Você já pensou em atuar no mercado imobiliário sem ter um local fixo de atendimento? Uma imobiliária on-line oferece essa disponibilidade e pode ser um negócio rentável para quem tem boa gestão.
No entanto, muitos profissionais ainda não sabem como abrir uma imobiliária nesses moldes nem aproveitar todos os recursos disponíveis que a internet e a tecnologia oferecem para ter um negócio realmente lucrativo.
Se você busca inovar com esse tipo de negócio on-line, este conteúdo foi feito para você!
Neste artigo, a Vista apresenta quais são os benefícios de ter uma imobiliária on-line eficiente e qual é o passo a passo perfeito para trabalhar no ramo imobiliário de forma virtual. Confira!
Por que investir em uma imobiliária virtual?
Uma imobiliária virtual é interessante para iniciar um negócio sem um ponto físico para prestação de serviços. Nesse caso, é possível fechar negócios a distância, ampliar a rede de contatos e usar o potencial tecnológico para chegar a mais lugares e pessoas.
A gestão imobiliária on-line é centrada no ambiente virtual e, por isso, tem maior facilidade de mapear a jornada do cliente, fazer um atendimento personalizado e usar o marketing digital.
A grande vantagem é que você cria um negócio totalmente voltado para os novos modelos de negócio, sem amarras ao modo tradicional em que algumas imobiliárias funcionam, com foco apenas no off-line.
Negócios on-line podem ser muito rentáveis
Investir em uma imobiliária virtual é importante porque os clientes já estão inseridos nessa realidade: mais de 90% usa os mecanismos de busca para comprar ou alugar algum imóvel.
A demanda por negócios on-line está crescendo desde o ano de 2020. Um negócio eficiente e digital se mostra possível quando analisamos dados como os coletados pela pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, enfatizando que 372 mil empresas únicas estão vendendo em algum dos marketplaces brasileiros e 44,80% dessas empresas têm site próprio.
Além disso, cerca de 72% das lojas on-line contam com mídias sociais, com destaque para o Instagram, que vem ganhando espaço, saindo de 9%, em 2016, para 24%, em 2022.
Ou seja, é um mercado em expansão e que merece atenção de todos os nichos, inclusive do mercado imobiliário.
Benefícios de ter uma imobiliária on-line
- Maior segurança para assinar contratos digitais;
- Possibilidade de automatizar o atendimento por meio de chatbots e oferecer respostas ágeis ao cliente;
- Melhor segmentação de leads e oportunidade de realizar atendimento personalizado a quem está mais próximo de fechar negócio;
- Acompanhamento completo da jornada do cliente;
- Atração de públicos de outras cidades e regiões;
- Modernização na gestão de processos;
- Maior tendência a investir em campanhas de marketing;
- Oferecimento de experiência de aquisição de produtos e serviços de forma facilitada;
- Ganho de produtividade para a equipe;
- Gestão de imóveis e clientes de forma on-line;
- Expansão de negócio;
- Possibilidade de integração no modelo híbrido (on e off-line);
- Maior ganho de inteligência de mercado;
- Ótimo custo-benefício para iniciar um negócio próprio.
Quem pode montar uma imobiliária on-line?
A imobiliária on-line pode ser montada por gestores experientes e que desejam ampliar o negócio com o modelo híbrido (on e off-line), e é uma boa oportunidade para corretores de imóveis que desejam ter o próprio negócio e até mesmo abrir parcerias com outros profissionais.
Assim, a imobiliária digital pode ser um negócio rentável porque consegue ampliar a operação, concentrar toda a operação de forma digital e quebrar as barreiras geográficas de trabalho e atendimento.
É caro ter uma imobiliária digital?
Não, é econômico ter uma imobiliária digital devido ao bom custo-benefício com locação ou compra de um espaço físico, implementação de ferramentas que promovem a integração entre sistemas e processos 100% digitais.
Por isso, tende a ser um investimento interessante tanto para ampliação de negócios quanto para começar na carreira de gestor imobiliário.
No entanto, o sucesso desse empreendimento on-line depende de uma boa gestão, que saiba como impactar de forma positiva usando os recursos disponíveis em prol da evolução da empresa.
