Metrô Artur Alvim: conheça a estação e saiba como é morar nesse bairro de São Paulo

Compartilhar a notícia

Você sabe onde fica o metrô Artur Alvim? Confira a influência dessa estação para o desenvolvimento desse bairro paulistano!

15 de julho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de outubro de 2023 11 min de leitura
Metrô Artur Alvim- conheça a estação e saiba como é morar nesse bairro de São Paulo

Conhecer um pouco mais das regiões e das linhas de metrô é fundamental para conseguir desfrutar de São Paulo com mais tranquilidade e considerando a mobilidade. Seja para morar ou visitar, as zonas da capital se mostram bem diferentes e oferecem atrações para diversas idades e gostos.

Considerando a imensidão da cidade, a escolha dos melhores bairros para viver exige uma pesquisa sobre a disponibilidade de instituições de ensino e saúde, além do funcionamento dos meios de transporte na região. Assim é possível conhecer os lugares de forma mais aprofundada.

Nesse sentido, vale descobrir quais são as características do bairro Artur Alvim e como a estação do metrô local teve influência em seu desenvolvimento. Você verá que essa é uma área completa e que pode atender às suas necessidades. 

Quer saber mais? Com as informações deste post, você terá mais base para definir se deseja ou não morar no Artur Alvim e quais são os benefícios de fazer essa mudança. 

Então continue a leitura para saber as informações essenciais sobre o bairro Artur Alvim e o metrô da região!

Qual é a história do Artur Alvim e onde ele fica localizado em São Paulo?

O bairro Artur Alvim fica localizado na zona leste de São Paulo, e faz parte da subprefeitura da Penha. Ele se situa próximo a outros bairros conhecidos, como Itaquera, Vila Ré e Vila Nhocuné. 

O nome do bairro é uma homenagem ao engenheiro ferroviário que trabalhava na companhia Central do Brasil. Em 1921, esse profissional foi responsável pela idealização e projeção do ramal de São Paulo da estrada de ferro.

A construção foi um passo importante para outros desenvolvimentos dessa região, que era composta por chácaras e que recebeu a primeira escola municipal da área. A partir disso, uma comunidade maior foi se formando.

Já em 1978, um conjunto habitacional com prédios e casas foi construído. Ele foi chamado de Cohab I e, apesar do  pouco investimento em infraestrutura, reuniu aproximadamente 50 mil pessoas. Essa realidade só foi mudada quando o metrô chegou ao bairro, em 1987.

Nesse ano, a estação de metrô Artur Alvim foi inaugurada, sendo um ponto decisivo para novas oportunidades de comércio e moradia se instalarem nas ruas do bairro. Com isso, a região passou a se desenvolver econômica e socialmente.

Qual é a linha do metrô Artur Alvim e como chegar até ela?

Como você viu, a estação do metrô Artur Alvim teve um papel essencial na história desse bairro. A linha que atende toda a área é a Linha 3-Vermelha, sendo uma das mais movimentadas da capital paulista.

A linha Vermelha conta com mais de 22 quilômetros e faz a conexão entre as regiões leste e sul de São Paulo. Ela é integrada a outras linhas do metrô e de ônibus, facilitando a locomoção dos passageiros entre as principais vias da cidade.

A primeira estação da linha Vermelha é Palmeiras-Barra Funda, que fica na rua Bento Teobaldo Ferraz, no bairro da Barra Funda. Ela se localiza próxima ao Allianz Parque, estádio de futebol do Palmeiras. Além disso, ela tem outras atrações por perto, como o Sesc Pompeia e o Bourbon Shopping.

Depois da Palmeiras-Barra Funda e do metrô Artur Alvim, há mais 16 estações da Linha 3-Vermelha. Elas são:

  • Marechal Deodoro;
  • Santa Cecília;
  • República;
  • Anhangabaú;
  • Sé;
  • Pedro II;
  • Brás;
  • Bresser-Mooca;
  • Belém;
  • Tatuapé;
  • Carrão-Assaí Atacadista;
  • Penha;
  • Vila Matilde;
  • Guilhermina-Esperança;
  • Patriarca-Vila Ré;
  • Corinthians-Itaquera.

