Edícula com piscina: o que é e por que ter na casa?

Compartilhar a notícia

Ter uma edícula com piscina é o desejo de muitas pessoas que moram em casa e querem aproveitar bons momentos. Saiba como construir a sua!

03 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 02 de fevereiro de 2024 12 min de leitura
Edícula com piscina_ o que é e por que ter na casa

Você já imaginou ter um cantinho especial em sua casa com diversas utilidades, como hospedagem de visitantes e área de lazer? A edícula com piscina é esse ambiente que você está procurando para agregar valor a seu imóvel.

Com múltiplos usos e simples de construir, o local pode ser usado como espaço gourmet, escritório ou, até mesmo, como quarto de hóspedes. Portanto, ele é um anexo que gera interesse em muitas pessoas na hora de comprar ou reformar um imóvel.

Você é uma delas? Então confira detalhes sobre a edícula com piscina e saiba como por que ter uma em sua casa!

O que é uma edícula com piscina? 

Uma edícula é, essencialmente, uma construção auxiliar, geralmente localizada nos fundos de uma residência. Ela pode assumir variadas utilizações e, por isso, uma das suas características mais marcantes é a versatilidade.

Você pode adicionar uma piscina a esse anexo, acrescentando um atrativo para os usuários. Assim, a edícula com piscina é um investimento que une funcionalidade e lazer, levando mais atrativos para o imóvel.

Por que ter uma edícula com piscina em casa? 

Agora que você sabe o que é a edificação, está na hora de conhecer os motivos para a implementação do anexo — muitas vezes apelidado de “puxadinho” — em sua propriedade. Veja, a seguir, razões para ter uma edícula com piscina!

Anúncios

Valorização do imóvel

A edícula é um investimento que contribui para a valorização do bem. Isso acontece porque a combinação acrescenta espaço, comodidade, e agrega um apelo estético e funcional, capaz de atrair compradores em potencial.

A valorização ocorre devido ao aumento da área construída, o que eleva o valor de mercado da propriedade. Além disso, a sua presença amplia as possibilidades de uso da casa, potencialmente atendendo a diversas necessidades dos futuros moradores.

Imóveis com edícula e piscina são vistos como uma opção versátil, oferecendo um espaço extra com possibilidade de customização, de acordo com as preferências dos residentes. Desse modo, cria-se um diferencial significativo em um mercado imobiliário competitivo.

Espaço para lazer

Outro motivo para ter um imóvel com esse espaço é o entretenimento que ele proporciona a quem mora e visita a casa. A edícula pode ser um espaço para o lazer, por exemplo, com churrascos, festas, jogos e atividades recreativas. 

O ambiente se adapta às suas preferências, sendo um local multifuncional que atende tanto a eventos sociais quanto a momentos de descontração pessoal. A presença de uma piscina, por sua vez, oferece a oportunidade para banhos, prática de atividades aquáticas e promoção de encontros à beira d’água — sendo um ponto de diversão com amigos e familiares. 

Portanto, a combinação da edícula com a piscina é uma solução para quem valoriza o entretenimento em casa e o prazer de receber convidados. Dessa forma, ela é a união de conforto, diversão e interação, tornando a sua residência um verdadeiro refúgio pessoal e social.

Acomodação de hóspedes

Uma das razões para ter essa área é a possibilidade de você oferecer um local confortável para visitantes. A edícula se destaca como uma solução prática e acolhedora para recebimento de pessoas, sem a necessidade de que elas recorram a hotéis ou pousadas.

A edificação pode se transformar em um espaço independente e privativo, permitindo que os hóspedes desfrutem de sua estadia com autonomia e conforto. Com comodidades como quarto, banheiro e até uma pequena cozinha, ela ajuda no acolhimento de visitantes em sua residência.

Além disso, a proximidade com a piscina adiciona um toque especial à experiência dos convidados. A escolha contribui para que eles se sintam bem-vindos e desfrutem de uma estadia agradável em seu imóvel.

Portanto, a edícula com piscina não é apenas um espaço de lazer, mas também uma extensão da hospitalidade, tornando a sua casa um local acolhedor e versátil para amigos e familiares. Com isso, será mais fácil hospedá-los com conforto e privacidade.

Versatilidade de uso

Outra característica que torna a edificação uma escolha atrativa está relacionada à sua versatilidade, como visto. Afinal, trata-se de um espaço que pode ser adaptado e personalizado de diversas maneiras para o atendimento às necessidades dos usuários. 

