Gás encanado: como funciona e quais as vantagens?

Compartilhar a notícia

O sistema de gás encanado pode ser uma alternativa interessante para uso doméstico ou comercial. Confira vantagens para tê-lo em seu imóvel!

01 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 01 de fevereiro de 2024 12 min de leitura
Gás encanado_ como funciona e quais as vantagens

O gás encanado é uma alternativa aos tradicionais botijões. Ainda que não esteja presente em todas as localidades do país, o sistema tem potencial para ser vantajoso tanto para quem mora em casas e apartamentos quanto para usuários de escritórios, lojas e outros imóveis comerciais.

Mas afinal, quais são as reais vantagens de uso da modalidade? Quais são os cuidados que devem ser observados para uma utilização segura e econômica? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste conteúdo.

Descubra, a seguir, como funciona o gás encanado e os benefícios de sua contratação!

Como o gás encanado funciona?

O gás encanado é uma solução para o suprimento das necessidades de energia em residências e estabelecimentos comerciais. No geral, ele funciona de forma segura e conveniente, desde a sua origem até a chegada ao encanamento que abastecerá os imóveis.

O sistema vem de fontes naturais, como o gás natural ou o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Eles são extraídos, processados e refinados visando o atendimento aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos. 

Após o processo, o material é transportado por redes de tubulações de alta pressão até os centros urbanos, chegando a residências e outras construções. No Brasil, a norma NBR 15.526 estabelece diretrizes para a instalação de gases combustíveis em ambientes residenciais e comerciais. 

Entre os seus requisitos mínimos exigidos, está a especificação de materiais, equipamentos e dispositivos utilizados na rede de distribuição interna. Além disso, o documento elaborado pelo Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis determina como deverão ser os procedimentos a fim de garantir a segurança do abastecimento. 

Testes de estanqueidade para detectar vazamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas. Já para o morador, o sistema pode ser bastante prático, sabia?

O gás chega às casas por meio de um encanamento, eliminando a necessidade de botijões internos. Então basta a abertura do registro e o material estará disponível para uso imediato em fogões, aquecedores e outros aparelhos.

Geralmente, a contratação do serviço de gás encanado é simples. Boa parte das empresas de distribuição oferece pacotes que se adaptam às necessidades do cliente. Assim, o pagamento pode ser realizado mensalmente, por exemplo, visando o abastecimento contínuo ao imóvel.

Quais são as vantagens de contar com o sistema? 

Agora que você sabe detalhes sobre o funcionamento do gás encanado, é hora de entender quais são os benefícios da adoção desse método. 

Veja, a seguir, as vantagens do uso do tipo de abastecimento!

Anúncios

Mais segurança

Atualmente, regulamentações rigorosas orientam todo o processo de instalação e manutenção dos sistemas de gás. A norma NBR 15.526 é um exemplo, pois estabelece diretrizes estritas para a operação segura do método. 

Além das regras específicas que promovem maior proteção, o uso do gás encanado elimina os riscos associados ao armazenamento de cilindros, como vazamentos e possíveis explosões. Desse modo, você e os demais usuários do imóvel poderão se sentir mais seguros sem os botijões por perto.

Em geral, as empresas de gás encanado também adotam medidas de monitoramento contínuo das redes de abastecimento. Com isso, a detecção de quaisquer anomalias pode ser feita precocemente, o que tende a gerar respostas rápidas a eventuais problemas que surjam.

Sustentabilidade

Entre os benefícios da mudança, o sistema de gás encanado contribui para a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O gás natural, uma das fontes mais comuns para o abastecimento, é uma opção mais limpa em comparação a outras fontes, como o carvão e o petróleo.

A alta eficiência energética do modelo é outro ponto favorável a seu respeito. Dessa forma, é possível usá-lo de modo mais eficiente em aparelhos como aquecedores e fogões, economizando recursos energéticos e contribuindo para a redução do consumo global de energia poluente.

A dispensa de botijões de gás tem a possibilidade de diminuir a produção de resíduos plásticos e metálicos associados aos recipientes. Esse fator se alinha com a preocupação crescente sobre a redução do impacto ambiental de embalagens e outros materiais na natureza.

