Como é morar no bairro Vila Nova Cachoeirinha em SP?

Compartilhar a notícia

Quer saber como é a vida de quem reside no bairro Vila Nova Cachoeirinha, em SP? Saiba mais sobre o local, sua infraestrutura e as vantagens!

23 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 23 de novembro de 2023 7 min de leitura
Como é morar no bairro Vila Nova Cachoeirinha em SP

O bairro Vila Nova Cachoeirinha é uma das opções mais procuradas por quem deseja viver em São Paulo/SP. Devido à sua ascensão econômica, a tendência é a verticalização da região, com o surgimento de mais prédios para receber novos moradores.

Porém, também é preciso entender como é viver no bairro antes de decidir se mudar. Com as informações necessárias, você poderá avaliar se a região faz sentido para suas características e necessidades, apoiando sua escolha.

Para conhecer sua história, os serviços disponíveis no bairro e entender melhor sobre a qualidade de vida de quem mora no bairro Vila Nova Cachoeirinha, continue a leitura deste post!

História do bairro

O bairro Vila Nova Cachoeirinha fica dentro do distrito de mesmo nome. Situado na Zona Norte do município de São Paulo, as pessoas o chamam apenas de “Cachoeirinha”. Ele foi fundado em 1933 e recebeu este nome em referência a uma antiga cachoeira da região, que não existe mais. 

Quem anda pelo bairro, que possui cerca de 13,30 mil metros quadrados, percebe sua latente ligação com a cultura japonesa. Essa é uma herança dos primeiros moradores da região, membros de colônias japonesas e fundadores da Associação Nipo Brasileira. 

Além da cachoeira que deu nome ao bairro, existiam outras formações do tipo e lagos no local. Por isso, inicialmente, as pessoas visitavam o Cachoeirinha apenas em seus momentos de lazer, aproveitando o entretenimento que a natureza local oferecia.

Cerca de 9 anos após sua fundação, em 1944, o comércio no bairro surgiu no Largo do Japonês e começou a crescer rapidamente. Ele se mantém ainda hoje, contando com grandes lojas e até com um shopping center.

Quanto à população do bairro, ela cresceu como o comércio e, em 2023, tinha cerca de 143 mil habitantes. Por um lado, este é um motivo para o aumento do tráfego na região. Por outro, é uma das razões para a melhoria do perfil socioeconômico dos moradores.

Infraestrutura 

A construção do bairro ao longo do tempo fez surgir a infraestrutura encontrada nele hoje. Além do comércio, seus moradores encontram tudo que precisam na região, como hospitais, escolas, academias e bancos.

Confira a seguir!

Anúncios

Mobilidade urbana 

No bairro Vila Nova Cachoeirinha, na avenida Inajar de Souza, está o terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha. No geral, mais de 20 linhas de ônibus o atendem, levando moradores para o centro de São Paulo e para a Zona Oeste

Além do fácil acesso a essas regiões, há planos de expansão do metrô, que visam ligar o Cachoeirinha ao Ipiranga via Casa Verde e Luz. Entretanto, ainda não há previsão para que isso aconteça.

Educação 

A boa mobilidade urbana que a região oferece dá acesso fácil a instituições de ensino. Os pais que pretendem morar em locais com boas escolas para seus filhos encontrarão muitas opções no Vila Nova Cachoeirinha. 

O bairro conta com escolas tanto no ensino público, como a Escola Estadual Professora Raquel Assis Barreiros, quanto no ensino privado, como o Colégio Caetano Álvares. Além disso, a região conta com universidades e centros universitários, como o Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Comércio e serviços 

Como você já viu, perto do Largo do Japonês está a região com comércio mais acentuado do Cachoeirinha. Nela, é possível encontrar lojas diversas, tanto grandes varejistas como alternativas menores. 

Ainda, distribuídos na região, encontram-se outros estabelecimentos, como:

  • bancos;
  • lotéricas;
  • padarias;
  • farmácias;
  • mercados;
  • papelarias;
  • pet shops.

Dessa forma, os moradores encontram tudo que precisam no bairro, sem precisar de muita locomoção. Em uma grande cidade como São Paulo, essa é uma vantagem.

Saúde 

Não bastando a diversidade comercial e de serviços, o bairro Vila Nova Cachoeirinha conta também com boa estrutura para cuidados com a saúde. Nele está um dos melhores hospitais do país: o Hospital Municipal Maternidade Escola.

A instituição de saúde tem foco no atendimento à saúde da mulher, da gestante e do recém-nascido de alto risco. O Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha é outra instituição de saúde conhecida que atende à região.

Segurança

A boa estrutura relacionada à saúde não é a única que o bairro oferece. O Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, é considerado seguro. Seus moradores dizem que suas ruas são bem iluminadas, reduzindo os perigos da noite. Também há uma boa atuação das forças de segurança na região.

Cultura e lazer 

Por ser um bairro seguro e com muita variedade comercial, quem reside em Vila Nova Cachoeirinha costuma ficar tranquilo para realizar suas atividades cotidianas na região mesmo. 

Ainda, para quem gosta de atividades ao ar livre, o Cachoeirinha é um bom local para caminhadas, até mesmo para levar os pets para um passeio. Isso porque ele possui calçadas largas e suas ruas possuem pouca inclinação.

Mas as opções de lazer do bairro Vila Nova Cachoeirinha vão além, já que bem perto dele encontra-se o popular Horto Florestal. O parque agrada àqueles que gostam da natureza e passeios ao ar livre, porque conta com zonas da Mata Atlântica e grande biodiversidade.

Os interessados em cultura também podem visitar a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Ela oferece acesso gratuito a diversas atividades culturais, como peças de teatro e apresentações de dança, capoeira e música.

Quem prefere apreciar boas comidas em seus momentos de lazer também é atendido pelas opções do bairro, que tem uma gastronomia bastante diversa. Já quem busca por fast food, para lanches rápidos, tem acesso a redes famosas como o Habib’s e o McDonald’s. 

Custo de vida

Você já conheceu a infraestrutura do bairro Cachoeirinha, em SP, agora precisa saber o custo de vida médio para desfrutar dela. Em geral, o bairro tem um custo mais baixo do que regiões mais nobres da cidade, sendo mais acessível em diversos aspectos.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar o seu estilo de vida, tanto em relação às necessidades de imóveis como sobre o padrão de consumo no dia a dia. Essas questões podem influenciar diretamente o seu custo de vida.

Vantagens da região

Para determinar se o Vila Nova Cachoeirinha é ideal para morar, vale considerar os benefícios gerais da região. A partir disso, é possível entender se faz sentido buscar um imóvel nesse bairro.

Entre as vantagens para moradores do Cachoeirinha, estão:

  • diversos serviços à disposição; 
  • amplo espaço comercial;
  • boa infraestrutura encontrada por um custo de vida médio;
  • fácil acesso a outras regiões;
  • proximidade com a natureza;
  • opções de lazer sem necessidade de sair do bairro.

A partir desses benefícios e das demais informações que você conferiu é possível determinar se vale a pena se mudar para a região. Assim, você pode fazer uma escolha mais informada.

Neste artigo, você conheceu melhor o bairro Vila Nova Cachoeirinha e descobriu quais são as suas principais características. Com ajuda dessas informações, é possível definir se é interessante buscar um imóvel nesse local.

Procurando imóveis em São Paulo? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.