Valinhos - SP: como é morar na considerada melhor cidade do Brasil?

Compartilhar a notícia

Procurando uma boa cidade para morar? Conheça Valinhos, em SP, considerada a melhor cidade do Brasil nos indicadores sociais!

25 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de setembro de 2023 11 min de leitura
Valinhos - SP - como é morar na considerada melhor cidade do Brasil

Você já se imaginou morando na melhor cidade do Brasil? Esse título foi concedido a Valinhos, localizada em São Paulo (SP), pela Consultoria Austin Rating, contratada pela Revista Isto É. O reconhecimento ocorreu, principalmente, por seu destaque com bons indicadores sociais.

O município é pequeno e fica localizado na Região Metropolitana de Campinas, a 82 km da capital do estado. Ele conta com um investimento na atração de turistas, enquanto se sobressai no desenvolvimento social, comercial e industrial para chamar a atenção de novos moradores.

Neste artigo, você conhecerá as principais informações sobre Valinhos, uma cidade que se destaca em São Paulo e no Brasil.

Acompanhe!

Quais indicadores sociais fazem de Valinhos a melhor cidade do Brasil?

A pesquisa realizada para a 2ª edição do Anuário Melhores Cidades do Brasil 2022, da Revista Isto É, foi a responsável por eleger Valinhos, em SP, como a melhor cidade do Brasil.

Para chegar a essa conclusão, o levantamento considerou os seguintes indicadores:

  • qualidade de vida;
  • educação;
  • saúde;
  • habitação;
  • responsabilidade social;
  • atenção ao jovem;
  • desenvolvimento humano.

O resultado demonstra um esforço coletivo para o desenvolvimento da região. Afinal, na primeira edição da pesquisa, que ocorreu em 2015, Valinhos ocupava a 38ª posição no ranking. 

Na listagem geral do estudo, que observou todos os indicadores — sociais, fiscais, econômicos e digitais —, a cidade esteve entre as 3 melhores cidades do Brasil. Considerando apenas a Região Metropolitana de Campinas, Valinhos ficou com a primeira posição em todos os critérios.

Qual é o custo de vida em Valinhos? 

O custo de vida é um critério importante para selecionar uma nova cidade para se morar. Em relação a Valinhos, os valores variam de acordo com a localização e tipo de residência.

Há opções de moradias mais acessíveis, como apartamentos e casas em bairros residenciais tradicionais, bem como áreas mais nobres, em que os imóveis apresentam um preço mais elevado. Contudo, no geral, o custo de habitação é mais atrativo em comparação às grandes metrópoles.

Na parte de alimentação, os moradores podem contar com diversos supermercados, feiras livres e mercados municipais. Cabe destacar que é possível encontrar produtos frescos e regionais a preços competitivos, por conta da forte produção agrícola da região.

O transporte na cidade tem uma tendência de ser mais acessível do que em grandes centros urbanos. Além disso, há como fazer grande parte das atividades cotidianas a pé.

É pertinente destacar que Valinhos proporciona opções de lazer e cultura gratuitas ou com baixo custo para os moradores e visitantes.

Anúncios

Quais são as opções de lazer e entretenimento da cidade? 

Quando o assunto é lazer e entretenimento, Valinhos, em SP, também é muito diversa, pois ela conta com alternativas para pessoas de todas as idades. Conheça algumas atrações para aproveitar na melhor cidade do Brasil!

Atividade física e contato com a natureza

As pessoas apaixonadas pela natureza encontram na cidade de Valinhos um grande número de parques e áreas verdes para explorar. Entre as opções, está o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, popular entre moradores e visitantes.

O local oferece vastas áreas para caminhadas, corridas, piqueniques e até mesmo atividades esportivas. Ele ainda dispõe de churrasqueiras públicas e brinquedos para as crianças.

O Parque Municipal de Valinhos abriga diversos eventos da região, como a Festa do Figo. A comemoração acontece no começo do ano, sendo tão tradicional que a cidade é conhecida como Capital do Figo Roxo. O festejo ocorre há diversas décadas e atrai em média 100 mil visitantes todo ano. 

Já a atividade agrícola intensa na cidade deu origem também à Expogoiaba, outro festival realizado anualmente no Parque Municipal.