Praticidade de uso

O sistema de gás encanado oferece uma série de vantagens práticas que o tornam uma escolha conveniente para diversas casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais. Uma das suas comodidades é a disponibilidade ininterrupta. 

Ou seja, o cliente recebe o material de maneira contínua — ao contrário dos cilindros e botijões de gás, que precisam ser substituídos quando se esgotam. Logo, você terá menos problemas de interrupção de gás no meio do preparo de uma refeição ou no aquecimento da água para o banho, por exemplo.

Ademais, a eliminação dos botijões é um facilitador. Ela não apenas libera espaço útil em seu imóvel, mas também reduz a preocupação com o armazenamento e o manuseio desses itens. Portanto, não há mais necessidade de carregar, trocar ou lidar com entregas dos armazenadores.

O sistema ainda proporciona eficiência. Afinal, com a simples abertura de um registro, o gás está pronto para uso imediato em fogões, fornos, aquecedores e outros aparelhos. Isso agiliza a rotina, tornando-a mais rápida e prática para os moradores.

Você verá que o processo de contratação do serviço é simples. A maioria dos planos pode ser contratada de modo rápido e com pagamento facilitado. Em certos casos, o contratante paga um valor fixo mensal por cota de uso, gerando previsibilidade ao orçamento doméstico.

Além da comodidade, o sistema de gás encanado pode levar a economias significativas a longo prazo. A eficiência energética e a eliminação dos custos associados aos botijões podem resultar na redução dos seus gastos com energia.

Custo-benefício 

Para finalizar o tópico sobre as vantagens que o gás encanado oferece, pode-se mencionar a relação de custo-benefício da contratação. Isso porque ela pode ser atrativa para o bolso do contratante.

Embora o investimento inicial na instalação seja significativo, ele pode gerar economia no futuro. Um sistema eficiente reduz o consumo de energia. Portanto, as contas mais baratas de gás e eletricidade ao longo do tempo têm potencial para compensar o valor inicialmente investido.

Além disso, ao optar pelo gás encanado, você elimina os custos recorrentes associados aos botijões, como a compra, troca e recarga de cilindros. No fim, a mudança pode representar uma economia importante a longo prazo.

O sistema de gás encanado também requer menos manutenção do que alternativas como aquecedores elétricos. Logo, você tem a possibilidade de reduzir despesas com consertos e substituições desses aparelhos.

Quais são os cuidados necessários com o gás encanado?

Depois de conhecer os benefícios do sistema, você precisa entender como é a rotina de cuidados após a instalação do gás encanado. Então confira o que deve ser feito para a segurança dos usuários e dos imóveis nos quais ele é instalado!

Mantenha a válvula fechada

Como visto, é fundamental que o sistema fique seguro. Nesse sentido, uma ação simples, mas efetiva, pode colaborar para o bom funcionamento do gás: a permanência das válvulas fechadas.

Cada aparelho conectado ao sistema deve ter um registro individual. Ele serve para controlar o fluxo de gás. Assim, sempre que você terminar de usar um fogão, aquecedor, ou qualquer outro dispositivo conectado ao encanamento, lembre-se de fechar a válvula correspondente. 

Desse modo, uma das precauções mais importantes que você deve ter é sempre deixar o gás fechado quando o aparelho não estiver em uso. Isso evita vazamentos acidentais e trabalha para que o material permaneça na tubulação.

Tenha em mente que os vazamentos de gás são perigosos porque ele é inflamável e pode representar um risco à saúde e à segurança dos moradores, usuários e de outras pessoas ao redor. Além disso, eles implicam em desperdício do material, o que pode aumentar os custos na conta.

Vale frisar a necessidade do fechamento das válvulas antes de dormir ou sair de casa. Nesses momentos, os aparelhos não estão sendo monitorados, e qualquer problema pode passar despercebido. Logo, tenha cuidado redobrado em situações como essas. 

Lembre-se de que a prevenção é a chave para evitar acidentes. Dessa maneira, a manutenção dos registros fechados contribui para a utilização segura e eficiente do gás encanado em seu dia a dia.

Evite objetos inflamáveis próximos ao encanamento

Outra dica bastante simples, mas que pode salvar vidas, está relacionada ao distanciamento de itens que possam causar chamas com o gás. Portanto, deixe objetos inflamáveis longe das válvulas e do sistema de fornecimento. 

