Méier (RJ): como é morar nesse bairro histórico?

Compartilhar a notícia

Você conhece o bairro do Méier, no Rio de Janeiro? Confira as principais características desse local histórico e saiba como é morar na região!

12 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 06 de fevereiro de 2024 12 min de leitura
Méier (RJ) - como é morar nesse bairro histórico

O Méier é um bairro histórico e antigo do Rio de Janeiro, localizado na Zona Norte da cidade. Ele é conhecido por ser residencial, ter um transporte eficiente e contar com diversas opções de serviços e lazer.

Além disso, o Méier é famoso por ser bastante tranquilo e familiar, sendo possível realizar as atividades diárias a pé. Se você pensa em se mudar para esse bairro, é interessante saber quais são as suas características e qual é o custo de vida da região.

Acompanhe a leitura para saber como é morar no Méier, um bairro repleto de qualidades na cidade do Rio de Janeiro!

Qual é a história do bairro Méier?

Considerado um dos bairros mais históricos do RJ, o Méier começou a ser ocupado no século XVIII. Nessa época, a região era uma fazenda que cultivava cana-de-açúcar. Contudo, em 1760, houve conflitos entre os jesuítas, que eram donos da fazenda, e a Coroa Portuguesa, o que resultou na expulsão dos jesuítas do Rio de Janeiro.

A fazenda foi dividida em três partes, que mais tarde se tornaram os bairros de Engenho Novo, Cachambi e São Cristóvão. Em 1884, o imperador Dom Pedro II presenteou um amigo chamado Augusto Duque Estrada Meyer com parte dessas terras. 

Esse amigo ficou famoso como “camarista Meyer” e a região passou a ser chamada de Meyer. Com o tempo, a pronúncia mudou um pouco, e o bairro ficou conhecido como Méier. 

Ele é famoso por sua estação ferroviária, inaugurada em 1889, sendo que essa é considerada a data de fundação da região. O bairro também tem uma forte ligação com o transporte ferroviário.

A sua história está relacionada com a circulação dos trens da Estrada de Ferro D. Pedro II. Mais tarde, ela passou a ser chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil. 

Durante a década de 1950, o local cresceu rapidamente. O Imperator, que na época era a maior sala de cinema da América Latina, foi inaugurado no local em 1954. Além disso, em 1963, foi construído o primeiro shopping center do Brasil, o Shopping do Méier. 

Ao longo dos anos, o Méier se tornou uma parte movimentada do Rio de Janeiro, sem deixar para trás suas origens. Afinal, a sua história é rica e reflete o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. 

Como é a infraestrutura do bairro?

Agora que você já conhece a história de Méier, é essencial saber quais são os principais pontos relevantes sobre a infraestrutura do bairro. Assim, você entende o que essa região do RJ tem a oferecer para o seu dia a dia.

Veja abaixo!

Anúncios

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos pontos que mais merece destaque quando o assunto é morar em um bairro. Isso porque nem sempre é possível residir e trabalhar na mesma região, concorda?

Nesse sentido, o Méier se destaca por ter um ótimo sistema de transporte que torna a vida dos moradores muito mais fácil quando precisam se deslocar pela cidade. Isso acontece porque o bairro é atendido por diversas linhas de ônibus que o conectam a outros lugares, incluindo o centro. 

No Terminal Rodoviário Américo Ayres, você encontra diferentes opções de ônibus que passam pelas principais regiões da cidade. Além do transporte rodoviário, o bairro tem uma variedade de linhas de trem.

Nesse sentido, a região conta com estações como a Estação Engenho Novo, Estação Silva Freire e Estação Méier, que facilitam o deslocamento dos moradores para outras partes da cidade. 

Quem mora na região tem a vantagem de contar com uma linha de trem que conecta o bairro a lugares como São Cristóvão, Maracanã, Mangueira, Engenho Novo, Madureira, Marechal Hermes e muitos outros. O trem leva, em média, apenas 15 minutos para chegar ao Centro do Rio de Janeiro. 

