Como ocorre em muitos tipos de negócios, a locação de um imóvel pode envolver riscos que devem ser cobertos por garantias. Afinal, é importante que o locador tenha segurança caso o locatário não cumpra com as suas obrigações.
Nesse sentido, o título de capitalização para aluguel vem ganhando bastante espaço no mercado imobiliário, sendo utilizado como uma garantia em contratos de locação. Contudo, vale entender como essa modalidade funciona e se essa é a alternativa certa para você.
Quer entender o que é título de capitalização para aluguel, quais são as vantagens e como resgatá-lo? Então veja as informações do conteúdo com atenção!
O que é título de capitalização para aluguel?
O título de capitalização para aluguel é uma modalidade de garantia oferecida por instituições financeiras com o objetivo de combinar investimento e sorteio de prêmios. Ele é semelhante a uma caução, assegurando ao locador o recebimento do aluguel.
Nesse caso, o inquilino realiza um depósito inicial a título de capitalização. Esse valor fica retido por um período predeterminado, atuando como uma garantia para o dono do imóvel.
Além de proporcionar maior segurança ao locador, o título pode oferecer vantagens ao locatário, como a oportunidade de participar de sorteios e concorrer a prêmios. Há também a possibilidade de resgatar o valor depositado ao término do contrato, desde que todas as obrigações acordadas sejam cumpridas.
Como funciona essa alternativa para alugar um imóvel?
Após entender o que é o título de capitalização para aluguel, vale a pena saber como essa alternativa funciona. Primeiro, o inquilino interessado em alugar um imóvel deve adquirir um título junto a uma instituição financeira.
Para tanto, é preciso fazer um pagamento único ou periódico, sendo que o valor pode mudar conforme a instituição. O montante pago pelo inquilino é retido pelo banco e forma uma reserva de capital ao longo do tempo.
Com isso, ele serve como garantia para o proprietário do imóvel em caso de inadimplência ou danos. Além de funcionar como garantia, o título de capitalização pode oferecer benefícios ao inquilino, como você aprendeu.
Nessa modalidade de garantia, caso o inquilino cumpra com todas as suas obrigações do contrato de aluguel, como o pagamento na data correta e a manutenção adequada do imóvel, ele poderá resgatar o valor acumulado no título de capitalização ao final do contrato.
Por outro lado, se o resgate não acontecer, o título é renovado automaticamente pelo mesmo tempo contratado inicialmente conforme definição em contrato. Quando isso acontece, podem acontecer mudanças devido ao novo preço do aluguel, por exemplo.
Ademais, quando o inquilino não cumpre suas obrigações, o proprietário tem o direito de solicitar o resgate do valor devido — afinal, o título foi dado como garantia do contrato. Como resultado, comprovada a inadimplência, não há a possibilidade de impedir o saque.
Quais são as vantagens do título de capitalização?
Como você entendeu, o título de capitalização possibilita o resgate do valor no término do contrato de locação de imóveis. Outra alternativa é a transferência dele para um novo contrato de aluguel. Assim, a modalidade pode trazer vantagens tanto para inquilinos quanto para o proprietário do imóvel.
Veja, abaixo, os principais pontos positivos!
Dispensa a necessidade de fiador
Uma das principais vantagens do título de capitalização para aluguel é que ele pode substituir a necessidade de fiador ou depósito de caução. Para conseguir um fiador, é necessário ter uma renda compatível com o imóvel locado, limitando as opções e deixando o processo mais burocrático.
Além disso, a situação pode causar conflitos entre o fiador e o inquilino, principalmente se houver atrasos no pagamento do aluguel.
Participação em sorteios
Muitos títulos de capitalização oferecem a oportunidade de participar de sorteios. Isso pode ser visto como uma vantagem adicional, já que o inquilino poderá ter a chance de concorrer a prêmios em dinheiro durante a vigência do contrato.
Resgate do valor
Se todas as obrigações contratuais forem cumpridas, o inquilino poderá resgatar o valor acumulado no título de capitalização ao final do contrato. Essa vantagem pode ser uma maneira de economizar e ter acesso a um montante de dinheiro no futuro.
Além disso, em casos de danos ao imóvel ou inadimplência por parte do inquilino, o proprietário e a imobiliária poderão resgatar o título com mais facilidade para cobrir todos os prejuízos causados.
Flexibilidade de pagamento
Os títulos de capitalização podem oferecer flexibilidade nos pagamentos. Isso permite que o inquilino escolha entre pagamento único ou parcelado, dependendo das opções oferecidas pela instituição financeira.
Como resgatar o título de capitalização para aluguel?
Como você viu, um dos benefícios de usar o título de capitalização para aluguel é a possibilidade de resgatar o valor acumulado após o período. Para tanto, é necessário encaminhar um pedido formal à instituição financeira ou à seguradora responsável pelo título.
Os documentos iniciais para resgate sem inadimplência podem mudar conforme a instituição. Contudo, a documentação mais comum é:
- pedido de liberação da caução;
- CPF e RG do inquilino;
- cópia do contrato social da imobiliária;
- contrato de locação;
- carta caução de liberação, com firma reconhecida do titular contratante.
Dependendo das regras do contrato, é necessário agendar o resgate do título para uma data específica. Após seguir todos os requisitos estabelecidos, a instituição financeira libera os fundos acumulados no título de capitalização.
Geralmente, o valor é enviado para a sua conta bancária. Ainda, é preciso ficar atento a uma informação importante: a retirada dos fundos do título deve ocorrer após o término do período de carência estabelecido pela instituição financeira.
Em casos de resgate antecipado, pode haver a aplicação de uma penalidade. O montante varia, mas ela pode chegar a até 10% do capital acumulado durante o contrato.
Após entender o que é título de capitalização para aluguel, como ele funciona e quais são os seus benefícios, você está preparado para decidir se vale a pena utilizar essa modalidade de garantia ao locar um imóvel. Lembre-se de que essa opção auxilia as pessoas que não têm um fiador ou preferem não realizar o seguro fiança.
Deixe seu comentário