Norte da Ilha: conheça os principais bairros dessa região de Florianópolis

Compartilhar a notícia

O Norte da Ilha de Florianópolis tem diversos bairros repletos de atrativos para moradores e turistas. Descubra quais são os principais!

21 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de fevereiro de 2024 12 min de leitura
Norte da Ilha_ conheça os principais bairros dessa região de Florianópolis

Florianópolis é uma cidade encantadora por seus atrativos naturais. Especialmente o Norte da Ilha, a dezenas de quilômetros da parte central do município, é repleto de praias paradisíacas e diversas opções para quem gosta de atividades ao ar livre — desde caminhadas até a prática do surfe.

A localidade é composta por bairros famosos, como Ingleses e Jurerê. Com completa infraestrutura, ela atrai tanto quem está em busca de um novo endereço para moradia, quanto investidores e turistas.

Você está curioso para conhecer detalhes sobre o Norte da Ilha? Então confira este conteúdo e saiba mais sobre essa região!

Quais são os bairros do Norte da Ilha? 

O Norte da Ilha é uma região que, como o nome indica, fica na região norte de Florianópolis, em Santa Catarina. Essa área na capital catarinense é bastante conhecida pela sua natureza exuberante.

Entre os bairros que fazem parte da localidade, estão:

  • Cachoeira do Bom Jesus;
  • Canasvieiras;
  • Ingleses do Rio Vermelho;
  • Jurerê Internacional.

Cacupé, Ponta das Canas, Praia Brava, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, entre outros, também integram a grande região. 

A seguir, você descobrirá mais informações sobre os principais bairros do Norte da Ilha!

Cachoeira do Bom Jesus

Cachoeira do Bom Jesus fica entre os bairros de Canasvieiras, Ingleses e Praia Brava. A sua localização está a cerca de 30 km do centro da cidade, e a aproximadamente 40 km do aeroporto de Florianópolis. Para acessar a região, é possível usar as rodovias SC-401 e SC-403.

O clima agradável e as águas calmas da praia que dá nome ao bairro tornam o ambiente ideal para passeios em família e com amigos. Durante a alta temporada, no verão, ele fica mais movimentado, recebendo visitantes de diversos lugares.

A localidade é cercada de verde e tem uma estrutura urbana organizada. Além disso, ela conta com comércios e serviços que atendem às demandas de moradores e turistas. Assim, a Cachoeira do Bom Jesus é uma alternativa para quem busca bons momentos no litoral catarinense.

Anúncios

Canasvieiras

Localizada a em torno de 27 km da região central, Canavieiras é vizinha de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. Dessa maneira, o bairro costuma atrair os turistas que desejam aproveitar a natureza florianopolitana.

O lugar é conhecido por sua agitação entre dezembro e fevereiro — o que acontece especialmente pela praia que batizou o bairro, e a Praia de Canajurê. Os lugares oferecem lindas paisagens e diversos atrativos para os visitantes.

Já a sua infraestrutura agrada a muitas pessoas que vivem e visitam a região. Restaurantes, bares com música ao vivo, passeios de barco até a Ilha do Francês — que fica a 1 km da costa — e outras atrações são chamarizes para quem mora longe dali.

A vida noturna no bairro é agitada, com opções gastronômicas diversificadas e eventos. Outro ponto é que as empresas na região oferecem produtos e serviços essenciais à rotina de moradores e visitantes, tornando-o uma espécie de cidade independente.

Mas viver em Canasvieiras nem sempre foi agitado, sabia? O lugar tem raízes na pesca e na produção de cana. Desse modo, o seu desenvolvimento como destino turístico começou somente no século 20, quando a construção da Ponte Hercílio Luz, em 1920, foi um impulsionador para o recebimento de turistas.

Ingleses do Rio Vermelho

Situado no extremo norte da ilha de Florianópolis, Ingleses do Rio Vermelho fica a uma distância aproximada de 33 km do centro do município. O bairro está perto de Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava e São João do Rio Vermelho. 

A origem do seu nome é controversa. Ela é atribuída ao naufrágio de uma embarcação inglesa na região, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII. Entretanto, existe a história de que a denominação é devida ao recebimento de ingleses, com parentesco com a rainha Ana, da Inglaterra.

Assim como muitos vilarejos próximos a regiões praianas, a sua formação é atrelada à pesca. Além disso, houve atividade econômica associada à agricultura e produção de renda de bilro. Foi a construção das rodovias SC-401 e SC-403 que levou ao aumento significativo do turismo na região.

