O ponto de partida para o projeto deste apartamento decorado de 80 m² localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi o bem-estar e a segurança dos três gatos da família. “O casal de moradores queria um lar onde os gatos não acessassem a cozinha, já que um dos animais sofreu um acidente no fogão da casa antiga”, explicam as arquitetas Debora Terra e Jessica Pereira, do Studio 92 Arquitetura, responsáveis pelos interiores.
Para evitar novos imprevistos, a dupla projetou uma grande porta de correr em serralheria e vidro para isolar a cozinha quando necessário – assim o cômodo pode ser fechado nos momentos em que os donos não estão em casa.
Caso a divisória seja aberta, a solução permite uma visão total da cozinha a partir da área social, além disso também cria uma ventilação cruzada. Por ser translúcida, a porta auxilia na iluminação natural.
Já que os animais precisam ficar na sala, a estante está ali para entretê-los: com design assinado pelas profissionais, o móvel foi projetado para ser uma espécie de “playground” para os gatos, mesclando espaço para eles brincarem e locais para expor itens de decoração. Feita de ferro e MDF, a peça possui nichos com aberturas circulares, que formam um caminho até as camas dos animais, localizadas no topo.
“Eles têm acesso somente a algumas aberturas e prateleiras, sem conseguir entrar nas partes onde há objetos expostos”, explica o escritório. Mas, como o móvel é largo e alto, os bichanos ainda conseguem percorrer boa parte da parede.
Decoração de apartamento com Ambientes Integrados
Apesar de toda a preocupação com os felinos, os humanos também tiveram um desejo atendido: a espaçosa área social foi pensada para receber muitos amigos. A amplitude foi conseguida após alguns truques, como a demolição de um lavabo e de um quarto, onde agora funciona a sala de jantar e o espaço do sofá, respectivamente, ficando bonito e confortável.
Na área do jantar, a cristaleira é feita em marcenaria, tem portas em serralheria com vidro canelado e led interno com sensor de acendimento automático. A mesa redonda ocupa menos espaço para não atrapalhar o acesso à cristaleira ou à cozinha.
Tijolinhos brancos rústicos revestem a parede da TV na sala de estar. Ao seu lado, um porta-lembranças em serralheria preta e vidro expõe lembranças de viagens – aqui, uma porta de vidro evita que os gatos derrubem os objetos.
Logo abaixo das janelas, um pequeno canto de música foi montado com um banco, mesinha e uma vitrola.
Decoração de apartamento tem cozinha com revestimentos charmosos
O piso da cozinha em tom de goiaba dá um ar despojado ao ambiente por conta dos desenhos geométricos assimétricos. Para não deixar o ambiente sobrecarregado, o resto das cores são mais neutras.
Os armários inferiores foram laqueados com um tom de azul claro, os móveis superiores mesclam vidro canelado e madeira, e a parede da pia recebeu revestimentos brancos. Para dar suporte à área do cooktop, foi projetado um porta-temperos em inox branco e chapa perfurada.
Decoração de apartamento com banheiro com ladrilhos hidráulicos
Nos banheiros, os revestimentos também esbanjam personalidade: ladrilhos hidráulicos hexagonais em tons de verde vestem o piso de um, enquanto um modelo nas cores mostarda e branco revestem a parede do outro. No lavabo, como o chuveiro não é muito utilizado, o box foi executado apenas em uma folha de vidro para deixar uma área livre para receber vasos de vegetação como decoração.
Decoração de quarto com marcenaria
Um mural assinado pela empresa de murais Lanó enfeita as paredes do quarto do casal e se faz de cabeceira. Marcenaria com gavetas ocupam os dois lados da cama.
O armário aberto foi embutido em um nicho existente na parede e possui uma porta de espelho que corre por toda sua extensão.
Veja também:
- Reforma de cozinha: 4 formas de repaginar sem quebra-quebra
- Apartamento garden decorado: aprenda como fazer sua decoração