Ainda no que se refere aos parques da cidade, é possível aproveitar o Parque dos Lagos, que abriga três lagos. Esse é um excelente espaço para encontrar tranquilidade e ter bastante contato com a natureza. 

Além desses espaços verdes urbanos, a região conta com trilhas ecológicas e cachoeiras. Esses locais proporcionam experiências únicas de contato com a fauna e flora local.

Os adeptos de esportes também têm muitas opções à disposição. A cidade oferece campos de futebol, quadras poliesportivas, pistas de skate e academias ao ar livre que permitem a prática de atividades físicas de forma gratuita e acessível.

Cultura

Nas atividades culturais, Valinhos conta com o Centro Cultural Vicente Musselli, antigamente chamado de Casa da Cultura. Nele, é possível realizar cursos gratuitos de diversas áreas, como dança, música, artes visuais e cênicas. 

Os alunos do Centro Cultural realizam periodicamente o Festival de Artes de Valinhos, no Auditório Municipal. A programação é sempre variada e interessante. O espaço recebe artistas reconhecidos do Brasil e do mundo e a cidade se destaca, ainda, por ser exportadora de talentos.

Frequentemente, a Secretaria de Cultura do município realiza eventos, como cafés históricos, a tradicional festa julhina, bem como exposições. Além disso, Valinhos recebe atrações musicais ao longo do ano, abrangendo diversos estilos e grandes nomes nacionais.

Comércio

Para os amantes de compras, Valinhos possui um comércio diversificado, com feiras livres e lojas de artesanato, onde é possível encontrar produtos regionais e exclusivos. Há também o Shopping Valinhos, um complexo de lojas de diversos tipos.

Gastronomia e vida noturna

Uma das opções de lazer em Valinhos está relacionada à gastronomia, que é um ponto forte na cidade. Por ser uma região turística muito focada na produção agrícola, a área oferece alternativas que agradam a diversos paladares.

Os restaurantes e bares dispõem de uma variedade de pratos, desde a culinária típica brasileira até opções internacionais. No dia a dia, isso permite que os visitantes e moradores apreciem diferentes sabores e experiências gastronômicas.

Valinhos tem uma vida noturna animada, com bares e casas de shows que oferecem música ao vivo e eventos especiais, proporcionando momentos de diversão e descontração. As opções incluem desde bares para aproveitar em família e amigos até clubes e baladas.

Como é a mobilidade em Valinhos?

Na hora de decidir a cidade para morar, também é essencial conhecer a mobilidade do local. Esse fator afeta a rotina e impacta aspectos relevantes da vida dos moradores, como a qualidade de vida.

O trânsito em Valinhos é menos congestionado quando comparado com as cidades grandes nas proximidades. Ainda, os moradores têm opções de transporte público eficiente e outras possibilidades, como bicicletas, para se locomover pela cidade.

A região é cercada por um amplo sistema viário, que se destaca pela qualidade. Existem eixos que conectam a cidade com municípios do interior de São Paulo, bem como à capital e grandes cidades desse estado. 

Também é relevante acrescentar que o município é atravessado por uma das principais ferrovias brasileiras, a Linha Tronco, que conecta Campinas e Jundiaí à cidade chamada Colômbia. A linha pertence à antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Apesar disso, a linha de trem não disponibiliza o transporte de passageiros desde 2001, sendo destinada apenas à condução de cargas. Contudo, a Estação Ferroviária de Valinhos comporta o Museu da Cidade e o pátio ferroviário admite o tráfego de trens de carga.

Ademais, a cidade conta com iniciativas públicas para solucionar problemas relacionados à mobilidade urbana, movidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Uma das medidas adotadas foi a disponibilização de atendimento aos moradores via WhatsApp, para que os cidadãos possam enviar denúncias, sugestões, solicitações e tirar dúvidas. Desse modo, o desenvolvimento é contínuo e alinhado às necessidades da população.

Como é a empregabilidade na cidade paulista? 

Se você busca por oportunidades de emprego, gostará de saber que Valinhos investe na empregabilidade dos seus moradores e demonstra um crescimento constante nesse sentido. O município realiza iniciativas como as feiras de empregos periódicas.

