Tudo sobre Balneário Camboriú (SC): saiba como é viver nessa cidade

Compartilhar a notícia

Você já pensou que Balneário Camboriú, em SC, pode ser uma cidade para morar e não apenas passar as férias? Descubra como é morar por lá!

13 de julho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 12 min de leitura
Tudo sobre Balneário Camboriú (SC)- saiba como é viver nessa cidade

Balneário Camboriú, em SC, é uma cidade que agrada turistas para passear e aproveitar o calor durante a temporada de verão. No entanto, ela também atrai pessoas que desejam usufruir da infraestrutura completa durante todos os meses do ano. 

Antes de decidir se vale a pena escolher essa cidade para morar na praia, é interessante entender quais são as principais características dela. Afinal, o acesso à saúde, educação e lazer é fundamental para desfrutar de uma rotina saudável e feliz, não concorda?

Quer saber se Balneário Camboriú é a cidade completa para você viver? A seguir, conheça as principais características dessa localidade praiana!

Onde está localizada a cidade de Balneário Camboriú?

Pensando em sua localização, Balneário Camboriú fica no litoral norte de Santa Catarina, no sul do Brasil. O município está a 80 km da capital do estado, Florianópolis.

Balneário Camboriú também está próxima ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, que fica em Navegantes. Isso traz praticidade para as viagens de trabalho e lazer, sendo benéfico para visitantes e moradores.

Outra característica marcante de Balneário Camboriú é que ela possui uma das maiores densidades de prédio do Brasil, apesar de ter menos habitantes se for comparada a grandes municípios, como São Paulo.

Qual é a história dessa cidade?

Além da localização, a história da cidade influencia em diversos aspectos de como ela é hoje. Por esse motivo, é interessante conhecê-la para descobrir o porquê Balneário Camboriú chama atenção tanto para morar quanto para viver.

Alguns relatos apontam que a colonização da região teve início em 1758, com famílias que moravam na margem do rio. Ao longo do tempo, mais pessoas foram atraídas pela fertilidade do solo e do clima agradável. A maioria delas era de origem alemã, vindas do vale do Itajaí e Blumenau.

Já em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa ganhou do Governo da Província de Santa Catarina um pedaço de terra para cultivo e moradia. Com o tempo, essa localidade foi se modificando e, hoje, ela é o bairro dos Pioneiros.

Em meados de 1840, a construção da igreja foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis, que foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal. Assim, o Arraial do Bom Sucesso foi criado. Ao mesmo tempo, o governo fundou o Município de Camboriú.

Nesse processo, o desenvolvimento da região aconteceu ao final da década de 1920, quando as primeiras casas de veraneio dos moradores de Blumenau foram construídas na região de Balneário Camboriú. O primeiro hotel surgiu em 1928 e deu início ao setor de hospedagens.

Após a Segunda Guerra Mundial, o fluxo turístico em Balneário Camboriú foi bem estabelecido, sendo que na década de 1960 houve a maior evolução. Nesse período, a região foi considerada o centro turístico brasileiro e, em 1964, o município de Balneário Camboriú foi criado.

Anúncios

Como é a mobilidade em Balneário Camboriú?

Você conheceu algumas informações básicas sobre Balneário Camboriú. Agora, é momento de se aprofundar nas características da cidade, começando pela mobilidade. Por ser um polo turístico, os moradores se beneficiam de alguns serviços básicos, como o transporte público de qualidade.

Isso porque o sistema de mobilidade é funcional, com uma empresa de ônibus que faz todos os trajetos. O sistema era operado pela concessionária PGTur que funcionava com serviço de integração, aplicativo e bilhetagem digital.

Em junho de 2023, a prefeitura implantou a tarifa zero no transporte de ônibus, devido a um contrato emergencial com a empresa Transpiedade. Ela assumiu o serviço de transporte coletivo urbano feito pela PGTur.

A princípio, o plano definia que os ônibus gratuitos seriam oferecidos por 180 dias. Porém, o objetivo da Prefeitura é manter a tarifa zero de modo permanente. Além disso, a frota de ônibus conta com 10 ônibus completos com ar-condicionado, acessibilidade e Wi-Fi gratuito.

As quatro linhas operam diariamente, tendo uma opção específica para dias de evento no Expocentro. Para não perder os horários, o aplicativo “Bilhete Digital — Onboard” está disponível para celular. Assim, os usuários têm acesso às linhas, itinerários, localização do ônibus em tempo real e pontos próximos.