Segundo dados apresentados pela prefeitura de Florianópolis, a população local estava estimada em cerca de 80 mil habitantes, no ano de 2020. O número pode aumentar bastante durante o verão, com a chegada dos turistas. Ainda conforme o governo, a maior ocupação da cidade no período acontece em Ingleses.

O bairro oferece uma mistura de belezas naturais, incluindo a Praia dos Ingleses, Praia do Moçambique e Praia Brava. A região está em constante crescimento, com investimentos em comércio, políticas públicas e atrações culturais, tornando-se um local rico em opções turísticas.

Ingleses também se destaca por sua gastronomia diversificada, alternativas de lazer, escolas e acesso a serviços de saúde para toda a população. Interessante, não é?

Jurerê Internacional

Um dos nomes mais conhecidos no Norte da Ilha é Jurerê Internacional. O bairro está a aproximadamente 25 km do centro do município e tem uma localização privilegiada. Afinal, ele está cercado por belezas naturais e proporciona fácil acesso a Canasvieiras e Ingleses do Rio Vermelho.

Jurerê Internacional é considerado um dos destinos mais sofisticados e exclusivos do Brasil. Ele é famoso por sua infraestrutura, praias deslumbrantes e uma atmosfera de luxo. 

O seu litoral é amplo, com areias finas e brancas, tornando o lugar ideal para caminhadas e esportes. Para completar o cenário, a água é cristalina e geralmente calma, sendo uma ótima opção para banhistas.

O grande destaque da localidade é a sua cena de beach clubs, que atraem um público sofisticado e jovem. Entre eles, o Café de La Musique, P12 e o Donna Jurerê são nomes famosos e que têm bastante procura. Os locais oferecem música ao vivo, festas exclusivas e serviços de alto padrão.

O bairro ainda tem uma completa infraestrutura com hotéis de luxo, resorts, restaurantes requintados e lojas de grife. A Avenida dos Búzios, que corta a região, concentra a maioria das opções gastronômicas e lojas de alto padrão do lugar.

O Réveillon em Jurerê Internacional, com as suas festas luxuosas e queimas de fogos de artifício, é um evento à parte. As festividades do fim de ano atraem pessoas de todo o mundo, enchendo hotéis, pousadas e as praias locais.

Por fim, os imóveis em Jurerê Internacional são conhecidos por sua elegância e modernidade, atraindo investidores e residentes que buscam luxo. O lugar também é conhecido por sua segurança, ruas bem cuidadas, e eventos culturais e esportivos que acontecem ao longo do ano.

Como são as praias do Norte da Ilha de Florianópolis? 

Agora que você conhece os principais bairros do Norte da Ilha, a compreensão sobre detalhes da parte litorânea da localidade será mais fácil. Existem dezenas de praias na região, entre elas:

  • Santo Antônio de Lisboa;
  • Sambaqui;
  • Daniela;
  • Do Forte;
  • Brava.

Confira detalhes sobre os atrativos naturais!

Praia de Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um charmoso bairro florianopolitano, conhecido por sua atmosfera histórica e tranquila. A praia que leva o nome do bairro é um refúgio para aqueles que buscam um ambiente mais relaxante e bucólico, em contraste com as áreas mais agitadas da região. 

O mar que banha o local tem águas calmas e cristalinas, ideais para banhistas e pessoas em busca de descanso. A sua faixa de areia é recheada por bares e restaurantes que servem, entre outras opções, frutos do mar e pratos tradicionais da culinária açoriana. 

Durante o verão, o lugar ganha vida com apresentações culturais e eventos. Um dos mais conhecidos é o bloco de Carnaval de Santo Antônio de Lisboa. 

Vale conferir!

Praia de Sambaqui

Sambaqui é conhecida por suas raízes culturais, vindas da presença antiga de comunidades indígenas na região. O nome da praia deriva das conchas de moluscos — chamadas sambaquis —, que são encontradas em suas proximidades.

A costa litorânea do lugar, com ondas calmas de águas transparentes, é recomendada para nado e prática de esportes aquáticos. Além disso, a paisagem é emoldurada por belas colinas e vegetação exuberante, o que a torna convidativa para contemplação do pôr do sol e caminhadas à beira-mar.

Praia da Daniela

O destaque dessa praia um pouco mais afastada da agitação turística é, justamente, a tranquilidade. A Daniela mantém a natureza bastante preservada, adicionando um toque especial ao encanto do lugar.

