Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Compartilhar a notícia

Ambientes integrados, escritório dentro do closet, parede de tijolinhos e desenhos geek nas paredes: conheça um apê feito para fãs de cultura pop que é repleto de azul

01 de julho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 09 de agosto de 2022 6 min de leitura
sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

A história parece enredo de filme: a arquiteta Marina Carvalho fez um post em uma rede social sobre Star Wars. Os moradores deste apartamento em São Paulo - que são muito fãs da saga - viram o conteúdo, gostaram e resolveram chamar a profissional para projetar o novo lar de 110 m². O resultado? Muita cultura geek, um lavabo com paredes pretas e um cloffice, ou seja, um home office camuflado dentro de um armário.

sala jantar mesa jogo tabuleiro geek lousa cozinha
A cozinha foi integrada à sala e segue a paleta de cor da área social: azul, madeira e branco. Foto: Evelyn Muller

Como arquiteta e os moradores são fãs da cultura geek, a conexão foi imediata. ‘’Eles aceitaram todas as minhas sugestões e participavam com ideias complementares”, conta Marina. O primeiro pedido foi por uma área social integrada e confortável: a cozinha foi integrada à sala e a área de serviço foi diminuída.

cozinha parede ceramica tijolinho armario geladeira
Dois revestimentos compõem o frontão da pia: tijolinhos na parte superior e cerâmica branca na área mais perto da pia. Foto: Evelyn Muller

“Trouxe um conceito de cozinha bastante prática, tendo em vista que o casal não tem o hábito de cozinhar em casa”, explica a profissional. Mas nem por isso o espaço ficou em segundo plano. Eletrodomésticos modernos estão embutidos na marcenaria, que conta até com um espaço para o aspirador robô "estacionar" e recarregar a bateria. O charme fica por conta do backsplash em duas cores, revestido com tijolo e cerâmica branca.

sala jantar sofa cinza tapete listrado marcenaria
Integração da área social: não há paredes entre a sala de TV, jantar, cozinha e varanda. Foto: Evelyn Muller

A mesa de jantar redonda foi escolhida para ser usada também com os jogos de tabuleiro, hobby da família. Pôsteres de filmes, bonecos em miniatura e arranjos de parede se espalham pela decoração de todo o apartamento.

Cloffice: o home office que parece um closet

cloffice escritorio armario sala decoracao geek azul
Se precisar esconder a bagunça da mesa de trabalho é só fechar a porta! Foto: Evelyn Muller

O pedido para um local de trabalho na área social, mas que não ficasse muito à vista, foi resolvido com uma tendência popular de decoração: o cloffice! Junção das palavras closet e office, o conceito é justamente ter um escritório dentro de um armário.

armario escritorio marcenaria porta camarao azul
Quatro folhas escondem ou revelam o escritório. A cadeira remete aos modelos utilizados por diretores de cinema. Foto: Evelyn Muller

"Criamos uma caixa fechada por portas do tipo camarão, que são recolhidas quando o escritório está fora de uso. Tudo é feito sob medida com MDF pintado de azul", explica a arquiteta. Outra vantagem do cloffice é esconder a bagunça do home office somente fechando a porta.

Caixa de MDF camufla lavabo e despensa e ganha décor geek

lavabo cubo negro parede lousa geek star wars
Na parede externa do lavabo, há referências a obras como Harry Potter, Breaking Bad e Ricky and Morty. Foto: Evelyn Muller

O nome "cubo negro" dado pelo casal para o lavabo não é à toa: o cômodo parece mesmo uma caixa preta no canto da sala. Feita de MDF, a estrutura foi revestida com fórmica no lado de fora e ganhou desenhos que remetem a giz de lousa. Aqui, frases de filmes e ilustrações ocupam a superfície até o teto. "Os moradores podem mudar os desenhos sempre que quiserem", explica Marina.

lavabo star wars preto branco geek papel de parede
Se olhar de perto, o papel na parede é formado por vários capacetes de stormtroopers. Foto: Evelyn Muller.

Do lado de dentro do lavabo, uma surpresa: o que parece uma textura na parede é, na verdade, um padrão que representa os stormtroopers de Star Wars. A arte foi feita por uma amiga da moradora e a arquiteta mandou plotar. Ao invés do espelho, o visitante que acessa o lavabo é impactado com a mensagem "May the Force be with you".

despensa camuflada parede lousa lavabo desenho geek
A despensa se esconde atrás dos desenhos geek do cubo negro. Foto: Evelyn Muller

Do lado de fora, o cubo preto ainda esconde uma despensa embutida - o armário fica atrás de uma porta camuflada.

Madeira: mesmo material, vários ambientes

sala tv marcenaria quadro madeira tijolinho
O carvalho foi escolhido por ter um tom parecido com os tijolinhos da parede da TV. Crédito da foto: Evelyn Muller

No padrão carvalho, a madeira aparece em móveis e reveste paredes da área social, ajudando também a setorizar cada espaço. Na sala de TV, o aparador atrás do sofá foi feito sob medida com o material.

varanda canto cafe espaco leitura madeira marcenaria
Foto: Evelyn Muller

Já do lado de fora, a madeira aparece na marcenaria do cantinho do café e também compõe o apoio para vasos na varanda.

Vários tons de azul

quarto parede tijolinho azul quadro cama colcha branca
Foto: Evelyn Muller

Azul é a cor favorita do casal. E é o destaque da suíte, onde a parede de tijolinhos traz conforto e protagonismo para a parede da cabeceira.

quarto casal cama branco cortina espelho canto maquiagem
Ao lado da TV, a entrada do closet fica onde era um antigo banheiro. Foto: Evelyn Muller

O sonho da moradora de ter um closet foi alcançado com a demolição de um dos banheiros da planta original. Uma penteadeira cria uma área para maquiagem repleta de luz natural.

Azul até nos banheiros

Nos banheiros, o azul aparece nos revestimentos hexagonais, que ganham destaque com o rejunte na cor branca.

Com duas cubas, o banheiro da suíte possui iluminação setorizada e usa lâmpadas com temperaturas de cor diferentes no espelho e sobre a pia. Foto: Evelyn Muller

Na área do chuveiro, o mesmo revestimento aparece em três tons de azul, criando um suave degradê na parede.

O rejunte branco destaca ainda mais o design hexagonal dos revestimentos. Foto: Evelyn Muller

Cultura geek: de pais para filho

Foto: Evelyn Muller

No quarto do Benício, primogênito do casal, a cor azul e as referências geeks não podiam ficar de fora: livros, pôsteres e bonecos aparecem por todo o espaço.

Foto: Evelyn Muller

Veja também:

Foi repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.