As molduras de gesso são muito queridas quando o assunto é apostar em um visual mais elegante para o ambiente. Além da estética flexível e muito delicada, o uso desse revestimento pode trazer vários benefícios para o seu lar e evitar alguns problemas.
Existem vários tipos de usar gesso no ambiente e as molduras estão mais presentes do que nunca. Especialmente nas áreas sociais, para recepcionar os amigos e garantir um visual mais personalizado, este material é um grande aliado.
Exemplo de funcionalidade, o projeto do Apartamento JMV, assinado pelo Estúdio Marion, teve como principal desafio lidar com o pé direito baixo, e a solução que eles adotaram foi remover o forro original por sancas de gesso perimetrais, utilizadas para embutir alguns pontos de iluminação, caixas de som e para passagem das demais infraestruturas necessárias (como ar-condicionado, automação e mais), explicaram as arquitetas responsáveis.
Esse é apenas um dos exemplos de como os modelos de gesso podem contribuir para a qualidade e beleza do seu apartamento em São Paulo, por exemplo. A seguir, separamos tudo o que você precisa saber antes de adotar essa tendência no seu lar.
O que é e como é feito o gesso?
O gesso, um revestimento popular, vem da gipsita, um minério abundante em pedreiras a céu aberto. Após ser minerada, a gipsita passa por processos industriais que incluem pulverização em pequenas rochas, fresagem em pedaços menores, aquecimento a altas temperaturas e adição de água para moldagem.
Tipos de gesso
Na arquitetura, esses são os principais tipos de gesso que encontramos disponíveis para decorar os ambientes:
Sancas
Um dos acabamentos de gesso mais populares, a sanca fica entre a parede e o teto trazendo uma espécie de “cabeçalho” para o ambiente de maneira mais moderna e decorativa. Pode ser uma ótima opção para esconder o trilho da cortina.
Gesso invertido
O gesso invertido ou sanca de gesso invertido é uma alternativa com padrão oposto ao citado anteriormente, apresentando um vão no volume do teto para rebaixar o pé direito ainda mais. Ela é bastante usada para embutir projetos de luz e também esconder a cortina.
Drywall
O gesso acartonado ou drywall é um tipo específico de gesso utilizado para vários processos em um lar, desde a substituição de uma parede até a criação de painéis. Ele possui muitas vantagens, pois não precisa de uma construção de base como é com a alvenaria e, por isso, a aplicação é bastante ágil.
Gesso 3D
Para quem não abre mão de uma decoração mais personalizada, o gesso 3D pode ser uma ótima alternativa ao papel de parede ou azulejos para trazer um toque de inovação ao painel da televisão, à cabeceira, etc.
A vantagem está na flexibilidade, já que o gesso pode ser moldado, além da possibilidade de várias cores, pois, assim como o gesso nas paredes, ele pode ser pintado.
Modelos de moldura de gesso
Existem diferentes aplicações da moldura de gesso no ambiente e cada uma delas pode trazer uma estética única e até serem combinadas. Confira as principais:
Moldura de gesso para teto
As molduras de gesso no teto são ótimas para esconder imperfeições e texturas rugosas, além de serem indicadas para projetos luminotécnicos com spots, pois possuem uma superfície lisa que esconde a fiação.
Além disso, o gesso no teto é uma boa solução para trazer um acabamento mais liso na parede e facilitar a pintura. Também é possível personalizar e incluir bordas com texturas na estrutura.
Moldura de gesso para parede
O uso do gesso na parede é bastante indicado para quem deseja ter uma textura mais lisa na parede e sofisticada. O gesso deixa a superfície com o acabamento mais simétrico e linear e, por isso, é bastante indicado colocar a moldura de gesso antes de pintar a superfície.
Outra vantagem é que o gesso facilita na hora de trocar a cor da parede, pois deixa a superfície mais suave e fácil de passar o rolo e pincel – além de se adequar a várias tonalidades.
Moldura de gesso boiserie
Um dos maiores destaques quando o assunto é moldura de gesso na parede é a boiserie. Trata-se de uma moldura que surgiu nos palácios da França em meados dos séculos XVII e XVIII e está se destacando no design de interiores por trazer mais elegância e um estilo clássico super acolhedor.
