Guaianases: como é morar nesse bairro da Zona Leste de São Paulo?

Compartilhar a notícia

Se você pensa em se mudar para SP, é essencial conhecer os bairros da cidade. Saiba como é morar em Guaianases, que fica na região leste.

29 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 08 de fevereiro de 2024 17 min de leitura
Guaianases - como é morar nesse bairro da Zona Leste de São Paulo

São Paulo é a maior cidade do Brasil e atrai pessoas de todo o mundo — seja para morar ou para visitar. Se você pretende se mudar para a zona leste da capital paulista, vale conhecer o bairro de Guaianases.

Embora esteja mais afastado da região central de SP, o bairro possui fácil acesso a diversas regiões e custo de vida mais acessível. Antes de procurar um imóvel no local, vale analisar essas e outras características.

Quer saber como é morar em Guaianases? Continue a leitura deste artigo e descubra os diferenciais desse bairro!

Qual é a história do bairro de Guaianases?

A história do bairro de Guaianases tem origem com os indígenas. A região surgiu de um aldeamento e da catequização da população pelos jesuítas. Por volta de 1820, os índios foram extintos e a terra passou a pertencer a particulares.

Nesse período, o local era muito utilizado como ponto de parada e repouso para viajantes. Além disso, a região se tornou uma das principais vias de passagem da Estrada do Imperador, que levaria às minas de ouro.

A partir da década de 1920, o bairro se tornou cada vez mais populoso. As olarias e a estrada de ferro impulsionaram a economia local. Pela via de acesso também vieram imigrantes italianos e posteriormente espanhóis, que se dedicavam à extração de pedras nas pedreiras da região.

Durante esse processo de imigração, muitos estrangeiros se estabeleceram como comerciantes. Pessoas de Minas Gerais e do nordeste do Brasil começaram a migrar para a área, interessados no desenvolvimento e crescimento de São Paulo.

Em 1957, o distrito passou a ser chamado oficialmente de Guaianases, em homenagem à tribo indígena que habitava a região. Com o movimento de migração, a construção civil ganhou cada vez mais relevância na localidade.

No entanto, Guaianases tinha fama de ser um local dormitório, devido à grande população e à falta de indústrias. Com o tempo, o bairro se desenvolveu e se tornou um local com comércio forte, infraestrutura atraente e boa mobilidade.

Como é a infraestrutura do local?

Após explorar a história do bairro de Guaianases, é hora de saber como é a infraestrutura do local. Afinal, antes de se mudar para uma nova região, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada sobre ela.

Esse conhecimento ajuda a tomar uma decisão informada ao compreender se a área atende às suas necessidades e expectativas em relação a questões como:

Veja quais são as principais características relacionadas com a infraestrutura do bairro de Guaianases!

Anúncios

Serviços de saúde

Com comércio aquecido na região, o bairro vem se desenvolvendo para oferecer cada vez mais ofertas de serviços, como de saúde. Nesse sentido, Guaianases conta com diversas alternativas particulares e públicas.

Confira os principais serviços de saúde que você encontra no bairro!

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento primário por meio das UBS. Isso significa que elas são a porta de entrada para o processo de cuidado com a saúde da comunidade. Cada UBS é responsável por fornecer assistência à saúde de determinada população.

Assim, as UBS fornecem serviços de cuidados básicos, como consultas médicas, vacinação, acompanhamento do pré-natal e programas de prevenção. Para receber atendimento, basta comparecer a sua unidade de saúde de referência.

Um profissional da equipe coletará as informações e avaliará a necessidade de atendimento imediato, agendamento de consultas ou encaminhamento à unidade de saúde responsável pela região em que você mora.

Em novembro de 2023, as principais UBS à disposição dos usuários em Guaianases eram:

  • UBS/PAI Guaianases I, localizada na rua Professor Cosme Deodato Tadeu, número 90;
  • UBS Guaianases II, localizada na rua Comandante Carlos Ruhl, número 189;
  • UBS Jardim Robru, localizada na avenida Nordestina, número 5.593.

Prontos-socorros e hospitais

O bairro de Guaianases conta com o pronto-socorro do Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa. Além disso, há um pronto-socorro municipal em Lajeado, uma região próxima. Dessa forma, você pode buscar atendimento de emergência em caso de acidentes ou condições médicas urgentes.

O Hospital Geral de Guaianazes também fica no bairro e conta com:

  • equipe multidisciplinar de referência em saúde mental;
  • equipe de obstetrícia;
  • visita à maternidade;
  • brinquedoteca;
  • assistência religiosa.

Também há hospitais municipais em outros bairros da zona leste, como Cidade Tiradentes, Itaquera, Ermelino Matarazzo e São Miguel. Eles atendem a região e oferecem uma variedade de serviços médicos e cirúrgicos.