Passo a passo para abrir uma imobiliária on-line
Quem ainda tem dúvidas sobre como abrir uma imobiliária on-line pode contar com o passo a passo a seguir para começar a atuar no ambiente digital, utilizando todo o potencial da internet para ter um negócio mais lucrativo.
Confira, a seguir, alguns pontos importantes sobre o tema.
Tenha redes sociais ativas
Explore as oportunidades existentes nas redes sociais para divulgar sua marca e seu portfólio aos potenciais clientes.
O marketing imobiliário é essencial, porque é uma forma eficiente de se conectar com quem navega em seus smartphones à procura de um imóvel que atenda às suas expectativas. Portanto, uma imobiliária on-line com suas redes sociais ativas encurta o caminho para encontrar o cliente ideal.
Faça captação de imóveis e clientes
Os clientes procuram por imóveis na internet, logo a captação on-line é mais simples e rápida do que era antes de a internet existir e se popularizar. Dessa forma, captar bons produtos (e com perfis variados) é uma solução para potencializar esse processo de atrair novos leads imobiliários.
Com a captação de imóveis on-line, seu negócio ganha em produtividade e atinge um portfólio de qualidade em menos tempo.
Conte também com uma equipe focada em buscar o sucesso nas vendas sabendo encontrar esses novos empreendimentos e simplificando o atendimento aos clientes.
Faça cursos de aprimoramento
Corretores e gestores que desejam impulsionar o negócio digital e investir na melhor imobiliária on-line precisam ter em mente que se desenvolver é importante nessa carreira.
Sendo assim, cursos nas áreas de técnicas de vendas, marketing e dinâmicas de negociação, por exemplo, são primordiais para ter sucesso no mercado. Estude, informe-se e incentive a equipe a crescer por meio desses conhecimentos para manter um negócio rentável como uma imobiliária digital.
Crie um site para a sua imobiliária
O site para o negócio on-line é o seu ponto de venda. Por meio dele, é possível estabelecer contato, divulgar sua carteira de imóveis e se posicionar melhor em um mercado tão competitivo e dinâmico como o imobiliário.
Além disso, ter um site próprio faz com que a imobiliária tenha maior autoridade e segurança no ramo, potencializando negócios e ganhando visibilidade nos buscadores, como o Google.
Contrate colaboradores com experiência no ramo
Como ultrapassar as metas e ter um negócio bem-sucedido no meio on-line sem investir em colaboradores que saibam atuar no ramo, com bagagem e bons resultados? Impossível.
Portanto, destaque a imobiliária frente à concorrência escolhendo corretores e profissionais preparados, com experiência, sempre em busca de atualização e focados em fazer a imobiliária on-line evoluir no mercado e ter um futuro de sucesso.
Tenha foco no atendimento on-line
O atendimento on-line pode ser feito por meio de um chatbot. Ele usa a inteligência artificial para responder a perguntas básicas do usuário. Assim, você otimiza o atendimento e só encaminha ao atendente humano as questões mais complexas.
Com isso, a gestão imobiliária on-line ganha maior produtividade e oferece maior atenção e atendimento personalizado àqueles que têm mais chances de fechar vendas com sua imobiliária.
Tenha ferramentas de automação para melhorar a produtividade
As ferramentas de automação permitem que 100% das operações ocorram sem a necessidade de um espaço físico e com menor índice de falhas humanas. Essa automação de tarefas otimiza o tempo da equipe e oferece maior agilidade no processamento de informações.
Desse modo, é possível centralizar tudo em um banco de dados atualizado em tempo real e que pode ser acessado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e de qualquer lugar.
Contrate um CRM
Para ter o melhor aparato para operar com a imobiliária on-line, um CRM imobiliário é essencial para pôr o negócio em funcionamento e fazer uma gestão inteligente.
Esse software para imobiliárias otimiza os processos diários, integra todos os setores em uma única plataforma e oferece relatórios completos para gerir um negócio rentável.
Ou seja, o sistema permite integração com portais imobiliários para anunciar com facilidade, ajuda na organização imobiliária remota e auxilia nos momentos de tomada de decisão com dados precisos.
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