Um lustre pode contribuir para a decoração de uma sala de jantar, tornando-a mais bonita e melhorando a iluminação, concorda? De modelos variados — desde os mais requintados aos mais despojados —, eles conferem charme e sensação de aconchego aos ambientes aos quais fazem parte.
Além disso, os lustres costumam dar destaque à sala de jantar e devem harmonizar com o ambiente. Contudo, a composição ideal dependerá do clima que você deseja transmitir em sua casa. O recomendado é que ele combine com o seu estilo e gosto pessoal, beleza?
Para escolher a melhor alternativa, confira a seguir 7 opções de lustres para compor a decoração da sua sala de jantar!
1. Lustres de cristal
Os lustres de cristal são considerados os modelos mais clássicos para iluminar e compor a decoração de um espaço. Luxuosos e imponentes, eles são boas alternativas para quem deseja trazer mais elegância para o ambiente. Afinal, essa peça é glamourosa e está relacionada ao requinte.
Mas eles não combinam apenas com ambientes sofisticados. Diferentemente do que você pode pensar, os lustres de cristal são usados para compor diversos estilos de decoração. Inclusive, eles combinam com espaços mais simples e minimalistas, fazendo com que o cristal ganhe destaque.
Logo, esse tipo de lustre pode ser uma boa opção para a sua sala de jantar. Isso porque, além de destacar a mesa, o brilho e a delicadeza do material engrandecem a decoração e atraem a atenção de quem circula nesse espaço.
Recomenda-se que a sua instalação seja realizada ao centro da mesa de jantar, sobre ela. Existem tamanhos e formatos variados no mercado para todos os estilos, gostos e bolsos. A sugestão é que a dimensão do lustre de cristal seja proporcional às medidas do restante do ambiente.
Os lustres mais adequados para as decorações tradicionais são o suporte de metal envelhecido ou estilo candelabro. Já para as ornamentações contemporâneas, os formatos mais indicados são os retangulares ou quadrados.
2. Lustres de madeira
Os lustres de madeira vêm ganhando espaço nas decorações dos últimos tempos. Eles costumam combinar com as decorações praianas e ficam bonitos em ambientes exteriores que pedem esse tipo de material.
No entanto, como os lustres de madeira remetem ao conforto e aconchego, eles também podem ser excelentes opções para decorar o espaço da sua sala de jantar. Esse tipo é considerado moderno e confere muita personalidade para o ambiente.
Como sugestão, podem ser acrescentadas lâmpadas amarelas, que garantem uma tonalidade quente e contribuem ainda mais para uma atmosfera calorosa e intimista.
3. Lustres de palha
Os lustres de palha são opções interessantes para conferir mais textura e cor em decorações minimalistas, sabia? O seu acabamento varia entre as fibras sintéticas ou naturais e a sua coloração normalmente é quente, em tons marrons, vermelhos, dourados ou amarelos.
É justamente a sua cor que proporciona maior ou menor destaque ao lustre de palha. Logo, a tonalidade costuma romper com a monotonia dos ambientes mais neutros. Ainda, o conceito desse modelo de lustre é considerado ecológico ou retrô.
Como trazem bastante textura aos ambientes, eles são mais recomendados para locais que possuem móveis lisos e pouco estofados. Assim, os lustres ajudam a criar uma boa composição para ambientes mais despretensiosos, unindo sofisticação e simplicidade.
4. Lustres de fibras
Também é possível achar lustres confeccionados em bambu, acrílico, tecidos variados ou vidros. Por sua versatilidade, eles podem compor a decoração de ambientes variados, com muitas possibilidades. O seu acabamento também pode variar entre as fibras naturais ou sintéticas.
Essas peças costumam ser coloridas, podendo ser mais discretas ou apresentar riqueza de detalhes. Em geral, elas são leves e aliam o rústico ao moderno. Assim, o modelo ideal de lustre de fibras para a sua sala de jantar dependerá do seu estilo pessoal.
5. Lustres com conceito industrial
Os lustres com temática industrial são bem comuns em diversos tipos de decoração, especialmente nas mais contemporâneas. Com forte influência minimalista, a composição do material não tem a elegância do cristal, mas seu estilo é considerado moderno e arrojado.
Então esse tipo de peça se ajusta bem a diversos tipos de espaços. Assim, eles também podem contribuir para a iluminação e a decoração da sua sala de jantar. Como essas opções costumam ser fabricadas em aço e alumínio, o ideal é combiná-las com uma decoração que lembra os ambientes industriais.
Você pode combiná-los com móveis escuros, chão de concreto, paredes estilo tijolo, objetos em vidro etc. O seu aspecto original está entre os mais escolhidos, mas existem peças douradas, rosé, acobreadas, entre outras, além de existirem variações na textura e acabamento.
6. Lustres de ferro forjado
Os lustres de ferro forjado são os modelos que possuem os materiais mais pesados — tanto por sua cor escura quanto pela dureza do material. O seu tom enferrujado causa um efeito marcante em decorações rústicas e confere uma aparência vintage ao ambiente.
As tonalidades das peças costumam ser esverdeadas, marrons ou pretas, por causa do ferro oxidado. Os lustres também têm diferentes formas, com linhas retas ou curvas. Se optar por esse tipo, uma boa solução é contrastar os lustres de ferro com a decoração do lugar no qual ele será instalado.
Isso porque sua cor escura transmite um ar refinado e combina bastante com ambientes claros, como as nuances creme, bege ou branco. Dessa forma, é possível unir o estilo rústico com uma decoração mais contemporânea e requintada.
7. Spots
Os spots são luminárias que possuem luzes direcionadas e que combinam com qualquer espaço de uma residência, especialmente para compor a sala de jantar e cozinha. Nesse caso, elas ajudam o conjunto de iluminação principal do ambiente escolhido.
Os modelos mais populares são aqueles de sobrepor, nos quais todo o spot pode ser direcionado, e os de embutir, no qual apenas a lâmpada é direcionada. Eles ainda podem ser dispostos em trilhos, permitindo deslizar as lâmpadas pelas laterais e colocá-las em posições distintas.
Esse tipo de lustre é muito comum em decorações escandinavas ou industriais e é considerado conceitual. Também há a possibilidade de combinar os spots com o estilo e formato das lâmpadas.
Agora você conhece 7 opções de lustres bastante usados em decoração. Depois de conferir essas informações, avalie qual tipo de lustre combina mais com o seu estilo e escolha o formato ideal para compor o visual da sua sala de jantar do seu novo apartamento!
Ficou inspirado com as opções de lustres para sala de jantar? Então não deixe de conferir sobre a decoração com espelhos!
Deixe seu comentário