Administração de imóveis: o que é e quais são as vantagens?

Compartilhar a notícia

Você sabe o que é a administração de imóveis? Entenda esse conceito, como funciona e quais são as suas vantagens para o proprietário!

09 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 7 min de leitura
O que é administração de imóveis

Uma tendência que vem se expandindo entre os donos de imóveis é confiar a administração de sua propriedade aos corretores ou às imobiliárias. Isso se deve aos benefícios que o serviço oferece, como o aumento de segurança e tranquilidade por deixar as questões burocráticas nas mãos de um time qualificado.

Esse é um serviço bastante procurado para a locação de imóveis e é importante tanto para o locatário quanto para o proprietário do imóvel. Porém, é essencial conhecer melhor essa alternativa antes de recorrer a ela.

Ficou interessado? Neste conteúdo, você entenderá o que é a administração de imóveis e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

O que é administração de imóveis?

A administração de imóveis é um serviço de gestão imobiliária. O seu objetivo principal é garantir a manutenção e a rentabilidade de um imóvel. Por isso, a administração é responsável por garantir que o imóvel esteja bem cuidado, ocupado e gerando lucro para o proprietário.

Além disso, a administração deve atender às expectativas e necessidades dos locatários, ajudando a resolver problemas e questões pontuais. A tarefa é executada por empresas especializadas ou por profissionais autônomos — e todos atuam como intermediários entre locatários e proprietários.

O que faz um administrador de imóveis?

Você viu que a administração de imóveis consiste no gerenciamento de um patrimônio para garantir a sua integridade, mantê-lo conforme a legislação e prepará-lo para uma locação ou venda. Logo, o administrador de imóveis ou a empresa específica deve realizar diferentes atividades para gerenciar o processo de locação.

Confira quais são algumas dessas funções!

Anúncios

Avaliação e divulgação do imóvel

A avaliação do imóvel envolve a análise das condições que ele apresenta, considerando a estrutura e outras características. Assim, é possível entender por quanto é possível alugá-lo, por exemplo.

A divulgação também é uma das responsabilidades de quem administra imóveis. Nesse caso, é necessário escolher onde e como anunciar a disponibilidade da propriedade para locação, aumentando as chances de conseguir interessados no negócio.

Vistoria de entrada e saída do inquilino

Outra atribuição do administrador de imóveis é realizar a vistoria de entrada e de saída do inquilino. No primeiro processo, o foco está em registrar as condições nas quais o imóvel se encontra.

Na segunda etapa, a atividade serve para identificar se o inquilino cumpriu as cláusulas previstas e se entregou o imóvel nas condições recebidas e indicadas no contrato. Do contrário, pode haver a cobrança de valores para ressarcir os danos.

Emissão e envio de boletos

Com a administração de imóveis, o proprietário não precisa negociar diretamente com os clientes. Dessa forma, o envio e a emissão de boletos, assim como as cobranças retroativas, são atividades realizadas pelo profissional responsável pela gestão da propriedade.

Cobrança e negociação de dívidas

Para reduzir a inadimplência, o administrador de imóveis pode utilizar cartas de cobrança. Nesse caso, o responsável entra em contato com o inadimplente, a fim de resolver a situação. Em algumas situações, o serviço pode envolver a antecipação do repasse dos aluguéis sem prejudicar o lucro do proprietário do imóvel. Entretanto, há custos que devem ser considerados nessa modalidade.

Automação das atividades

Para ser eficiente, a administração costuma ter o auxílio de recursos para otimizar e automatizar as tarefas administrativas. Com um software de gestão, por exemplo, é possível planejar todo o processo para evitar erros, tornando o serviço mais completo e vantajoso para o cliente.

Quais são as vantagens de contar com esse tipo de administração?

Terceirizar a administração de uma propriedade, como casa ou apartamento, oferece muitas vantagens para o proprietário do imóvel. Na sequência, veja quais são os principais benefícios dessa atividade!

Melhor avaliação e precificação do imóvel

Precificar o valor da locação ou da venda de um imóvel não é tarefa fácil. Em muitos casos, o proprietário acaba supervalorizando o preço, considerando a localização ou outras características. Também há riscos de fazer avaliações muito baixas.

Entretanto, é importante seguir as regras do mercado para calcular a oferta, o que evita que o imóvel fique parado e também previne prejuízos. 

Avaliar a casa ou o apartamento com profissionalismo e informações de mercado é essencial para determinar um valor atraente para os clientes e satisfatório para o proprietário. Logo, essa é uma das vantagens da administração de imóveis.

Atendimento e acompanhamento de visitas

A administração imobiliária é uma atividade bastante útil antes mesmo de fechar o contrato. Na hora de receber visitantes interessados, por exemplo, é preciso ter disponibilidade de horários, uma postura profissional, esclarecer as dúvidas e apresentar as vantagens do local para conquistar o indivíduo.

Contudo, nem sempre o proprietário tem tempo ou a preparação necessária para realizar esse atendimento. Portanto, contar com o auxílio do profissional se torna uma excelente solução.

Economia de tempo

Delegar as atividades para uma imobiliária faz com que o proprietário do imóvel economize tempo. Isso porque ele não precisará realizar atividades como:

  • acompanhamento de reformas e benfeitorias;
  • cobranças de pagamentos atrasados;
  • obtenção de documentação de imóveis e licenças necessárias;
  • negociação com potenciais inquilinos;
  • avaliação do cadastro;
  • realização de vistorias no imóvel;
  • acompanhamento do pagamento das taxas do imóvel.

Serviço de análise de crédito e perfil dos inquilinos

Analisar o histórico de crédito e o perfil do futuro inquilino é uma atividade burocrática, mas fundamental nas transações imobiliárias. Essa função também faz parte de uma administradora de imóveis.

Uma análise técnica de qualidade e apoiada em ferramentas e recursos de prevenção à fraude pode evitar que o proprietário seja vítima de inadimplência. Isso ajuda a evitar disputas judiciais e outros problemas.

Mais segurança

Com a administração de imóveis, o proprietário tem a garantia de que o local é bem cuidado, já que são feitas vistorias criteriosas, com documentação e fotos. Ainda, um ou mais profissionais costumam estar à disposição para solucionar qualquer problema.

Como contratar um administrador de imóveis?

Escolher o melhor administrador de imóveis é uma decisão importante e necessita de muita pesquisa. Portanto, considere quais são os serviços prestados pela administradora, como é feito o atendimento e qual a sua especialidade.

Além disso, avalie o tempo de mercado e a sua reputação para evitar quaisquer problemas posteriores. Com uma equipe técnica especializada, o proprietário terá a garantia de que a empresa contratada é a certa, além de ter capacidade para gerir os recursos do imóvel de maneira confiável.

Neste conteúdo, você entendeu o que é a administração de imóveis e quais são as principais vantagens que o serviço proporciona para o proprietário. Assim, não deixe de contar com uma empresa especializada na hora de alugar, investir ou vender uma casa ou apartamento!

E se você quer ajudar para comprar imóveis, a Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

Jane de Moraes

Sou corretora de imóveis, mas desejo informações para mim, como proprietária. Tenho um Studio que em breve pretendo colocá-lo para locar. Então gostaria de saber se atendem apenas imobiliárias ou também particulares.

Guilherme Cavassani

Olá! Faça seu cadastro em nossa página e vamos entender a melhor forma: https://loft.com.br/grupoloft. Ou você pode cadastrar seu imóvel por aqui: https://loft.com.br/anunciar/imovel

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.