Área gourmet simples: 7 dicas para montar a sua

Compartilhar a notícia

A área gourmet simples é um espaço gastronômico aconchegante e funcional. Descubra como montar a sua com 7 dicas práticas!

10 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 6 min de leitura
Área gourmet simples - 7 dicas para montar a sua

Já pensou em ter na sua casa um espaço aconchegante, que seja adequado para preparo e degustação de refeições e lanches, além de ser ótimo para socializar? Para colocar essa ideia em prática, você pode montar uma área gourmet simples, mas com estilo e bom gosto.

Esse ambiente foi concebido para proporcionar uma experiência gastronômica mais agradável, reunindo elementos da cozinha tradicional com um toque de descontração e sofisticação. Ele é versátil, se ajustando a diferentes tipos de decoração e regiões da casa.

Quer montar uma área gourmet simples, bonita e funcional no seu lar? Então confira 7 dicas que podem ajudar.

1. Escolha um local adequado

O primeiro passo para montar a sua área gourmet é escolher o local adequado da casa para ela. Você deve avaliar qual cômodo oferece o espaço suficiente para as suas ideias e que tenha boa integração ao restante da residência.

Apesar de ser mais comum que a área gourmet fique entre a sala de estar e a cozinha, ela também pode ser montada na varanda, quintal, jardim, área da piscina ou mesmo sob uma escada. É interessante que o local seja bem ventilado para evitar dificuldades e sujeira ao cozinhar.

2. Decore de forma simples e funcional

É necessário pensar na decoração desde a concepção da ideia de uma área gourmet simples, já que ela direciona as decisões sobre os demais itens. Além dos elementos exclusivamente decorativos, o conceito permeia todo o ambiente, nas cores, texturas e formas.

Existem diversas propostas que podem ser exploradas, como os espaços mais modernos, rústicos, românticos, sofisticados, tropicais, boho, entre muitas outras opções. O essencial é escolher a ideia que mais combina com o seu gosto para explorar.

Também vale considerar a integração com o estilo do restante da casa. A dica para garantir uma boa experiência nesse espaço é favorecer a funcionalidade e simplicidade.

Nesse sentido, você deve evitar excessos que comprometam o espaço e as atividades culinárias que serão executadas, certo? Desse modo, fica mais fácil manter a organização e o espaço tende a ficar mais confortável.

Anúncios

3. Opte por móveis multifuncionais 

Após decidir o local em que área gourmet será montada e o estilo de decoração, você deve selecionar os móveis. Nesse momento, você terá condições de planejar a mobília mais adequada para colocar a ideia em prática.

A dica para selecionar a mobília é dar preferência a alternativas versáteis e multifuncionais. A ideia é que as peças proporcionem conforto para cozinhar e se alimentar, mas que ainda ofereçam beleza e simplicidade.

Além do espaço disponível, é essencial considerar as características do local para definir o material adequado para os móveis. Para tanto, avalie se a área gourmet ficará na parte externa, se haverá algum tipo de proteção contra o clima, entre outros aspectos relevantes.

No geral, o mercado conta com diversas alternativas resistentes e multifuncionais. Entre elas, estão:

  • bancos e pufes que podem se tornar mesas;
  • cooktops que ocupam pouco espaço e são bonitos;
  • bancadas e ilhas que funcionam como armários.

Na hora de escolher, você deve avaliar as melhores opções dentro das suas expectativas e capacidade de investimento.

4. Verifique as necessidades de adaptação da estrutura física do local

Com a ideia amadurecida do local e da mobília para a sua área gourmet simples, é necessário avaliar se haverá a necessidade de fazer alterações na estrutura física do ambiente. Verifique, por exemplo, a integridade de elementos como:

  • pisos;
  • paredes;
  • azulejos;
  • bancada;
  • prateleiras;
  • encanamento.

É essencial analisar o espaço para se certificar de que ele tem as condições básicas para as atividades culinárias e condiz com a sua expectativa de decoração. Tenha em mente que, além dos aspectos funcionais, a área gourmet deve ser agradável e aconchegante para os moradores e convidados.

5. Adicione churrasqueira e eletrodomésticos necessários

Após providenciar a mobília, você deverá cuidar dos eletrodomésticos necessários nesse ambiente. A churrasqueira costuma ser uma peça central, pois ela permite preparar diversos pratos além da tradicional carne de churrasco. Você também pode contar com uma grelha ou chapa, por exemplo.

Outros itens que devem ser adquiridos incluem:

  • geladeira, freezer ou frigobar;
  • fogão ou cooktop;
  • forno elétrico ou a gás;
  • micro-ondas;
  • cafeteira;
  • fritadeira elétrica;
  • coifa ou depurador.

Contudo, não é necessário ter todos os eletrodomésticos mencionados. Você deve avaliar quais são as peças essenciais conforme a sua rotina ou as experiências que pretende ter no seu novo espaço gastronômico.

6. Compre os acessórios para área gourmet simples

Depois de pensar na estrutura básica para o local, é indispensável ter acessórios, como utensílios de churrasco, taças, copos, aventais, entre outros. São muitos itens a serem adquiridos e eles não devem ficar de fora porque ajudam a cozinhar e ainda fazem parte da decoração.

Desse modo, o truque é se basear no conceito de decoração definido ao fazer essas escolhas na hora de criar o seu espaço gastronômico em casa. Assim, todo o conjunto estará em harmonia — e você ainda pode investir em outros elementos decorativos e criar áreas verdes.

7. Ilumine o ambiente adequadamente

Um passo importante da área gourmet, mesmo que ela seja simples, é a iluminação. A proposta é que o local seja agradável para a socialização, mas que também favoreça a preparação dos alimentos, certo? 

Então a iluminação deve combinar a praticidade para cozinhar e o conforto para a degustação dos pratos. É possível explorar ideias como aproveitar ao máximo a luz natural. Ao mesmo tempo, vale ter alternativas artificiais para áreas mais escuras, atividades noturnas e dias chuvosos. 

Para a região onde a comida será preparada, você pode optar por uma luz direcionada ou mais intensa. Já na parte em que os pratos serão servidos, é recomendável que a iluminação seja mais amena. 

Para tanto, vale buscar uma luz indireta com controle de intensidade ou investir em luminárias pendentes. O projeto luminotécnico também compõe a decoração desse espaço, devendo ser pensado com atenção.

Com essas 7 dicas, você consegue montar a sua área gourmet de forma simples e prática, sem perder o estilo. Ter esse espaço em casa pode ser uma excelente escolha para quem valoriza momentos de convívio, aprecia a culinária ou busca um espaço funcional e acolhedor para receber as pessoas queridas.

Gostou de aprender mais sobre como montar uma área gourmet? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e mostrar aos seus amigos essas ideias!

Procurando imóveis para comprar com área gourmet? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.