Ainda, o Méier está bem localizado e próximo a outros bairros, como Engenho de Dentro, Todos os Santos, Cachambi, Engenho Novo e Jacaré. Isso torna o transporte no Méier conveniente e bastante eficiente para os moradores que precisam se locomover pela cidade. 

Segurança

Outra preocupação de quem opta por um bairro para morar é a segurança. Nesse caso, o Méier é considerado um local seguro por boa parte dos moradores.

As suas ruas contam com uma boa iluminação e existem câmeras de segurança na área, inclusive nos condomínios presentes no bairro. Também há muitos edifícios com segurança 24 horas e sistema de proteção, como portaria virtual e controle de entrada.

Comércio e serviços

O Méier oferece uma variedade de comércio e serviços para os moradores. No local, você encontrará opções como:

  • lojas de roupas;
  • academias;
  • escolas;
  • bancos;
  • supermercados;
  • clínicas médicas;
  • entre outros estabelecimentos.

Muitos desses empreendimentos estão localizados na movimentada Rua Dias da Cruz, uma das principais vias da Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Já nos pontos de maior movimento, como a Rua Arquias Cordeiro, você encontrará muitos estabelecimentos que oferecem serviços de delivery de alimentos, lojas de departamento, farmácias e repartições públicas, incluindo postos da Receita Federal e do Detran-RJ. 

Os moradores do bairro também contam com o Shopping Méier, um dos principais centros de compras da região. O local oferece diversas lojas de roupas, eletrônicos, alimentos, produtos de beleza, entre outros. 

Para complementar as opções aos moradores e visitantes, o empreendimento tem salas de cinema, restaurantes e áreas de lazer para crianças. Portanto, esse é um lugar de entretenimento completo para toda a família. 

Educação

Em relação à educação, o bairro conta com boas instituições de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. A região é famosa por ter escolas públicas e privadas de alta qualidade, proporcionando uma educação completa para os alunos. 

Entre as instituições de destaque, o Colégio Pedro II se sobressai. Essa é uma das escolas mais tradicionais do país e está localizada a apenas 6 minutos de carro, no bairro vizinho de Engenho Novo. 

Vale saber que o Méier está próximo de universidades famosas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa característica torna o bairro uma excelente alternativa para quem está em busca de um ensino superior de qualidade. 

Para os pais com filhos em idade escolar, o Méier oferece uma educação completa, desde a pré-escola até o pré-vestibular. Logo, não há a necessidade de se deslocar para outras regiões da cidade, pois existe uma variedade de escolas na região, a maioria delas particulares. 

Entre elas estão instituições tradicionais como o Colégio Martinsinho Méier e o Colégio Imaculado Coração de Maria. 

Outras escolas notáveis incluem o Instituto Nícia Macieira, fundado em 1952, e o Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto. 

Saúde

Os moradores do Méier são bem assistidos pelas instituições de saúde do Rio de Janeiro que estão localizadas na região. O sistema inclui tanto a rede pública como a privada, proporcionando atendimento básico, de urgência e emergência, bem como serviços especializados. 

Na rede pública, por exemplo, existem diferentes unidades de saúde que oferecem serviços essenciais para a comunidade. Alguns dos hospitais que se destacam na região são:

  • Hospital Marcos Moraes;
  • Hospital Maternidade Carmela Dutra;
  • Hospital Municipal Salgado Filho. 

A região traz outras unidades de saúde de médio e grande porte, como o Hospital do Méier. Próximo à região, no bairro Todos os Santos, está o Hospital Pasteur, que disponibiliza atendimento 24 horas e oferece serviços de emergência, clínica médica, cirurgias, radiologia e ortopedia.

O Méier também apresenta diversas opções na rede privada, incluindo clínicas, consultórios médicos, laboratórios e hospitais. Isso permite que os moradores tenham acesso a serviços de saúde mais especializados e com maior comodidade. 

Quais são as opções de lazer e cultura no Méier?

Com uma infraestrutura completa e de qualidade, você pode imaginar que não faltam opções de lazer e entretenimento para aproveitar o melhor do bairro. Esse aspecto é essencial ao optar por um local para morar, já que ele se relaciona à qualidade de vida, não é mesmo?

Assim, aproveite para descobrir quais são as alternativas de lazer e cultura disponíveis no Méier!