Garanta uma distância segura entre o encanamento e qualquer artefato que pegue fogo com facilidade, como cortinas, tecidos, papéis, produtos químicos inflamáveis e materiais de construção. Afinal, a proximidade desses materiais pode aumentar o risco de incêndio.

Além disso, certifique-se de que as áreas em que há encanamento de gás sejam bem ventiladas. A ventilação adequada ajuda a dissipar qualquer gás que eventualmente vaze. Com ela, você reduz a concentração do material no ambiente e minimiza o risco de problemas maiores.

Posicione objetos de aquecimento, como aquecedores portáteis, distantes do encanamento. Aparelhos que geram calor, se estiverem muito próximos ao gás, podem aumentar o risco de ignição em caso de vazamento.

Observe ainda se os eletrodomésticos utilizados com o sistema ou próximos a ele estão com corrosão ou outro problema. Itens danificados podem ser arriscados quando em contato com o material inflamável.

Vale outra dica importante: conscientize todos os moradores ou usuários do espaço sobre a importância de manter objetos inflamáveis afastados das áreas próximas ao sistema. Desse modo, você ajuda a tornar o imóvel mais seguro, mesmo quando outras pessoas o estiverem usando.

Manter objetos inflamáveis longe do encanamento de gás ajuda a evitar incêndios. A ação garante que o sistema seja utilizado de maneira segura e eficiente por todos. 

Evite eletrodomésticos próximos

Ao deixar objetos inflamáveis longe, aproveite e observe uma distância segura entre os eletrodomésticos e o encanamento de gás. A proximidade inadequada pode aumentar o risco de acidentes, uma vez que qualquer problema no sistema de gás pode representar um perigo potencial.

Assim, vá até as áreas onde estão instalados a geladeira, fogão, air fryer e outros aparelhos. Verifique se eles têm ventilação, já que ela contribui para dissipar o possível gás vazado. Como visto, espaços bem ventilados podem minimizar os riscos de incêndio ou explosão.

Outro ponto de atenção é o manuseio cuidadoso dos eletrodomésticos. Portanto, evite esbarrar, mover ou deslocar bruscamente os equipamentos próximo ao encanamento de gás, a fim de prevenir danos nas conexões.

Realize a manutenção preventiva nos eletrodomésticos e no encanamento de gás — essa é uma prática de vital importância, viu? Então certifique-se de que tanto os objetos quanto as instalações estejam em boas condições e não apresentem elementos que possam representar perigos.

Faça inspeção periódica

A dica final para que você e os demais usuários do gás encanado tenham tranquilidade e segurança no uso é a realização de inspeções periódicas em todo o sistema. A ação ajuda a identificar defeitos reais e potenciais, prevenindo riscos e contribuindo para soluções imediatas. 

O primeiro passo é a contratação de profissionais qualificados. Procure pessoas com o conhecimento e as ferramentas necessários para avaliação do estado do sistema, identificação de possíveis furos e escapes, e a realização de reparos quando preciso.

Durante a inspeção, elas deverão fazer verificações em busca de vazamentos. Isso inclui as conexões, tubulações, registros e aparelhos que utilizam o gás. Qualquer problema identificado precisa ser corrigido imediatamente, combinado?

Além desse trabalho, a inspeção periódica pode incluir a manutenção preventiva. Estão inclusas a verificação, a limpeza e a calibração de aparelhos, como aquecedores e fogões a gás. A medida contribui para o funcionamento seguro e eficiente do sistema.

Uma sugestão é manter um registro das inspeções realizadas, incluindo datas e resultados. Essa documentação pode ser valiosa em caso de necessidade de comprovação da manutenção do gás encanado. 

Todos os moradores precisam estar cientes sobre a importância da atividade e da segurança relacionada ao sistema. Assim, deixe todos avisados sobre o agendamento das visitas em intervalos regulares, conforme as orientações dos profissionais e as recomendações do fabricante.

Como você pôde conferir neste artigo, o gás encanado é uma alternativa de abastecimento para casas, apartamentos, escritórios e outros imóveis. No geral, ele pode ser mais seguro, prático e econômico do que as demais alternativas. Com os cuidados certos, ele tende a ser uma opção bastante interessante.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.