São molduras em linhas retas que podem ser feitas com vários materiais, em especial o gesso e trazer um charme mais clássico e delicado para o ambiente.
Moldura de gesso para portas ou janelas
O uso da moldura de gesso na porta é para moldar a esquadria e valorizar ainda mais o design. O material é bastante indicado, pois combina super bem com a madeira e até mesmo com o alumínio se a ideia foi usar a moldura como borda nas janelas.
Moldura de gesso no rodapé
É comum em vários projetos usar o próprio piso como rodapé, mas, para aqueles que desejam garantir mais charme e elegância, a decoração com gesso pode ser uma excelente aposta para substituir o convencional.
Existem várias possibilidades de revestimento e texturas com gesso para usar no rodapé de pisos de madeira e outros, o que traz mais personalidade ao projeto.
Moldura de gesso para espelho
As molduras de gesso também podem servir para abrigar espelhos, principalmente se a ideia for criar um visual mais clássico e elegante. Costumam ser usados espelhos com moldura de gesso no hall de entrada ou corredores, já que chamam muita a atenção e são ótimos para decorar.
Vantagem da moldura de gesso
- Apelo estético e textura personalizada de acordo com a necessidade do projeto;
- Fácil pintura;
- Fácil limpeza;
- Conforto térmico e acústico;
- Evita umidade e mofo;
- Possibilidade de esconder detalhes do projeto como fiação e trilho da cortina.
Desvantagem da moldura de gesso
- O custo pode ser elevado;
- Tem um processo de instalação delicado, que solta muita poeira;
- Precisa ser instalado logo no começo da obra em imóveis novos;
- Pode rebaixar o pé direito se for aplicado no teto.
Como usar moldura de gesso?
Há várias maneiras de fazer a decoração com gesso para a sua casa. A boa notícia é que por se tratar de um material que permite diversas texturas, você pode adotar o gesso com acabamentos distintos em qualquer ambiente, auxiliando na decoração da sala pequena.
Escondendo a fiação
Para as arquitetas Melina Moraes e Nicole Nigro, a moldura de gesso pode ajudar também a trazer um visual mais harmonioso e que esconda detalhes incômodos que aparecem no dia a dia de uma casa, como um fio da televisão e dos aparelhos eletrônicos.
Conforto térmico
Esse revestimento é ótimo para trazer mais frescor, já que o gesso possui um potencial de isolante térmica e deixa o apartamento arejado. Também evita mofo e umidade no teto e nas paredes.
Moldura de gesso para sala
Perfeita para complementar a decoração da sala, a moldura de gesso é bastante requisitada neste ambiente para trazer mais suavidade e delicadeza. O uso dos spots embutidos no gesso contribui também para a iluminação.
Moldura de gesso para quarto
O uso do gesso complementa a decoração do quarto de casal e é recomendado pois preserva a sensação de limpeza no ambiente e deixa o espaço com uma sensação de mais aconchego e sofisticação.
Moldura de gesso para banheiro
Apesar de não ser tão comum, o uso de molduras de gesso em banheiros modernos é bastante recomendado, pois evita a chegada (ou proliferação) de mofo, que é uma grande preocupação em áreas mais úmidas.
Como colocar moldura de gesso
Se você acabou de comprar um apartamento, este é o melhor momento para instalar molduras de gesso no teto ou rodapé, pois isso impacta a colocação de luminárias e a medição de móveis planejados. O gesso gera muita sujeira durante a instalação, então é recomendado fazê-lo durante a obra.
Para colocar a mão na massa e adotar o estilo faça-você-mesmo de decoração, é importante se atentar a alguns passos fundamentais, que listamos a seguir:
- Faça a limpeza necessária do local onde a moldura será instalada;
- Se houver mofo ou umidade, é importante tratar a parede primeiro para depois aplicar o gesso;
- Utilize uma cola própria para gessos e molduras, para garantir máxima colagem e durabilidade ao longo do tempo;
- Misture a cola com água em um balde, deixando pelo menos dois dedos a mais do primeiro ingrediente em relação ao segundo;
- Mexa bem até chegar a uma consistência firme, que não fique pingando no chão;
- Aplique a mistura nas extremidades da moldura de gesso e aplique na parede.
Deixe seu comentário