A estação do metrô Artur Alvim é a penúltima dessa linha. Ela se localiza na avenida Dr. Luiz Ayres, sendo próxima a lojas, restaurantes, farmácias e padarias. Também há pontos de lazer nas proximidades, como o Centro Cultural da Penha, o Parque Ecológico Tietê e o Sesc Itaquera.

Anúncios

Como é morar nesse bairro da zona leste de São Paulo?

Após conhecer o funcionamento do metrô Artur Alvim, é interessante descobrir os outros aspectos de morar nesse bairro. Isso porque ele possui diversas opções de moradias, com ampla oferta de casas e apartamentos.

Essa é uma região que oferece aos moradores uma infraestrutura completa de serviços, além das alternativas de transporte. Sendo assim, a mobilidade é favorecida pela presença da estação de metrô e pelas linhas de ônibus que atendem o bairro.

Você verá que o Artur Alvim disponibiliza acesso a instituições de ensino e saúde, com opções públicas e privadas. Além disso, há oferta de serviços de saúde, como clínicas, hospitais e consultórios.

O lazer é garantido no bairro com diversas atividades para diferentes públicos, desde passeios mais tranquilos e familiares até bares e restaurantes. Com tantas vantagens, o Artur Alvim pode ser uma boa alternativa para quem não deseja se deslocar por longas distâncias para obter o que deseja.

Quais as opções de ensino e saúde no bairro Artur Alvim?

Você percebeu que a oferta de serviços no entorno do metrô Artur Alvim é completa. Nessa região, os moradores têm acesso à educação de qualidade, com diversas instituições de ensino público e privado.

As escolas estaduais Professora Luiza de Queiroz e Oliveira, a ETEC Itaquera II e a escola Oswaldo Aranha B de Mello são exemplos dessa disponibilidade. Entre as escolas particulares, há opções de creche, como a Escola de Ensino Infantil Recanto do Anjinho, até as de ensino fundamental e médio, como o Colégio Alfa Ômega.

Ainda há as instituições profissionais e técnicas, como o Grau Técnico Artur Alvim. Além disso, no ensino superior o bairro conta com a Universidade Paulista Interativa (Unip) e a Fatec Itaquera. Esse é um aspecto interessante por levar a uma grande movimentação de jovens acadêmicos pela região.

Em relação à saúde, o Artur Alvim conta com instituições conhecidas. Entre elas, estão:

  • Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio;
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 26 de agosto;
  • Hospital Maternidade Doutor Décio Kato;
  • Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que você encontra em lazer e cultura nessa região?

A infraestrutura de serviços presente em um bairro costuma ser fundamental para a escolha da moradia. Mas os aspectos ligados ao lazer devem ser considerados, afinal eles são importantes para a qualidade de vida dos moradores, concorda?

Um dos principais atrativos, em especial para quem gosta de futebol e para assistir a espetáculos musicais nacionais e internacionais, é a Arena Corinthians (ou Neo Química Arena). O estádio fica bem próximo das estações de metrô Artur Alvim e Itaquera.

Além dos jogos e shows, a casa oficial do clube é aberta para visitação de espaços exclusivos das instalações. Nela, existe o Museu do Povo, que conta a história do time a partir da visão do torcedor. Para quem não gosta de futebol, a região oferece outras atrações.

A seguir, conheça quais são elas!

Espaço Cultural Mário Zan

O Espaço Cultural Mário Zan possui salas para eventos, saraus, palestras e encontros artísticos. Ele é acoplado à biblioteca José Paulo Paes, que contém mais de 34 mil livros no acervo. Esse espaço faz parte do Centro Cultural da Penha (CCP), que oferece diversas outras atividades culturais.

Parque Linear Tiquatira

Em relação às áreas verdes, o bairro oferece o parque Linear Tiquatira, construído às margens do rio que leva o mesmo nome. Localizado ao longo da avenida Governador Carvalho Pinto, ele tem 320 mil metros quadrados com áreas de conservação do leito do córrego.

Esse parque possui campos de futebol, pista de caminhada e corrida, espaço para skate e ciclismo, quadras poliesportivas, anfiteatro aberto e áreas de convivência. Para quem deseja passar o dia, é preciso levar comida, pois não há serviços de alimentação.

