O que é Sobrado geminado e quais as vantagens de morar nesse tipo de casa?

Compartilhar a notícia

Você sabe como é a estrutura de um sobrado geminado? Conheça esse tipo de construção e descubra as vantagens de morar em um!

23 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de dezembro de 2023 6 min de leitura
Sobrado geminado_ o que é e quais as vantagens de morar nesse tipo de casa

O sobrado geminado é uma alternativa de moradia que pode oferecer algumas vantagens a quem quer realizar o sonho de ter uma casa própria. Ele tem como características a economia, conforto e o melhor aproveitamento do espaço.

Porém, antes de se mudar para uma residência assim, é essencial entender as suas particularidades e pontos de atenção. Desse modo, você poderá tomar essa decisão tão relevante de forma consciente, aproveitando os benefícios que esse tipo de casa proporciona.

Quer saber mais sobre o sobrado geminado? Continue a leitura para conferir as principais informações a respeito desse tema!

O que é um sobrado geminado? 

Um sobrado geminado é um tipo de residência de dois pavimentos que compartilha uma parede lateral com outra casa idêntica ou similar. Desse modo, ela faz parte de um conjunto de casas projetadas de forma que duas unidades estejam interligadas pelas laterais.

Elas compartilham um ou ambos os lados da construção, mas cada unidade possui os espaços externos individualizados. As instalações de água e energia elétrica também são independentes. 

Essa configuração é especialmente comum em áreas urbanas ou empreendimentos imobiliários planejados, onde o espaço disponível no terreno é limitado e exige otimização na construção.

Nesse sentido, os sobrados geminados oferecem uma solução eficiente para maximizar o número de residências em uma área pequena. Apesar disso, eles mantêm privacidade e individualidade para os moradores de cada unidade.

Quais as características desse modelo de imóvel? 

Agora que você já sabe o que é um sobrado geminado, é interessante conhecer as principais características desse modelo de construção. A principal delas, como você pôde ver, é a parede comum entre as duas casas. 

Essa estrutura tende a ser construída em materiais específicos, que são mais resistentes, proporcionando isolamento acústico entre as unidades.

Outro fator a respeito desse modelo é a entrada separada. Cada lado tem a própria entrada, muitas vezes localizada na parte frontal da casa. Como resultado, os moradores contam com acesso individual às suas residências. 

Essas construções são construídas em dois ou mais andares para otimizar o espaço. Cabe destacar que cada sobrado geminado tem residências independentes. Portanto, elas têm seus próprios quartos, banheiros, cozinhas, salas de estar e outros espaços privados.

Embora as unidades sejam distintas, a estrutura geral é compartilhada. Ela inclui a fundação, o telhado e, em alguns casos, paredes internas não estruturais.

Portanto, os custos de manutenção da estrutura compartilhada, como o telhado ou a parede comum, tendem a ser divididos entre os proprietários das unidades.

Anúncios

Quais as vantagens de morar em um sobrado geminado?

Até aqui você entendeu como é a estrutura de um sobrado geminado. Agora é o momento de saber as vantagens desse modelo habitacional, para decidir se essa é uma boa alternativa para as suas necessidades.

Acompanhe!

Preço acessível

Os sobrados geminados tendem a ser mais acessíveis do que casas independentes. Isso porque compartilhar a parede e a estrutura com outra unidade otimiza o uso do terreno. Essas questões geralmente resultam em um custo de aquisição mais baixo, tornando a aquisição da casa própria mais acessível.

Assim, esses sobrados representam oportunidades para quem deseja comprar uma habitação com um investimento inferior à média. Eles também podem servir para investir em um imóvel com potencial de valorização no futuro.

Amplo espaço interno

Os sobrados, especificamente, costumam oferecer amplo espaço interno, com dois ou mais andares. A construção vertical favorece o bom aproveitamento da área, proporcionando mais espaço para os ambientes.

Essa é uma alternativa que pode ser vantajosa em relação aos apartamentos, por exemplo. Afinal, eles tendem a oferecer espaço reduzido, além de não contarem com áreas externas como quintais.

Sentimento de comunidade

A proximidade física com os vizinhos em sobrados geminados tende a criar um senso de comunidade. Essa vantagem pode ser particularmente atraente para pessoas que valorizam a interação social e a possibilidade de construir relacionamentos sólidos com as pessoas em seu entorno.

Essa é uma forma de estabelecer uma rede de apoio, que favorece a segurança e o auxílio em necessidades cotidianas. A vizinhança pode contribuir com a vigilância em relação a crimes e proporcionar uma resposta mais rápida em emergências, por exemplo.

Custos compartilhados

Além do preço de aquisição mais baixo, como foi possível aprender, os custos de manutenção nessas construções são frequentemente divididos entre os proprietários das unidades. Eles abrangem reparos na parede comum, telhado e outras áreas compartilhadas.

Essa divisão tende a reduzir os gastos individuais de manter a propriedade. Considere também que a estrutura resistente necessária para a sustentação das unidades fica menos sujeita a danos.

Boa localização

Muitos sobrados geminados estão localizados de modo estratégico em áreas urbanas, o que proporciona fácil acesso a diversas comodidades, desde o transporte público até escolas e serviços. Essa característica ajuda a poupar tempo e esforço em deslocamentos e facilita o acesso a tudo o que a cidade tem a oferecer.

Privacidade

Apesar da proximidade com vizinhos, a privacidade é mantida em construções assim. Os espaços íntimos, como quartos e banheiros, são frequentemente posicionados longe das paredes compartilhadas para garantir a individualidade dos moradores.

Conforto interno

O conforto interno é um critério a ser observado em uma habitação. Os sobrados geminados apresentam algumas vantagens nesse sentido, por conta das características da construção.

A primeira delas é a ventilação do ambiente, favorecida pela estrutura vertical. Nesse formato a entrada de ar no ambiente é maior, o que proporciona uma sensação térmica mais agradável.

A construção em andares também gera melhor aproveitamento da luz natural, permitindo que os moradores tenham contato com o sol durante o dia. Logo, além de proporcionar os benefícios na iluminação, esse fator pode reduzir o gasto com energia elétrica.

Viu só como é um sobrado geminado e quais as vantagens desse tipo de casa? Essa é uma alternativa para quem deseja os benefícios financeiros de uma moradia com estrutura compartilhada, sem abrir mão do conforto e da privacidade. Portanto, ele pode ser uma possibilidade para ser a sua nova residência.

Procurando sobrados para comprar? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.