópolis. Se é de seu interesse se mudar para esse local, não deixe de considerar as dicas que você acabou de ler!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.