Para quem utiliza carro, o trânsito é mais complicado em períodos de alta temporada, pois a cidade recebe milhares turistas e a locomoção se torna mais difícil. Mas, na baixa temporada, as vias são iluminadas e mais tranquilas para deslocamento.

Por fim, vale citar que a cidade possui algumas ciclovias que cortam ruas e avenidas principais, como as ciclovias Atlântica, Brasil e 3ª Avenida. Ou seja, elas são perfeitas para quem gosta de andar de bicicleta — e algumas delas têm mais proximidade com o mar.

Como é a infraestrutura?

Após conhecer a história e mobilidade da cidade, é essencial saber como é a infraestrutura do município, pois esse fator também interfere na qualidade de vida dos moradores. Nesse quesito, Camboriú é um exemplo, tendo o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de Santa Catarina.

Por ser uma cidade praiana, ela oferece serviços e lazer voltados ao turismo. Portanto, restaurantes, lojas, comércios, bares, supermercados, beach clubs e academias são empreendimentos completos no município.

Para quem gosta de ir à praia e depois aproveitar o dia, essa cidade é repleta de atrativos, como o calçadão com seus restaurantes e lojas. Ainda, por causa da quantidade de prédios, Balneário Camboriú é conhecida como “Dubai brasileira”, atrelando modernidade e qualidade de serviço.

Além desses pontos, há outras questões que vale a pena explorar sobre a infraestrutura da cidade. Confira!

Saúde

Em relação à saúde, os cidadãos têm acesso a hospitais públicos e privados. Entre eles, estão instituições como:

  • Hospital da Unimed;
  • Hospital do Coração;
  • Hospital Municipal Ruth Cardoso;
  • Hospital e Maternidade Santa Luíza.

A cidade também conta com clínicas especializadas, além de outros serviços de bem-estar, como centros de estética, estúdios de pilates e clínicas de fisioterapia.

Educação

No aspecto educacional, Balneário Camboriú, em SC, possui escolas particulares e públicas. Entre as instituições disponíveis, muitas delas são bilíngues, tendo o currículo ministrado em duas línguas.

Ainda, há opções que atendem desde crianças mais novas até adolescentes no Ensino Médio. Entre as opções particulares disponíveis no município, estão:

  • COC Balneário Camboriú;
  • Colégio Aster;
  • Colégio Energia;
  • Colégio Anglo;
  • Colégio Unificado.

A rede pública de educação também apresenta diferentes alternativas na cidade, como:

  • Centro Educacional Municipal Dona Lili;
  • Escola de Educação Básica Presidente João Goulart;
  • Centro Educacional Municipal Presidente Médici;
  • Centro Educacional Municipal Professor Antonio Lúcio.

Além do ensino regular, a cidade oferece aula de línguas, música, esportes, cerâmica, dança e outras diversas atividades.

Quais as opções de lazer na cidade catarinense?

Até aqui, você viu como Balneário Camboriú é ampla em relação aos serviços de saúde e educação. O próximo passo é conhecer as opções de lazer na cidade.

Acompanhe!

Praias

Para começar, as praias possuem diferentes estilos dependendo do que você deseja. Ao pensar em Balneário Camboriú, em SC, algumas pessoas imaginam apenas a Praia Central, que é o cartão postal da cidade. 

Ela passou por obras de alargamento da faixa de areia, que é bastante utilizada para praticar esportes, correr, tomar sol e aproveitar as barraquinhas de comida. Ali, os bares e boates são badalados e perfeitos para quem gosta de agitação.

No caso dos moradores que desejam tranquilidade, a Praia das Laranjeiras pode ser o lugar ideal. Banhada pelo Oceano Atlântico, ela é cercada por Mata Atlântica e fica distante da movimentação do centro. Ela tem águas calmas para banho e conta com infraestrutura de lojas e restaurantes.

Percebeu que existem alternativas bem diferentes? Além delas, há muitas outras, como a Praia do Estaleiro, que possui menos infraestrutura, mas é excelente para quem deseja contato com a natureza. Também estão disponíveis:

  • Praia do Estaleirinho;
  • Praia de Taquaras;
  • Praia dos Amores;
  • Praia do Pinho;

Parque Unipraias

Para as famílias que gostam de diversão e aventura, o Parque Unipraias é um complexo turístico com 47 bondinhos aéreos com capacidade para até 8 pessoas cada um. Ele liga duas praias, sendo possível iniciar o passeio na estação Barra Sul ou na estação Laranjeiras.