O parque tem eventos fixos, como a feira de artesanato aos domingos, das 10h às 16h. Outra opção é a ciclofaixa de lazer que funciona aos domingos e feriados no entorno do parque, das 7h às 16h. Devido à arborização, o visitante consegue aproveitar a natureza com a família e levar seu animal de estimação para brincar.

Clube Esportivo da Penha

O Clube Esportivo da Penha fica na avenida Armando Cardoso Alves. Ele é exclusivo para sócios e cobra taxas e mensalidades para quem deseja aproveitar os serviços. A infraestrutura do clube é voltada para a prática de esportes e outras atividades, como:

  • futebol;
  • boliche;
  • lutas e artes marciais;
  • squash;
  • tênis;
  • tênis de mesa;
  • basquete;
  • futsal;
  • vôlei;
  • hidroginástica;
  • ballet e jazz, entre outros.

Sesc Itaquera

O Sesc Itaquera fica na avenida Fernando Espírito Santo Alves Mato e oferece atividades lúdicas, brincadeiras e jogos para crianças. Nesses momentos de convivência, os profissionais integram a comunidade com uma programação variada.

No Sesc, é possível usufruir de ambientes como:

  • quadra de tênis;
  • ginásio poliesportivo coberto;
  • parque aquático;
  • campo de futebol;
  • campo de areia. 

Pessoas que gostam de reunir a família também podem aproveitar os 55 quiosques, cafeteria e lanchonete do espaço. Então é possível passar o dia todo usufruindo das atividades promovidas pelo Sesc.

Além disso, há um galpão cultural multiúso, viveiro, centro ambiental com horta, áreas de exposição e até consultórios odontológicos. Porém, para ter acesso aos serviços de saúde e outras soluções, é preciso ter a Credencial Plena do Sesc.

Para adquiri-la, é preciso conhecer quais são as regras da instituição e o funcionamento do programa.

Shopping Metrô Itaquera

Por último, o Shopping Metrô Itaquera é uma alternativa para quem deseja passear e fazer compras. Ele possui mais de 300 lojas, duas praças de alimentação, cinema e constantes novidades, como promoções, festivais de comida e eventos. Portanto, vale conferir quais são as atividades oferecidas para as crianças e adultos no centro comercial.

Por que é importante conhecer o bairro antes de se mudar?

Até aqui, você teve uma visão dos aspectos mais relevantes da região no entorno do metrô Artur Alvim. Mas você sabe por que é preciso avaliar bem esse tipo de informação antes de tomar uma decisão sobre a compra ou o aluguel de um imóvel em São Paulo?

A escolha de onde morar influencia diversos aspectos da rotina de uma pessoa. A área determinará qual será o estilo de vida dos moradores, além dos serviços que eles poderão usufruir sem precisar se deslocar por longos trajetos.

Logo, considerar os atributos do lugar antes da mudança oficial pode tornar seu cotidiano mais prático, concorda? Para tanto, é preciso estudar o bairro e garantir que o comércio, os atendimentos de saúde, as instituições de ensino e as atividades de lazer são compatíveis com suas necessidades.

Por exemplo, uma família com filhos pequenos que precisam ir à escola todos os dias deve pensar nas alternativas próximas de casa. Isso porque se locomover todos os dias para estudar ou trabalhar interfere diretamente no tempo que sobrará para realizar outras atividades.

A pesquisa é essencial para entender outros aspectos do bairro, como se as ruas são mais agitadas ou tranquilas. Com algumas informações básicas, é mais fácil definir se a decisão é adequada ou não para o seu momento de vida e expectativas com a moradia.

Onde encontrar imóveis nessa região?

Após conhecer tantas características do bairro Artur Alvim, falta saber como e onde encontrar imóveis nessa região. Por ter uma atividade econômica significativa, a área gera muitos empregos no comércio — e uma consequência disso são mais pessoas interessadas em morar nela.

A plataforma da Loft pode facilitar a compra de imóveis no Artur Alvim, para quem deseja se mudar para o bairro. Nela, você consegue resolver a documentação rapidamente, fazendo uma transação segura e sem burocracia.

Também há o serviço de assessoria gratuita para realização de financiamento. Ou seja, todo o processo de negociação de taxas até a compra efetiva terá assistência de profissionais qualificados do mercado imobiliário.

O conteúdo tirou suas dúvidas? Então saiba como a Loft pode ajudar a encontrar a propriedade ideal para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.