De figurantes a protagonistas, as áreas externas ganharam destaque durante a pandemia do coronavírus como uma forma de conectar as pessoas com o lado externo, mas na segurança de suas próprias casas. De lá para cá, esse espaço virou sinônimo de relaxamento, e mesmo se você tiver uma varanda pequena, é possível aproveitá-la da melhor forma.
Quando se tem uma varanda, o mais importante é que ela seja confortável e receptiva. Deve ser um espaço em que você consiga realizar atividades prazerosas como ler um livro, apreciar a paisagem, descansar em uma rede e até receber amigos e familiares.
Aliar todas essas funcionalidades é possível em uma varanda pequena, mas é necessário tomar alguns cuidados para não pesar na decoração e deixar o espaço muito vazio.
Como decorar uma varanda pequena com pouco dinheiro
A vantagem de decorar uma varanda pequena é que você consegue fazer isso de acordo com o seu bolso. Também não precisa ser feito tudo de uma vez. É possível ir comprando os itens aos poucos e posicionar na varanda de maneira estratégica.
A seguir, reunimos ideias de como decorar uma varanda pequena para todos os bolsos e estilos diferentes. Confira!
Decore com plantas
As plantas e folhagens surgem como uma alternativa para conectar os moradores com a natureza mesmo dentro de casa. As plantas possuem a capacidade de deixar o ambiente mais fresco, pois realizam um processo chamado de “evapotranspiração” – em que a espécie libera a água absorvida de volta para o ar.
Além disso, as plantas também ajudam na decoração. Você pode apostar em um jardim suspenso ou até vasos decorativos grandes com espécies mais robustas como espada-de-são-jorge, costela de adão, ráfia, entre outras.
Integre com a sala de estar ou jantar
A integração é uma ótima aliada para quem deseja ampliar o espaço e manter uma decoração harmônica. Os apartamentos com varanda gourmet trazem sofisticação e ainda têm a vantagem de ser integrado com espaços de convívio dentro de casa – geralmente a sala de estar ou jantar.
Ela nada mais é que uma varanda similar a uma cozinha, pois possui equipamentos típicos como fogão, geladeira, churrasqueira, mesas, cadeiras entre outros itens.
Muitos costumam incrementar a varanda gourmet com uma churrasqueira e criam uma bancada com banquetas para receber os amigos e curtir um momento mais íntimo no espaço.
Aposte em um sofá aconchegante
Não há nada mais prazeroso do que curtir um “dia de preguiça” no sofá, e que tal levar o conforto da sala para a varanda?
É importante escolher um modelo confortável e que seja adequado para áreas externas, já que o móvel passará boa parte do tempo exposto ao sol e outras variações climáticas. Existem móveis chamados de “outdoor” que são fabricados em tecidos sintéticos e revestimentos naturais resistentes para áreas externas.
Pode valer a pena buscar também por serviços de impermeabilização, especialmente se a sua varanda for aberta e o móvel ficar exposto à chuvas.
Use futon
Outra opção, ainda mais barata do que o sofá, é o futon. Essa peça – que se assemelha muito a um colchão – é bastante procurada para áreas externas por oferecer conforto e flexibilidade.
Especialmente em varandas pequenas, o futon ganha prioridade, já que é oferecido em tamanhos diferentes, cores e pode ser inclusive posicionado em cima de um pallet para ficar mais parecido com um sofá convencional.
Crie um cantinho do café
A pausa para o café já é um momento de descanso e relaxamento. Melhor ainda se puder ser feita em uma varanda aconchegante e em contato com a natureza.
Com um simples carrinho ou até na própria bancada – se for uma varanda gourmet – é possível montar um cantinho do café charmoso colocando ali uma cafeteira, o pó de café e algumas xícaras disponíveis.
Bar na varanda pequena
Ter um bar em casa está cada vez mais forte e dominando os lares brasileiros. Quem gosta de receber bem, deixa também um espaço reservado na varanda para as bebidas.
Uma simples bandeja com as bebidas já supre, mas, para quem quer trazer mais sofisticação e personalidade, pode investir em uma adega e quadros decorativos para deixar o espaço mais característico.
Varanda pequena com rede
Perfeitas para relaxar, as redes na decoração mostraram que saíram das casas de praia e vieram diretamente para os centros urbanos para trazer uma atmosfera de calmaria e aconchego.
Para uma varanda pequena, é importante buscar modelos menores para não comprometer a circulação do espaço. Se for o caso, é possível substituir o modelo de rede tradicional por uma rede cadeira ou ainda um balanço suspenso.
Posicione uma mesa na varanda
Se a ideia é usar a sua varanda pequena para receber os amigos, não pode faltar uma mesa. Seja ela uma mesa grande de jantar ou uma menor para servir de suporte, ambos os casos são bem-vindos para trazer praticidade.
Caso o espaço seja integrado com a sala de jantar, é possível adquirir uma mesa que tenha dupla funcionalidade: o aconchego de uma área externa e a sofisticação de um living.
O tamanho da mesa vai depender do espaço que você tem disponível. Em alguns projetos, é interessante criar um canto alemão com quatro lugares para trazer praticidade, otimizar espaço e de quebra oferecer conforto e naturalidade.
Revestimentos naturais na varanda pequena
Revestimentos de pedra, palha, madeira, tecidos leves e outros mais ajudam a trazer um aconchego maior para o ambiente pois criam um vínculo com a natureza assim como é com as plantas. Apostar nesses materiais é a chave para uma varanda confortável e eco friendly.
Colaboração de Yeska Coelho
Deixe seu comentário