Santa Teresa/RJ: como é morar nessa região histórica?

Compartilhar a notícia

Você tem curiosidade para conhecer os encantos do bairro de Santa Teresa, no RJ? Confira as atrações da região e veja se esse é o lugar ideal para morar!

18 de julho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 11 min de leitura
Santa TeresaRJ - como é morar nessa região histórica

Escolher onde morar influencia diretamente no seu nível de qualidade de vida. Isso porque o ambiente diz muito sobre como será o cotidiano: agitado por causa de bares, tranquilo indo aos parques no final do dia ou cansativo devido aos problemas do transporte público.

Logo, determinar a região para morar precisa de atenção para não lidar com arrependimentos futuros. No RJ, vale a pena conhecer o bairro de Santa Teresa. Por ser considerado um local histórico da capital, ele pode trazer diferenciais para o seu dia a dia.

Ficou interessado para saber mais sobre Santa Teresa? Continue lendo e descubra detalhes dessa área!

Qual é a história desse charmoso bairro?

Santa Teresa surgiu em torno do convento de mesmo nome, no século XVIII. No começo, a área era repleta de moradores da alta sociedade, que construíram casarões inspirados na arquitetura europeia da época. Esse charme e sofisticação do local podem ser confirmados ao andar pelas ruas do bairro ainda hoje.

Ainda, devido ao clima mais fresco do que no restante da cidade, muitos imigrantes europeus chegavam ao RJ e buscavam o bairro. Além de manter um clima agradável, a combinação entre o vento, a umidade e a distância do centro urbano dificultavam a propagação de doenças.

Desse modo, em torno de 1850, o favorecimento geográfico induziu ainda mais a população a mudar de outras partes para ir até Santa Teresa. Essa era a solução para escapar da febre-amarela e não precisar lidar com a temperatura do centro do Rio.

Em 1872, o bonde começou a rodar na cidade e até hoje é um dos pontos de destaque do bairro. No início, ele utilizava tração animal e passava pelas ruas Almirante Alexandrino e Joaquim Murtinho. Mas, com o tempo, a rede elétrica conseguiu modernizá-lo e seu uso ficou ainda mais acessível.

Em Santa Teresa, o veículo chegou em 1896, durante a República Velha. Atrelado ao distanciamento das doenças, o bonde foi mais um motivo de desenvolvimento do bairro. Dessa forma, a urbanização foi impulsionada e gerou um grande crescimento no entorno.

Com o passar do tempo, Santa Teresa começou a chamar atenção de artistas. Alguns dos famosos que viveram por lá foram Jorge Selarón, Bibi Ferreira e Pixinguinha. Já na Rua André Cavalcanti, é possível ver a casa onde Carmen Miranda viveu.

Como chegar até o bairro de Santa Teresa?

Santa Teresa fica localizada em um morro entre as zonas sul e central. Ela fica próxima a alguns bairros cariocas importantes, como:

  • Laranjeiras;
  • Glória;
  • Catete;
  • Humaitá;
  • Alto da Boa Vista;
  • Lapa;
  • Rio Comprido;
  • Catumbi;
  • Cidade Nova;
  • Centro.

Para chegar até o local, o bonde é uma opção interessante. Seu ponto inicial é na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca. O ponto fica no centro da cidade e as saídas acontecem a cada 30 minutos.

Para quem quiser se deslocar de modo menos turístico, há outras vias de acesso de carro ou ônibus. Algumas ruas que levam até o bairro são:

  • Rua Almirante Alexandrino;
  • Rua Alice;
  • Rua Benjamin Constant;
  • Rua Cosme Velho;
  • Rua Joaquim Murtinho;
  • Rua Santa Cristina.

Para chegar a pé na região, uma das formas é seguir pela Escadaria Selarón. Por ser um dos pontos turísticos de Santa Teresa, o local também é atrativo para quem deseja aproveitar um dia de sol no Rio de Janeiro.

Anúncios

O que fazer em Santa Teresa?

O bairro de Santa Teresa é destaque do RJ devido a seu charme e seus muitos pontos turísticos. Mesmo não sendo próxima à praia, a área não deixa de encantar visitantes com sua beleza, já que ela proporciona vistas incríveis da cidade e é cheia de opções de lazer.

