Viver em uma casa aconchegante, com ambientes que tragam sensação de bem-estar, é um conceito que pode ser resumido em uma palavra: hygge. O termo vem do dinamarquês (lê-se ‘ruga’), não tem tradução definida para o português e foi um dos verbetes finalistas do troféu “palavra do ano” do Dicionário Oxford em 2016.
Neste artigo, explicaremos como introduzir uma atitude hygge e mostraremos dicas para você adotar este estilo de vida no seu lar. Usar velas aromatizadas, decorar a casa com plantas e apostar em diferentes texturas são algumas das formas de deixar os ambientes da casa mais confortáveis para toda a família.
Mas não é só a parte física que o hygge trabalha. O conceito prega que você também se envolva nesta atmosfera. É preciso ter momentos especiais consigo mesmo. De que maneira? Você pode cozinhar algo especial para a família compartilhar ou fazer um chá e tomá-lo sentada em uma poltrona aconchegante, olhando o movimento de quem passa na rua, por exemplo.
Caso sinta-se animado com o estilo Hygge e precise de ajuda para reformar sua casa, você pode ter ajuda para personalizar sua casa com a reforma a Loft.
Hygge: por que introduzir este estilo de vida?
Ao adotar o hygge, você estará cuidando de si mesmo, o que por si só já é muito importante para ser mais feliz. Em artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a professora Luciana Angelo afirmou que “a frustração da semana estressante”, se não tratada e associada a outros fatores, pode levar à Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout).
O hygge pode ser adotado quando você está sozinho ou não. Por exemplo, hygge é quando você está só, enrolado em um cobertor com uma caneca de chá quente, ou aproveitando um momento com a família em uma atmosfera intimista, de acordo com a revista americana New Yorker.
“Médicos dinamarqueses recomendam chá e hygge como cura para um resfriado comum”, afirma a publicação.
A busca por viver com tranquilidade passa também pela escolha do lugar onde se vai morar, tanto o bairro quanto o imóvel. A Loft está constantemente expandindo sua área de atuação. Hoje também trabalhamos exclusivamente com reformas, inclusive para apartamentos próprios ou não comprados na nossa platafora. Saiba mais sobre a Reforma da Loft!
Hygge decor: como aplicar o conceito no seu lar
Além da hygge estilo de vida desacelerado, existe também o hygge decor. Ou seja, cuidar da casa, decorar os interiores para que eles fiquem bem aconchegantes. A designer de interiores Karla Amadori afirmou, em vídeo publicado no Youtube, que um dos objetivos do hygge era aproveitar ao máximo a luz natural para deixar os ambientes internos com um ar mais quente e acolhedor, não importa a estação do ano.
“O hygge não é alguma coisa que você compra, e, sim, que você cria dentro da sua casa com a sua personalidade, com as coisas que você gosta. Nem tudo aquilo que te deixa confortável vai me deixar confortável”, explicou.
Existem, no entanto, alguns elementos usados para decoração que podem ser comuns a muitas pessoas que querem adotar o hygge. Confira 8 dicas para deixar sua casa mais confortável:
1) Velas
A luz amarela traz conforto ao ambiente. Brinque com pontos de iluminação com velas no banheiro, no quarto e na sala, mas só deixe acesas enquanto estiver nos ambientes, para evitar acidentes.
2) Texturas
Tapetes, mantas e colchas são muito característicos da atmosfera hygge decor. Uma sugestão é sobrepor os objetos, para ganhar ainda mais textura.
3) Luz natural
Na hora de escolher seu apartamento, esteja atento à entrada de luz natural – isso vai fazer toda a diferença no seu bem-estar em casa. Opte por imóveis com grandes janelas e varandas por onde possa entrar a iluminação natural.
4) Cores suaves
Use cinza, branco e bege em paredes e objetos de decoração. Se quiser aprender a combinar cores, dê uma olhada neste artigo.
5) Madeiras e fibras naturais
Móveis e piso de madeira, junto a objetos de fibras naturais, como a cabeceira da cama, são essenciais para adotar o hygge em casa. Cestos e organizadores complementam a decoração.
6) Perfumar a casa
Aromatizadores, sachês e difusores auxiliam na sensação de relaxamento. Disponha no banheiro e no quarto para mais tranquilidade.
7) Plantas
Ter a natureza por perto é sinônimo de acolhimento. Aposte em plantas pelo chão, apoiadas em móveis e perto de janelas.
8) Almofadas
Karla Amadori recomenda almofadas em cima da cama, do futton, do sofá e de onde mais você achar que cabe. Invista em capas com tecidos diferentes e texturas, como macramê.
Na hora de escolher peças que vão trazer conforto e bem-estar, lembre-se de que é possível fazer uma decoração sustentável. Não se trata apenas de reaproveitar materiais ou criar objetos com caixotes, pallets e garrafas PET, mas sim de focar em um projeto que se baseie na sustentabilidade, com uso de iluminação sustentável e medidas de economia de água.