Vidro canelado: o que é, como usar e quanto custa?

Compartilhar a notícia

Você conhece o vidro canelado? Entenda o que é esse modelo, quais são as suas vantagens e como utilizá-lo para decorar a sua casa ou apartamento!

23 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 6 min de leitura
Vidro canelado- o que é, como usar e quanto custa

Um material que chamou a atenção de designers e arquitetos de todo o mundo, tanto no uso comercial quanto em projetos residenciais, foi o vidro canelado. Muito utilizado entre as décadas de 1940 e 1960, esse tipo de material voltou a aparecer entre as tendências de decoração atuais.

Ele pode decorar imóveis de diferentes modos, como na parte estrutural em forma de divisórias, janelas e portas, por exemplo. Ele também serve para completar o acabamento de móveis da casa ou escritório. Contudo, com tantas opções no mercado, é comum ter dúvidas sobre como usá-lo, não é?

Neste conteúdo, você entenderá o que é vidro canelado e quais são as vantagens de incluí-lo em seu espaço. Acompanhe!

O que é vidro canelado e quais são seus tipos?

O vidro canelado é um material caracterizado por suas pequenas ondulações na superfície, fazendo com que ele tenha um design original e único. Apesar de ter sido um sucesso em décadas passadas, o modelo voltou a ter destaque e se tornou uma tendência nos projetos residenciais.

Ele é obtido por meio da estiragem do vidro liso, ou seja, durante o processo de fabricação, ocorrem diversas trocas de calor em pontos específicos da superfície do vidro. Esse procedimento permite o surgimento das “ondinhas” típicas do material.

Além disso, o vidro canelado pode ser encontrado em diferentes opções. As mais comuns são as versões:

  • incolor;
  • bronze;
  • fumê;
  • esverdeado;
  • espelhado.

Ele também está presente na versão temperada, indicada para uso em portas e locais que precisam de mais durabilidade, resistência e segurança.

Quanto custa o vidro canelado?

Um dos diferenciais do vidro ondulado é o seu preço acessível. De modo geral, o valor do metro quadrado fica entre R$ 80,00 e R$ 110,00, considerando os dados de 2023. No entanto, oscilações podem ocorrer de acordo com o modelo escolhido, o fabricante e a região da compra.

Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa de preço em sua cidade para avaliar qual alternativa oferece o melhor custo-benefício para a compra do vidro canelado. Esse material pode ser encontrado em vidraçarias, empresas especializadas ou em lojas de construção.

Anúncios

Quais são as vantagens desse tipo de vidro?

Além do preço em conta, a utilização do vidro canelado em janelas e portas pode trazer outras vantagens interessantes. Veja quais são os principais pontos positivos que esse material oferece!

Aumenta a luz natural

Assim como outros tipos de vidro, o modelo canelado ajuda a aumentar a entrada de luz solar nos ambientes. Contudo, um dos benefícios é a sua capacidade de ampliar e difundir os raios solares com maior eficiência.

Isso ocorre porque a sua textura em ondas faz com que a luz se propague em diversas direções, ao contrário do vidro comum, em que os raios são projetados somente para um ângulo. Portanto, escolher esse modelo é uma ótima opção para quem deseja manter o ambiente iluminado.

Promove privacidade

O vidro canelado é um dos poucos modelos existentes que consegue aliar privacidade com iluminação natural. O motivo para isso está no fato de que as ondas geram imagens distorcidas, fazendo com que o local fechado por esse tipo de vidro se torne mais privativo.

Desse modo, você consegue criar espaços reservados sem torná-los escuros ou precisar criar uma divisão sólida no ambiente, por exemplo. Isso proporciona um layout mais integrado, sem que o local deixe de ser aconchegante.

Proporciona uma decoração diferenciada

Um vidro liso e transparente costuma não trazer diferenciais para decoração, enquanto a alternativa canelada consegue trazer mais destaque. O motivo para isso é que suas ondas oferecem um visual original para o ambiente e deixam a parte decorativa mais charmosa.

Apesar de ter sido mais popular nas décadas de 1940 e 1960, como você viu, esse vidro se adapta muito bem a propostas modernas de decoração. Com ele, é possível dar um toque retrô a qualquer ambiente com mais facilidade.Além de ser charmoso, o vidro canelado também oferece mais praticidade para a sua decoração. Isso porque ele é fácil de ser instalado e retirado, caso você opte por fazer mudanças no espaço futuramente.

Como e onde utilizar o vidro canelado em casa?

Você pode utilizar o vidro canelado em praticamente qualquer ambiente que necessite ter, ao mesmo tempo, muita luz, segurança e privacidade. Assim, janelas e portas de cômodos que podem ser vistos da rua são um ótimo exemplo de uso para esse material.

Além disso, é possível instalá-lo em outros locais, como:

  • painéis decorativos;
  • vitrais;
  • fachadas de casas ou lojas;
  • divisórias de ambientes internos;
  • aberturas de teto;
  • luminárias;
  • basculantes de cozinhas ou de áreas de serviço;
  • portas de armário de quarto ou sala;
  • portas de correr ou estáticas.

De fato, esse tipo de material é bem versátil, concorda? Por causa disso, uma boa dica é abusar da sua criatividade na hora de incluir o vidro canelado na decoração do seu apartamento ou casa. Também vale a pena pesquisar algumas referências na internet para se inspirar em projetos que você achar interessante. Além de ser usado em casa, é possível colocá-lo em empresas e lojas, adicionando elegância ao local.

Como fazer a limpeza do vidro canelado?

Por ser um vidro com textura de ondinhas, muitas pessoas podem imaginar que a limpeza será mais cansativa e demorada nesse modelo. No entanto, esse processo costuma ser bastante simples e rápido.

Isso porque o material não revela as manchas e outras sujeiras presentes com a mesma facilidade de um vidro liso. Então, para realizar a limpeza interna, basta utilizar um pano úmido com álcool ou água.

Caso o vidro esteja com manchas de gordura, comuns em ambientes como cozinhas ou banheiros, o recomendado é fazer uma mistura de água e detergente. Depois, é só aplicar o produto com uma esponja de limpeza e finalizar com um pano limpo.

Na área externa, a limpeza costuma ser mais simples, uma vez que é possível usar mangueira e vassoura de cerdas macias. Basta umedecer todo o vidro com água e esfregar gentilmente a superfície com o produto desejado. Para finalizar, enxágue com água e seque com um pano macio e limpo. 

Neste conteúdo, você entendeu o que é o vidro canelado, suas vantagens e onde ele pode ser usado. Lembre-se de que esse tipo de material é ideal para quem deseja ter um ambiente iluminado, mas com privacidade. Portanto, vale considerar usá-lo para compor uma decoração diferenciada e moderna!

Gostou do post e quer mais dicas para deixar seu espaço bonito? A Loft tem muitas opções de imóveis para comprar com vidro canelado!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.