Clínicas privadas

Ainda em relação aos serviços de saúde, existem diversas clínicas médicas e odontológicas privadas em Guaianases e áreas vizinhas. Elas oferecem atendimento médico e odontológico em diversas especialidades.

Laboratórios de análises clínicas e farmácias

Em Guaianases, você também pode encontrar laboratórios que oferecem exames de sangue, urina, imagem e outros tipos de análises clínicas.

Além disso, o bairro possui diversas farmácias, tanto de grandes redes quanto independentes. Assim, é possível encontrar e adquirir medicamentos e outros produtos relacionados à saúde com facilidade.

Educação

Outro fator decisivo no momento de escolher um lugar para morar é a educação — especialmente para quem tem filhos, não é mesmo? Nesse sentido, tanto o bairro de Guaianases quanto a região no entorno possuem diversas escolas e instituições para diferentes estágios de ensino.

Há escolas públicas (tanto estaduais quanto municipais) e privadas do Ensino Básico ao Médio. Também é possível encontrar o polo de diversas faculdades na região, como Estácio, Cruzeiro do Sul Virtual, Universidade Braz Cubas, entre outras.

Escolas técnicas e de línguas estão presentes no bairro. A ETEC de Guaianazes, por exemplo, é bastante concorrida e oferece diversos cursos técnicos para os estudantes do Ensino Médio, como:

  • Administração;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Edificações;
  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica;
  • Nutrição e Dietética.

O Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro também fica na região e oferece atividades diversas para crianças e adolescentes. No local, você ainda encontra a UniCEU Inácio Monteiro, que é uma rede de faculdades composta por polos de apoio presencial.

Comércio

O comércio é mais um ponto que define a qualidade da infraestrutura de uma região, concorda? Nesse sentido, Guaianases possui diversas opções comerciais que atendem às necessidades da comunidade local.

No bairro você encontra com facilidade:

  • redes de mercados de diversos portes, inclusive atacadistas;
  • padarias;
  • lojas de roupas e calçados;
  • estabelecimentos que vendem materiais de construção;
  • lojas de eletrônicos e eletrodomésticos;
  • sacolões;
  • salões de beleza;
  • academias;
  • pet shops;
  • restaurantes e lanchonetes.

Segurança

A segurança em Guaianases, assim como em muitas áreas da cidade de São Paulo, pode variar dependendo da região específica e das condições locais. Contudo, a prefeitura de SP se preocupa em oferecer mais proteção para a população por meio de algumas estratégias.

Uma delas é a presença policial para a manutenção da segurança pública. É possível encontrar delegacias de polícia no bairro, de modo que os residentes e visitantes possam relatar crimes e buscar assistência.

Ainda, a comunidade desempenha um papel fundamental na proteção local, certo? Em Guaianases, é possível encontrar Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), que têm o objetivo de discutir e encontrar soluções para problemas comunitários de segurança.

Os encontros reúnem moradores, líderes comunitários, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana. Em conjunto, eles apresentam demandas e propõem ações de segurança e proteção para o bairro.

Independentemente da região onde você mora, é essencial tomar precauções de segurança comuns. Entre elas, estão evitar exibir objetos de valor, ter atenção ao usar transporte público e manter-se informado sobre as condições locais.

Vias de acesso

A infraestrutura de Guaianases envolve diversas vias de acesso relevantes, como a Estrada Iguatemi. Os moradores do bairro também podem se locomover pela Avenida Souza Ramos e Rua Inácio Monteiro, por exemplo.

Como é a mobilidade em Guaianases?

Em relação à mobilidade urbana, vale considerar que o acesso eficiente ao transporte público e vias de qualidade permite economizar tempo e reduzir o estresse no deslocamento diário. Por isso, o sistema de locomoção envolve questões como estradas, metrôs, ônibus e ciclovias.

Acompanhe as principais alternativas de transporte na região!

CPTM

Ao morar em Guaianases você terá acesso à Linha 11 – Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa foi criada em 1992 para oferecer serviços de transporte sobre trilhos ou guiados para a população.

Essa linha conecta toda a zona leste ao centro da cidade de São Paulo e à região metropolitana. O trecho da rede de trens é definido entre as estações da Luz e Estudantes, que fica em Mogi das Cruzes.

Uma das vantagens da CPTM é a maior velocidade dos trens e a possibilidade de realizar baldeações. Isso ajuda a otimizar o tempo e permite acessar diversas partes da cidade com mais facilidade.

Linhas de ônibus

Ainda em relação ao transporte público, Guaianases é atendido por linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Dessa forma, os moradores têm fácil acesso tanto a outras áreas da cidade de SP quanto à região metropolitana.

Como o itinerário e a frequência dos ônibus podem variar, dedique algum tempo à pesquisa antes de pegar o transporte. Ainda, vale ter atenção aos horários de pico, pois o trânsito pode estar congestionado.