A seguir, conheça as principais atrações de Santa Teresa!

Escadaria Selarón

Você já viu que a Escadaria Selarón é uma das maneiras de chegar ao bairro. Ela é um dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro. Os famosos degraus coloridos idealizados pelo artista plástico chileno Jorge Selarón estão localizados entre a Lapa e Santa Teresa.

Provavelmente, você já viu imagens dessa escada feita de mosaico. Com cores escolhidas de modo intencional, o amarelo, verde e azul da bandeira do Brasil tomam conta. Uma curiosidade é que a obra se estruturou a partir de doações de azulejos de diferentes lugares do mundo.

Assim, vale visitar a escada devido à sua beleza e à sua história. Selarón morava na região e se cansou da situação desagradável do lugar. Então ele resolveu reformar os degraus e dar seu toque artístico. Ou seja, o espaço se tornou funcional e descontraído, atraindo turistas.

Para quem deseja visitar, a escadaria fica próxima aos Arcos da Lapa, na Rua Manoel Carneiro, ligando a Rua Joaquim Silva à Ladeira de Santa Teresa. Por ser uma via pública, o artista conseguiu democratizar sua obra, pois qualquer cidadão ou visitante consegue desfrutar do espaço.

Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas, localizado na Rua Murtinho Nobre, 169, é uma opção para quem deseja observar o RJ de outro ponto de vista. Nas ladeiras de Santa Teresa, o espaço tem uma das vistas mais bonitas da região e possui programação para todas as idades.

Ele era a casa da Laurinda Santos Lobo, um dos grandes nomes da Belle Époque carioca. O palacete é um projeto do arquiteto Ernani Freire, com uma arquitetura única em meio a uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro, tendo vista para o Centro e para a Baía de Guanabara.

O espaço possui diferentes programações, com atividades interativas para as crianças e exposições para os adultos. Também há peças teatrais e apresentações musicais com estrutura de um teatro, duas galerias, um quiosque, um mirante e um parquinho infantil.

Largo do Curvelo

Já o Largo do Curvelo ficou bem conhecido por causa dos shows de bandas independentes. Ele ainda é um palco eventual para encontros musicais, exibições de artesanato e ponto de encontro para jogos de xadrez. 

Na sua rua passa o bloco Carmelitas, um dos mais conhecidos do carnaval do RJ. Ainda, o Largo do Curvelo é uma das paradas do bondinho. Logo, mesmo não sendo um espaço tão agitado, ele é um dos grandes pontos turísticos de Santa Teresa.

Com uma arquitetura diferente, o Largo do Curvelo é localizado na rua Joaquim Murtinho, 2012. Ele é uma rota para o Castelo do Valentim, Museu da Chácara do Céu e o Parque das Ruínas.

Museu Chácara do Céu

O Museu Chácara do Céu também fica na Rua Murtinho Nobre, 93. Nele, há diversas coleções de arte nos três pavimentos da casa, com exposições de longa duração e temporárias. Esse museu era a residência de Castro Maya, deixado por meio da Fundação Castro Maya.

Além disso, o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974. Essa é uma boa opção para explorar a herança cultural do bairro.

Museu Casa de Benjamin Constant

No caso do Museu Casa de Benjamin Constant, ele foi residência de um personagem importante na fundação da República do Brasil. Em 1891, o prédio — que tem uma área verde de 10,5 mil metros quadrados — foi adquirido pelo poder público.

Com uma exposição permanente no local, é possível visitar as obras de arte, objetos e mobília dos séculos XIX e XX. Para quem gosta de história, vale conhecer o endereço Rua Monte Alegre, 225.

Samba dos Guimarães

Uma das principais tradições de Santa Teresa é a roda de samba, que costuma acontecer nas tardes e noites de sábado. Entre as rodas de samba, a que acontece no Largo dos Guimarães se destaca. Para quem gosta de agitação, essa é a oportunidade ideal para viver o Rio de Janeiro integralmente.

Vale notar que a agenda pode variar, assim como os preços dos ingressos. Portanto, se você quiser curtir um samba em Santa Teresa, confira as informações de modo antecipado.

Como é a segurança no bairro?