Por natureza, a edícula é uma construção flexível. Com uma piscina, a sua utilidade se amplia ainda mais. 

O ambiente pode servir, entre outras opções, como:

  • quarto de hóspedes;
  • sala de jogos;
  • escritório;
  • academia particular;
  • estúdio de arte.

Essa versatilidade incide diretamente sobre a valorização da propriedade. Além disso, ela torna o imóvel mais funcional e adaptável às mudanças na vida cotidiana. Logo, à medida que as demandas particulares se transformam, a edícula com piscina pode sofrer adaptações vantajosas.

Potencial para aluguel ou renda extra

Por fim, o anexo abre a porta para uma interessante oportunidade: a geração de renda extra com o aluguel do espaço. Isso ocorre porque a combinação de uma edícula com piscina oferece um ambiente que pode ser explorado de maneira lucrativa pelos proprietários.

Existem diversas alternativas para tanto. O anexo pode ser alugado a curto prazo, como acomodação de temporada para turistas ou visitantes a negócios, por exemplo. Ele ainda tem potencial para utilização como coworking, ateliê, estúdio para sessões de fotos ou como um local para eventos. 

Saiba que a partilha da área se alinha com a tendência atual de economia compartilhada, na qual as pessoas buscam experiências únicas e acomodações alternativas. Assim, ela é uma possibilidade real para donos de edículas.

Essas alternativas de uso podem gerar uma renda extra consistente ao longo do ano. Dessa maneira, elas ajudam a compensar os custos associados à construção, conservação e impostos do imóvel. 

Quais são os cuidados necessários para manter esse espaço? 

Depois da descoberta de tantos motivos para ter uma edícula com piscina, você precisa entender como é a sua manutenção. Afinal, o ambiente requer uma série de cuidados para que o espaço permaneça funcional, seguro e agradável para todos os usuários. 

A preservação da piscina é um ponto-chave, envolvendo o monitoramento regular da qualidade da água, o equilíbrio dos produtos químicos, a limpeza das superfícies e cuidados com equipamentos, como bombas e filtros. Além disso, cobrir a piscina quando ela não estiver em uso ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e detritos.

Já a edícula precisa ser mantida limpa e organizada. A higienização regular de pisos, paredes e mobiliário colabora para um espaço mais agradável. O cuidado para manter o espaço livre de pragas e insetos também precisa ser observado, ok?

Outra questão que demanda atenção é a manutenção estrutural da edificação. Isso envolve a verificação periódica da integridade do telhado, das paredes e das janelas para identificar potenciais vazamentos ou danos. Qualquer problema deve ser reparado para evitar complicações futuras.

Ademais, realize revisões regulares das instalações elétricas e hidráulicas. A medida contribui para o funcionamento adequado das tomadas, interruptores, lâmpadas e encanamentos, mantendo um ambiente seguro e funcional.

Mais um ponto de preocupação em relação à edícula com piscina é a segurança — e ela se torna ainda mais especial se houver crianças na residência. Portanto, a instalação de sistemas de monitoramento, como alarmes e cercas ao redor da área, é crucial para evitar incidentes.

Por fim, observe a proteção contra as intempéries, como chuva, vento e exposição solar excessiva, com o uso de coberturas adequadas. Cuide do paisagismo ao redor do imóvel, mantendo a grama, as plantas e as árvores bonitas e saudáveis.

Quais são os custos envolvidos nessa construção? 

Você se interessou pela edícula com piscina e tem interesse em saber quanto custa uma construção como essa? Em imóveis prontos, não é possível estimar, de fato, os impactos dela no preço da propriedade.

Porém, caso a sua ideia seja construir o espaço no seu imóvel ou após comprar a sua casa, é preciso analisar certas questões para um cálculo mais preciso sobre o investimento. 

O primeiro ponto é o entendimento de que os custos são influenciados por diversos fatores. Entre eles, estão o tamanho da construção, o estilo desejado, a localidade e outras questões específicas do projeto.

Cada situação é único em termos de investimento, e o valor total precisa ser calculado considerando elementos como:

  • materiais: tijolos, cimento, telhas, pisos, azulejos, entre outros;
  • mão de obra: arquitetos, construtores, eletricistas, encanadores e demais profissionais;
  • licenças e permissões: alvarás, taxas e documentação;
  • equipamentos e ferramentas: compra e locação de máquinas e utensílios;
  • manutenção e limpeza: custos recorrentes, produtos e serviços.