Logo, é preciso considerar essa questão ao planejar os seus deslocamentos, especialmente se você precisar chegar a outras áreas mais distantes da cidade.

Veículos particulares

Muitos moradores de Guaianases preferem utilizar carros particulares para se locomover. Essa decisão pode oferecer maior flexibilidade, mas também requer atenção ao trânsito, estacionamento e eventual rodízio municipal.

Afinal, a capital paulista adota o rodízio de carros de segunda a sexta-feira, restringindo a circulação de veículos conforme o final da placa. Durante um dia por semana, cada automóvel é proibido de circular nas ruas e avenidas internas do chamado mini-anel viário.

Então você deve ter atenção a esse ponto antes de optar se locomover de carro por São Paulo, combinado?

Aplicativos de transporte

Aplicativos de transporte também operam em Guaianases e podem ser uma opção conveniente para realizar viagens dentro da cidade. Essa alternativa pode ser interessante para os dias e horários nos quais o seu carro está proibido de circular ou para quem não deseja se preocupar com vagas para estacionar, por exemplo.

Quais são as opções de lazer na região?

Além das opções de mobilidade urbana, é preciso avaliar as alternativas de lazer do bairro. Afinal, elas afetam diretamente a qualidade de vida e a satisfação dos moradores de uma determinada região.

No geral, o lazer desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar físico e mental e físico. Além disso, as opções de entretenimento podem servir como locais de encontro para a comunidade, facilitando o desenvolvimento de relações sociais.

Assim, as áreas de lazer podem ajudar a reduzir o estresse e proporcionar momentos de relaxamento no dia a dia. Ter acesso a espaços culturais também é uma forma de obter conhecimento diverso.

Cabe ressaltar que, em muitos casos, a presença de opções de lazer de qualidade em um bairro pode contribuir para a valorização de imóveis na região. Portanto, esse pode ser um investimento financeiro atraente a longo prazo.

Agora, saiba quais são as principais opções de lazer para quem mora na região de Guaianases!

Parque Vila do Rodeio

O Parque Vila do Rodeio foi criado para preservar as nascentes do Córrego do Rodeio. Ele possui diversas áreas verdes, com fauna e flora preservadas, e recebe muitos visitantes em busca de lazer e diversão na cidade. 

O parque conta com espaços para a prática de atividades físicas ao ar livre. Há campo de futebol, pista de skate, ciclovia, equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, playground para as crianças, pista de corrida e áreas com churrasqueiras e quiosques.

No local também há um ponto de leitura no qual os frequentadores podem compartilhar dicas de livros. Logo, o parque é um ambiente ideal para reunir a família e os amigos nos dias de folga.

Parque Lajeado

Outra alternativa de área verde na região, o Parque Lajeado oferece diversos elementos relevantes, como:

  • playground;
  • pergolado;
  • pista de caminhada;
  • áreas de recreação;
  • mesas para jogos;
  • trilhas;
  • espaço para piquenique;
  • equipamentos de ginástica ao ar livre;
  • bosque de leitura.

Ainda, há locais de circulação acessíveis às pessoas com deficiência. A flora da região possui diversas espécies, com a mata nativa preservada. A fauna é composta por diferentes espécies de insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Parque de Diversões Marisa

Quem mora na zona leste de São Paulo pode aproveitar para passar um dia no Parque de Diversões Marisa. Ele conta com equipamentos modernos e diversos brinquedos, como mini-autopista, carrossel e comboio de caminhões.

Para quem prefere adrenalina, há opções como montanha-russa, disko e crazy-dance. Outra possibilidade é aproveitar os jogos tradicionais, como pescaria, tiro-alvo, argolas, entre outros.

O parque ainda conta com uma infraestrutura completa para receber o público. Nele, você encontra estacionamento, banheiros, lanchonetes, fraldário e seguranças.

Parque do Carmo

Próximo à Guaianases você encontra o Parque do Carmo, um bosque com inúmeras árvores, lagos naturais e diversas espécies de animais. A estrutura do espaço é completa e você pode aproveitar atrações como:

  • Museu do Meio Ambiente;
  • Anfiteatro;
  • Campos de futebol;
  • Aparelhos de ginástica;
  • Ciclovia e pista de cooper;
  • Churrasqueiras e quiosques;
  • Monumento à Imigração Japonesa;
  • Viveiro Arthur Etzel.

CEU Lajeado

Além de ser um espaço voltado para a educação, o CEU Lajeado é um polo de desenvolvimento esportivo e cultural. O espaço abre as portas para a comunidade e oferece atividades no bloco esportivo. Você ainda encontra um teatro onde acontecem apresentações culturais e oficinas para crianças e adolescentes.