Imperator Centro Cultural João Nogueira

O Imperator é um espaço cultural multifuncional que oferece uma programação diversificada. Entre as atrações, estão: 

  • shows musicais de diferentes gêneros;
  • apresentações de teatro;
  • sessões de cinema;
  • exposições de arte;
  • atividades culturais;
  • eventos especiais. 

O local promove a cultura e as artes na região, proporcionando um ambiente para artistas e espectadores interagirem. Além das atividades culturais, o Imperator tem um café e um restaurante, sendo um local ideal para os amantes da gastronomia e das artes. 

Jardim do Méier

Outra opção de lazer é o Jardim do Méier, a praça pública mais famosa do bairro. O local apresenta diversos elementos, como: 

  • brinquedos para crianças;
  • um pequeno lago;
  • espaços para jogos de dama, xadrez e cartas;
  • equipamentos para atividades físicas.

Um destaque desse lugar é a extensa área verde. Então você pode desfrutar do espaço com um agradável passeio ao ar livre e a realização de atividades recreativas. 

Estádio Olímpico Nilton Santos

Para os fãs de esportes, o Estádio Olímpico Nilton Santos, também chamado de Engenhão, está a poucos minutos do Méier, no bairro vizinho Engenho de Dentro. Lá, você terá a oportunidade de assistir a eventos esportivos, shows, festivais de música e mais.

Qual é o estilo de vida no Méier?

Para saber como é morar no Méier, é necessário conhecer o estilo de vida no local. De modo geral, o bairro abriga uma mistura de moradores de diferentes origens socioeconômicas. 

Logo, o local oferece opções de moradia para famílias de diversas rendas, desde áreas residenciais mais acessíveis até condomínios de alto padrão. Ainda, o Méier é um bairro atraente para famílias e profissionais que buscam conveniência e acesso a uma variedade de serviços. 

Como você viu, a região conta com uma ampla oferta de escolas, comércio e opções de lazer. Assim, o bairro costuma ser popular entre casais, famílias e profissionais que desejam viver em um local que ofereça comodidade. 

Com a presença do Imperator Centro Cultural João Nogueira e outras opções de lazer, o Méier atrai pessoas que apreciam arte, música e entretenimento. Portanto, os amantes da cultura têm a oportunidade de explorar muitos tipos de eventos e exposições. 

Por fim, o Méier tem uma vida noturna animada, atraindo residentes que apreciam boas opções gastronômicas e de entretenimento. Tanto o Baixo Méier quanto o Alto Méier têm bares, restaurantes e casas noturnas para quem curte a vida noturna. 

Qual é o custo de vida no Méier?

Como você viu, o Méier está localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, região que apresenta uma variedade de bairros para diferentes perfis. De modo geral, o custo de moradia pode variar bastante.

Na prática, a compra de imóveis em áreas residenciais mais acessíveis tendem a ser mais econômica, enquanto condomínios de alto padrão podem ter custos mais elevados.

Já o transporte público, como ônibus e trens, é uma opção econômica para se locomover na região e na cidade. Então os gastos com transporte podem variar dependendo da frequência de uso.

Vale ressaltar que essas e outras questões dependem do seu estilo de vida e das suas necessidades. Portanto, pesquise sobre o preço de imóveis, transporte e restaurantes na região para entender se eles atendem às suas expectativas.

Onde encontrar um imóvel no Méier?

Se você gostou das características do Méier e tem interesse em morar no bairro, saiba que é preciso entender como encontrar imóveis na região. Na Loft, é possível pesquisar opções de casas e apartamentos à venda e ainda filtrar as alternativas por:

Você também pode agendar visitas com bastante segurança, para conhecer mais detalhes da propriedade e facilitar suas decisões. Caso decida pela compra, a plataforma garante suporte completo até a finalização da transação. 

Com a leitura deste post, você conheceu a história do bairro Méier e as suas principais características e opções de lazer. Se esses pontos fazem sentido para o seu perfil e para o estilo de vida que você deseja ter, vale a pena considerar um imóvel na região para aproveitar todas as suas vantagens!

Procurando imóveis no Meiér? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.