Agora que você descobriu as atrações de Santa Teresa, é momento de saber como é a segurança no local. Afinal, o Rio de Janeiro, como qualquer cidade grande, possui áreas mais protegidas, enquanto outras geram maior preocupação. 

De modo geral, o bairro é seguro, principalmente durante o dia. Por ser uma zona turística, o local é bem movimentado, o que pode tranquilizar os moradores para circular sem grandes preocupações. À noite, Santa Teresa também apresenta boa iluminação.

Uma das boas notícias de Santa Teresa é que, em 2021, o bairro ganhou uma base do Programa Bairro Seguro de policiamento de proximidade, da Secretaria de Estado da Polícia Militar. Essa operação garante 30 policiais militares nas vias durante o dia e a noite, ajudando a diminuir a criminalidade. Como resultado, a população, o comércio e os visitantes podem ficar mais tranquilos e seguros para aproveitar a região. Tendo algumas precauções básicas, você perceberá que o dia a dia é sossegado nessa área da capital fluminense.

Como é a infraestrutura do bairro?

Para quem deseja saber sobre como é a saúde no bairro, Santa Teresa oferece clínicas e hospitais próximos, tanto públicos quanto particulares. Nos arredores, há a Casa de Saúde São João de Deus, além de clínicas de saúde mental e física.

Em relação à educação, as opções também são variadas, atendendo a estudantes desde os primeiros até os anos finais. Entre as instituições, estão:

  • Centro Educacional Anísio Teixeira;
  • Casa Monte Alegre;
  • Escola São Miguel;
  • Colégio Costa Ferreira.

Por fim, vale citar que há muitos supermercados, padarias, cafés e lojas disponíveis para atender às necessidades dos moradores. Então não é preciso se locomover por longas distâncias para fazer as compras do mês ou buscar um pão fresco na padaria de manhã, por exemplo.

Quais são os benefícios de morar em Santa Teresa?

Como você já percebeu, Santa Teresa traz um mundo de possibilidades para quem gosta de arte, cultura, tranquilidade e belas paisagens. Além desses benefícios, existem outros pontos positivos de escolher essa região para morar.

Entre eles está a boa localização do bairro. Ele está próximo ao centro do RJ, ao lado da Lapa, apesar de não aparentar fazer parte de uma metrópole tão movimentada. Assim, uma das vantagens é conseguir caminhar pelas ruas, aproveitar o sossego e viver próximo da Zona Sul carioca.

Ainda, as ruas de Santa Teresa já são um charme à parte. Você pode sair para caminhar e admirar as belezas da região. Uma dica é ir até o Largo dos Guimarães, ponto final do bondinho, e sair passeando pelas ruas, conhecendo as lojinhas e conhecendo os restaurantes pelo caminho.

Isso porque a gastronomia de Santa Teresa é ampla, tendo muitas opções de comidas brasileiras, além de restaurantes mais refinados.

Portanto, a qualidade de vida é perceptível por quem mora por lá. Elementos como um transporte público funcional, infraestrutura robusta, áreas verdes e localização estratégica ajudam no bem-estar da população. Em pouco tempo, é fácil se acostumar com as vantagens de viver no bairro.

Onde encontrar imóveis em Santa Teresa?

Após conferir essas informações, pode ser que você queira dar uma chance à vida em Santa Teresa. Para pesquisar os imóveis a venda no Bairro Santa Teresa do bairro, conte com a plataforma Loft — há diversas opções disponíveis na região. 

Na hora de escolher, é importante decidir quais são suas prioridades em um lar, como localização, tamanho, preço e estrutura no entorno. Também é fundamental analisar os detalhes dos imóveis para investir corretamente na sua qualidade de vida.

Entre as oportunidades disponíveis, você encontrará imóveis em uma ampla faixa de preços. Assim, vale a pena conferir as informações de cada propriedade para identificar quais oferecem o melhor custo-benefício para as suas necessidades.

Neste artigo, você descobriu as características de Santa Teresa no RJ e como o bairro oferece diversos benefícios para quem deseja morar por lá. Se você quiser aproveitar a qualidade de vida que esse bairro pode proporcionar, defina o que você está buscando em um imóvel e avalie as alternativas disponíveis.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.