Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Ambientes

Moldura de gesso: veja como usar em diferentes ambientes

Compartilhar a notícia

O revestimento entra em cena para trazer mais sofisticação e aconchego, especialmente quando usado no teto e nas paredes; veja dicas para usá-lo da melhor maneira

02 de julho de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 02 de julho de 2024 9 min de leitura

As molduras de gesso são muito queridas quando o assunto é apostar em um visual mais elegante para o ambiente. Além da estética flexível e muito delicada, o uso desse revestimento pode trazer vários benefícios para o seu lar e evitar alguns problemas.

Existem vários tipos de usar gesso no ambiente e as molduras estão mais presentes do que nunca. Especialmente nas áreas sociais, para recepcionar os amigos e garantir um visual mais personalizado, este material é um grande aliado. 

Apartamento JMV, do Estúdio Marion, conta com gesso no teto para disfarçar o pé direito baixo
Apartamento JMV, do Estúdio Marion, conta com gesso no teto para disfarçar o pé direito baixo. Crédito da foto: Manu Oristanio

Exemplo de funcionalidade, o projeto do Apartamento JMV, assinado pelo Estúdio Marion, teve como principal desafio lidar com o pé direito baixo, e a solução que eles adotaram foi remover o forro original por sancas de gesso perimetrais, utilizadas para embutir alguns pontos de iluminação, caixas de som e para passagem das demais infraestruturas necessárias (como ar-condicionado, automação e mais), explicaram as arquitetas responsáveis.   

Esse é apenas um dos exemplos de como os modelos de gesso podem contribuir para a qualidade e beleza do seu apartamento em São Paulo, por exemplo. A seguir, separamos tudo o que você precisa saber antes de adotar essa tendência no seu lar. 

O que você vai ler
  • O que é e como é feito o gesso?
  • Tipos de gesso
  • Modelos de moldura de gesso
  • Vantagem da moldura de gesso
  • Desvantagem da moldura de gesso
  • Como usar moldura de gesso?
  • Como colocar moldura de gesso

O que é e como é feito o gesso?

O gesso, um revestimento popular, vem da gipsita, um minério abundante em pedreiras a céu aberto. Após ser minerada, a gipsita passa por processos industriais que incluem pulverização em pequenas rochas, fresagem em pedaços menores, aquecimento a altas temperaturas e adição de água para moldagem.

Tipos de gesso

Na arquitetura, esses são os principais tipos de gesso que encontramos disponíveis para decorar os ambientes:

Banner Loft Mais Negócio desktop

Sancas

Um dos acabamentos de gesso mais populares, a sanca fica entre a parede e o teto trazendo uma espécie de “cabeçalho” para o ambiente de maneira mais moderna e decorativa. Pode ser uma ótima opção para esconder o trilho da cortina. 

Gesso invertido

O gesso invertido ou sanca de gesso invertido é uma alternativa com padrão oposto ao citado anteriormente, apresentando um vão no volume do teto para rebaixar o pé direito ainda mais. Ela é bastante usada para embutir projetos de luz e também esconder a cortina. 

Drywall

O gesso acartonado ou drywall é um tipo específico de gesso utilizado para vários processos em um lar, desde a substituição de uma parede até a criação de painéis. Ele possui muitas vantagens, pois não precisa de uma construção de base como é com a alvenaria e, por isso, a aplicação é bastante ágil. 

Gesso 3D

Para quem não abre mão de uma decoração mais personalizada, o gesso 3D pode ser uma ótima alternativa ao papel de parede ou azulejos para trazer um toque de inovação ao painel da televisão, à cabeceira, etc. 

A vantagem está na flexibilidade, já que o gesso pode ser moldado, além da possibilidade de várias cores, pois, assim como o gesso nas paredes, ele pode ser pintado. 

Modelos de moldura de gesso

Existem diferentes aplicações da moldura de gesso no ambiente e cada uma delas pode trazer uma estética única e até serem combinadas. Confira as principais:

Moldura de gesso para teto

Neste projeto do Estúdio Marion, o gesso foi colocado na varanda para trazer um acabamento mais sofisticado e minimalista, enquanto o lustre protagoniza o ambiente. Crédito da foto: Manu Oristanio
Neste projeto do Estúdio Marion, o gesso foi colocado na varanda para trazer um acabamento mais sofisticado e minimalista, enquanto o lustre protagoniza o ambiente. Crédito da foto: Manu Oristanio

As molduras de gesso no teto são ótimas para esconder imperfeições e texturas rugosas, além de serem indicadas para projetos luminotécnicos com spots, pois possuem uma superfície lisa que esconde a fiação.

Além disso, o gesso no teto é uma boa solução para trazer um acabamento mais liso na parede e facilitar a pintura. Também é possível personalizar e incluir bordas com texturas na estrutura. 

Moldura de gesso para parede

O uso do gesso na parede é bastante indicado para quem deseja ter uma textura mais lisa na parede e sofisticada. O gesso deixa a superfície com o acabamento mais simétrico e linear e, por isso, é bastante indicado colocar a moldura de gesso antes de pintar a superfície. 

Outra vantagem é que o gesso facilita na hora de trocar a cor da parede, pois deixa a superfície mais suave e fácil de passar o rolo e pincel – além de se adequar a várias tonalidades. 

Moldura de gesso boiserie

Projeto da arquiteta Isabella Nalon. Crédito da foto: Julia Herman
Projeto da arquiteta Isabella Nalon. Crédito da foto: Julia Herman

Um dos maiores destaques quando o assunto é moldura de gesso na parede é a boiserie. Trata-se de uma moldura que surgiu nos palácios da França em meados dos séculos XVII e XVIII e está se destacando no design de interiores por trazer mais elegância e um estilo clássico super acolhedor. 