Além disso, o município tem as atividades comerciais e industriais aquecidas. Assim, a população tem acesso a muitas oportunidades para ingresso e crescimento no mercado de trabalho.Tais esforços se refletem nos índices de emprego, que apresentam resultados satisfatórios e progresso contínuo. Em 2022, por exemplo, a cidade registrava 45.007 empregos ativos. Vale lembrar que naquele ano, Valinhos contava com 126.325 habitantes.

Como é a segurança em Valinhos, em SP?

Um critério importante adotado por muitas pessoas na hora de decidir sobre a cidade em que estabelecerão uma nova moradia é a segurança. Isso ocorre porque é comum as pessoas desejarem ter tranquilidade em casa ou na rua, não é mesmo?

A boa notícia para quem pretende se mudar para Valinhos é que esse município também é destaque no quesito segurança. A cidade lidera o ranking de segurança em São Paulo, de acordo com o estudo Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte.

Essa pesquisa foi feita pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), avaliando o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV). O trabalho foi desenvolvido por professores das seguintes instituições:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).

É pertinente destacar que Valinhos foi considerada a 3ª cidade mais segura do Brasil em 2021. A informação foi resultado da Pesquisa Atlas da Violência 2019 — Retratos dos Municípios Brasileiros, realizada pela parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Os dados demonstram também que a segurança e o desenvolvimento humano são elementos complementares, que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Portanto, Valinhos se sobressai quando o assunto é preocupação com a segurança dos seus moradores e visitantes. O trabalho coletivo da cidade é reconhecido estadual e nacionalmente.

Quais são os melhores bairros de Valinhos? 

Agora que você já conhece as principais características de Valinhos, é válido saber mais sobre os bairros da cidade mais relevantes. A melhor localidade para a sua nova moradia dependerá dos seus desejos e preferências, mas é interessante conhecer os locais de destaque nessa cidade.

Um exemplo é o Jardim Paiquerê, considerado um dos bairros mais desejados de Valinhos. Ele oferece uma excelente infraestrutura, com ruas arborizadas e bem planejadas. Essa é uma ótima opção para famílias, pois possui áreas de lazer próximas.

Além disso, no Paiquerê estão os principais colégios particulares da cidade. A localização do bairro é outro aspecto de destaque, pois ele fica próximo às rodovias SP-083 e SP-091, que dão acesso às cidades de Campinas e Vinhedo. 

Já para as pessoas que buscam ampla atividade comercial, em um bairro de classe média, uma boa alternativa é o Jardim Santo Antônio. A região tem muitas opções de bares e restaurantes, contando com uma vida noturna animada, bem como uma infraestrutura completa para o dia a dia.

Outro bairro relevante de Valinhos é o Jardim Angeli, que oferece um clima de cidade de interior. Com ruas arborizadas e tranquilas, esse é um ótimo bairro para famílias. Contudo, existe uma intensa atividade comercial na região.

Também é pertinente mencionar o Parque Terranova, um bairro nobre da cidade com construções de altíssimo padrão. A região se sobressai pela beleza composta pelo paisagismo urbano e ruas bem planejadas. A área é bastante residencial, mas há alternativas de comércios e serviços para os moradores.

Como encontrar um imóvel na melhor cidade do Brasil? 

Após conferir informações relevantes sobre como é morar em Valinhos, em SP, é possível definir se essa será a sua opção para se mudar. O passo seguinte é encontrar um imóvel na cidade e a boa notícia é que o município oferece opções de casas e apartamentos com diversas características. 

Nesse sentido, você pode encontrar o seu novo lar pela internet, sem precisar se deslocar até Valinhos. Para tanto, é possível contar com grandes portais, com ampla oferta de imóveis e segurança durante toda a operação, como a Loft

Dessa maneira, você avalia os principais critérios para escolher a sua casa nova e pode fazer uma pesquisa completa com agilidade e conforto. Incrível, não é mesmo?

Como você viu, Valinhos, em SP, é uma cidade com ótimos indicadores de desenvolvimento e que se preocupa em melhorar constantemente. Esse cuidado se reflete nos resultados das pesquisas anuais, colocando-a como uma das melhores opções para morar. Portanto, essa é uma cidade que pode ser considerada na hora de mudar de endereço.

Quer encontrar o seu imóvel novo sem sair de casa? Então confira as melhores opções de imóveis em Valinhos!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.