As duas sobem para a estação Mata Atlântica. Lá, as atrações são para todas as idades, além de ter a praia para aproveitar. Com o mesmo bilhete, você pode voltar de onde veio, durante o período de funcionamento do parque.

Entre os atrativos, os mirantes chamam a atenção. Eles são dois: o Mirante Camboriú com vista para a Praia Central e o Mirante Oceano que permite ver a Praia de Laranjeiras. Nesse lugar, é possível caminhar pelo deck de vidro, sendo essa mais uma atração do parque.

O Youhooo! é uma atividade para quem gosta de adrenalina. Ele é um trenó de montanha que fica na Estação Mata Atlântica, no topo do morro. Em meio à mata, você consegue percorrer 710 metros, atingindo até 60 km/h. 

Já o ZipRider é uma tirolesa que segue do topo até a Estação de Laranjeiras, percorrendo 750 metros de distância em um período de 45 segundos a 1 minuto. O equipamento possibilita até 4 pessoas descerem por vez, tendo um sistema de freio automático para a aterrissagem.

Para crianças menores, a trilha da floresta é uma opção de passeio. Nela, você conhece os guardiões da floresta, a vila dos duendes, as fadas mágicas e um playground. Além disso, há um trem mágico suspenso que percorre aproximadamente 400 metros.A compra dos bilhetes e o regulamento do parque podem ser conferidos no site oficial. É importante ficar atento, pois os valores podem passar por alterações.

Shoppings e lojas

Além das belezas naturais, Camboriú é conhecida pelo comércio. Na cidade, o Balneário Shopping atende visitantes todos os dias, oferecendo mais de 300 lojas e 8 salas de cinema. Além das compras, ele oferece serviços como:

  • caixas eletrônicos;
  • casa de câmbio;
  • lotérica;
  • clínica de estética;
  • agência de viagens;
  • salão de beleza e barbearia;
  • limpeza de carro;
  • assistência técnica;
  • conserto de roupas.

Em relação à gastronomia, a praça de alimentação é composta por mais de 40 restaurantes. Há opções para diferentes preferências e momentos.

O Atlântico Shopping e o Brava Mall também são opções para passar o tempo fazendo compras ou aproveitando o dia com a família. No centro da cidade, o comércio é vasto, contando com estabelecimentos de luxo e o tradicional camelódromo.

Qual é o custo de vida médio em Balneário Camboriú?

Mais um fator importante na hora de decidir onde morar é saber o custo de vida da região, concorda? Esse é um indicador que aponta qual é o preço médio para viver em um determinado lugar, considerando o que é cobrado por bens e serviços no município.

Em Balneário Camboriú, o custo de vida é um pouco elevado em relação a outras cidades do estado. Devido ao turismo e ao volume de edifícios de alto padrão, os valores de produtos e serviços podem mudar, considerando sua localização e o que você consome.

Assim, a pesquisa precisa ser feita pensando na qualidade e localidade do imóvel que você pretende morar, os restaurantes que frequenta, se utiliza transporte público ou carro. No geral, a cidade oferece atrações de diferentes valores, mas é comum que eles aumentem durante a alta temporada.

Onde encontrar imóveis na cidade?

Se você gostou das vantagens de morar em Balneário Camboriú, em SC, é momento de analisar os imóveis disponíveis. Eles variam em diversos aspectos, como preços, localização, tamanho, condições de condomínio e vagas na garagem.

Portanto, é essencial contar com uma plataforma especializada como a Loft. A plataforma apresenta os apartamentos e casas organizados de acordo com as regiões da cidade. Assim, você pode filtrar as opções, pensando na logística do cotidiano e o que combina com seu estilo de vida.

Ao usar a plataforma, você pode filtrar as alternativas disponíveis com base em características como tamanho, preço e bairro. Também é possível analisar fotos profissionais do imóvel, agendar visitas sem dificuldade e contar com toda a segurança oferecida.

Gostou de conhecer os principais aspectos de uma das cidades mais visitadas do Brasil? Após uma visão geral sobre Balneário Camboriú, em SC, é hora de pesquisar casas e apartamentos caso você decida que a região deve ser o seu próximo endereço.

Quer conferir as oportunidades de imóveis disponíveis? Então confira quais são os imóveis à venda em Balneário Camboriú na plataforma da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.