10 dicas para trabalhar como corretor de imóveis e ter sucesso na profissão

Compartilhar a notícia

Confira como trabalhar como corretor de imóveis, desde a emissão do Creci até as melhores práticas e os desafios do mercado.

26 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 26 de março de 2024 10 min de leitura
10 dicas para trabalhar como corretor de imóveis e ter sucesso

O setor imobiliário segue com tendência de crescimento nos próximos anos, por isso há muitas pessoas interessadas em trabalhar como corretor de imóveis, mas não sabem por onde começar.

Por isso, antes de dar o primeiro passo, é essencial se informar sobre a área para saber como é a profissão, as exigências e a possibilidade de trabalhar tanto em imobiliárias presenciais quanto autônomo.

Seja qual for sua escolha, essas etapas iniciais são fundamentais para decidir sobre seu  sucesso em um mercado tão dinâmico e competitivo.

Neste artigo, a Vista mostra como trabalhar como corretor de imóveis, desde a emissão do Creci até as melhores práticas e os desafios do mercado. Confira!

Como é o trabalho de um corretor de imóveis?

O trabalho do corretor de imóveis é intermediar negociações de compra, venda e locação de imóveis. Desse modo, o foco do profissional é facilitar o contato entre proprietários e compradores, oferecendo serviços de assessoria durante todo o processo.

Nesse caso, as habilidades do corretor vão desde a comunicação até a estratégia de vendas. É preciso fazer captação de imóveis e clientes, divulgação, negociações entre as partes e auxiliar em questões burocráticas com contratos e registros.

Atualmente, são quase 400 mil corretores de imóveis no Brasil, mas as atividades da rotina dos corretores podem variar de acordo com a escolha do profissional em trabalhar em imobiliárias ou de forma autônoma.

Corretores de imóveis autônomos

O corretor de imóveis autônomo pode escolher trabalhar no mercado imobiliário sendo seu próprio chefe e gerindo a própria carteira.

Dessa forma, o profissional precisa de um planejamento estratégico para corretor de imóveis, para não perder nenhuma oportunidade e fazer uma gestão completa da rotina de visitações, atendimento e análise de resultados.

Os corretores de imóveis autônomos precisam ser organizados, visto que eles não têm apoio de outros membros da equipe para lidar com todas as responsabilidades. Assim, há quem opte por usar recursos automatizados que ajudam no crescimento do negócio e tornam os processos de vendas mais fáceis.

Outras características necessárias para esse profissional são a gestão de tempo e a definição de metas para alcançar uma maior produtividade no dia a dia.

Anúncios

Corretores de imóveis em imobiliárias

Trabalhar como corretor de imóveis em uma imobiliária requer o perfil de um profissional que cumpre horários e tem uma menor liberdade de escolha em relação aos imóveis com os quais vai trabalhar.

Contudo, o profissional conta com uma estrutura mais completa. Softwares de gestão e uma equipe de profissionais à disposição podem ajudar e muito nos resultados no fim do mês.

Além disso, empresas que têm funções bem definidas podem aproveitar melhor a interpretação de dados e relatórios pelo time comercial. Assim, o lead imobiliário que chega ao corretor está mais qualificado e tem maiores chances de fechamento de negócio.

Sendo assim, é preciso avaliar qual o seu perfil e considerar quais seus objetivos no ramo imobiliário. Entretanto, é mais comum que corretores comecem em imobiliárias para  crescer na profissão e ter uma maior cartela de imóveis, por exemplo.

10 dicas de como começar a trabalhar como corretor de imóveis e ter sucesso na profissão

Agora que você entendeu as opções para trabalhar como corretor de imóveis, é hora de entender alguns pontos fundamentais para crescer na carreira, que são comuns tanto a quem atua em imobiliárias quanto a profissionais autônomos.

Confira, a seguir, 10 dicas para ser um corretor de sucesso.

1. Tire o Creci

Você sabe como tirar o Creci?

Esse é o documento necessário para atuar como corretor de imóveis legalizado e com registro emitido pelo Conselho de Corretores do seu estado. Esse é o primeiro passo para começar no mercado imobiliário.

Para emitir o Creci, é preciso:

  • fazer um curso de especialização como o bacharel em Ciências Imobiliárias, curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou o tecnólogo de Negócios Imobiliários;
  • ter feito um estágio em uma imobiliária;
  • juntar os documentos solicitados para dar entrada no registro profissional permanente.

2. Escolha se quer trabalhar de forma autônoma ou em uma imobiliária

Mencionamos as diferenças entre trabalhar como corretor de imóveis autônomo ou em imobiliárias neste artigo, porém é preciso avaliar prós e contras de ser corretor de imóveis nos dois cenários.

Portanto, veja qual é o caminho de maior sucesso de acordo com seu perfil e escolha a melhor experiência para a sua realidade.

As duas opções podem ser vantajosas, dependendo da carga horária, da flexibilidade, dos ganhos financeiros envolvidos em cada caso e da possibilidade de crescimento. Ou seja, é realmente uma escolha individual.

3. Saiba como fazer uma boa captação de imóveis

A captação de imóveis é o grande diferencial para ter melhores resultados com uma variedade maior de clientes.

Assim, o processo envolve bons contatos, divulgação de seus serviços, uso de redes sociais e posicionamento no mercado. Independentemente de o trabalho ser autônomo ou em imobiliárias, esse conhecimento é fundamental para todos os corretores.

Dessa forma, a boa captação é o melhor caminho para adquirir um portfólio de imóveis diversificado, que atenda às melhores oportunidades de negócio e ajude a vender mais.