Vida noturna

Se você prefere aproveitar a vida noturna, é possível curtir bares, restaurantes e baladas em Guaianases. As opções são bastante diversas e costumam agradar a diferentes gostos e expectativas, sabia?

Qual é o custo de vida no bairro paulistano?

Como você viu, Guaianases é um bairro com boas opções de comércio, lazer e mobilidade. Nesse contexto, a região tende a crescer e a oferecer boas oportunidades para quem mora no local.

Ainda assim, o custo de vida no bairro é relativamente baixo. Conforme a Pesquisa de Mercado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), o preço médio de venda de casas com dois dormitórios na região em abril de 2023 era de R$ 390 mil.

Já o preço médio de venda de apartamentos com o mesmo número de quartos em maio de 2023 era de R$ 342 mil. No mesmo período, o valor médio do aluguel de casas com dois dormitórios era de R$ 1.125,00 e de apartamento era de R$ 1.104,17.

Ainda de acordo com a pesquisa, todos esses valores representam um dos menores preços da capital paulista. Entretanto, vale ressaltar que o preço de um imóvel varia conforme diferentes fatores.

Dois dos principais pontos são localização e características construtivas. Portanto, considere essas questões no momento de comprar ou alugar sua casa ou apartamento, certo?

O que avaliar ao decidir morar em Guaianases?

Até aqui, você viu as principais características de Guaianases. Agora, vale recapitular os pontos que devem ser considerados antes de tomar uma decisão. Lembre-se de que a decisão de onde morar é pessoal e dependerá das suas prioridades individuais e das necessidades da sua família.

Uma dica é visitar a região, conversar com moradores locais e fazer uma pesquisa detalhada antes de comprar um imóvel no local. Além disso, conclua o checklist a seguir!

Custos de moradia

Avalie o custo de moradia na região, incluindo aluguel ou o preço do metro quadrado para a compra de imóveis. Como você viu, Guaianases é conhecido por ter custos de moradia mais acessíveis em comparação com áreas mais centrais de São Paulo, mas os preços podem variar dependendo do imóvel específico.

Transporte e mobilidade

Considere a acessibilidade e a conveniência do transporte público, bem como as condições do trânsito na região. Verifique os horários dos trens e das linhas de ônibus, se esses fatores forem importantes para você.

Comércio e serviços de saúde

Confira a disponibilidade de supermercados, lojas, restaurantes, farmácias e outros serviços locais que atendam às suas demandas do dia a dia. Aproveite e pesquise as opções de unidades de saúde, hospitais e clínicas médicas na região para garantir que suas necessidades de cuidados com a saúde possam ser atendidas.

Educação, lazer e cultura

Avalie a disponibilidade e qualidade de escolas, creches e instituições de ensino na área, especialmente se você tiver filhos em idade escolar. Também considere as opções de lazer, como parques, teatros, cinemas, centros culturais e atividades esportivas disponíveis na região.

Segurança

Antes de se mudar, pesquise os índices de criminalidade na região e considere a segurança pública, incluindo a presença policial e programas de segurança local, como existe em Guaianases.

Emprego e planos de desenvolvimento

Avalie as oportunidades de emprego na área e como a localização afetará sua vida profissional. Ainda, estude os planos de desenvolvimento urbano da região, pois eles podem indicar mudanças futuras na infraestrutura e na qualidade de vida.

Como encontrar imóveis em Guaianases?

Se você ficou interessado em morar em Guaianases e aproveitar todos os benefícios e comodidades do bairro, o primeiro passo é listar suas necessidades e preferências — bem como as da sua família. Para isso, você pode responder a perguntas como:

  • Você prefere casa ou apartamento?
  • Quantos quartos o imóvel precisa ter?
  • É preciso ter vaga de garagem? Para quantos carros?
  • Você gostaria de ter um espaço externo, como uma varanda ou quintal?
  • Você tem animais de estimação?
  • Quais comodidades o imóvel precisa ter? Por exemplo: espaço gourmet, salão de festas, piscina, churrasqueira, brinquedoteca, quadra esportiva, academia e outras.

Após responder essas e outras questões, é hora de acessar uma plataforma de compra e venda de imóveis. Com a Loft, você conta com o mais completo ecossistema imobiliário da América Latina.

Além de haver diversas casas e apartamentos à venda, a plataforma oferece diversas ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar a melhor opção, como os filtros baseados em características. Ainda, é possível fazer uma avaliação de imóveis ou uma simulação para entender se vale comprar determinado imóvel.

Neste artigo, você entendeu como é morar em Guaianases, um dos principais bairros da zona leste de São Paulo. Com esse conhecimento, fica mais fácil analisar suas necessidades e expectativas para decidir se vale a pena comprar ou alugar um imóvel na região.Decidiu comprar uma casa ou apartamento no bairro? Então acesse a plataforma da Loft e confira os melhores imóveis da região!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.