São molduras em linhas retas que podem ser feitas com vários materiais, em especial o gesso e trazer um charme mais clássico e delicado para o ambiente. 

Moldura de gesso para portas ou janelas

Crédito da foto: Unsplash

O uso da moldura de gesso na porta é para moldar a esquadria e valorizar ainda mais o design. O material é bastante indicado, pois combina super bem com a madeira e até mesmo com o alumínio se a ideia foi usar a moldura como borda nas janelas. 

Moldura de gesso no rodapé

É comum em vários projetos usar o próprio piso como rodapé, mas, para aqueles que desejam garantir mais charme e elegância, a decoração com gesso pode ser uma excelente aposta para substituir o convencional. 

Existem várias possibilidades de revestimento e texturas com gesso para usar no rodapé de pisos de madeira e outros, o que traz mais personalidade ao projeto. 

Moldura de gesso para espelho

As molduras de gesso também podem servir para abrigar espelhos, principalmente se a ideia for criar um visual mais clássico e elegante. Costumam ser usados espelhos com moldura de gesso no hall de entrada ou corredores, já que chamam muita a atenção e são ótimos para decorar. 

Vantagem da moldura de gesso

  • Apelo estético e textura personalizada de acordo com a necessidade do projeto; 
  • Fácil pintura;
  • Fácil limpeza;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Evita umidade e mofo;
  • Possibilidade de esconder detalhes do projeto como fiação e trilho da cortina.

Desvantagem da moldura de gesso

  • O custo pode ser elevado;
  • Tem um processo de instalação delicado, que solta muita poeira;
  • Precisa ser instalado logo no começo da obra em imóveis novos;
  • Pode rebaixar o pé direito se for aplicado no teto. 

Como usar moldura de gesso?

Há várias maneiras de fazer a decoração com gesso para a sua casa. A boa notícia é que por se tratar de um material que permite diversas texturas, você pode adotar o gesso com acabamentos distintos em qualquer ambiente, auxiliando na decoração da sala pequena.  

Escondendo a fiação

Para as arquitetas Melina Moraes e Nicole Nigro, a moldura de gesso pode ajudar também a trazer um visual mais harmonioso e que esconda detalhes incômodos que aparecem no dia a dia de uma casa, como um fio da televisão e dos aparelhos eletrônicos. 

Conforto térmico

Esse revestimento é ótimo para trazer mais frescor, já que o gesso possui um potencial de isolante térmica e deixa o apartamento arejado. Também evita mofo e umidade no teto e nas paredes.  

Moldura de gesso para sala

No projeto do Estúdio Marion, o acabamento de gesso na sala ajuda a esconder os trilhos da cortina. Crédito da foto: Manu Oristanio

Perfeita para complementar a decoração da sala, a moldura de gesso é bastante requisitada neste ambiente para trazer mais suavidade e delicadeza. O uso dos spots embutidos no gesso contribui também para a iluminação. 

Moldura de gesso para quarto

O quarto contou com gesso no teto para trazer mais aconchego e passar uma sensação mais intimista. Projeto: Estúdio Marion. Crédito da foto: Manu Oristanio
O quarto contou com gesso no teto para trazer mais aconchego e passar uma sensação mais intimista. Projeto: Estúdio Marion. Crédito da foto: Manu Oristanio

O uso do gesso complementa a decoração do quarto de casal e é recomendado pois preserva a sensação de limpeza no ambiente e deixa o espaço com uma sensação de mais aconchego e sofisticação. 

Moldura de gesso para banheiro

O projeto do banheiro combinou a moldura de gesso com outros materiais como vidro, madeira e quartzo branco. Crédito da foto: Unsplash
O projeto do banheiro combinou a moldura de gesso com outros materiais como vidro, madeira e quartzo branco. Crédito da foto: Unsplash

Apesar de não ser tão comum, o uso de molduras de gesso em banheiros modernos é bastante recomendado, pois evita a chegada (ou proliferação) de mofo, que é uma grande preocupação em áreas mais úmidas. 

Como colocar moldura de gesso

A sala de estar contou com uma moldura de gesso assimétrica no teto para aproveitar o pé direito alto. Crédito da foto: Unsplash
A sala de estar contou com uma moldura de gesso assimétrica no teto para aproveitar o pé direito alto. Crédito da foto: Unsplash

Se você acabou de comprar um apartamento, este é o melhor momento para instalar molduras de gesso no teto ou rodapé, pois isso impacta a colocação de luminárias e a medição de móveis planejados. O gesso gera muita sujeira durante a instalação, então é recomendado fazê-lo durante a obra.

Para colocar a mão na massa e adotar o estilo faça-você-mesmo de decoração, é importante se atentar a alguns passos fundamentais, que listamos a seguir:

  • Faça a limpeza necessária do local onde a moldura será instalada;
  • Se houver mofo ou umidade, é importante tratar a parede primeiro para depois aplicar o gesso;
  • Utilize uma cola própria para gessos e molduras, para garantir máxima colagem e durabilidade ao longo do tempo;
  • Misture a cola com água em um balde, deixando pelo menos dois dedos a mais do primeiro ingrediente em relação ao segundo;
  • Mexa bem até chegar a uma consistência firme, que não fique pingando no chão;
  • Aplique a mistura nas extremidades da moldura de gesso e aplique na parede. 
Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Arquitetura Banheiro Cozinha Design de interiores Quarto Sala

Notícias relacionadas

canto alemao com assentos bau mesa da sala

Ambientes

Ambientes

01 de julho de 2024

O que é Canto alemão e como escolher

Sobrado - o que é e as principais características desse tipo de imóvel

Ambientes

Ambientes

12 de junho de 2024

Sobrado: o que é e as principais características desse tipo de imóvel

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.