Como decorar varanda gourmet pequena?

Compartilhar a notícia

Você quer dicas para decorar a sua varanda gourmet pequena? Veja como elementos naturais, cores e elementos decorativos ajudam nessa tarefa!

20 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de novembro de 2023 6 min de leitura
Varanda gourmet pequena_ como decorar esse espaço

Ter pouco espaço não é mais desculpa para dispensar a construção de uma área especial em sua casa ou apartamento. A varanda gourmet pequena é a solução para quem deseja um cantinho especial no lar, sem ocupar muito do imóvel.

Para que o cômodo seja aproveitado ao máximo, é importante observar as questões relacionadas ao espaço e à decoração. Assim, a organização dos móveis, escolha de elementos decorativos e, até mesmo, uso de cores podem impactar o resultado desse ambiente. 

Você deseja ter um espaço como esse em sua casa? Então veja dicas para decorar a sua varanda gourmet pequena!

Invista em um ambiente prático e acolhedor

Foque na praticidade e conforto para criar um espaço agradável e funcional em sua casa. Para isso, mantenha a organização em mente ao fazer a decoração de espaços pequenos. Uma solução é utilizar prateleiras, ganchos e nichos para deixar tudo em ordem.

Outra questão que tornará o ambiente mais prático é a escolha de materiais de fácil limpeza e manutenção. Logo, o cômodo não atrapalhará a rotina da família.

Além disso, invista em uma iluminação adequada para criar uma atmosfera aconchegante durante a noite. Luminárias suspensas, arandelas ou velas, por exemplo, podem proporcionar uma luz suave e agradável. 

Adicionar elementos decorativos que reflitam sua personalidade e estilo também é uma ótima opção. Desse modo, quadros, almofadas estilizadas e tapetes podem dar um toque único à sua varanda pequena.

Aposte em móveis versáteis 

A escolha de uma mobília versátil ajuda consideravelmente a otimizar o espaço de sua varanda gourmet pequena. Nesse sentido, móveis como bancos com compartimentos de armazenamento ou mesas dobráveis são opções inteligentes.

Eles podem servir para diferentes propósitos, como acomodar convidados durante refeições e guardar utensílios e objetos decorativos quando a mobília não estiver em uso. Apostar nessa versatilidade economiza espaço e contribui para a sensação de organização e praticidade.

Portanto, a sua varanda gourmet se tornará um local aconchegante e funcional para desfrutar de momentos especiais em família e com amigos.

Anúncios

Evite o excesso de informações

Muitas vezes, a simplicidade é a chave para o sucesso de cômodos pequenos. Dessa forma, evitar o excesso de informações em móveis e elementos decorativos é importante para criar um ambiente equilibrado e agradável.

Comece observando a disposição da mobília e demais objetos. Deixe espaço suficiente para a circulação, evitando a sensação de aperto. Em muitos casos, “menos é mais”, fazendo com que o ambiente livre pareça mais convidativo.

Por isso, selecione cuidadosamente os itens de decoração. Escolha peças que se destaquem e complementem a área, em vez de sobrecarregar a varanda pequena com muitos elementos. 

Procure não cobrir as paredes com muitos quadros ou outros componentes. Prefira usar peças que tenham significado e que acrescentem informação ao ambiente, mas evite causar uma sensação de confusão visual aos ocupantes.

Use cores claras

Além da simplificação, você pode escolher cores que ajudarão na sensação de amplitude, aconchego e elegância na decoração de sua varanda gourmet pequena. Optar por esses tons mais claros é uma estratégia para criar um ambiente arejado.

Cores como branco, bege, assim como tonalidades suaves de cinza e pastéis, podem fazer a diferença em espaços compactos. Elas refletem a luz natural, tornando a varanda mais luminosa e ampla. Essa sensação de espaço extra é especialmente valiosa em áreas menores.

As colorações claras também proporcionam uma base neutra que permite flexibilidade na decoração. Elas harmonizam bem com diferentes estilos e permitem que você adicione cor por meio de acessórios, como almofadas, vasos de plantas e detalhes decorativos.

Lembre-se de que você não está limitado a um esquema de cores monocromático. É possível combinar tons claros com toques sutis de cores mais vibrantes para incrementar um interesse visual, sem sobrecarregar o ambiente.

Adicione elementos naturais 

A sensação de aconchego costuma ser potencializada ao levar a natureza para a sua varanda gourmet. Isso porque elementos naturais oferecem uma paleta rica de texturas, cores e padrões que podem transformar sua área em um verdadeiro refúgio.

Vasos com diferentes espécies de plantas, como suculentas, samambaias e ervas aromáticas, podem levar vida e frescor ao espaço. Além de decorativos, eles melhoram a qualidade do ar e criam uma atmosfera de tranquilidade.

Outra opção é o uso de materiais naturais na decoração, como madeira e pedra. Eles geram a sensação de calor e autenticidade. Logo, mobília, elementos decorativos e revestimentos com esses materiais podem ser incorporados à decoração, criando conexão com a natureza.

Ainda, considere a luz solar na decoração do ambiente. Mantenha janelas e portas desobstruídas para permitir a entrada de luz do dia, destacando a beleza dos componentes naturais no espaço.

Explore a sensação de amplitude

Uma varanda gourmet pequena pode se transformar em uma área mais ampla e convidativa com certas estratégias de design. Afinal, a sensação de amplitude é crucial para criar um ambiente que não pareça apertado e restritivo devido a seu tamanho reduzido.

Para começar, escolha móveis e itens de decoração que sejam proporcionais ao tamanho da varanda. Mobílias muito grandes podem fazer com que o espaço pareça ainda menor. Por isso, priorize peças mais compactas e visualmente leves.

Outra estratégia é adicionar espelhos bem posicionados para refletir a luz e criar a ilusão de um espaço maior. Eles também são capazes de dar um toque de elegância à decoração.

Mais uma dica é manter a paleta de cores harmoniosa e sem contrastes muito fortes, como visto. Tons que fluem suavemente entre si, podendo ser de uma mesma coloração, dão um ar de continuidade e expansão visual.

Para finalizar, vale retomar uma sugestão: aproveite ao máximo a luz natural. Mantenha cortinas leves ou persianas que possam ser facilmente abertas para deixar os raios solares entrarem. Um lugar bem iluminado parece instantaneamente mais espaçoso.

Seguindo essas orientações, a sua varanda gourmet pequena tem tudo para se tornar um cantinho especial em sua casa ou apartamento. Ao criar um ambiente prático, com móveis versáteis e usando os elementos certos de decoração, ele será um lugar convidativo em seu lar.

Procurando imóveis para comprar com varanda gourmet? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.