Como construir uma edícula com piscina? 

Após fazer o orçamento e entender quais serão os custos envolvidos na construção e manutenção da sua edícula com piscina, você tem o desejo de levar o projeto adiante? Agora é hora de você conhecer o passo a passo para tirar a ideia do papel.

Confira!

Escolha um local adequado

O posicionamento do imóvel no terreno é uma decisão importante. No geral, o anexo fica nos fundos da propriedade, como visto, mas você pode considerar outros lugares para fazer a sua construção.

Analise a exposição solar para um ambiente confortável ao longo do dia. Além disso, a acessibilidade entre a edícula e a residência deve ser facilitada. Finalmente, considere a integração com o paisagismo e o ambiente ao redor para a geração de uma estética harmônica na casa.

Avalie o tamanho da piscina

Uma piscina muito pequena pode não atender às expectativas de lazer, enquanto uma muito grande pode ocupar demasiado espaço. Portanto, é interessante que você busque o equilíbrio, permitindo que o local seja um ponto de lazer e, ao mesmo tempo, mantenha-se funcional. 

A escolha do tamanho da piscina também deve se alinhar com o seu orçamento disponível para a construção e manutenção. Ainda, avalie o restante da estrutura da edícula e do paisagismo para a criação de um ambiente agradável.

Escolha o tipo de piscina

Existem diferentes opções de piscina, e cada uma tem suas características particulares. Veja exemplos:

  • alvenaria: altamente personalizável e durável, sendo ideal para designs exclusivos;
  • fibra de vidro: tem instalação mais rápida e manutenção mais simples;
  • vinil: oferece uma superfície suave, mas pode exigir substituição do revestimento ao longo do tempo. 

A escolha entre elas dependerá de suas preferências em termos de design, manutenção e orçamento e deve estar alinhada com o estilo geral da edícula, combinado?

Contrate um profissional qualificado

Um arquiteto ou engenheiro experiente pode criar um plano que atenda às suas necessidades e às regulamentações locais. Logo, não fuja da contratação de pessoas devidamente capacitadas para a construção.

Profissionais qualificados podem assegurar que a edícula e a piscina sejam construídas com segurança e eficiência, reduzindo a possibilidade de problemas futuros. Certifique-se de verificar as credenciais e referências dos escolhidos, a fim de garantir um processo de construção bem-sucedido.

Quais as tendências para edículas com piscina? 

Até aqui, você teve a oportunidade de conhecer as principais informações para planejar a construção de uma edícula com piscina. Falta apenas ter alguns insights sobre as principais tendências para o seu projeto, certo?

Entre as inovações mais populares, destacam-se as piscinas com borda infinita, que criam uma sensação de continuidade visual. Nelas, a água parece fluir sem limites, gerando um aspecto impressionante e conexão com a paisagem ao redor.

A iluminação com lâmpadas LEDs também está em alta, conferindo um ambiente encantador à noite. Em diversas opções de cores e intensidade, elas são frequentemente utilizadas para o realce de detalhes arquitetônicos, como cascatas e plantas — e a própria piscina.

Já os decks de madeira estão se tornando um elemento desejado em edículas, adicionando estilo ao espaço. Ao contrário do que se pode imaginar, eles são duráveis e resistentes à umidade, mesmo estando próximos à água, desde que seja feita uma escolha acertada dos materiais. 

A inclusão de churrasqueiras nas edículas é outra tendência que se mantém forte, criando o famoso espaço gourmet para refeições ao ar livre e entretenimento. A combinação torna a área perfeita para receber amigos e familiares.

Para completar, as áreas de jogos estão ganhando cada vez mais destaque nesses espaços de lazer. Além das clássicas mesas de pingue-pongue, são comuns opções como mesas de sinuca, totó e até mesmo simuladores de jogos eletrônicos, adicionando entretenimento ao lugar.

Conclusão

Como você viu, a edícula com piscina é um anexo construído no imóvel. Versátil, ela pode ser usada para diversas finalidades — como hospedagem, escritório e espaço para lazer. Com os devidos cuidados, ela se torna um ambiente aconchegante para moradores e visitantes, não acha?

Procurando edículas para comprar? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.