4. Faça cursos na área

Os cursos para corretores de imóveis impulsionam a carreira no setor imobiliário e mostram a vontade de evoluir como profissional. Por isso, quem deseja crescer no mercado precisa desenvolver habilidades e aprimorar técnicas.

Portanto, não termine o curso obrigatório para corretor e ache que é o suficiente para atuar na profissão. Continue a se especializar para ter uma visão mais estratégica, com conhecimentos como técnicas e normas imobiliárias, marketing imobiliário, fotografia de imóveis e muito mais.

Essas informações serão um grande diferencial e podem ajudar a aumentar as vendas e a otimização do trabalho.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia no mercado imobiliário também é uma forma de crescer nesse setor com inteligência. Por meio dela, é possível trabalhar com recursos inovadores e que facilitem os processos de venda, compra ou locação de imóveis.

Assim, adapte-se às facilidades de ter um CRM, site e integrações poderosas em seu negócio, administrando sua carteira e observando a diferença de trabalhar como corretor de imóveis que usa recursos inteligentes para obter melhores resultados.

6. Aprenda a fazer anúncios eficientes

Aumente as vendas fazendo anúncios criativos dos imóveis, promovendo uma boa comunicação e chamando a atenção para a sua carteira.

O mercado é competitivo, então atrair e captar clientes é essencial para a sobrevivência e o crescimento de um corretor autônomo ou atuando em imobiliárias. Com anúncios criativos e eficientes, é possível se conectar com quem realmente interessa para vender mais.

Por isso, domine técnicas de Google Ads, bem como anúncios de Facebook e Instagram para criar anúncios marcantes e ter sucesso em seu posicionamento digital.

7. Analise seu desempenho periodicamente

Quem deseja trabalhar como corretor de imóveis também precisa fazer um planejamento de carreira, tendo metas para melhorar o seu desempenho com o tempo.

Sendo assim, avalie sempre seu preparo no cotidiano, seja disciplinado e meça suas conquistas.

Essa análise otimiza as próximas ações dentro de uma imobiliária ou em uma carreira autônoma e aumenta sua capacitação. Além disso, comportamentos assim elevam a performance em futuras negociações e estratégias.

Logo, faça a avaliação de desempenho para crescer nesse mercado.

8. Foque o networking

Para fechar negócios de forma mais rápida, é essencial entender a importância do networking no mercado imobiliário. 

A profissão depende de um bom relacionamento interpessoal do corretor e das conexões feitas de maneira estratégica em sua rotina. Portanto, participe de eventos, estabeleça boa relação com despachantes, funcionários de cartórios e até mesmo com seus concorrentes.

Juntos, todos esses profissionais podem criar uma rede e promover ajuda que beneficiem a todos.

Sendo assim, foque no marketing pessoal e tenha um bom cartão de visita para identificar novas oportunidades e firmar parcerias.

9. Acompanhe os clientes em toda a jornada de compra ou locação

A construção de uma carteira de forma organizada e o acompanhamento cuidadoso dos clientes são fundamentais quando você pensa em trabalhar como corretor de imóveis.

Saiba que esses são diferenciais tanto para corretores de imóveis autônomos quanto para o profissional que exerce a função para uma imobiliária.

Dessa forma, os corretores podem entender melhor as necessidades do cliente a partir do uso da tecnologia. Com ela você estabelece um atendimento personalizado, sabe em qual etapa do funil o lead está e traça estratégias de abordagem mais assertivas.

10. Conte com um CRM  

Melhore a organização dos processos imobiliários e de rotina de trabalho com um CRM pronto para ajudar você a decolar em suas vendas.

Essa ferramenta no setor oferece a otimização do trabalho e aprimora o atendimento realizado, além de ter integrações úteis usadas no dia a dia de corretores, como a integração com site, WhatsApp e portais imobiliários.

A solução é válida tanto para equipes imobiliárias quanto para corretores autônomos. Basta contar com um sistema para imobiliária completo que considere necessidades personalizadas.

Conheça a Vista

A Vista é uma empresa que oferece soluções tecnológicas às imobiliárias, como CRM, aplicativos para celular e criação de sites.

Na rotina de trabalho do corretor, a Vista pode ajudar você no atendimento ao cliente, na organização do processo de vendas e a usar a tecnologia com foco no crescimento do seu negócio.

Confira, a seguir, as soluções da Vista para quem quer trabalhar como corretor de imóveis.

Vista CRM

Os benefícios de um CRM estão em sua facilidade para monitorar indicadores de desempenho e novas oportunidades de negócio. Assim, é possível agilizar o acompanhamento de taxas de conversão e ganhar mais praticidade.

Dessa forma, o Vista CRM é um recurso inteligente para corretores que precisam de processos mais organizados e da otimização de seu tempo para pensar de forma estratégica.

Quer fazer um teste gratuito? Acesse nosso trial e tenha o Vista CRM por 7 dias grátis.

Vista App

O Vista App é o aplicativo para celular que traz ainda mais praticidade e moderniza a forma de se relacionar com seus clientes.

É mais um recurso importante para gerar mais negócios, já que os corretores normalmente não estão em escritórios, mas em mobilidade o tempo todo.

Dessa forma, o software para imobiliária e corretores está na palma da mão, com o app atrelado ao CRM e facilitando a rotina ao trabalhar como corretor de imóveis.

Conheça nossos planos ou solicite o contato de um consultor para revolucionar sua experiência como corretor de imóveis.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.