Como conseguir empréstimo com juros baixo? Entenda!

Compartilhar a notícia

Você deixou de contratar uma linha de crédito por conta das altas taxas cobradas pela instituição? Veja dicas para conseguir um empréstimo com juros baixo!

15 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de dezembro de 2023 7 min de leitura
Como conseguir empréstimo com juros baixo - Entenda

Para aqueles que precisam de dinheiro rápido, os empréstimos podem ser uma solução financeira eficiente. No entanto, um dos maiores obstáculos encontrados no mercado é o custo dos juros praticados por muitas das instituições que fornecem crédito.

Se você está em busca de recursos para financiar um projeto, fazer reformas ou reorganizar o seu orçamento, precisa saber como conseguir um empréstimo com juros baixo. Tenha em mente que quanto menor for a taxa de juros, menos custos você terá para pagar o crédito.

Neste conteúdo, você verá como fazer para conseguir um empréstimo com juros baixo para não comprometer o seu orçamento.

Confira!

Tenha um bom histórico de crédito 

O primeiro passo para conseguir empréstimos com taxas de juros menores é ter um bom histórico de crédito. Manter bons hábitos de pagamentos demonstra que você tem responsabilidade quanto ao seu orçamento, trazendo maior confiabilidade ao mercado.

É comum as instituições financeiras avaliarem o seu histórico de crédito para definir o nível de risco que a operação representa. Inclusive, esse é um procedimento permitido pelo Bacen (Banco Central) — o órgão responsável por regulamentar o sistema financeiro no Brasil.

Pessoas com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, com dívidas protestadas em cartórios ou que pagam contas com atraso representam maiores riscos para as instituições. Logo, dificilmente elas conseguem boas taxas de juros na hora de solicitar empréstimo — inclusive, muitas vezes o pedido pode ser recusado nesses casos.

Dessa forma, coloque suas dívidas em dia, incluindo contas de consumo, cartões de crédito e financiamentos. Evitar o uso do limite dos seus cartões de crédito também é um sinal de responsabilidade financeira que pode ser recompensado com taxas de juros mais baixas.

Pesquise as taxas de juros em instituições financeiras distintas

Uma pesquisa cuidadosa das taxas de juros praticadas por instituições financeiras distintas é tão importante quanto ter um bom histórico ao contratar um empréstimo. Como existem múltiplos fornecedores de crédito no mercado, é natural que exista uma grande diferença nos juros cobrados entre eles.

Nesse sentido, você não precisa ficar vinculado à primeira proposta encontrada, nem ao banco com o qual você mantém relacionamento. Na verdade, com a evolução do mercado creditício e surgimento das fintechs, muitas oportunidades estão surgindo no mercado.

Atualmente, existem diversas ferramentas online que comparam as taxas praticadas — desde grandes bancos a instituições menores que estão buscando seu espaço. Também é possível simular valores em variados prazos e tipos de empréstimo.

Assim, você poderá optar pela alternativa mais adequada para a sua necessidade. Entretanto, é pertinente verificar nos sites oficiais das instituições para conferir se as informações simuladas estão corretas e obter informações atualizadas sobre os juros cobrados, combinado?

Anúncios

Compare as soluções de diferentes instituições financeiras 

Além de se informar sobre as taxas de juros praticadas entre diferentes instituições, é válido comparar as soluções de crédito fornecidas entre elas. Destaca-se que existem diversas alternativas de empréstimo no mercado.

Confira algumas delas!

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma forma de obter crédito junto a uma instituição financeira, sem precisar comprovar o destino do dinheiro. O processo de solicitação costuma ser simples e pode ser feito online, por meio de aplicativos ou sites de bancos e financeiras.

Para contratá-lo, é necessário passar por uma avaliação de crédito, na qual a instituição verifica o histórico financeiro e o perfil do solicitante, como você viu. Se ele for aprovado, o dinheiro é depositado diretamente na conta do cliente.

Uma atenção sobre o empréstimo pessoal é que essa é uma modalidade bastante popular e de fácil acesso, mas requer cuidado na hora da contratação. Verifique as condições do contrato, prazo, taxa de juros e o CET (custo efetivo total), que pode variar bastante entre as instituições.

Empréstimo consignado

Se você é um trabalhador com carteira assinada, um aposentado ou um pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o empréstimo consignado é uma opção. Trata-se de uma modalidade de crédito que oferece facilidade no pagamento para essas pessoas.

Isso porque o pagamento das parcelas é descontado diretamente do seu salário ou benefício. Contudo, para conseguir esse empréstimo, é necessário que a fonte pagadora tenha um convênio com o fornecedor de crédito.

Por isso, antes de escolher essa opção, verifique na sua empresa ou órgão que paga o seu benefício quais são as instituições conveniadas. Ainda vale ter atenção à instituição que oferece o crédito para não cair em golpes.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito que exige a apresentação de um bem material como garantia. Os itens mais utilizados nesse sentido são imóveis — como terrenos, apartamentos e casas — ou veículos, a exemplo de carros e motos.

Essa solução de crédito costuma ter taxas mais baixas, uma vez que o bem deixado como garantia pode ser usado para o pagamento da dívida. Portanto, se aquele que pegou o dinheiro emprestado se tornar inadimplente a instituição pode, por exemplo, tomar o bem e levá-lo a leilão para recuperar a quantia devida.

Financiamento

O financiamento é uma opção de empréstimo que visa atender a um objetivo específico do contratante. Essa modalidade de crédito é indicada para pessoas que querem comprar bens como imóveis, veículos, abrir um negócio próprio ou investir em um item específico.

Os juros podem ser mais baixos porque o crédito é direcionado. Ou seja, o contrato especifica como o dinheiro será utilizado, incluindo informações sobre as taxas de juros, possíveis multas, prazos e outros aspectos relevantes. Ademais, o bem adquirido costuma ser a garantia do contrato. 

Aproveite as ofertas e negocie juros mais baixos

Outra dica para conseguir empréstimos com juros baixos é ficar de olho nas ofertas especiais das instituições financeiras. Algumas companhias oferecem condições vantajosas para quem precisa de crédito, com taxas de juros menores do que as habituais em ocasiões casuais.

Além disso, não ignore o poder da negociação. Essa é uma etapa essencial e, certamente, de grande relevância. Ela pode ser usada para adequar as taxas de juros e as condições do empréstimo conforme sua situação financeira.

Nesse contexto, é válido buscar os melhores termos por meio de uma argumentação eficaz, inclusive, ao mencionar ofertas concorrentes. A flexibilidade na negociação pode resultar em prazos mais longos, taxas de juros reduzidas ou melhores condições contratuais.

Com as dicas aprendidas neste conteúdo, você terá muito mais chances de contratar um empréstimo com juros baixo. Mas lembre-se: antes de contratar uma solução de crédito, avalie as condições ofertadas e se elas se adequam às suas necessidades e possibilidades financeiras, ok?

Quer fazer uma simulação de crédito com garantia de imóvel sem compromisso e ver os melhores juros do mercado? A Loft tem essa opção!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.