As águas mornas e calmas do lugar proporcionam condições ideais para bons momentos no bairro litorâneo. Vale saber que a região próxima ao litoral abriga residências elegantes e sofisticadas, criando um ambiente agradável e charmoso.

Praia do Forte

A Praia do Forte é acessada por uma estrada a partir de Jurerê Internacional. A sua faixa de areia é longa, ultrapassando 45 metros em certos trechos, o que resulta em um amplo espaço para os visitantes.

A inclinação suave do mar permite que os banhistas caminhem pela água por cerca de 200 metros sem dificuldades. Esse cenário é ideal para crianças e adultos que desejam desfrutar do mar com segurança.

Praia Brava

A Praia Brava, por sua vez, é conhecida por suas ondas fortes, tornando-a um destino buscado por surfistas e praticantes de outras atividades no mar. As suas águas cristalinas e areia fina atraem turistas que desejam aproveitar o cenário paradisíaco.

Além das boas ondas para o surfe, a localidade oferece uma infraestrutura completa, com restaurantes que servem pratos locais e internacionais, bares e diversas opções de lazer ao ar livre. Trilhas e prática de parapente também são atividades populares para quem busca aventura na região.

Quais são as vantagens de morar no Norte da Ilha?

Com tantos atrativos naturais e turísticos, escolher o Norte da Ilha como moradia pode ser uma opção desejada por muitas pessoas. Você viu que há a possibilidade de morar perto de praias deslumbrantes, e a região ainda dispõe de serviços essenciais aos moradores. 

Assim, instituições de ensino que atendem às necessidades da comunidade são facilmente encontradas. São exemplos o Colégio Atitude, Colégio Vila Olímpia e Colégio Universo.

A segurança é uma característica marcante nessa região de Florianópolis, com baixos índices de criminalidade. Ruas bem iluminadas e uma comunidade atenta à proteção das áreas públicas garantem um ambiente tranquilo para os residentes. 

Para completar a infraestrutura do Norte da Ilha, supermercados, lojas, farmácias, bancos e centros comerciais são facilmente acessados. Entre os estabelecimentos, podem ser mencionados Supermercados Imperatriz, Brasil Atacadista e Armazém 3 Jurerê.

Desse modo, a economia local é diversificada e proporciona uma série de vantagens e comodidades a quem reside na região. O turismo também desempenha um papel significativo para moradores, gerando empregos e estimulando o comércio.

O que fazer nessa região? 

Como você pôde conferir, a região do Norte da Ilha de Florianópolis tem uma ampla disponibilidade de praias. Mas a diversão e o lazer para quem mora na localidade ou em outras partes da cidade vão além dos atrativos relacionados a banhos no mar. 

A gastronomia local é um destaque dos bairros, com uma diversidade de restaurantes que oferecem pratos como frutos-do-mar, culinária internacional, churrascarias e opções vegetarianas. Estabelecimentos como Restaurante Pico do Mar Canasvieiras, Tomat’s Grill, Restaurante Bill Sunset, Restaurante Pôr do Sol e Paixão Restaurante refletem a variedade gastronômica local.

Para quem gosta de vida noturna agitada, a região tem bares com música ao vivo, clubes e eventos. O Boteco O Mané — Bar, Maktub Lounge Bar e Cine Bar Choperia e Restaurante são alternativas que ficam distribuídas pelo Norte da Ilha.

Os amantes da natureza e atividades ao ar livre encontram uma série de opções para o seu lazer. São destaques:

  • caminhadas pelas dunas de areia em Ingleses;
  • apreciação das paisagens do Parque Estadual do Rio Vermelho;
  • prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle e kitesurf; 
  • trilhas no Morro das Feiticeiras, Morro do Rapa, Caminho do Rei, entre outras.

Locais históricos, como Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e Igreja Nossa Senhora das Necessidades, também são alternativas turísticas. Portanto, com essas opções de entretenimento, a região oferece um leque diversificado de atividades para residentes e visitantes desfrutarem durante o ano todo, não é mesmo?

Como você viu, o Norte da Ilha é uma localidade composta por bairros turísticos da capital de Santa Catarina. Nomes como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê dão fama ao lugar. Afinal, as belas praias e os demais atrativos tornam a localidade uma opção interessante para novos moradores, turistas e investidores.Você quer conhecer opções de imóveis em Florianópolis? Então confira essas alternativas imobiliárias disponíveis na Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.