A história parece enredo de filme: a arquiteta Marina Carvalho fez um post em uma rede social sobre Star Wars. Os moradores deste apartamento em São Paulo – que são muito fãs da saga – viram o conteúdo, gostaram e resolveram chamar a profissional para projetar o novo lar de 110 m². O resultado? Muita cultura geek, um lavabo com paredes pretas e um cloffice, ou seja, um home office camuflado dentro de um armário.
Como arquiteta e os moradores são fãs da cultura geek, a conexão foi imediata. ‘’Eles aceitaram todas as minhas sugestões e participavam com ideias complementares”, conta Marina. O primeiro pedido foi por uma área social integrada e confortável: a cozinha foi integrada à sala e a área de serviço foi diminuída.
“Trouxe um conceito de cozinha bastante prática, tendo em vista que o casal não tem o hábito de cozinhar em casa”, explica a profissional. Mas nem por isso o espaço ficou em segundo plano. Eletrodomésticos modernos estão embutidos na marcenaria, que conta até com um espaço para o aspirador robô “estacionar” e recarregar a bateria. O charme fica por conta do backsplash em duas cores, revestido com tijolo e cerâmica branca.
A mesa de jantar redonda foi escolhida para ser usada também com os jogos de tabuleiro, hobby da família. Pôsteres de filmes, bonecos em miniatura e arranjos de parede se espalham pela decoração de todo o apartamento.
Cloffice: o home office que parece um closet
O pedido para um local de trabalho na área social, mas que não ficasse muito à vista, foi resolvido com uma tendência popular de decoração: o cloffice! Junção das palavras closet e office, o conceito é justamente ter um escritório dentro de um armário.
“Criamos uma caixa fechada por portas do tipo camarão, que são recolhidas quando o escritório está fora de uso. Tudo é feito sob medida com MDF pintado de azul”, explica a arquiteta. Outra vantagem do cloffice é esconder a bagunça do home office somente fechando a porta.
Caixa de MDF camufla lavabo e despensa e ganha décor geek
O nome “cubo negro” dado pelo casal para o lavabo não é à toa: o cômodo parece mesmo uma caixa preta no canto da sala. Feita de MDF, a estrutura foi revestida com fórmica no lado de fora e ganhou desenhos que remetem a giz de lousa. Aqui, frases de filmes e ilustrações ocupam a superfície até o teto. “Os moradores podem mudar os desenhos sempre que quiserem”, explica Marina.
Do lado de dentro do lavabo, uma surpresa: o que parece uma textura na parede é, na verdade, um padrão que representa os stormtroopers de Star Wars. A arte foi feita por uma amiga da moradora e a arquiteta mandou plotar. Ao invés do espelho, o visitante que acessa o lavabo é impactado com a mensagem “May the Force be with you”.
Do lado de fora, o cubo preto ainda esconde uma despensa embutida – o armário fica atrás de uma porta camuflada.
Madeira: mesmo material, vários ambientes
No padrão carvalho, a madeira aparece em móveis e reveste paredes da área social, ajudando também a setorizar cada espaço. Na sala de TV, o aparador atrás do sofá foi feito sob medida com o material.
Já do lado de fora, a madeira aparece na marcenaria do cantinho do café e também compõe o apoio para vasos na varanda.
Vários tons de azul
Azul é a cor favorita do casal. E é o destaque da suíte, onde a parede de tijolinhos traz conforto e protagonismo para a parede da cabeceira.
O sonho da moradora de ter um closet foi alcançado com a demolição de um dos banheiros da planta original. Uma penteadeira cria uma área para maquiagem repleta de luz natural.
Azul até nos banheiros
Nos banheiros, o azul aparece nos revestimentos hexagonais, que ganham destaque com o rejunte na cor branca.
Na área do chuveiro, o mesmo revestimento aparece em três tons de azul, criando um suave degradê na parede.
Cultura geek: de pais para filho
No quarto do Benício, primogênito do casal, a cor azul e as referências geeks não podiam ficar de fora: livros, pôsteres e bonecos aparecem por todo o espaço.