O preto é uma cor que se destaca em várias situações. Até mesmo quando o assunto é moda, a cor é vista com uma coringa para criar composições chiques e bem simples de combinar. É o clássico “pretinho básico” que todos conhecem (e muitos amam). Quando se trata de criar uma cozinha preta, a questão merece um pouco mais de cuidado.
A arquiteta Amanda Nascimento acredita que o preto é uma “cor divisória”, já que alguns amam e outros odeiam – mas que pode trazer personalidade a qualquer cômodo se usar da maneira certa. Logo, se você está procurando um novo apartamento em São Paulo , saiba que é possível criar uma cozinha preta, sem exageros e que transmita um estilo bastante sofisticado. Se a cozinha for integrada com outros ambientes, melhor ainda, especialmente se a sala de estar, por exemplo, tiver tonalidades mais claras – como branco ou bege.
A especialista explica que o preto deve ser usado com cautela, para não dar a sensação dediminuir a cozinha. “Precisamos buscar uma iluminação adequada nesses projetos, pois sendo o preto uma cor que absorve luz, este ponto tem que ser bem planejado para não escurecer o ambiente e nem causar uma sensação de aperto”, explica.
Preparamos um guia cheio de inspirações com dicas da arquiteta para você que quer adotar a cozinha preta no seu projeto de interiores.
Como fazer uma cozinha planejada preta?
Montar a cozinha preta é mais fácil quando se conta com móveis de marcenaria. Isso porque você pode pensar no design de maneira mais fiel às medidas dos eletrodomésticos e ainda, se achar que pesou muito na composição, colocar outra cor para quebrar um pouco o preto na decoração da cozinha.
Além das cores, fazer uma cozinha planejada permite que você escolha os acabamentos e texturas que podem contribuir para equilibrar o visual mais dark do ambiente. Como incluir uma cristaleira de vidro em uma das portas do armário ou até mesmo escolher puxadores em outro tom, como cinza e cobre, que se destacam, mas harmonizam bem com o preto.
Amanda Nascimento defende a combinação do preto com outros elementos, especialmente inox (que pode estar presente nos próprios eletrodomésticos) e no uso de madeira, que tem esse poder de trazer mais leveza para o projeto.
Para fazer uma cozinha preta, é necessário se atentar à alguns pontos:
- Se há entrada de luz natural;
- Quais elementos decorativos estarão a mostra para quebrar o preto;
- Quais outras cores podem surgir na decoração (cozinha preto e vermelho, preto com cinza, preto e amarelo ou o clássico preto e branco;
- Escolher bem o material dos armários (prefira madeiras como MDF);
- Pensar na disposição dos eletrodomésticos e cores que eles terão (o inox é bastante indicado para manter a atmosfera mais escura, mas ainda apresentar um contraste).
A seguir, separamos dicas da arquiteta para criar a cozinha preta dos sonhos!
Armário de cozinha preto
Os armários são protagonistas de qualquer cozinha, e quando se deseja fazer uma cozinha preta, eles precisam ser bem pensados. Não só por acomodar boa parte dos utensílios, como também por moldar o visual do ambiente.
Opções não faltam quando o assunto são armários pretos. Seja em uma cozinha planejada como também modulares e completas, que podem ser compradas diretamente nas lojas de móveis, existem várias opções de diversos materiais e modelos.
Se você já tem um armário, mas sonha com uma cozinha preta, existem opções mais acessíveis como adesivos para encapar o móvel e até tintas próprias para essa finalidade.
Escolher armários pretos já é o suficiente para ter a cozinha preta, justamente por esse elemento ser tão marcante. O projeto acima, assinado pelo arquiteto Gustavo Martins, contou com armários pretos e uma ilha em cinza claro para suavizar a composição. Ele também apostou em elementos decorativos brancos e revestimentos cinza nas paredes para trazer mais contraste.
Cozinha preta e branca
Uma opção clássica para apostar no visual da cozinha é um décor “black and white”. Bastante popular, esse tipo de combinação não tem erro e ajuda a suavizar a decoração da cozinha preta.
No projeto acima, assinado por Maurício Arruda, à frente do escritório Todos Arquitetura, a proposta foi deixar os armários pretos em destaque, mas trazer o branco nos armários superiores e bancadas. Ainda é possível sentir o predomínio do preto, mas o branco aparece e cria um contraste precioso.
Como escolher o balcão da cozinha preta
O balcão da cozinha merece uma atenção especial. Amanda Nascimento tem uma estratégia para não pesar na decoração, usando a bancada como uma aliada para suavizar a composição: “Como o preto é uma cor neutra e marcante ela combina com quase todos os tipos de pedra, mas dou preferência para as com texturas mais lisas sem muitos desenhos”, explica.
Você pode optar tanto por uma bancada preta ou uma branca, ambas combinam muito bem com os armários escuros. É importante ter em mente o papel decorativo que a bancada vai desempenhar: contraste ou harmonia. Se for contraste, a pedra branca se encaixa muito bem, já harmonia, a bancada preta se encaixa perfeitamente.
Se você pretende fazer uma cozinha americana, é importante que a bancada e a ilha contem com o mesmo revestimento. No projeto de Amanda Nascimento, ela apostou em uma pedra preta contornada por uma marcenaria em madeira crua para acomodar as banquetas. O toque da madeira ajudou a trazer uma suavidade para a composição.
Dicas e cuidados para ter uma cozinha preta
Se você chegou até aqui, deve estar pensando em como colocar a mão na massa para tirar o sonho da cozinha preta do papel. A seguir, separamos dicas práticas e cuidados importantes:
Iluminação da cozinha
Se você deseja ter uma cozinha preta, é importante garantir uma boa iluminação natural e também do projeto luminotécnico da cozinha. Isso irá ajudar a deixar o espaço mais amplo, ventilado e não comprometer a funcionalidade na hora de usar o ambiente.
Para isso, aposte em janelas amplas e deixe-as abertas durante o dia. À noite, a luz branca é a melhor opção para trazer mais amplitude à cozinha. Se você optar por também incluir pendentes na bancada estilo americana, pode utilizar uma luz amarela para deixar o espaço aconchegante.
Plantas na cozinha
As plantas são capazes de trazer um verdinho que combina com qualquer cor, especialmente com o preto. Aposte em espécies que se adequem bem à cozinha, como manjericão, hortelã, pimenta, cactos e suculentas.
Acessórios na bancada
Outro jeito de trazer cor para a cozinha é deixar alguns utensílios à mostra, mas faça com cuidado: deixe só o básico como um vaso bonito, escorredor de pratos, fruteira… assim, você não corre o risco de passar do ponto e deixar o espaço ainda mais pesado.
Natureza em foco
A natureza pode aparecer de diversas maneiras – além das plantas – como uma peça artesanal, a presença da madeira, revestimentos para cozinha mais rústicos, entre outras apostas. Trazer esses elementos ajuda a criar uma composição cheia de personalidade e mais equilibrada.
Colaboração Yeska Coelho
Deixe seu comentário